Quantcast
PplWare Mobile

Windows 10 envia dados para a Microsoft…mesmo não querendo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Silva says:

    A Yahoo, Google, Samsung, Sony, Apple não são diferentes

  2. Luis says:

    Já sabia disso, por isso aqui tudo bloqueado no hosts do windows

    • sniperpt says:

      Parece-me que nem assim te safas, achas que eles não preveriam isso?

      O site arstechnica revela ainda que algum do tráfego é quase “impenetrável”, pois mesmo configurando um proxy HTTPS para filtrar o tráfego das comunicações, o Windows 10 parece fazer pedidos a uma rede de distribuição de conteúdo que ignora tal proxy.

      Da leitura que faço, eles arranjaram forma de contornar as formas de bloqueo.

      • sniperpt says:

        While the inital reflex may be to block all of the above servers via HOSTS, it turns out this won’t work: Microsoft has taken the care to hardcode certain IPs, meaning that there is no DNS lookup and no HOSTS consultation. However, if the above servers are blocked via HOSTS, Windows will pretend to be crippled by continuously throwing errors, while still maintaining data collection in the background. Other than an increase in errors, HOSTS blocking did not affect the volume, frequency, or rate of data being transmitted.

      • Luis says:

        Obviamente que só isso não chega…telemetry etc etc
        http://forums.mydigitallife.info/forums/54-Windows-10

  3. Fox says:

    Foi por isso que eles disponibilizaram o update gratuito a todos os utilizadores , desde o Windows 7…

    Quantos mais utilizadores aderirem ao winows 10 maior é a fonte de recolha de dados… finos 🙂

  4. Jonas Savimbi says:

    E quantas dessas têm sistemas operativos para PCs?

  5. sniperpt says:

    Volto a dizer não há almoços grátis.

    M$ de bonzinho não tem nada, sempre viu o $, infelizmente nada mudou, apesar de tentar passar essa imagem.

    Então a M$ tanto apregoava a privacidade dos utilizadores, pelos vistos faz o mesmo ou ainda pior. Pelo a google é claro quando diz o que usa os nossos dados.

    Desativar tal opções e tais serviços acabam assim por dar uma falsa ideia que estamos realmente no reino privado, mentira. Para mim essa parte é a mais grave.

    “Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.” 35MB é muita informação…

    • Daniel says:

      Pode não haver almoços de borla, mas este é capaz de vir a sair caro à MS, pelo menos na Europa. Tanto quanto sei já existem casos de queixa às autoridades competentes (protecção de dados, etc), não tarda deve de aparecer notícia de “correcção” via windows update e/ou início de investigação à MS.

  6. Marco says:

    isto sim é preocupante, mesmo desligando ele continua a enviar.

    • JJ says:

      Sim… a ser verdade que ao desligar ele continua a enviar dados, é mau.
      Mas, a Microsoft ainda não disse nada sobre o tema, o que normalmente costuma ser rápidos a responder a este tipo de assuntos.
      Por isso, ou isto trata-se de algum bug (enviar dados, depois de serem desligadas essas opções) ou então existe aqui alguma coisa mal contada nesta historia.
      É que isto a comprovar-se a Microsoft fica com o tribunal Europeu a perna…

      • Marco says:

        E pelos vistos existem dll que passam por cima do ficheiro hosts, o que ainda é mais preocupante….

        • Johnny says:

          Não eras tu que dizia “Não tenho nada a esconder”? eu sempre defendi e sempre avisei a mesmo que desactivem a Microsoft vai continuar a espiar, e vocês sempre a dar, isso é mentira.. isso é mito.. isso ou isto ou aquilo é mentira

          Esta ai a prova! A Microsoft espia, mesmo desactivando as opções e bloqueando, eles não são parvos e já disse a vossa informação é valiosa para eles, porquê? porque as vendem! por €€ sim.. e vão dizer isso é ilegal.. do ponto de vista ético é.. e provas? e quem os processa? e quem os mete em processos? Ninguem!

          Agora vejam bem as prints e digam que é mentira, tal como isto o cortana é a mesma coisa, envia a vossa voz e guarda nos servidores da Microsoft, boa! Assim podem ver a tua voz para anuncios publicitários! Olha que bom..

          Agora digam “Não tenho nada a esconder” who cares, não precisas de ter, eles querem é a tua informação e tão se a marimbar se escondes algo ou não vão te espiar na mesma! queiras ou não lol.

          • JJ says:

            Se isto for verdade, a UE vai cair em cima da Microsoft. Se ja o fez e por algo muito menor, quanto mais isto.

            Agora, cheira-me que esta historia esta mal contada, ate porque o Win10 esteve em testes durante 1 ano e nenhum Insider deu conta disto? Estranho…

          • Marco says:

            Não disse que não tinha nada a esconder, o que eu disse e deves estar a referir à opção de monitorizar as crianças, foi que os pais deveriam ter a liberdade de poder escolher se queriam ou não monitorizar o que as crianças fazem, monitorizar não é espiar como muitos dizem. Mas tb digo que tu enquanto adulto e conscienciente dos perigos que corres qd te ligas em rede deves ter a opção de desligar estas coisas, até pq se procurares bem sempre que se fala nisto por aqui eu sou aquele que diz: “Os regimes mudam mas o teu histórico permance.”, ou seja, agora não estás a fazer nada de mal, mas se isto mudar de regime já podes estar a infrigir alguma lei.

            Estou bem consciente que andamos todos a ser monitorizados enquanto sociedade, hoteis que tem de enviar a lista dos hospedes, transações bancárias acima de x euros ou vindas de certos paises, isps que tem de guardar logs durante 1 ano, operadoras igualmente.

          • Daniel says:

            JJ, tanto se deu conta disso que ainda o W10 não tinha saído e já havia how -to’s e afins para desabilitar a maioria deles. Não esquecer, foi durante a fase de Insider que se descobriu o keylogger.
            O que não se havia dado conta é que mesmo forçando os hosts continuava a enviar tráfego… vamos a ver se confirma.

          • JJ says:

            Daniel, então se já se sabia, porque da polémica só agora? Uma 15 dias depois de ser lançado e a ter bons indicativos de crescimento?

            Não digo que isto não seja verdade, não ponho as mãos no fogo por ninguém… agora parece-me que esta historia esta um pouco mal contada…

          • Daniel says:

            Lá porque se sabia não torna a situação menos grave…

            E ter bons indicativos de crescimento após 15 dias não quer dizer absolutamente nada quando a maior parte das pessoas são ignorantes para a situação, exemplo disso mesmo são os problemas históricos da MS com o pessoal que não percebe nada de computadores para além de ir ver o email e ver umas páginas na web e que devido a isso (e pelos utilizadores não terem os sistemas a serem actualizados) já teve a própria MS de se envolver em desmantelar um botnet e agora a questão das actualizações automáticas serem obrigatórias na versão Home (pudera, não foram 15 dias assim, foram anos e anos).

          • JJ says:

            Daniel, agora tocas num ponto chave…

            Visto que milhares de utilizadores, “borrifam-se” para a segurança dos seus computadores trazendo má fama para a Microsoft, a Microsoft tem de tomar medidas de segurança pelas pessoas.

            Ao fim de 20 anos, em vez das pessoas melhorarem a sua utilização de computadores, parece que actualmente as pessoas sabem mexer menos num PC do que a uns anos atrás.

  7. Alex says:

    Ai linux, tão fiel que és … enfim…. havia alguma razão obvia para a M$ quase forçar tudo quanto é utilizadores windows para o 10..

  8. irlm says:

    Desligando através do GPEDIT.MSC e a consola TaskSchedule. isto em versões Pro e Enterprise.

  9. NaCasaDesteSenhor says:

    Pelo que li, a fonte pode ser duvidosa, aguardemos confirmação.
    Houve um tipo que depois de ler a noticia, testou usar o Win10 durante uma durante uma horita com tudo disable e não apanhou nenhuma conecção à microsoft nesse tempo.

  10. Mario Junior says:

    O Windows 10 é a versão mais botnet criada até hoje pela MS. lol

  11. LG says:

    E desativar o envio de dados a *.telemetry.microsoft.com no router? escapa ao PC mas não escapa ao router…?

  12. Croky says:

    Chamem-me o que quiserem mas sendo isto verdade, não vou actualizar para o windows 10. Quer dizer, esta mistura de keylogger com spy cam, se for da microsoft, já não é um problema ? Mas estamos aonde ? Na Coreia do Norte ?

    Que o governo americano é paranóico com a segurança nacional – e certamente usa backdoors autorizadas pela google ou microsoft para espiar emails de “supostos” terroristas – já todos o sabemos e vivemos com isso pois estamos abaixo do radar. Agora keyloggers e spy cams ? MALWARE !!!!! JFK !!!!

  13. Daniel says:

    A vossa perseguição é algo de incrivel… mas só a “algumas” marcas.

  14. Fox says:

    A situação da câmara é bastante preocupante… “Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.”

    O que me diz que realmente “só” está a enviar os primeiros 35MB? Daqui a nada está a gravar continuamente o que se passa sem nós termos conhecimento.

  15. filipe araujo says:

    e se eu bloquear o telemetry na firewall do eset- Não funciona?

  16. Valter says:

    Google, Facebook e tantas outras empresas colhem dados que nós fornecemos muitas vezes sem saber e ninguém parece se importar, mas quando é a Microsoft tem que crucificar, se fosse a Apple seria “mágico”, haha.

    • qai7 says:

      Essa lengalenga já chateia. Seja que empresa for.

      Uma coisa é recolher dados com a nossa permissão ou aceitação da “EULA”, outra é fazê-lo sem o nosso consentimento (neste caso até é pior, porque mesmo desligando as opções de privacidade a informação é enviada).

    • Marco says:

      se fosse Apple era igual, deixa de ser anti.

  17. rui says:

    Depois de ver os comentários chego a uma conclusão: há pessoas que devem mesmo ter MUITO para esconder. Quem não deve não teme. Sempre enviou mesmo noutras versões. E sabe-se disso. Só agora com o 10 é que há stress? Francamente… E não vale a pena virem falar em sistema da Apple ou em linux porque fazem o mesmo. Há quem ganhe com informações dadas por quem usa. O linux é free mas também tem algo a dar a quem ganhe por isso. Lembrem-se que ninguém dá nada a ninguém. Mas retomando o assunto de esconder coisas: têm medo que apanhem o vosso histórico em sites menos próprios? Haha. Eles não querem saber disso para nada. Eu não estou minimamente preocupado com isto.

    • rui says:

      Já agora, um último ponto que faltou no meu comentário: querem um sistema perfeito mas não querem mandar dados para ajudar a melhorar (falando apenas da parte da telemetria e não do resto). Há pessoas mesmo ridículas com mentes pequeninas.

      • lol says:

        manda ai as tuas nudes, oh Sr. Quem não deve não teme
        manda ai as fotos dos teus filhos, etc etc lol

        nunca confiei na tecnologia, nem nunca vou confiar. O que não impede de as usar, muitas coisas não gosto das permissoes como apps da play store, nao instalo. mas sei que eles têm acesso na mesma à porcaria que quiserem.

        Agora não venham com o moralismo do “Quem não deve não teme” que faz parecer que é muito normal ao ponto que isto chegou.
        -.-

        • Johnny says:

          O Rui é especial, não têm portas em casa, as cortinas e as janelas foram retiradas, as vidraças foram retiradas também, ele não usa telhado, usa vidro para que possamos subir para cima da casa dele, e ver a novela.. diria no minimo fantastico! Quando posso ir ver a sua novela!? afinal de contas quem não deve não teme! Vamos Rui.. com convição! Quem não deve, teme! Ups.. enganei-me não teme!

    • Johnny says:

      Tens portas em casa para quê mesmo?

    • irlm says:

      Conhece Crash Report no Ubuntu e Fedora? envio relatórios de falhas nos sistemas.

      • Labras says:

        O windows tem o event logger que faz exactamente o mesmo: regista erros de aplicações. Outra coisa é enviar informação de tudo o que fazes. E direitos sobre propriedade intelectual?

    • VC says:

      Tens uma palavra escrita no ecrã, tens um botão que tem escrito “Apagar”, clicas, ele guarda a palavra e depois faz ela desaparecer do ecrã, para dar informação “Apagado” em vez de “Guardado!”

      Isto é programação, isto são linhas de códigos que estão por trás do botão “Apagar”. Isto são linhas de códigos (instruções) que tu não vês. Isto são linhas de código que te monitoriza no silêncio…

      Para além disso, isto mostra que existe um “esquema” montado, ou botnet, como lhe queiras chamar…

      Para terminar, como já existe no “silêncio” um caminho criado no sistema, pode estar sujeito a ter interceptado e usado por terceiros, que não aqueles que o criaram…

      É a diferença de usar um Sistema Operativo de código aberto e fechado, por isso comparares Linux a Windows é só… uma brincadeira, acredito.

    • Telmo M. says:

      Vamos por um exemplo para perceberes o problema do “não tenho nada a esconder”:

      No tempo de Hitler era legal matar os judeus em câmaras de gás. Era errado, mas legal. Os bem feitores seriam portanto ilegais (quem salvasse os judeus, ou se opusesse ao regime). Os bem feitores teriam TUDO a esconder.

      (Segundo li, e parece que é verdade por outras fontes) Na Espanha é ilegal ter painéis solares para auto consumo. No entanto é ridículo alguém achar que pode proibir os outros de utilizar o sol. Mais uma vez lá por ser ilegal não quer dizer que é moralmente correcto. SER SUSTENTÁVEL É ILEGAL (maiúsculas só para destacar a mensagem).

      A cannabis tem várias variantes, e pode ser utilizada com sucesso para fins medicinais, e conforme a variedade da planta, pode servir até para fazer papel ou estruturas. Alguém decidiu que uma planta ( xD ) é ilegal. Não sei como não prenderam deus mas pronto xD. Se utilizares esta planta para te curares porque é a tua única esperança (procura cannabis e cancro) tens TUDO a esconder.

      A lista continua. Temos tudo a esconder se formos guerreiros da integridade. Quem não tem nada a esconder, é quem colabora com o mundo corrupto que temos.

  18. censo says:

    Tanta teoria da conspiração…mas afinal qual é o vosso problema? …imaginem vocês que vivem num setimo andar, e tem as vossas janelas abertas e um individuo qualquer está cá em baixo na rua a olhar para a vossa janela…estao a ser espiados certo? …mas que informação leva esse individuo?… Reflitam sobre isto. E deixem-se de tretas. Se não querem que se espie…desliguem-se…ou melhor …fechem as janelas.

    • rui says:

      Ora aí está. Quem não deve não teme. E não me canso de o dizer.

      • qai7 says:

        O tanas. Há limites para tudo, inclusive de monitorização.

      • Daniel says:

        Eu não devo logo não temo. O sentimento que tenho neste momento não é de temer é de estar fulo. É uma questão de princípio, e é a empresa ser desonesta, fraudulenta e agir em má fé.

        Vira lá o bico a essa.

        • JJ says:

          Ate a data isso não esta provado.

          • Daniel says:

            Não, está bem provado que mesmo desligando serviços ele continua a enviar (isso não é provado por algum num blog ou artigo, é comprovado por mim), tendo de forçar nos hosts para bloquear. O que não está provado é que mesmo fazendo isso que continua a enviar na mesma, mas isso também se confirma facilmente quando chegar a casa e me ponha a sniffar a minha rede a ver o que o pc com W10 faz.

    • qai7 says:

      É mais teres uma vivenda com um indivíduo dentro do teu terreno a olhar directamente para a tua janela. E se a fechares ele arranja outra forma de te observar.
      Se achas que isso não é um problema…

    • Croky says:

      Meu caro, sendo mais realista na analogia, é como se o indivíduo estivesse dentro de casa, a ver e a ouvir tudo e, ao mesmo tempo, é invisível. Ou isso ou então não percebeste bem a implicação disto tudo …

      Não é que entre em paranóia total mas também não vou fazer de conta que não se passa nada. Isso sim, seria ridículo e de uma mente pequenina …

    • moob says:

      Certo tens persianas em casa e cortinas nas janelas, tira tudo, quando telefonares mete em alta-voz afinal quem não deve não teme.

    • Johnny says:

      censo, e se o individuo subir até ao 7 andar e ir ao seu computador, instalar um backdoor.. não esta a espiada, esta só a observar correto? Então permite que lhe façam isso correto? Mande os seus codigos bancarios não tem nada a esconder entendo, é sempre bom saber quanto recebe, o que compra e o que não gosta! O que me diz? uma proposta bem jeitosa aproveite!

    • Labras says:

      Propriedade intrlectual. Tudo o que escreves, produzes, programas deixa de ser só teu e não existe legislação que te proteja contra isso.

  19. Croky says:

    Há pessoas que não entendem que privacidade é isso mesmo: ninguém pode ser objecto de ingerências arbitrárias na sua vida privada, domicílio, correspondência, etc. Leiam o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não tem nada a ver com esconder ilegalidades, se bem que existem coisas que se querem esconder e não são ilegais.

    Por outro lado, se não se importarem, estejam à vontade. Gritem aos 7 ventos que querem ser objecto de apreciação, entrem no Big Brother, dêem as vossas passwords a toda a gente e, já agora, tirem as calças e as cuecas também. Afinal, não têm nada que esconder.

  20. Limpinho Limpinho says:

    Para manter o sistema menos exposto:

    Guia para identificar e modificar todos os mecanismos de tracking no Win10: https://fix10.isleaked.com/

    Software para desativar sistemas de tracking: https://github.com/10se1ucgo/DisableWinTracking

    Editar o ficheiro HOSTS (com permissões de administrador) em C:\Windows\System32\Drivers\ETC e acrescentar no fim do ficheiro a linhas que podem consultar em http://pastebin.com/5a114cZA

  21. Manuel Monteiro says:

    Ninguém gosta de ser espiado, isso é certo, mas vamos lá por pontos
    1º Se estas empresas não recolhessem dados nossos não teríamos as funcionalidades que temos hoje nem estaríamos no Windows 10. Isto aplica-se a todas as empresas.
    2º Estamos a ser vigiados (espiados) em tudo quanto é canto, há camaras de vigilância por todo o lado, ditas camaras de segurança. (que de segurança não tem nada)
    3º Quando se fala ao telemóvel ninguém se preocupa com a privacidade pois são os aparelhos mais espiados.
    4º Havia mais para escrever mas fico por aqui.
    Agora pensem mas não muito se não chegam há conclusão que nem em casa estão livres se ser espiados!!!

    • Daniel says:

      Lógica da batata… Já ouviste falar no termo “má fé”? E lá porque a nossa privacidade é invadida constantemente como dizes, legitima outros a invadi-la também?!

      Bem, quanto ao primeiro argumento, muitos grupos diziam o mesmo, sem os meios usados não atingiriam os fins, o que esses grupos todos têm em comum é que foram todos julgados culpados… há limites ao que é aceitável em nome de um objectivo (neste caso produto). Os fins NÃO justificam os meios.

    • nope says:

      “1º Se estas empresas não recolhessem dados nossos não teríamos as funcionalidades que temos hoje nem estaríamos no Windows 10. Isto aplica-se a todas as empresas.”

      Recolhem esses dados em vários casos. No entanto, e legalmente, só se concordares e consentires em cada um dos casos.

      “2º Estamos a ser vigiados (espiados) em tudo quanto é canto, há camaras de vigilância por todo o lado, ditas camaras de segurança. (que de segurança não tem nada)”

      Podem ser usadas em locais públicos sem consentimento, por razões de segurança e/ou controlo, ou em locais privados mas com conhecimento/consentimento. Sendo o uso de um computador pessoal próprio, algo do foro privado – e como nas câmaras – parece-me razoável também dar primeiro consentimento.

      3º Quando se fala ao telemóvel ninguém se preocupa com a privacidade pois são os aparelhos mais espiados.

      Eu preocupo-me e não tem nada a ver com qualquer ilegalidade : posso querer guardar segredo a nível comercial dos meus concorrentes ou segredo sobre o dinheiro que tenho na minha conta bancária (por muito pouco que seja lol). De qualquer forma, só legalmente, e com mandato judicial, se pode “escutar” alguém legalmente. Ilegalmente já basta o que a microsoft com o windows 10 está supostamente a fazer.

      Também havia mais para escrever … e claro que sei que não estou livre de ser espiado. No entanto, voluntariamente não quero nem o desejo.

  22. Manuel Silva says:

    Não acho preocupante… É como comprar uma casa nova e depois descobrir que quem a vendeu anda por lá a tirar-nos fotos para colocar na porta do café, juntamente com um texto com tudo o que falámos em casa… Não percebo qual é o stress… 😉

    Se o governo português quisesse expiar todos os utilizadores que compraram computadores nas novas oportunidades, também ninguém ia preso! 🙂

    Ah… E falei como comprar… Porque sim… O Windows 10 pode ser comprado! O sistema não nos é fornecido como um serviço, nem existiam quaisquer alusões no EULA ao envio de dados no caso de nos opormos!

  23. Amon says:

    Atualmente uso o sistema psra jogos, mas estava a começa-lo a usar para a empresa. Nao mais.
    Deixarei windows 7 em dual boot para os jogos, e qualquer coisa importante a usar usarei o linux, e meu querido manjaro!

  24. Sargas says:

    Não está correcto. Os utilizadores não têm conhecimento desta prática, como também não estão a ser claros, nem transparentes a transmitir estes dados.

    • Marco says:

      não tem conhecimento? se lessem o contrato que aceitaram antes de instalar se calhar até tinham conhecimento, não leram mas disseram que concordavam.

      • Labras says:

        Os Eula são ridiculamente complexos, extensos e vagos. Ninguém os lê, ou seja, são ineficazes tendo em vista o própósio para o qual foram criados. Já deveriam ter sido substituidos.

  25. Marco says:

    Pergunta: Já leram a EULA do windows 10? e mesmo assim instalaram o windows 10? aceitaram o contrato não aceitaram de que se queixam?

    • Daniel says:

      Sabes que a EULA não é lei nem sequer está acima desta, não sabes? Então não preciso de dizer mais nada…

      • Marco says:

        sim sei que não está acima da lei, mas EULA é um contrato legal que tu aceitas antes de instalares o windows ou qualquer outro produto, se tem erros legais força vai para tribunal contra a MS ainda ganharias uns euros valentes. Mas e onde está a tua ética, sabes que para usares um produto tens de permitir que certos dados sejam enviados para o fabricante do produto, aceitas esse mesmo contrato (que deverias ter lido) e agora vens “ai e tal a lei e mais não sei o quê”. é pá só estas a usar pq queres, alguém te obrigou a instalar?

        • Alucard says:

          Um contrato legal e vinculativo em Portugal tem de ser assinado pelas partes. E não pode conter condições que sejam ilegais à luz da lei portuguesa. Ora, eu não assinei nada. E se esta notícia for real, a Microsoft está a violar dúzias de leis de protecção de dados de Portugal, bem como outras tantas directivas europeias.
          Esperemos que a Microsoft ainda seja uma empresa respeitadora das leis, e não uma associação criminosa. Mas isto é preocupante.

          • Marco says:

            Olha que a aceitação de contrato não é assim tão linear, existe jurisprudência para contratos orais, e não só.

            O que é preocupante é tu desligares que não queres recolha de dados eles serem feitos na mesma. Há quebra de confiança, e há aquilo que alguém la em cima disse “má fé”.

  26. JJ says:

    O que acho curioso é se uma empresa como a Microsoft/Apple/Google, diz que irá fazer algo menos comum, ninguém acredita, empresas essas que tem muito a perder.
    Mas depois, aparece um indevido com uns printscreens e toda a gente acredita.

    Quem é que me garante que ele tinha realmente desactivado todas as opções?
    O pplware poderia fazer um teste, para verificar se isto é mesmo verdade. É que a maioria das informações que se encontram sobre este tema, é praticamente o replicar da informação desse indevido, nada mais.

  27. sakura says:

    o w10 vai sempre enviar os dados pq?
    se usar a cortana no wp e passar para o pc, os datos estam lá é uma funcionalidade do windows. ler “politica de privacidade da MS .”
    Tudo o que esta em c:\ …..roaming e password s são enviados para a MS.
    “”OS functions are almost dependent on remote (Microsoft’s) servers.””
    TODAS as apps enviam dados para a cloud.
    ficheiros /roaming. onde esta a configuração da app.

    de todas as formas semper se pode criar uma conta LOCAL.
    “iniciar sessão com conta local em altrenativa”

    http://blogs.msdn.com/b/windowsappdev/archive/2012/07/17/roaming-your-app-data.aspx

  28. Captain Obvious says:

    Acham que a Microsoft ia dar algo de graça? Mal sube que a atualização ia ser grátis e Windows não genuínos (Piratas) conseguiam a obter também ( conheço casos) veio-me logo cheiro a rato morto! estou a reconsiderando deixar o Windows de vez.

  29. Sapito says:

    Criançada, metam as seguintes frases na cabeça pois não sou vosso pai nem vos digo que relação tenho com a Microsoft e o mundo da informática:

    A Microsoft vai continuar a recolher o que quiser. Desliguem as opções, instalem programas, scripts, bloqueiem no rooter, façam o que vos apetecer. Não vai existir alternativa a não ser desligar a internet do dito PC.

    Se acham que têm alguma coisa a esconder, é problema vosso. Pensem primeiro como vão reagir as empresas de advogados, psicólogos, médicos, etc. Estes sim têm algo útil a preservar, o utilizador comum é desinteressante e serve apenas para controlo, estatísticas, denúncias e monopólio.

    Aos que acham que isto tudo se deve apenas ao Windows 10, aguardem por novidades nos SO`s anteriores. O Office será mais uma ponte e o SR1 só vai trazer mais ilusões de confiança.

    Na internet, facebook, google,etc, cada um é quem é ou se faz passar por quem quer. É aí que mentimo, segredamos, partilhamos e desvendamos. São plataformas que não vos entram no PC para enviar os vossos ficheiros, muitas vezes ligados a contas bancárias, clientes,etc. Apenas o Windows o está a fazer.

    Conclusão: se passam a vida a ser outra pessoa na internet, vão ter que o ser também no vosso próprio PC. Usem um PC para internet e para todo o tipo de assuntos, um PC sem conexão à internet. Só instala o W10 quem quer, só permite que a M$ faça isto quem quer e só faz o upgrade quem realmente quer.

  30. Labras says:

    Mas não se sabia já que isto poderia acontecer? Nenhum software está livre de “bugs” 😉

    Não vejo que seja um problema ter um backup dos nossos dados e propriedade intelectual, seja ela de documentos, musica, código fonte de software, nos servidores da microsoft. Se for algo patenteável ou secreto, ainda melhor. Temos a garantia que está seguramente armazenado e podemos solicitar uma cópia em caso de perda do original.

    E não nos temos de preocupar com direitos de autor, estamos em segurança e é muito fácil provar em tribubal que o documento, código fonte de software, etc. é vosso, e não fruto de recolha do keylogger instalado no vosso computador.

    • sapito says:

      Não vou dizer mais do que o que publiquei acima, mas vou só dar mais uma dica:

      Usa o Windows 10. Usa-o normalmente e quando instalares jogos e programas pirateados, vem aqui a esta página partilhar connosco a “mais-valia” que é usar o W10 🙂

      • Labras says:

        Não percebi. Porque instalaria jogos e programas pirateados? Tendo o cartão de crédito associado à minha conta, compro e instalo todo o software que necessito com muita facilidade. Aliás, até deixo a cortana fazer isso por mim.
        Melhor do que isto não há 😉

  31. knight says:

    Boa noite a todos, obrigado ao dono do site por poder escrever neste espaço sem ter que usar a porcaria do facelixo.

    O que sei é que o consumo aumentou.

    Desde o xp faço isso, coloco a senha e espero 10m e 30seg

    No w7 ficava em 810MB com 38 processos.

    W10 1,10GB com mais de 50 processos. ( terei que aprender logo mais como parar uns processos, tem uns que mesmo parando a coisa volta)

    Queria aprender por cor nas janelas pois esta tudo branco,eka.

    W update não gosto dele no automático, porem coloquei para me avisar quando devo reiniciar o pc.

    Reparei aqui que la no gerenciador de tarefas a contagem de tempo ao reinicializar não zera, o tempo de atividade.

    No iniciar ainda não consegui colocar o que uso mais ,optei por por os tais azulejos.

    Por enquanto é só isso pois estou fazendo as mesmas coisas que fazia no w7 para de certa forma aprender com o w10 e ver como ele funciona, logo mais entro nele com faka e coragem.

    Vou acompanhar essa discussão que esta boa, já meti no favorito do fire fox 40.

    Obrigado a todos..

    Eu sou knight, virtual, um abraço a todos.

  32. Jose Moreira says:

    Antes de mais, obrigado pelo trabalho em conseguir verificar o que o w10 está a fazer. Eu instalei num vaio, no início era rápido na internet, agora “parece” que está a funcionar por “baixo” do que estou a fazer. Desativei o envio de informações para a M€, mas pelo que percebi não está a resultar. Eles querem mandar no mundo, não mandam. Ainda bem que o meu vaio ainda vem com o Windows 7. Vou coloca-lo ainda hoje, não pretendo ficar com a net lenta, por causa da estética. Vou desativar logo as atualizações automáticas no W7.

    Obrigado pelo vosso trabalho!

    🙂

  33. Joao Miguel says:

    Existe uma (grande) diferença entre a recolha de informação e tracking através de um browser e navegação na web (Google, Facebook, etc) ou através de um SO.
    Todos somos monitorizados, mas ainda podemos fazer escolhas que o minimizem, ou o façam apenas dentro de certos parâmetros.

    https://www.reddit.com/r/Windows10/comments/3gm1e3/what_windows_10_is_actually_monitoring_regardless/

    Cumps

  34. Ruben says:

    Há rumores de que até mesmo sem internet, ele envia os dados para a microsoft. Incrivel…

  35. VC says:

    E novidades? Faz mais do que isso lol só ainda se descobriu metade 😉

  36. VC says:

    Acedam à conta do banco com o win10 lol

  37. Razer says:

    Essas empresas estão ensinando e propondo a todos a jogar a Ética, a moral e a confiança no espaço.
    Novas leis do futuro, espionar é permitido, vender espionagem é lucratividade, compartilhar informações com o governo é a LEI.

  38. claudioottaviani says:

    vai desativar pra mim o windos 10 me ajuda

  39. Roggia says:

    Entenderia totalmente a coleta de dados caso o sistema fosse totalmente gratuito, mas no caso de quem paga a licença mesmo que seja atrelada ao hardware, torna a prática abusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.