PplWare Mobile

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº22


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Ryan says:

    Obrigado mais uma vez por colocarem por aqui estas dicas porque como não professor e tenho sempre dificuldades em explicar algumas coisas de Linux indiquei o vosso site a duas pessoas que estão a usar Linux através da linha de comandos

  2. burnin says:

    Estes tutorias dao bastante jeito! Principalmente naquelas situações em que não nos lembramos como é que se faz uma coisa simples.. agora podemos contar com o pplware para ajudar nessas alturas 😀

  3. Pedro Pinto says:

    Obrigado Nuno. Um abraço

  4. Nuno Peralta says:

    Apesar de já saber a maioria das coisas, tenho feito bookmark a todos os tópicos, pois poderá servir de referência quando eu precisar, visto que não decoro a maior parte e vou sempre procurar ao Google.
    Parabéns por esta rubrica!

  5. serva says:

    Boa noite ,

    Eu também tenho indicado a muitas pessoas que agora me devem estar a ler o que escrevo , sei que 2 já postaram , mas gostaria também de ver os outros que nos estão a ler todos os dias que participassem também neste debate , que é a forma do mesmo estar vivo e de nos trazerem as suas visões e conhecimentos .

    Para os meus amigos até segunda feira , para os leitores do Pplware um bom fim de semana , amanhã vou vadiar .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  6. Pedro Silva says:

    Sugeria ao Pedro Pinto um guia sobre pipes na linha de comandos, isto é, redireccionar a saída de um comando para a entrada de outro comando e assim sucessivamente… todos os que lidámos com a linha de comandos no dia a dia sabemos o valor desta funcionalidade.

    Abraço,
    Pedro

      • Pedro Silva says:

        Pedro, sim é qualquer coisa, mas apenas exemplificas como redireccionar para ficheiro.

        Aliás, nem sequer mencionas o operador | (pipe) que era disso que estava a falar.
        Apenas digo isto, porque o pipe é talvez um dos operadores que dão mais poder e liberdade à bash.

        Além disso, quem quer dominar linha de comandos tem de dominar o uso de pipes e penso que dava mais valor aos teus tutoriais.

        Abraço

      • Pedro Silva says:

        Pedro,

        Sim já é qualquer coisa, mas apenas exemplificas redireccionar o output para ficheiro.

        Alías, nem sequer mencionas o operador | (pipe) que era disso que eu estava a falar.

        Apenas digo isto, porque considero este tutoriais bastante bons.
        No entanto, se a ideia destes tutoriais é mostrar como tirar partido da linha de comandos, penso que quem pretende dominar nesta matéria, tem de dominar o uso do pipe.

        Penso que um capítulo sobre este tema é essencial, visto que o pipe é talvez um dos operadores mais poderosos e versáteis da bash.

        Abraço,
        Pedro

  7. Leonardo Coutinho says:

    Dentro do conteúdo info.sh a primeira linha esta incorrecta.
    A partir do echo tinhamos que posiciona-lá por baixo da linha do bin bash

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.