PplWare Mobile

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº31


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Luis Goncalves says:

    pela dificuldade do uso das teclas prefiro o nano. Só gostaria que este tivesse suporte de rato (sem estar em modo gráfico). Para modo gráfico serve o gedit.

    • Nelson says:

      Eu também prefiro o nano, mas não estás bem a ver o vi… é outro nível… não tem nada a ver com um editor básico e fácil como o nano…

      • carlos says:

        O nano e bom sim, mas nada supera o vi ou seja so o VIM..
        Depois que se aprende a usar verás isso e tudo questão de pratica…
        Ele possui muitas forma de agilizar trabalhos…
        O vi no inicio da medo mas depois não se troca por nada!!!
        Abraço

  2. Morbidos says:

    Muito bom. Gostava de ver mais sobre segurança em servidores caseiros estilo ubuntu server. Pq vemos algums bons artigos sobre como instalar um servidor Lamp, mas depois nao se explica que medidas de segurença se devem implementar após a instalação.
    Dou o exemplo sobre o artigo Zpanel que apenas indica os comandos de instalação , onde faltam algumas etapas de configuração e peca tambem por nao referir como se desinstala caso as coisas corram mal.

    • NT says:

      Boas,

      Acho que a parte de segurança não será fácil de se fazer um tutorial pois as coias estão sempre a mudar. Hoje pode ser um ‘ataque’ via cpanel, desinstalas isso pois está com problemas de segurança e instalas o zpanel, porém vais ter outros problemas de segurança com o zpanel portanto é sempre um trabalho em progresso. O básico da segurança acho que não é dificil, BACKUPS e BACKUPS dos backups e ver se se consegue fazer o restauro do backup pois se não for possível o restauro de que serve o backup, depois actualizar TUDO por mais insignificante que parece a actualização e finalmente ver as security mailing lists para os produtos que usas (tipo se usas ubuntu (https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-security-announce) e todos os outros softwares (tipo falas em zpanel ver se têm esse security advisors) é por vezes maçador andar pendurado em posts para ver se existem problemas mas é uma das formas mais eficazes de andares em cima do acontecimento.

      Quanto ao desinstalar no ubuntu podes ver o apt-get com a opção de remove para remover um pacote (http://linux.die.net/man/8/apt-get para mais info) ou o aptitude com a opção de purge para remover o pacote e ficheiros de configuração. (http://linux.die.net/man/8/aptitude para mais info)

      Realemte artigos destes fazem falta no jornal da noite(RêTêPê, SIC ou TVI tanto faz), pois sempre que tento explicar a diferença a clientes eles ficam ainda mais confusos(ou não querem saber) então fica mais simples dizer que é um vírus que ‘toda a gente’ entende o que é.

  3. Adérito Fonseca says:

    Boa tarde.
    Gostava de começar a seguir estes tutoriais mas nao consigo encontrar primeiro -.-‘
    Podiam ajudar-me sff

  4. Gil says:

    Para se iniciarem no vi executem o comando vitutor.
    É apresentado um tutorial de introdução do vi que dá muito jeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.