PplWare Mobile

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº12


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. racpxt says:

    É bom ver que esta série continua. E que se continue a desmistificar o “ecrã preto”, que não é assim tão difícil e por vezes até é mais produtivo.

    Falta apenas uma referência ao head, o “irmão” do tail só que mostra as linhas a partir do início e não do fim.

  2. carlosf says:

    https://pplware.sapo.pt/linux/guia-linux-de-bolso/
    para quem se esqueceu deste post, está aí um bom pdf para ter sempre à mão =)

  3. Ryan says:

    Diz um grande amigo meu, tambem ele Linuxiano, que a linha de comandos e poesia. Quando ele me disse aquilo estava longe de imaginar que ele domina o ecra preto como se fosse jogar uma consola de jogos.

  4. Renato Peixe says:

    Eu prefiro o less com o comando F em vez do tail -f. O less permite parar a visualização dos logs e andar para trás sem me ter de preocupar com o tamanho do buffer. Além disso, permite fazer pesquisas de texto, algo que o tail não permite.

  5. camurso_ says:

    Qual a diferença entre o cat e o more?

    • Renato Peixe says:

      O cat despeja o conteúdo dum ficheiro para o stdout. O more permite navegar pelo conteúdo dum ficheiro e efectuar pesquisas de texto. No entanto, o more é obsoleto. Usa antes o less.

  6. Simões says:

    Aproveito para por um link para o ultimo artigo “linux para totos”.

    Agradecia se alguém tivesse uma resposta…
    https://pplware.sapo.pt/tutoriais/comandos-linux-para-tots-tutorial-n11/comment-page-1/#comment-443983

  7. jotask says:

    Gostava que fizessem um guia, de como se vê quais são os programas que começam primeiro quando se faz o boot e como se acrescentam! Continuem com o guia para tótós, obrigado

  8. Pedro A. says:

    Existe algo como o tail para windows? Ontem tinha-me dado jeito 🙁

  9. Serva says:

    @Pedro Pinto ,

    Já várias vezes me congratulei com este teu guia , começo a perceber que no fundo até tem mais importância , esta tua divulgação que mil palavras que se possam dizer sobre a estabilidade e fiabilidade do Linux de hoje , sabes como é que eu vejo as coisas aqui no Pplware tu és o Guru do Linux e o @Vitor da Mac , mas só para nós é um bocado tendencioso , mas não lhe digas nada …… estou a brincar , os dois são incansáveis cada um a divulgar a sua plataforma de eleição , aceita os meus sinceros cumprimentos .

    Serva

    • Vítor M. says:

      Olha que não 😀 muitas vezes as pessoas não conseguem ler nas entrelinhas, eu com mais de 10 mil artigos escritos (mais que muitos jornalistas de carreira) não me deixo influenciar pelas marcas, mas sim pelos equipamentos.

      Se fores ler (não conseguirás certamente) os comentários para trás, já fui apontado como tendencioso para o Windows, para o Chrome, para o Ubuntu, para o Windows Mobile, para a Nokia…. enfim, não se pode agradar a todos, quando estes procuram adeptos para os eu clube.

      Como muita gente que cá vem, vem para ser informado e partilhar informação, eu hoje e não podemos deixar de dar o respectivo valor ao Pedro Simões que está com Windows, falo do que o mundo mais fala, Apple e Android.

      Sim falo mais na Apple, mas nunca escondi que sou um utilizador Android, seja como for, importa é informar e informar bem, como , na minha opinião, temos feito ao longo destes mais de 6 anos. 😉

      A culpa é dos leitores, pois cada vez são mais, este mês então…. o crescimento foi tal que tivemos um dia único na história do site. 😀

    • Pedro Pinto says:

      @Serva
      Da parte que me toca, obrigado. A equipa Pplware tenta trazer até aos nossos leitores o melhor da Interblogosfera e ficamos muito satisfeitos quando temos feedback e participação dos nossos leitores.

      Provavelmente és um dos leitores que actualmente comenta mais, acho que vamos ter de te enviar um presente pplware :). Mas antes disso, já deu para perceber que dominas muitos assuntos, vou-te lançar o desafio de escreveres um artigo para o pplware. Ficava contente se aceitasses. Fico a espera de resposta.

      Abraço

  10. Serva says:

    Errata deve-se ler ” te congratulei ” , desculpem

    Serva

  11. Serva says:

    Fico satisfeito , pode-se saber o Nr. ou é segredo de estado .

    Mas confessa lá és um pouco tendencioso , escreves muito com o coração e defendes até as últimas consequências o que achas correcto , isto é uma virtude não é um defeito é sinonimo de personalidade , bom lá estou eu com os meus tiques profissionais a falar ,mas o que disse em cima é completamente verdade penso que os 2 são uns Gurus , o @Pedro Simões anda também muito activo e gosto da forma como ele apresenta os artigos no fim gosto de todos OK , senão também não perdia o meu tempo aqui a escrever .

    A toda a equipa do Pplware os meus parabéns e que contem muitos mais .

    Serva

  12. Serva says:

    boa tarde ,

    Mudei o meu gravatar , já estava um pouco farto do Outono .

    Cumprimentos

    Serva

  13. Serva says:

    Agora é que penso que está modificado

  14. Serva says:

    ups , não sei o que estou a fazer mal ,a ok tenho esperar 10 M para que a mudança surta efeito

  15. Muito bom, desconhecia desta autenticas pérolas… parabéns, continuem que vou certamente continuar a ler os vossos artigos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.