PplWare Mobile

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº25


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Paulo Gomes says:

    Pedro, no hard link tens de tirar o -s do ln.

    Cumps

  2. sys-noob says:

    Acho que faltou dizer que num hard link como ambos apontam para o mesmo i-node, se o original for removido os dados podem à mesmo serem acedidos no link.
    Ah e que o emacs por default estraga os soft links mas isso só é um problema para os geeks 😀

  3. Francisco Franco says:

    Atalhos muito úteis, fartinho de os usar no Android 😉

  4. David Tempero says:

    No caso de copiarmos o hardlink para outra pasta, este perde o link, certo?
    Caso se queira um hardlink em outro local diferente da pasta do original, teremos de realizar o hardlink com o destino pretendido.

  5. Simões says:

    Confesso que uso e abuso dos sym links mas nunca tinha usado os hard links.

    Sinceramente nem estou a ver um caso prático para o aplicar…

    Além disso, acho um bocado perigoso, pois fazendo ls não conseguimos ver que é um link.

    Alguém pode dar um exemplo prático (real) em que seja útil um hard link?

  6. Carlos Silva says:

    Só uma nota, hardlinks não podem ser feitos entre mount-points diferentes, apenas dentro da mesmas partição, por razões óbvias explicadas no artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.