Quantcast
PplWare Mobile

Windows 10: Microsoft usa “truque sujo” para forçar actualização?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José says:

    E como se cancela? E como evitar que que este pop-up apareça? Obrigado

  2. Rogerio says:

    Agora vem o pessoal concordar com isto “Mas porque não atualizam Windows 10 é melhor e tal” bla bla whiskas saquetas..

    Cada um utiliza o Windows que quiser.. se é melhor ou não.. cabe a cada um decidir e tomar a sua própria escolha e decisões.

    O que não pode ser feito é estas jogadas “agressivas” e SUJAS.. sim repito “SUJAS” não me venham com aquela de que não queres, não aceitas.. se aparece isso tipo de janela quando nem permiti nem pedi nem DEI autorização para tal.. é um abuso ou seja uma coisa “forçada”

    E isso ninguém pode negar.. Se uma pessoa não quer mudar por causa da privacidade não vejo o porquê..

    Cada um sabe que o Windows a partir do Windows 8.1 é intrusivo e desrespeita a privacidade, se a pessoa em questão não quer o Windows 10 por isso deixa-lo.. é a sua decisão e devemos respeitar

    Essa coisa do “Quem não deve não teme!” é treta, uma das maiores tretas que já li e considero uma falsa ilusão, se fosse assim andavamos com os cartões de creditos e com uma nota la pregada com o PIN de acesso.

    Por ai fora.. O que a Microsoft está a fazer é Marketing Abusivo e Agressivo são jogadas sem qualquer respeito pelo utilizador.. O Sistema é da Microsoft, mas o PC é do utilizador na qual decide se quer ou não actualizar.

    Forçar isso é uma violação de privacidade do utilizador, mas la está.. poucos a vão processar.. é preciso provas e como o sistema é da Microsoft, provas são fáceis de esconder e/ou eliminar vestígios.

    Atualizem se quiserem, quem não quer paciência.. é assim a vida.

    Vejo muitos comentários frustrados como se fosse OBRIGATÓRIO atualizar.. se não atualizarem ficam logo chateados e vêm responder aos comentários.. enfim..

    • manuel says:

      Vocês já esqueceram a campanha de terror com o fim do XP, que iria acabar o suporte de segurança, e que os utilizadores iriam ficar vulneráveis a ataques.
      Toda a gente sabe ou devia saber que a proteção com software de segurança externo, o sistema continua a ser seguro…
      Já esqueceram o caso do aeroporto de Orly que ainda usava o Win3,1?

    • Romeu says:

      Isto das “Wiskas saquetas” é publicidade subliminar 😉

  3. Ricardo Jorge says:

    Por isso é que eu não instalo actualizações no meu computador que sejam referentes à aplicação “Get Windows 10”.

    Eu estou bastante contente com o Windows 7. Faz tudo o que eu preciso e tem bom desempenho.
    Não vou mudar para nenhum outro.

    • Tavares says:

      Estou de acordo contigo quanto ao Windows 7…tem um desempenho que não “obriga” à sua atualização para um SO posterior! mas vai ter,certamente,um pequeno “problema”! Os SOs anteriores ao Seven (XP e Vista p.e) não tiveram direito a serem atualizados GRATUITAMENTE para o 8 ou 10…certamente numa nova grande atualização do 10 vai ser o 7 a ficar de “fora”!! E o 10 já se encontra num bom ponto de “maturidade”…

      • Khidreal says:

        o 10 é uma treta e não o recomendo a ninguém! eu uso o windows 10, mas por curiorisidade. desde que a MS começou aí com a pub introsiva que eu já nem quero utilizar mais o sistema windows… estou só à espera de acabar o curso para instalar um sistema Linux… mas enfim, cada um sabe de si, eu não vou pela “maturidade”, para mim isso é treta, conversa de casa de bonecas… para mim o que vale é se o programa ou OS que estou a utilizar é bom e se dá problemas ou não! exemplo disso foi um programa de ouvir musica que utilizei, em versão BETA tem menos problemas que o Winamp, que já existe à “milhões” de anos… isto é apenas uma comparação… para mim o fator maturidade não vale mais do que 1 grão de arroz…

  4. Nitroglycérine says:

    Ah! Ah! Ah! Todos esses truques manhosos não funcionam no meu segundo Aspire 5720!
    Ontem deixei-o com o técnico, para ele tentar atualizar para o W10, após uma série de tentativas abortadas. Parece que tinha de desinstalar o CCleaner e o Panda Pro, que podem ser responsáveis pela não atualização…

  5. JV says:

    Não é nada de novo. É extremamente frustrante para quem não percebe muito de computadores

  6. Jorge says:

    está na altura de mudarem para Chrome OS

    • Tavares says:

      Nem toda a gente utiliza o PC apenas para brincar e “visitar” o Facebook…para a maioria das pessoas também é uma ferramenta de trabalho!! E para essas pessoas o Chrome OS nem sequer é opção…

      • Jorge says:

        A não ser que uses software especifico para o teu trabalho, podes fazer tudo no chrome OS. Que tarefas fazes que nao podes fazer lá?

        • RF says:

          A serio que a tua visão é apenas essa?
          – Vamos por partes, és programador?
          Chrome OS não é solução.
          – És Web Designer?
          Chrome OS não é solução.
          – És Designer (edição de imagem)?
          Chrome OS não é solução.
          – És Produtor (imagem, video ou som)?
          Chrome OS não é solução.
          – És apenas um miúdo estúpido que gosta de passar o tempo em frente de um computador a jogar?
          Chrome OS não é solução.
          – És um agricultor de batatas morangos etc no farmville e tens uma legião de seguidores nas redes sociais?
          Chrome OS é a tua solução

          Como vens foram so alguns exemplos mas certamente poderíamos continuar nisto o dia todo.
          Quando dei os exemplos poderia ser Windows, Linux, Mac VS Chrome OS

          • Pérolas says:

            Só por curiosidade, já experimentaste o ubuntu studio? Se és designer, com essas skills tiras de letra e poupas uma pipa de massa e não ficas rotulado…

        • PeFerreira98 says:

          Office… Programação… Gaming…

        • KingDi says:

          Google, a empresa que sabe mais de ti do que tu próprio… NAAAAAAH!
          E nem vou falar do que já falaram…

      • RubenS says:

        O Chrome OS pode não ser mais indicado para todo o tipo de tarefas, mas por ex. no Linux (gratuito) podes fazer muita coisa desde ferramenta de trabalho a jogos e lazer. Noutros países muitas empresas usam Linux, sim infelizmente por cá muito desprezado porque não conhecem ou não querem conhecer. Só para dizer que há mais opções para quem não quer Windows.

    • Nitroglycérine says:

      Nem morto! Fugir da Microsoft para me ir meter na boca do lobo?! Para pior, já basta assim…
      Ou não sabe que a Google é há muito campeã da recolha de dados (e sabe Deus que mais…)?!

    • Paulo says:

      Eu já tenho um Chormebook é o do Noddi.

  7. bernardo rosa says:

    Alguém por acaso já ouviu falar numa coisa que se chama: “Desligar o Windows update”?

  8. anonimus says:

    eu já me deixei de tretas, solução simples e eficaz desactivar as actualizações e ninguém mais se chateia, é remédio santo, para os utilizadores comuns é igual ao litro fazer as actualizações ou não, desde que saibam onde navegam e tenham um bom antivírus os resto é conversa…

    ainda não percebi porque é que raio a Microsoft quer forçar o update para o win10, quando muitos dos utilizadores nem maquina tem para o correr devidamente ou simplesmente nem sequer corre derivado a problemas de outra natureza…

    eu ainda tenho pc’s com windows xp e win7 porque uso softwares dedicados que não funcionam sobre as plataformas seguintes nem em modo de compatibilidade nem com máquinas virtuais, e cumprem bem a sua função não vejo porque tenho de ser forçado a fazer update…

  9. LMPM says:

    Quando for a pagar vai andar tudo a perguntar como se ativa o W10 de forma pirata!! As pessoas são assim se for de borla e porque e de borla e não presta! A partir de 29 de Julho vai passar a ser o melhor SO alguma vez feito!

    Quem tiver PCs com requisitos recomendados actualize, o SO é excelende estou a utilizar desde o primeiro dia e os problemas que tenho tido são os mesmos que tinha no 8.1 e que ja tive no 7! Tudo a ver com drivers de terceiros!

    E lembrem-se de uma coisa em informatica: 90% dos problemas são originados entre as costas da cadeira e o teclado 🙂

    • Augusto Rangel says:

      Tirando a questão da privacidade e não é pouco e que tal a Microsoft lançar um SPack de actualizações para os bugs do win 10, aí talvez o pessoal pensasse de outra forma em relação a ele e que tem bugs lá isso tem.

      • PeFerreira98 says:

        Chama-se aniversary update e vem em Julho creio. Vai ser tipo um Windows 10.1

      • censo says:

        Explica lá isso melhor e não acredites em tudo o que vais lendo por aí.

        • Khidreal says:

          olha eu explico: uso uma internet bastante lenta, é um modem com 6 anos de idade em que a velocidade máxima só vai até 7.2 Mb/s… mal instalei o windows 10, faço um teste de velocidade no speedtest.net e deparo-me com isto: o meu ping subiu de 70 para 120. escavei um bocado e vi processos no windows que passam a vida a fazer uploads e downloads, a todo o tempo… o que são? não faço a minima ideia, mas isso não existia quando tinha W8.1
          depois vai à pagina de privacidade nas definições do windows 10, e lê com olhos bem abertos o que lá diz… vais descobrir umas coisinhas lá que nem sequer existiam no 8.1, como por exemplo o ID de publicidade, a data de apps que podem aceder às tuas mensagens e emails sempre que querem e lhes apetecem, etc…
          e sim, existe opção para desativar, o problema são as pessoas que nem sequer sabem o que é um disco rigido, que provavelemente entram lá em algum ponto olham para aquilo de rajada e saem por pensarem que vao mexer em cenas importantes… e na questão do “ler por aí”, geralmente quando les essas coisas elas vêm com graficos ou relatorios de benchmark…

          • censo says:

            Pronto, o teu ultimo parágrafo diz tudo.

          • rui says:

            Essas “coisinhas lá que nem sequer existiam no 8.1” já estão no ‘Acordo’ que tens que aceitar para te deixar instalar o windows xp. Já são dessa altura. Senão vai ler aquilo, mesmo as “letras miudinhas”. A microsoft diz que o faz nesses acordos que ninguém lê. Mas como as pessoas acreditam em tudo o que meia dúzia de tótós postam no primeiro dia, andamos assim: todos os dias falar mal do windows 10. A partir de 29 de julho as pessoas vão aparecer a mudar de opinião.

  10. Carlos Martins says:

    Com estas atitudes e procedimentos, está na altura de alguém se preocupar com os direitos dos utilizadores/pagadores.
    A mim aconteceu-me estar a ler uma notícia e o sistema interromper, deitar abaixo as aplicações abertas e … aparecer-me a “notícia” de estar a ser instalado o Windows 10. Palavras para quê…

  11. donald trump says:

    para nao falar no que se passa no windows 10 mobile uma palhacada

  12. Rui says:

    E um favor que a Microsoft faz aos utilizadores de versoes mais antigas do windows.

    • Khidreal says:

      mas que raio… que tem as versoes antigas a ver? são menos seguras? são, mas apenas quando já não levam com updates… enquanto ouver updates de segurança para, por exemplo, windows 7, ele será tão seguro quanto o windows 10, pode não ser exatamente igual de seguro, mas é quase a mesma coisa…

  13. Luis says:

    Mudei para o Ubuntu e livrei-me dessa praga…

  14. bruno says:

    Actualizei sem querer mas verdade seja dita, mil vezes melhor que o windows 8.

  15. Bob says:

    Sim… já vi acontecer às dezenas, desde que começou a festa a 29 de Junho de 2015 🙂

    E perde pontos nesse aspecto.

    Mas também vi acontecer algo que nunca tinha visto. 3 utilizadores que só usavam OSX, e Windows 7 ou 8 para um programa ou outro, que agora dizem estar bastante impressionados com o Windows 10. E fiquei muito admirado com isso.

    Agora podiam era dar mais tempo, e efectuar os upgrades de uma maneira muito mais clara.

    • Tavares says:

      Ainda mais tempo do que um ano? O SO já está suficientemente “maduro” para ser utilizado sem qualquer problema especial e a questão da “segurança” é apenas uma treta inventada por quem não gosta dos produtos da Microsoft! Basta ler COM ATENÇÂO as politicas de privacidade do Microsoft e da Google…e depois comparar!!

    • André says:

      Durante muitos anos usava Windows pois não conhecia outros SO’s, e depois passei para MAC desde os primeiros Intel. Uso windows 10 no trabalho e na minha máquina virtual e estou impressionado com a fluidez do sistema até agora…

  16. António says:

    Se resolvessem mas era o problema do menu iniciar, que umas vezes aparece outras não e já fiz o que aparece nas salas de discussão. Pura e simplesmente não dá nada… umas vezes aparece outras não conforme lhe dá na mona….

    • António says:

      E ainda há o problema dos programas que deixam de ser compatíveis com o W10. Diz que não perdemos nada, mas eu já perdi 2 programas : O backup Now EZ e o PcClonex.

  17. Fernando Miguel Martins says:

    O Salazar tb dizia algo parecido. A liberdade faz mal. As pessoas nao a sabem usar.

  18. João Marcelino says:

    Ontem, 25-05-2016, a cada cerca de 10mn apareciam varias janelas para mudar para w10. Fechava todas todas no X. Até que me chateei e no Windows Update dasactivei tudo.
    Instalei o MInt Cinnamon numa nova partição. Das aplicações que preciso já tenho cerca de 80% . Mais uma ou duas que considero fundamentais e muito provavelmente ‘tchau’ windows.
    Estou farto!!!
    Usar o Mint, depois de cerca de uma hora a ver/ler/experimentar o que eram as aplicações e se se adequavam ao que eu queria, a conclusão foi simples: não é muito diferente em relação a trabalhar com o windows.

  19. Captain Jack says:

    Eles só fazem aquilo que anunciam no pop-up. “Based on windows settings this PC is scheduled to upgrade on:”. E dão-te 3 opções: “click here to change the upgrade schedule or cancel”, “upgrade NOW” ou “OK” … Ao fechar a janela ele não confirma nada porque o update já está marcado …

    Marcar a atualização antes do utilizador aceitar o que quer que seja não está correcto .. Mas não vejo nada de mal com o pop-up, se o pop-up apareceu e se o interesse em não atualizar é do utilizador que tal ler o que diz antes de o fechar ?

    PRO TIP: Atualizem para o windows 10 e se desejarem façam o downgrade de volta para o windows que tinham, assim a vossa chave fica com licença para windows 10 caso no futuro queiram mudar e não ter que pagar/piratear uma cópia do 10. (Deviam fazer um post sobre como fazer isto 😉 )

    • José says:

      Caramba, finalmente, um comentário lúcido e útil! façam o que o Captain jack diz e não terão razões de queixa, e caso o entendam mais tarde, sempre têm disponível a chave do sistema, porque podem instalar o W10 e reverter sem problemas!

  20. nuno pinto says:

    Embrace, extend and extinguish <– continua vivinho da silva. ha e tal a microsoft até é amiga do open source…

  21. rfr says:

    Façam como eu. Liguem para a Microsoft e protestem pela forma intrusiva como nos estão a impingir a actualização do sistema operativo, que não precisamos. Já tive a paragem de dois sistemas de controlo de equipamento médico por terem sido actualizados sem ninguém pedir. Liguei para lá, protestei e exigi que me resolvessem o problema. Eles perderam algum tempo a tentar ajudar-me a recuperar o Windows 7. Se todos ligarem, em breve terão de contratar mais pessoal para dar resposta (o que até é benéfico para a nossa economia). Talvez assim aprendam a respeitar os clientes.

  22. censo says:

    Quando for a pagar toda a gente vai querer o Windows 10. Eu tenho o 10 quase desde o lançamento. Nunca tive problemas ou bugs fossem eles quais forem. E recomendo todos a actualizar as máquinas. Já actualizei muitas e em todas houve ganhos. E nenhum cliente se queixa. No entanto, recomendo a atualização a só quem o saiba fazer. Se não sabe, não mexe. Dê a quem o saiba fazer. Porque penso que este é que tem sido o maior problema que resultam em experiencias menos agradáveis: toda a gente quer atualizar, mas sem base de conhecimento, acaba por ter problemas.

    • Jorge Correia says:

      Então e no caso dos pc’s que não são compativeis com o W10 como é o caso do meu? ( apesar de na janela onde se obtem o upgrade para o W10 dizer que o pc era compativel e tudo funcionaria correctamente). Eu tenho um ASUS CM6870 comprado no final de 2012 e a própria ASUS confirmou-me que não é compativel e disseram para continuar a usar o W7. Em janeiro cheguei a fazer o upgrade para o W10 e realmente funcionava bem, mas depois quando a Microsoft lançou uma actualização eu nunca a consegui instalar dava sempre erro e nem com a ajuda do apoio da Microsoft me conseguiram resolver a situação, até que me disseram que era possivel que não fosse compatível com o W10 e depois confirmei isso mesmo com a ASUS.
      Creio que devem existir mais pessoas com o mesmo problema que eu visto que já o li aqui em notícias anteriores acerca do W10.

      • rui says:

        Qual é o problema? O meu ASUS é de 2010. Nem drivers para o 8 teve. Veio com o 7 (funcionou bem com o 7), levou 8 e 8.1 (funcionou bem com o 8 e 8.1), levou o 10 (funciona bem com o 10). Até hoje, nenhum problema. Tantas queixinhas… Haja paciência.

    • Khidreal says:

      é que tipo, é muito dificil colocar uma ISO de um sistema operativo numa PEN USB, clicar no F2 e mudar a ordem de boot para arrancar com o disco… ou melhor ainda: simplesmente abrir a ISO e clicar no setup.exe… acho uma piada esses técnicos de informatica que cobram 20-30€ aos clientes para instalar um novo OS ou até reinstalar quando isso é tão simples… please, eu aprendi a formatar um PC tinha eu 10 anos de idade LOL…

  23. Anónimo says:

    Aqui fica o meu comentário e opinião: A atualização para windows 10 está gratuita para utilizadores do windows 7 e 8 até penso eu 29 julho 2016, o que quer dizer quem não atualizar antes dessa data vai ter que pagar depois pela licença. Não é muito inteligente não atualizar, já que o windows 10 trás muitas funcionalidades que os utilizadores das versões antigas não têm. O windows 10 pode trabalhar em modo desktop ou tablet, e está muito, mas mesmo muito bom e muito estável, quem diz o contrário são pessoas que nunca estão satisfeitas com nada que seja melhorar a tecnologia e evoluir, ou então estão cheios de preconceitos. E não me falem de linux, conheço bastantes distribuições e nenhuma chega perto do windows 10 em termos de funcionalidade e facilidade de uso. Agora com a chegada de bash shell para windows, podem dizer adeus às distribuições linux. Depois tem a questão de segurança, quem diz que uma distribuição linux que dizem opensource (aberta a programadores) não contém código malicioso? Vamos olhar para o código para ver se existe, antes de usar? Uma coisa eu sei, é que por de trás do windows 10 existe uma grande empresa que se importa com os utilizadores, e que por detrás de uma distribuição linux existe pessoas que contribuem e que não dão garantias de qualidade e segurança, nem se responsabilizam se alguma coisa corre mal, quem vão responsabilizar? Não sei se repararam nem todo o software que vai numa distribuição opensource é aberto, existe código fechado, o que está nesse código? Bem-Vindo ao Windows 10, o melhor sistema operativo até hoje. Divirtam-se e aproveitem a oportunidade para instalar. Eu já instalei em todos os meus computadores pessoais. Fiquem bem, e comentários inteligentes são bem vindos.

    • rfr says:

      A questão não é essa. Tenho uma opinião favorável ao Windows 10, mas não quero que me seja imposta a actualização se eu não a quiser! Muitos utilizadores não se sentem à vontade com a mudança e podem não a querer fazer, até por questões de compatibilidade com hardware. Um dia, quando tiverem de mudar de PC, lá terão de se habituar ao Windows 10, mas até lá não são obrigados a mudar.

  24. Pedro Ribeiro says:

    *OFF TOPIC*

    Alguém me sabe dizer onde faço o download do iso original do Windows 7 Pro ? ( Eu tenho a key mas não sei onde vou buscar o SO )

    Obrigada ! 🙂

  25. joao terra says:

    o Windows 10 no meu Asus bloqueia o PC todo. com o 8.1 isso não acontece.

  26. Pedro Guedes says:

    Regedit é nosso amigo… mas so as vezes!

  27. MAC says:

    Abra o ícone da notificação sobre o Windows 10 em sua Barra Iniciar. Em seguida, clique sobre o botão “opções” (representado pelas três linhas na horizontal à esquerda do canto superior da janela). Marque a caixa “Veja a confirmação” e siga em “Cancelar a reserva”. Confirme os comandos e pronto.

  28. Pedro barros says:

    Voces vão-me desculpar, mas eu estou muito desconfiado, com esta oferta da Microsoft. Meus amigos ninguem da nada a ninguem, e eles oferecem um sistema operativo? Qual sera a ratoeira que eles estao a montar? Sempre pagamos se queriamos atualizar o sistema. E eles agora oferecem? Porquê? Querem ir para o céu? E tornaram-se caridosos? Hhuuummm! Cheira-me a esturro!!!

    • rui says:

      Porquê? Aconteceu o mesmo para o 8.1, e isto só a dar UM exemplo. Mas agora como é o 10, está tudo: “ai que me espiam, não vou atualizar”, “ai que aquele diz que tem bugs, não vou atualizar”, “ai que o outro diz que aquele programa/driver não dá, não vou atualizar”, “ai porque aquela disse que não presta, não vou atualizar porque o windows 10 não vale nada”, … Quando é que tiram as palas e ganham ideias próprias?

  29. Kanjy6 says:

    Fácil, desligam o PC da NET!

  30. Apple FanBoy says:

    A sério Microsoft !!! eu tenho OS X El Capitan e aconteceu-me o mesmo.

  31. Pérolas says:

    O drama o horror… enfim, é verdade! Solução: actualizem para o windows 10, mas, utilizem para trabalhar e jogar (através do steam) o linux e tenham o windows em dual boot ou numa vm (através do vmware) e pronto.; não mexendo ele não chateia 🙂

  32. KillerX says:

    Não adianta a microsoft fazer isso, eu já desactivei tudo até a espiação do windows 7 está toda desligada com o simples DWS_Lite e Spybot Anti-Beacon acabam os vossos problemas.
    Sei que lí por ai que a Microsoft Vai lançar um Windows 10 sem espiação e com Windows update igual ao Windows 7. Será Verdade isso? Pois eu não ponho os pés nesse Windows 10 porque eu soube logo quando testei pela primeira vez que continha muitos problemas, bem voltei para o Windows 7 e não volto para lá até que acabem com as brincadeiras de mau gosto e as expiações parvas desse preto e NSA lixosa!
    Só cobardes!

  33. Paulo says:

    Só uma coisa a se pensar! Uma licença pirata é fácil de conseguir! Não precisa pagar nada e ter o Windows a vontade! Agora quando a Microsoft coloca uma opção obrigatória! E abuso com o consumidor! Estranho conseguir a licença pirata é mais fácil!

  34. Paulo says:

    Só uma coisa a se pensar! Uma licença pirata é fácil de conseguir! Não precisa pagar nada e ter o Windows a vontade! Agora quando a Microsoft coloca uma opção obrigatória! E abuso com o consumidor! Estranho conseguir a licença pirata é mais fácil!

  35. Nitroglycérine says:

    Levantei o meu velhinho Aspire 5720 junto do técnico! Já tenho acesso ao W10 também nesta máquina. Estou deslumbrado! Já criei contas menores para os vândalos de casa e até uma maior para a minha mulher. Vou instalar o CCleaner e o Panda também nesta máquina, como nas outras. Já só falta instalar o W10 também no meu velho Highscreen do escritório que também deverá ser compatível com este SO. Esse ainda tem instalado o XP e creio que vou fazer brevemente o up-grade para o W8 Pro e depois para o W10 Pro. Acho que o W10 é muito muito bom mesmo! Claro que configurei á minha maneira as opções da privacidade …!

  36. Nsoasbabab says:

    Instalei o windows 10 a pouco tempo e tenho odiado cada vez mais… Antes nao conseguia ver os videos pois estavam sempre a parar.. Mas passado algum tempo a situaçao foi melhorando… Hj reinicei o PC e quando voltou a ligar perdi tudo… As minhas pastas desapareceram… As minhas aplicaçoes instaladas.. Tudo desapareceu… Cada vez mais desiludid

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.