TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP…e não só (Parte II)
Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).
Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.
Depois da Parte I do TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP, hoje apresentamos mais 5 alternativas.
6) Manjaro
O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Como principais características há a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.
Homepage: Manjaro
7) Lubuntu
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Homepage: Lubuntu
8) Caixa Mágica
O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais Popular devido a inclusão da mesma no projecto Magalhães. Esta versão traz as melhores ferramentas do mundo Open Source, das quais se destacam, por exemplo, o suporte para o cartão de cidadão.
Homepage: Caixa Mágica
9) Mint
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.
Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.
Homepage: Linux Mint
10) PCLinuxOS
Uma das distribuições preferidas dos utilizadores Linux, para os amantes do KDE, é o PCLinuxOS, segundo alguns ranking publicados sobre as distribuições Linux mais populares. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objectivo de ser fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance dos sistema.
Homepage: PCLinuxOS
E foram estas as nossas 10 sugestões para quem considera abandonar o Windows XP após o dia 8 de Abril de 2014. É claro que tanto o Windows 7 e Windows 8 são os “grandes” substitutos mas aquilo que propomos é uma solução de baixo custo. Mais alguma sugestão?
Das alternativas apresentadas, qual seria a vossa escolha?
Este artigo tem mais de um ano
Nenhum deles serve para nada, tenho software proprietario que só tem drivers para XP e 98.
Isso é muito lindo…
Apoiado! è muito lindo mesmo!
🙂
Infelizmente o seu caso é recorrente e a própria MS não apresentou ainda uma solução viável. e penso que nem apresentará.
Nos casos em que a mudança se prende única e exclusivamente com custos e que não envolva obstáculos à migração para uma plataforma diferente, aqui sim, as soluções apresentadas são, de facto, viáveis.
caixa mágica+kde parece-me ser a plataforma mais óbvia de migração.
no entanto, mint, xubuntu e lubuntu (ou mesmo zorin) apresentam-se todos como boas escolhas.
Sim, haverá sempre casos onde migrar não é possivel, mas isso é natural.
A tónica aqui é apresentar alternativas para o uso comum, principalmente SOHO.
Qual é o software?
Caro Miguel como deve perceber sistemas proprietários são da responsabilidade de quem os desenvolve e de quem os compra.
Pelo que diz esse software só funciona no W98 e XP, ou seja, versões mais recentes od windows também não resolvem.
Por isso deveria queixar-se à microsoft e não aqui.
Quanto a este e ao anterior post sobre as alternativas ao XP está TOP! Obrigado PPLWARE! Vou usar um destes com certeza 🙂
Queixar-se à MS, ou melhor ainda, ao “fabricante” do software em causa.
+1
+1
Boas,
Mais cedo ou mais tarde vais ter que deixar o XP, se só há drivers para XP e 98, nem o Windows 7 ou 8 te salvam.
Portanto tanto faz Windows ou Linux, estás “feito ao bife”!
Tens duas hipóteses:
1. Virtualizas o XP (pode ser no Windows 7/8 ou Linux);
2. Arranjas outro software;
Não há volta a dar.
Enquanto o computador funcionar terá sempre o XP. Eu percebo exatamente o Miguel. Ainda hoje quando instalo os meus sistemas é uma das perguntas recorrentes, se funciona com o Windows 7, pois já estão escaldados
Porque é que vai ter que deixar? Uma coisa é não ter suporte nem updates, outra é ter que deixar.
Boa tarde,
se tiverem uma empresa a empresa nao pode pedir suporte a microsoft (contrato MVLS)
mas quem tem contrato instalem o Microsoft Windows Fundamentals. tem suporte até 2015.
Podes por exemplo recorrer a isto:
http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=4465
Desta feita podes ter uma máquina Windows 7 a correr uma VM do Windows XP SP3 com este update em cima.
A VM em si fica numa espécie de Sandbox, isto é, apenas com acesso à rede local e sem acesso web, om isto tens uma experiência com a aplicação a partir do teu Windows 7 mas a correr a App no XP virtualizado.
Esta solução ao contrário das sei lá quantas distros Linux que tragam para aqui, FUNCIONA. 😉
Quando um OS deixa de ter actualizações torna-se inseguro, pois continuam a aparecer falhas de segurança que não serão corrigidas e que os Anti-Virus, Anti-malware ou Firewalls não conseguem impedir ou prevenir.
Isso significa que o sistema operativo deixará de funcionar correctamente – pode até deixar de funcionar completamente – e serão afectados diversos programas nele instalado.
Claro que podemos voltar a formatar e reinstalar tudo, mas dentro de pouco tempo voltará tudo a ter os mesmos problemas.
Uma solução para evitar isto é ter o PC desligado da Internet, mas isso nos tempos que correm…
Daí a sugestão de fazer Sandbox da VM, mesmo assim existem vetores de ataque que é possível explorar, pouco frequentes em cenários de utilização vulgar.
Já Tentou correr no XP Mode do Windows 7 ?
Há hardware especifico que nem assim
Já testaste se funcionam com o wine??
Nada como tentar correr em inux com o wine, pode ser que funcione.
Tentar não custa, abraço
Linux Mint e Manjaro, são ótimas distribuições Linux, logo depois de instaladas é só usar o sistema operacional normalmente, elas são muito, mas muito boas. Atualmente estou alternando o uso entre Linux Mint e Manjaro, e até hoje fico na dúvida de qual escolher, elas são encantadoras.
Que mania que os linuxianos tem de apresentar o linux como uma alternativa obrigatoria ao windows. Se fosse realmente uma alternativa, e melhor em tudo como dizem, então não seria o linux alternativa ao windows, mas sim o windows alternativa ao linux, pois todos o usariam. Por essa ordem de ideias, também teriamos o MacOs, por sinal um sistema muito mais maduro e bem acabado para o utilizador final. E outroas há, como o BSD, que em a nível de interface e de pacotes é similar ao linux. Mas, meus meninos, estamos a falar de coisas diferentes. E deixem ser diferente aquilo que é diferente, e igual aquilo que é mais do mesmo. Quem quer usa linux. Quem quer usa windows. Quem quer usa MacOs. E quem quer não usa nada.
Para quem é utilizador do Windows, estas são alternativas Linux (alternativa é uma escolha secundária, assumindo que haja uma principal).
Se é utilizador de Linux, aí o Windows será uma alternativa.
Fiz-me entender ? 🙂
miguel, não entendes puto de informática.
OSX tem as suas capacidades, de facto, as distro’s baseadas no linux ainda estão longe de ficar ao nível do osx em edição de video e imagem. Se reparares bem, quem desenvolve música, arte e cinema, 99% usa mac’s. E também repara, que quem entende profundamente programação e/ou administração de sistemas, usam quase todos linux. E por final, repara que um user normal que apenas quer jogar, ou fazer algo do género, como ir ao browser e afins, usa windows obrigatoriamente.
Mas acredito que se a apple conseguisse por osx em vaios e assim, o windows caía a pique e o linux ia ganhar muito com isso visto que são sistemas muito parecidos.(um tem bases BSD, FreeBSD, darwin, XNU – e outro é unix-like apenas).
Quem percebe do assunto sabe muito bem do que estou a falar. O tal “se fosse bom toda a gente usava”, então não entendo porque é que em PC’s maior parte é windows, e em servidores quase tudo é linux….
A historia é necessário para perceber porque é que o mundo está neste momento como está, e se percebesses o que aconteceu na altura da década de 70-80 entendias porque é que agora os PC’s que se compram tem windows em vez de mac.
Outro , devias tem informar melhor em vez generalizar as coisas .
programas da moda , uma coisa , sistema operativo a outra .
Linux uma fundação
Windows pertence a uma empresa dos Estados Unidos
MacOs pertence a uma empresa dos estados Unidos
Os sistemas Linux com muitos menos recursos financeiros fazem mais que essas duas empresas juntas, estou a falar a nível de sistema operativo .
Meu amigo , é assim MacOs só nas maquinas da apple , logo uma não alternativa .
BSD , muito limitado ao suporte do hardware .
GNU/Linux ou linux , linux é um kernel , GNU o sistema operacional , os dois fazem um sistema operativo .
O Linux é um kernel mais bem desenvolvido que o kernel do windows ou do Mac OS , linux foi o primeiro sistema que o utilizador pode instalar hardware sem precisar instalar mais drivers , pois o kernnel Linux contem tudo isso , com algumas excepções quando o hardware tem drivers proprietárias e ai é preciso instalar as drivers a moda do windows , e mesmo assim muito antes do do windows sonhar com a pesquisa automática de drivers , os sistemas operativos linux já tinha essa função .
E outra coisa o Linux não é uma empresa milionária que monopoliza o mundo , o linux é uma fundação particionada por varias empresas estou a falar do kernel pois o linux é um kernel , GNU é um sistema livre que todos podem partilhar e alterar , logo uma vantagem de melhorar o sistema operativo sem precisar de gastar mais por isso.
Boas,penso que muitas pessoas só continuam a utilizar Windows por uma razão,é estarem “agarrrados” á suite de produtividade da Microsoft,eu os problemas que já tive com windows são +ou- os que já tenho tido com linux,e quando utilizo o libreoffice guardo os doc em pdf,e fica resolvido o problema das compatibilidades,depois existe um bom arsenal de soft para linux que me serve muito bem.Esperimentei as distros que entendi e fico com Fedora 20 xfce+compiz,skype,darcktable,etc,não preciso mais do que o que tenho.
Eu uso crunchbang e funciona tudo de windows através do wine
Também podiam incluir o Point Linux na lista.
Bom dia que estou aqui a tentar dizer já foi dito por outros comentadores.
Da minha experiência como “gajo dos computadores ” dos amigos e vizinhos TODOS os xp´s que apanhei correm em pentium 4 e celeron´s alguns em and semptron ou althon
muito mas muitos deles com 512 mb de ram .
Da minha experiência , sei que o Mint não suporta estes processadores porque teem o limite de 2G de ram , somente versões antigas do mint , o mesmo se passa com o ubuntu.
o bondhi , wattos , lubuntu e derivados do lubuntu dão , mas com 512 MB ???? por amor de Deus é loucura total .
Ora face ao exposto acho que existe nestes artigos “alternativas ao XP” muito copy & paste e pouco ou nada de testes reais e efectivos .
Sei para testes reais e efectivos e necessário tempo e sei que o pplware existe devido á boa vontade dos colaboradores ( ao quais quero agradecer o seu empenho )
mas não se pode mandar cá fora coisas sem o mínimo de fundamento ( o caso do mint ) .
Não tenho conhecimento de vmware ou similares , mas virtualizar numa maquina dual core com 4G é a mesma coisa que instalar num maquina com P4 e 512 mb de Ram …. ????
Poss-te dizer que o Xubuntu corre lindamente em máquinas com 512MB de RAM. Não se pode esperar grandes milagres, mas que funciona sem problemas e sem engasganços funciona.
Uma razão para teres 10 exemplos é precisamente porque cada um tem uma finalidade diferente, é óbvio que se corres xp numa maquina relativamente antiga não vais por um como o mint, mas sim um como o lubuntu, tenta puppy linux para coisas tão antigas (não para 512 ram porque corre a partir da ram)…
Estamos a falar em alternativas ao XP ok …, quantas maquinas com 2G de ram e no minimo 2 nucleos já viste a correr o XP ??? quantas ????
Estamos a falar em alternativas para maquinas com dez anos … achas que as 10 opções que falas correm toda numa maquina com 10 anos ??? .. por amor de Deus …
todas não, mas algumas sim.
por acaso á dez anos já havia dual cores 🙂
e nessa altura era normal as maquinas virem com 1 gb de RAM,…
O padrão era normalmente pelos 768MB de ram…mas por exemplo a minha maquina da altura tem 1GB de ram, e funciona bem 🙂
Eu tinha um single core, mas a AMd ja tinha dual cores á anos…e eram mais rápidos que os da intel na altura…
Entre 2000 a 2004 devem ter sido os anos de ouro da AMD…mas depois deixou a intel usar a sua extensão AMD64, e foi o descalabro…mas isso é outra historia…
As distros linux consomem actualmente muito mais ram do que na altura…evoluíram, apesar de não terem evoluído para o descalabro que o windows evoluiu, elas também engordaram a nível de recursos…hoje é mais difícil encontrar uma alternativa para uma maquina com 10 anos…
Mas maquinas com 6-7 anos isso é na boa, e a grande maioria corre windows xp, nestas não ha problemas nenhuns 😉
O problema põem-se mais nas antigas, o xp para mim foi o melhor SO da M$ e o ultimo onde pus as unhas(apesar dos crash’s que havia e que ficaram mais ou menos resolvidos com SP2)…
Não é fácil substituir um SO que não evoluiu, e compara-lo a um SO que evoluiu, e que obviamente gasta mais recursos…
A solução QUASE para todos os males…era o Linux mint 9 Isadora versão fluxbox, estava bonito simples, funcional, com menos de 128 megas de ram consumidos(98 megas)…era enchuto…mas os developers desentenderam-se com o Criador do mint e basaram!!
Morreu o projecto, o kernel é desactualizado, etc.
De vez em quanto ainda aparecem pessoas a perguntar por aquela distro…que é muito difícil esquecer…e eu não consigo esquece-la e até já tentei pegar naquilo, mas houve código que desapareceu(os developers levaram-no),outro existe ainda, mas requeria muito esforço colaborativo, e normalmente é dificílimo encontrar malta para trabalhar, outras vezes as pessoas não teem tempo, eu incluído no momento… etc
Por outra lado o software ficou mais pesado, e atingir aquele nível de usabilidade com os mesmos recursos nos dias de hoje, e um pouco complicado, não é impossível, mas quase…
É uma distro que eu uso em maquinas com 512mb de ram, pois como disse , consome-me menos de 128 megas ..por volta dos 98megas depois de arrancar…
Mas existem outras alternativas, claro que do ponto de vista visual, não vai ser a mesma coisa…pois a boniteza come muita RAM…
Tens a versão xfce do mint que corre bem num PC dos que falas. Não voa é certo, mas corre bem.
Agora concordo contigo, Mint, Caixa Mágica, … num PC com Wxp só se for para rir. Bem mas pode ser um PC com XP que foi comprado com W7 e entretanto o utilizador meteu o XP.
boas…
existem maquinas de 2008-2009 , quad cores a correr win xp com 4 gigas de ram…tenho amigos meus que teem isso!!
Aquilo parece manteiga 😀
Aliás…eles nem tiram partido daquilo, com discos mecanicos, mas a nivel de velocidade dos processos, é um luxo 😀
Claro que podem colocar o SO GNU/Linux que quiserem em cima…aquilo come tudo!!
O problema está nas maquinas antigas, nas que teem 7,8,10 anos ou mais…
Exato. Mas como disse de 2008/2009 são maquinas que correm Wxp por opção di utilizador e não porque vieram com ele e ficaram presos a ele.
Maquinas que vieram com xp principalmente as com 512ram, no Windows é dificil progredir. No Linux mesmo hoje há algumas alternativas, apesar de não serem tão fluidas como o xp. No entanto não se pode comparar, pois o xp tem anos. Continua a ser preferível (para que possa, claro) utilizar uma distro Linux actual (mesmo que um pouco mais lento) que o Wxp.
concordo.
“2008/2009 são maquinas que correm Wxp por opção”
sim, é verdade nesta altura acho que era por opção, mas o vista…não dava grande opção…
Por isso, era por opção, devido á falta de opção 😉
Boas, acho é que o pessoal que tem que ter o Windows XP o que recomendo é que até ao dia B(bye bye XP) façam uma instalação limpinha sem nada de software adicional, instalem todos os updates necessário e façam uma imagem de backup, depois é só restaurar essa imagem.
diz isso ao teu vizinho que é reformado e só o seu velho pc com o xp que comprou á n tempo para falar no skye com a família e facebook … ele que faça isso .. sim ele que faça isso .. deves pensar que quem ainda tem o xp são pessoas como tu que tem um portátil novo para brincar de 2 em dois anos ..
O PC velhinho cá de casa ficou pelo zenwalk 7.4 e está todo feliz 😉
os meus teem Mint 9 isadora fluxbox, e também estão felizes…mas gostavam de um kernel mais recente e que a grafica tivesse gestão de alimentação…mas não se pode ter tudo!!
Ou secalhar até se pode, mas o trabalho que vai dar…puff…deixa estar assim que esta bem 🙂
Boa tarde…
Desde já as minhas desculpas se o problema que venho colocar não se enquadrar neste espaço, mas não sei onde o deveria explanar.
Recentemente alterei o SO de um computador (Dell Inspirion 1525) para Linux Mint. Diga-se que estou fracamente contente com a migração.
Apenas teve um senão que não consegui resolver. Tenho uma mesa de mistura HERCULES RMX2 e por mais voltas que dê não a consegui configurar. Não queria ter de instalar o windows só por causa da mesa, porque estou realmente contente com esta versão do Linux.
Será que alguem me pode ajudar a contornar este problema?!
Obrigado
TEns de ir ao site do fabricante e ver se tem controladores para Linux (suponho que é uma mesa com ligação USB).
essa mesa secalhar trazia software próprio para trabalhar com ela não??
Ela deve ser reconhecida com um dispositivo qualquer, falta “orientar” o SO para que este virtualize o dispositivo de uma melhor forma!!
O linux é um sistema que permite virtualizar qualquer hardware…é fantástico!!
Mas também existem as situações difíceis e impossíveis…infelizmente…nada é perfeito e o ser humano tem carradas de falhas…
porque não tentas ver se alguém já consegui ligar essa mesa no teu SO??
Olha eu tinha um problema com um periférico, e não conseguia a resposta para o caso…passei-me e fiz um driver 😀 F*ckTALL.
Deste SO é que eu não mudo!!
Parece que houve mais alguém que se passou e fez um driver para essas boards…
http://www.mixxx.org/forums/viewtopic.php?f=7&t=4435
http://www.herculesdjmixroom.com/it/forum/en-hardware/014706/
ha sempre uma solução, umas melhores que as outras…por ultimo resta-te pagar no sabre e “rasgar pano”, num driver teu 😉
Google is not our friend, but we actually could benefit from it 😉
No fim acaba por ter exactamente a ver com este tópico. Existe muita dificuldade de migração de certos programas/drivers para linux.
E ao contrário do que a maioria se queixa, a culpa não é da Microsoft, mas sim dos fornecedores desse software. Se a empresa que me vendeu aquele software XPTO de compatibilidade, mas deixou o actualizar, é a eles que se devem queixar e não á Microsoft.
Da mesma forma que ninguém se queixa quando uma marca deixa de fazer peças para um modelo de carro já antigo.
Parece que o Mint não tem drivers para essa mesa.
Tem suporte para Hercules DJ Console MK I e MK II.
Parece que o fabricante deixou de produzir drivers para linux.
Experimenta instalar o pacote libdjconsle0 a ver o que dá.
Supostamente essa mesa devia de funcionar, pelo menos na ultima versão do Mint, visto terem havido uns patches no kernel 3.10. Podes usar com o Mixxx por exemplo. Tens aqui mais informação: https://bugs.launchpad.net/mixxx/+bug/1096687
obrigado a todos pelas dicas…. vou pesquisar e ver se consigo chegar a bom porto! tenha dúvidas ou consiga solucionar o problema prometo dar notícias. uma vez mais obrigado
Das minhas fracas experiências nesta lista de 5 o Mint e PCLinuxOS são efetivamente boas escolhas…
Realmente quem quer continuar a usar software proprietário terá mesmo que se adaptar pelo menos ao Windows 7 (Windows Vista refrescado). O Windows 8.1 melhorou um pouco mas se quer ter melhor habituação é o 7 sem dúvida que tem lá o menu iniciar. Pois especula-se que o Windows 9 trará de volta o menu iniciar. Mas com o 7 com suporte até 2020 salvo erro, será perfeitamente ultrapassável a presença do windows 8 e 8.1 pois quando chegar o termo do suporte do 7, este já terá a bela idade que o XP tem hoje. Quanto a linux, já testei umas quantas distribuições mas para edição de video e som para mim custou a adaptação, ou porque falta drivers da gráfica ou porque se tem um programa mais complicado que só se instala com uns quantos comandos e a curva de apredizagem é muito superior sendo menos intuitivo o Linux que o Windows, requerendo mais atenção, um click errado e quando se encerra já não volta a dar sinais de vida.
Se o que vou mais em baixo expor não se adequar ao tópico e sua explanação,então desde já as minhas mais sinceras desculpas.Comentário:
Peguei num Magalhães 1(esse velhote caquético),numa distro Linux,fiz live boot,Gparted,eliminei disco(XP+Caixa Mágica)nova partição,formatei metade dos 40GB em Ext2(o permitido),outra metade em NTFS.Instalei Emmabuntus*Win 8.1 Pro com Media Center(dual boot óbviamente.Ambos os ditos cujos estão totalmente actualizados e perfeitamente funcionais.Apenas tive de entrar no Regedit do Win,e em Display1_DownScalingSupported alterei o valor de 0 para 1 e reiniciei.Ponto final.
Cumps
Caixa Mágica com suporte para o cartão de cidadão? É verdade de facto, mas convem mencionar que no site http://www.cartaodecidadao.pt estão os pacotes para as principais distribuições de Linux. Ou seja Ubuntu tem suporte, consequentemente o Mint tem suporte, o Debian tem suporte, o Fedora tem suporte, o OpenSuse tem suporte, o RedHat tem suporte.
O importante é mesmo ter suporte 😉
Se ha para outros que não o SO que usamos, optimo, mais pessoas podem utilizar… 😉
Acho que de base de deve suportar opções grátis, e que podem estar ao alcance de qualquer um(não custam um tostão!!) 😉
O estado tem essa OBRIGAÇÃO!!
Temos que ver a realidade, não somos escravos da Microsoft,em mudar e gastar nas peças para o CPU em torno de R$ 1.380,00, por sua determinação e imposição,tenho um CPU que migrei para Windows 7 Ultimate Português do Brasil é compatível em peças, estou satisfeito no momento vai ter suporte até 2020;
Tenho outra CPU com windows XP SP3, não suporta o Windows 7, neste vou instalar linux, e vou estudá-lo, não podemos ficar refém da Microsoft como escravos, temos livre concorrência esta na nossa CF/1988. Exemplo: quando o fusca da W saiu de linha, tivemos que nos adequar a necessidade de outras marcas e modelos, da livre concorrência do mercado Nacional Brasileiro – 11/03/2014.
Boas…
Alguém sabe dizer-me qual o melhor SO para um HP Vectra(?) com um Processador Intel Pentium III 930MHz e 512MB de RAM?
Já agora… o que acham da ideia de instalar o android(para Dualboot)?
tenho uma maquina semelhante a essa com debian instalado e corre muito bem. depois de carregado o ambiente gráfico consome +ou- 120 mb ram. se quizeres ajuda aqui fica o meu mail: serejj@hotmail.com
Boas…
Desculpa a demora…
Obrigado pela resposta.
Agora que arranjei maneira de fazer este PC arrancar pelo USB, estou a testar alguns Linux.
Vou experimentar o Debian assim que possível, obrigado. 🙂