“Isto não parece ser barato”: veterano da indústria automóvel surpreende-se com BYD
Os preços praticados pelas fabricantes chinesas deixam as restantes em estado de alerta, havendo até quem acredite que estas últimas sairão prejudicadas, caso não acompanhem a tendência. Ora, um veterano da indústria automóvel decidiu testar uma opção assinada pela BYD, o Seagull, e a surpresa foi real.
As fabricantes que têm a China como rival têm lutado por um lugar no mercado, à medida que estas penetram vários países do ocidente com propostas que agradam aos consumidores.
Se por aí houver quem aponte o dedo à qualidade chinesa, justificando dessa forma os preços baixos, saiba que o Seagull da BYD, pelo menos, "não parece ser barato".
Procurando perceber as fabricantes chinesas e o sucesso que, paulatinamente, têm conseguido registar, uma empresa de benchmarking automóvel de Detroit, a Caresoft, importou um BYD Seagull para análise.
Para o teste do modelo de 11.500 dólares (cerca de 10.600 euros), a empresa convocou o veterano da indústria automóvel, John McElroy.
Eu acho que toda a gente na indústria deveria estar a falar deste carro. A sério. Porque é um veículo "e tanto". Ele muda a definição de barato.
Disse Terry Woychowski.
O vídeo começa com John McElroy e Terry Woychowski, presidente da Caresoft, a analisarem as specs do veículo, bem como o exterior, com o executivo a conjeturar algumas das prováveis medidas de redução de custos que a BYD tomou para fabricar o Seagull.
Por exemplo, o veículo possuir apenas um limpa-para-brisas, instalado na parte da frente - sem um traseiro. Assim, a BYD só precisa de fabricar os elementos que compõem este objeto uma vez, reduzindo os custos.
Há muito para aprender aqui, porque ser capaz de competir não apenas no mercado dos carros pequenos acessíveis, mas no mercado dos carros elétricos pequenos a este preço é espantoso.
Além disso, quase nada no Seagull é deixado nas mãos de terceiros: painéis da carroçaria, conjuntos de luzes, motores, baterias, eletrónicos de potência, entre outros, são fabricados internamente, pela própria BYD.
Um dos elementos que Woychowski destaca, no vídeo, é a soldadura excecionalmente perfeita de alguns pontos do veículo, como no porta-bagagens. Por serem visualmente bonitas, a BYD poupou em acabamentos.
O vídeo continua e a admiração de ambos vai ficando mais clara. Na sua perspetiva, tendo em conta o preço, o Seagull da BYD oferece muitas utilidades e equipamentos.
Entretanto, no vídeo, McElroy mostra-se impressionado com a experiência de condução. Apesar dos poucos cavalos de potência e de não ser um carro rápido, é adequado.
Por ser importado, o Seagull não foi concebido para responder aos padrões de segurança dos Estados Unidos. Porém, Woychowski mencionou que a BYD está a alterar a sua linha de modelos para chegar a outros mercados, além da China.
Só depois de 3 a 4 anos de utilização é que se percebe quanta qualidade tem os materiais usados, as soldaduras ou a eletrónica. Quando são novos, estão todos bem construídos e usam todos aparentes bons materiais e equipamentos.
Primeiro vindo do pais que domina a metalomecanica a nivel mundial, não será por ai, e tambem vem do pais onde Volvo BMW WW nos carros e BMW e KTM nas motas colocaram o seu desenvolvimento e produção de muita tecnologia nesse pais, provavelmente deve ser pela má qualidade de produção.
Lembrar que a mota campea do mundo de hard enduro foi desenvolvida totalmente desenvolveida pela KTM na sua parceria com uma empresa Chinesa.
Andavam lá umas chinesas sim
https://www.instagram.com/reel/C2P07n9iaiL/?igsh=OHoyYnRicjQ4enI=
Também parecia q tinha muita qualidade.
Agora querer colar algum mérito da China no desenvolvimento da KTM é estar a mandar areia para os olhos. No máximo ajudaram com mão de obra.
Já agora tb desenvolvam alguma coisa para a Husqvarna? E para a GasGas ? É q esta td na mesma esfera é tudo 100% europeu.
Eles q desenvolvam o q têm pq não têm nada q preste. Têm muito trabalhinho pela frente. Deixem lá a KTM em paz pá
“Não têm nada que preste…” A ignorância é atrevida. Está atento e vai abrindo os olhos. O mesmo se dizia do Japão (Toyota) no fim dos anos 60 eu provei que o Corolla 1200 era o melhor carro da Europa fazendo 15 rallies do campeonato e nos dez primeiros, sem abrir o motor. E a China é de longe muito mais poderosa que o Japão.
@Zerto, uma coisa é ser feito na China com controle de qualidade Chinês, outra coisa é ser feita na China com controle de qualidade europeu.
Continua a haver montes de lixo Chinês espalhado por este mundo fora, mas também há muito e bom material Chinês.
a BYD já tem muitos anos de experiencia e provas dadas, simplesmente só agora é que se começou a vender a Portugal!
Vender em Portugal o que ?? Que carros os números de vendas da BYD são uma vergonha a começar pelos preços praticados pelos senhores da salvador Caetano representantes da BYD aqui na favela da Europa.
Vender o Dolphin segmento B que custa 15 mil USD top spec por 40 mil euros o mesmo que eu dei pelo meu Model3 Naooo esqueçam lá isso e já nem vou falar do Atto3 que e uma aberração, segmento C a vender mais caro que o carro mais vendido do mundo no segmento D+ Model Y da Tesla… Enquanto não resolverem isso não me parece que vão vender seja o que for… Entretanto o Sr.Moscas agradece o desempenho da BYD Portugal
11,500$ ! Uaauuuhhhh ! Infelizmente não é preço que chegue ao nosso mercado. Demosntra que há viabilidade de construir e comercializar carros elétricos mais económicos e a indústria europeia auto saia da sua zona de conforto e comece a trabalhar !
Mete-lhe os impostos tugas em cima e vais ver onde vão parar os 11500$ sejam fabricados na China ou Europa.
@TiagoR “Por ser importado, o Seagull não foi concebido para responder aos padrões de segurança dos Estados Unidos.”
E provavelmente aos Europeus.
Já percebeste o motivo de ser barato?
Para responder as necessidades das regras Europeias, terá de ter mais material e equipamentos de segurança, ativa e passiva claro que aumenta o preço, mais o transporte e impostos.
E fácil compras diretamente da China a tal fácil como isso foi o que meu caso com minha e-bike scooter elétrica que fiz paguei veio tudo direitinho nem IVA paguei já estava tudo pago e ficou a metade do preço de que compre-se em Portugal com os carros e igual no Alibaba está lá o BYD de certeza vem de contentor entra num país da Europa pagas o IVA mais baixo duque aqui depois vem de camião metem-te o carro a porta de casa depois só pagas a matrícula está feito!
Um carro não é uma bicicleta. Mesmo que conseguisses colocá-lo cá à socapa, não poderias legalizá-lo porque não estaria homologado.
quando apareceu a toyota yamaha honda etc na europa e nos EUA era lixo oriental, hoje só produzem os carros e motas com melhor qualidade do mundo.
Exato, as marcas chinesas estão a seguir o caminho que outras as marcas japonesas fizeram nos anos 70 e depois as coreanos nos anos 90 e com a vantagem que agora muito produção industrial já vem da China e neste momento é onde esta concentrado a maioria do know-how industrial.
Yamaha alguma vez foi considerado lixo? E tb Honda?
Onde é q isso foi, mostra la…
LOl olha que essas marcas não são chinesas mas sim do Japão, “made in China” é MUITTTOOOOOO diferente de “Made in Japan” não confundir. Nunca ninguém falou que era lixo oriental muito pelo contrário mas muito mesmo!!
Marcas japonesas no início eram sim consideradas lixo oriental demorou bastante tempo para perderem essa fama
Ainda à dias estava a falar com um colega mais velho e ele referia exatamente isso, os primeiros carros Japoneses também foram recebidos com desconfiança.
Na minha modesta opinião o problema dos “Xineses” foi as lojas dos 300 e coisas do género, e algumas motas tipo aceleras que apareceram que era só cromados e de pouca qualidade e agora estamos a generalizar.
Foi mais a Europa a ajoelhar para q, no caso da Yamaha, essas motas viessem para cá, Tal era a competência e resistência em prova.
Nada a ver com as chinocas q se esquengalham todas após um pequeno salto:
https://www.instagram.com/reel/C2P07n9iaiL/?igsh=OHoyYnRicjQ4enI=
Concordo plenamente, a Yamaha é a marca de motas que mais gosto, no ano passado comprei a minha primeira Honda, e ao fim de 9.000 km, nada a apontar mas já voltei para a Yamaha, os motores da Yamaha são de outro nível.
A quem diga que a Honda faz motas para serem económicas e a Yamaha faz motas para serem divertidas, e eu concordo plenamente 🙂
Único comentário: não saber que a indústria japonesa, e depois a coreana, foi inicialmente recebida com desconfiança é o cúmulo da ignorância.
No caso específico da japonesa, desculpem, mas basta assistir com atenção ao clássico filme “De volta para o futuro”.
E não há nenhuma novidade nisso: até a produção industrial *americana* foi inicialmente recebida com desconfiança na sua época. Aliás, pelo que me consta especificamente os EUA realmente demoraram até um tempo inesperadamente longo pra superarem isso…
O resto do debate, envolvendo qualidade atual, subsídios lá e cá, se tem ou não pirataria, enfim, tudo válido: mas não dá pra ignorar a História de algo tão básico como a inata desconfiança humana de tudo o que é novo frente ao que já está estabelecido, e que isso afetou toda e qualquer indústria em todo e qualquer país sempre que começou.
Este é o BYD Dolphin Mini e já está a venda no Brasil, claro que o preço na Europa com os impostos todos deve ser o dobro do que é vendido na China 10.600€.
O BYD Dolphin faz sucesso no Brasil já é o número 1 nas vendas vamos ver como se vai comportar este a nível de vendas.
A pplware anda desatenta, e dos seus próprios artigos.
Já é do conhecimento público que o governo chinês subsidia as fábricas, para que o preço dos carros seja competitivo.
Tanto é, que os fabricantes na Europa já protestaram, pedindo que os incentivos à compra de eléctricos não sejam aplicados a fabricantes chineses.
https://pplware.sapo.pt/motores/comissao-europeia-abre-investigacao-sobre-ajudas-a-marcas-de-carros-eletricos-chineses/
E os governos europeus ?
https ://www.jn.pt/i/1053758.html/
https ://eco.sapo.pt/2023/06/19/governo-prepara-incentivo-a-autoeuropa-para-fabricar-nova-geracao-de-carros-eletricos-em-palmela-alem-do-modelo-hibrido/
https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2021/695486/IPOL_STU(2021)695486_PT.pdf
Portanto não é de admirar que os governos europeus “peçam” tanto aos fabricantes europeus, já que “comem também”…
Provas do que dizes? Ah, ouviste dizer. Sabes que os europeus estão à rasca e têm que arranjar argumentos para dificultar a importação. E se não há argumentos, inventam-se
Provas? Depois de ter enviado 3 links com elas?
Bem, eu estive na China e aquilo que vi foi tudo BYD, que sao copias sem tirar nem pôr de BM w’s e outras marcas.., usados como taxi, vão lá investigar um bocado de onde é que vem o design dos farois e tudo o resto… Um Atto3 em PT custa 52k, para isso compro um Tesla….
E fácil compras diretamente da China a tal fácil como isso foi o que meu caso com minha e-bike scooter elétrica que fiz paguei veio tudo direitinho nem IVA paguei já estava tudo pago e ficou a metade do preço de que compre-se em Portugal com os carros e igual no Alibaba está lá o BYD de certeza vem de contentor entra num país da Europa pagas o IVA mais baixo duque aqui depois vem de camião metem-te o carro a porta de casa depois só pagas a matrícula está feito!
Os carros à venda no Alibaba não devem estar homologados para circular na UE.
Mas se quiseres arriscar no processo, força, o máximo q pode acontecer é ficares com um mono em casa.
além de isso deve estar desfasado da realidade em relação à mobilidade elétrica pode tempo de se ouvir o motor a combustão térmica cada vai ser menos porque a gasolina vai subir par valores impossíveis porque a tendência e ir matar o carro combustão lentamente porque a página virou para os elétricos e no futuro a hidrogenio agora não vai parar se eleminasem logo o carro plouente e a muita passar fome e dezemprego no carro elétrico não ha filtros óleos etc…manutenção calços e peneus coisa que não fica por ai alem comparavel com carro a combustão e sempre um somar!
Portanto os elektros não gastam pneus…