Pplware

Gmail, Calendar e Docs já tem novamente modo offline

A Google não se tem limitado a criar novos serviços sem lhes garantir continuidade e evoluções. Procura sempre levá-los um passo à frente da concorrência e integrá-los com os seus restantes serviços e aplicações, garantindo sempre que as mais recentes tecnologias são usadas e exploradas ao máximo.

Lamentavelmente acontecem evoluções que obrigam à perda de funcionalidades que são do agrado de todos. Um exemplo dessas alterações foi a passagem para a tecnologia HTML5 e a perda do modo offline no Gmail, Calendar e Google Docs. Mas a Google não parou no tempo e continuou a procurar uma solução para trazer de volta essa funcionalidade que tanto agradava aos seus utilizadores. A solução foi agora apresentada e vem na forma de uma aplicação web para o Chrome.

Por agora a Google apenas disponibiliza estas funcionalidades para todos os que usam o Chrome para usar os seus serviços. A razão desta necessidade prende-se com o facto de esta funcionalidade estar apenas disponível na forma de uma aplicação web. A Google pretende alargar o suporte do modo offline para outros browsers e para todos os utilizadores.

Para todos os que pretenderem usar o modo offline para o Calendar e para o Google Docs, basta clicarem no ícone que se apresenta no top da página (definições) e escolher a opção de activar o modo offline. Para já este modo apenas funciona nas normais contas Google e não nas Google Apps. Caso não tenham instaladas as webapps destes serviços devem instalá-los. Para já, e no caso do Google Docs, apenas é possível visualizar os documentos que tiverem na vossa conta. A Google pretende disponibilizar a possibilidade de os editarmos, mas para já ainda não é possível.

No caso do Gmail esta funcionalidade funciona de forma um pouco diferente, existe uma aplicação desenvolvida nativamente. foi baseada na aplicação que a Google desenvolveu para os tablets e por isso tem uma interface similar. A escolha desta aplicação foi feita por esta já permitir um modo offline.

Devem começar por desinstalar a anterior webapp que a Google disponibilizava para o Gmail. Caso não o façam a nova aplicação não vai ser instalada e o Chrome irá queixar-se. Após essa remoção devem instalar a aplicação que a Google disponibiliza para o Gmail na Chrome Web Store.

Esta nova aplicação permite então que façam a gestão completa da vossa conta de Gmail, desde a leitura das mensagens, a marcação com estrelas ou a atribuição de etiquetas. Podem ainda escrever novas mensagens, que serão apenas enviadas quando estiverem novamente online.

Finalmente a Google voltou a trazer para os seus utilizadores uma das funcionalidades que mais agradava no seu serviço de email e nos outros. Espera-se para breve a disponibilização desta funcionalidade à maioria dos browsers e até lá devem usar o Chrome para terem o modo offline.

Se sentem a falta desta funcionalidade não esperem mais tempo e comecem já a usá-la novamente!

Veja aqui mais extensões e aplicações Chrome

Leia mais informação sobre plugins Chrome no Forum Pplware: Google Extensions e Google Chrome


Download: Offline Google Mail 1.13
Homepage: Offline Google Mail

Exit mobile version