Pplware

Dica: Como lembrar-se facilmente dos comandos Linux

Quem percebe e usa minimamente sistemas Linux reconhece o poder da shell. Num terminal que normalmente é preto com letras brancas, podemos realizar as mais diversas ações e de uma forma mais automatizada.

Comandos são milhares e é comum os utilizadores esquecerem-se de alguns deles. Quais as soluções?


Costuma-se dizer que quem trabalhar no terminal do Linux tem de recorrer muita das vezes a cábulas para se lembrar dos comandos. Ter uma lista de comandos num ficheiro de texto pode dar sempre uma ajuda mas também podemos usar as próprias ferramentas que a shell nos disponibiliza para o efeito.

Comando history

O comando history permite visualizar os últimos comandos que foram introduzidos no terminal. Um truque para quem usa o comando history. Considerando a lista de comandos abaixo, e se o utilizador pretende-se por exemplo executar o comando clear, que está na linha 29, bastaria escrever no terminal !29.

Este histórico fica normalmente guardado no ficheiro “/home/<username>/.bash_history.

Comando apropos

O apropos é basicamente um comando para encontrar outros comandos “apropriados”. Por exemplo, se pretender saber quais os comandos para listar diterórios poderia usar o comando:

apropos "list directory"

Mas há outros exemplos como por exemplo encontrar comando para fazer “match” a informação, listagem de ficheiros e diretórios, etc. Para tal basta que usem o comando apropos “match”,

Com estas duas ferramentas certamente que já não se vai esquecer tão facilmente de alguns comandos. No Pplware pode encontrar muitos outros tutoriais sobre como usar a linha de comandos.

Rubrica Comandos Linux para Totós

Exit mobile version