Quantcast
PplWare Mobile

Microsoft anuncia fim do suporte ao Windows XP em 2014

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Darktux says:

    Mas o fim do suporte do XP não estava já mais ou menos anunciado ?
    Pelo menos a ideia que tinha era de que ia acabar em 2014.

    É a data concreta que foi anunciada, ou é “apenas” uma campanha da MS para “aliciar” os utilizadores a migrar para o Win8 ?

    Off Topic ou uma boa noticia para o pplware:

    Parece que a MS está a preparar mudanças profundas no windows para depois do verão. No artigo original chegam a comparar o falhanço do win8 ao da “nova coca-cola” nos anos 80, e que passados 3 meses voltaram a introduzir a classic coke.

    Será que o botão Start vai voltar e o Modern UI fica como opção ?

    A noticia original é do Financial Times, mas o Jornal de Negócios também já a publicou. Ficam abaixo os links.

    http://www.ft.com/intl/cms/s/0/330c8b8e-b66b-11e2-93ba-00144feabdc0.html#axzz2SbU12hfX

    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/microsoft_prepara_mudanca_de_fundo_no_windows_8.html

  2. José Maria Oliveira Simões says:

    Pode muito bem que aconteça como com o MySQL e com o Open Office. Não vejo como justificar a instalação do Windows 8 numa maquina que não tem recursos para tal. Muitas pessoas tem começado a instalar o Linux para resolver o problema. Muitas maquinas que tinham o MS-Dos, hoje tem o Linux ou o DR-Dos. As maquinas velhinhas não estão paradas. Muitas estão dedicadas à gestão de redes (router, firewall) ou a gestão de discos (NAS) e são storages eficientes. Software para processamento de texto, folhas de calculo, base dados integrada, existe à borla e faz o mesmo que o da microsoft. Por exemplo, um ficheiro que veio do office, é aberto no openoffice ou no libre office. O inverso tambem é correcto, portanto o problema descrito pela microsoft, quase não se põe. O Adroid é uma verão do Linux que quase toda a gente tem nos smartphones, tablets, etc.

    • Nuno says:

      A questão é que tanto o 7 como o 8 usam os mesmos recursos da altura do XP. Pessoalmente, tenho um portátil inicialmente concebido para Windows XP e tanto com o 7 como agora com o 8 tem um desempenho igual ou melhor do que com o XP.

      • Ricardo says:

        Errado!
        Eu também tenho um PC que veio com XP e uso 7.
        Mas é uma máquina relativamente recente.
        Tenta instalar um 7 ou 8 num Celeron 800 com 256Mb de RAM, como eu tenho de fazer…

        • samuel says:

          Eu uso o Win8 num portatil de 2005 que veio com o XP e corre tao bem como o XP…

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Só com 256 Mb é complicado até para o XP. Eu tinha 720 Mb e em certas situações o XP ficava a mastigar. Depois de ficar com 1.2 Gb ficou resolvida a situação. O Windows 7 nessa maquina foi uma muito má aposta, pois o mínimo são 2 Gb para não estar constantemente a fazer swop. Resolvi o problema de aquecimento voltando ao XP. Aconselho vivamente que ponha mas é o windows 95, ou o windows 96, ou no maximo dos máximos o windows 2000. Aliás, tenho cá as minhas duvidas que consiga correr o software de instalação do windows 7 nessa maquina.

  3. Darktux says:

    Até há muito pouco tempo ainda tinha um velhinho desktop a bombar com o Windows 2000. Era especificamente para correr algumas aplicações da “época”.

    Recentemente migreio-o para uma virtualbox pois comecei a ter receio que o hardware estoirasse.

  4. irlm says:

    XP só começou a ser estável a partir do SP3 e mesmo assim teve os seus problemas de segurança a nivel de IE7 e o sistema em si.

    O que eu gostei naquela altura é que o XP tinha um tal de 2R para recuperação do sistema, sempre que corria mal a eliminação de virus.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Bem, o windows nunca foi um sistema muito bom. Ecrans azuis apareciam muitas vezes nas alturas mais inconvenientes. Se tiver tido a oportunidade de ver as sources do MS-Dos, logo compreenderia uma data de coisas. Uma delas é que o kernel tinha um nucleo com capacidades de multitasting, mas o resto foi programado de modo a só executar um processo à vez. Ou seja, A IBM começou o trabalho, e a Microsoft não soube continuar o projecto. O IE nunca o usei a miude, pois dei preferencia ao Firefox. Penso que o problema de instabilidade esteja diretamente ligado ao compilador da microsoft. Diga-se de passagem, de qualidade muito inferior ao que vinha na altura com o linux.

  5. Viggen says:

    Ai esta uma noticia tragica, o meu sistema operativo preferido, apesar de já ter alguns anitos, mas mesmo depois de acabar o suporte nao deixa de ser um excelente S.O., para mim o Win 8 foi um fiasco, mas eles aprendem com os erros, tal e qual quando lancaram o Vista

  6. Sharp Random says:

    Vão perder usuários para o Linux. Só isso.
    Seria a MS tão esperta assim ?

  7. jorge says:

    A verdade é que áh mt tempo que não vejo sair nenhum update para win xp. Mesmo que acabe o suporte os utilizadores podem continuar a usar sem problemas.

    • Viggen says:

      E o sistema operativo que dá menos problemas, o mais fiavel e rapido, ate se pode modernizar o aspecto por via de themes, mas é compreensivel a MS largar o suporte por nao o vender mais, se meteres o XP todo atualizado com os drivers da MS, nao tens um unico BSOD, e um unico problema

      • JORGE says:

        Actualmente já não faço uma actualização há mt tempo e sempre funcionou perfeitamente. Só se o dinheiro não fize-se falta é que investia no win 8.

        • Viggen says:

          Jorge se tiveres o cd original do XP, instala de raiz vai ao site

          http://catalog.update.microsoft.com/v7/site/Home.aspx

          pede para procurar pelos chips/ placas do teu computador e vais buscar os drivers originais da MS para as tuas placas, não tens um unico problema, este site fornece-te os drivers todos que nao dao problemas nenhums, depois faz atualizar driver pede para procurar e instala os drivers manualmente, basicamente faz o mesmo que o 7 faz kd instalas placas novas so que tens k fazer manualmente, resultado, ficas com um XP perfeito

    • Fred says:

      poder podem mas n deixa de ser um sistema obsoleto

  8. Luís says:

    É desta que vai mudar tudo para linux.

    • Viggen says:

      Já ouvi falar maravilhas do linux, mas o maior problema é que os programas que queres correr depois nao são compativeis pk foram escritos para Windows, ou ja existe algum linux que permita correr a maior parte dos programas?

      • Ricardo says:

        Há vida para além do Windows.
        Em vez do MS Office, em Linux tens nativamente o LibreOffice.
        Grande parte dos softwares que existem com versões para Windows também tem versão em Linux.
        Mesmo assim, se precisares *mesmo* de correr algo que só exista para Windows, podes instalar no Linux o WINE que é uma “espécie” de “emulador” do Windows.

      • José Maria Oliveira Simões says:

        Duvido muito que não consiga encontrar para o Linux um programa para fazer o mesmo que faz em windows. No entanto, tem software que consegue emular quase a 100% o windows no Linux. É questão de procurar na internet e escolher o emulador. O WINE é um deles …

    • Sol says:

      Linux é made in china. Como corro jogos e software 3D que utilizo habitualmente para trabalhos num sistema linux? Ganhe juízo e actualize-se no tempo! Para ajudar…estamos no século XXI.

  9. A. Lopes says:

    Maior parte das PMEs não precisa de s.o.’s mais modernos que o XP para desempenharem um bom trabalho. Mudança apenas pela mudança não vale a pena. Agora se as pme’s precisarem de sistemas a 64 bits para correrem as versões mais recentes de software de edição de imagem ou video, ai sim já se compreende a mudança.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Bem, o único problema é que um dia lhes irá bater à porta um problema semelhante ao bug 2k. Mas esse problema ainda está muito longe de acontecer. Quando acontecer, muitos de nós já estará com um fato novo de pau e 7 cm de terra em cima. Quando isso acontecer, a maioria estará a ter HW com SO com 128 Bits !!! Se não estou em erro lá para o ano 2032 …

  10. Yuga says:

    Normal. Nada de novo. Com outros sistemas operativos da mesma empresa no activo penso que o normal será parar o suporte de um lado e pô-lo noutro.

  11. kkdst says:

    Olha o que esta empresa está dando para os usuários!

    Observação: Esta descrição foi retirada do texto original da empresa (ela dá a permissão).

    Como você já sabe, a Microsoft e a indústria querem abandonar o XP, certo?

    Só que nós da WXSDA vamos continuar desenvolvendo para ele e mais do que isso, vamos lhe dar o WX Supreme Desktop 2014 com mais de 300 recursos e ferramentas, suporte a toque e gestos do mouse de graça! Se você é usuário do XP, não perca esta grande oportunidade de evoluir sem gastar nada e faça o download em http://www.wxsda.com agora mesmo!

    Link pro vídeo demonstrativo: http://youtu.be/AGPMOu5YqxM

    Espero que gostem galera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.