Elon Musk volta a antecipar a falência das rivais da Tesla, apontando a da Ford, GM e Stellantis
Elon Musk é um dos atores mais preponderantes do setor automóvel, encabeçando a Tesla e dando-se às balas pelo mercado dos elétricos. Entre as muitas opiniões que vai partilhando sobre este e outros temas, voltou a antecipar a falência das suas rivais Ford, Stellantis e General Motors.
Os trabalhadores da Ford, General Motors e Stellantis estão em greve, há várias semanas, em prol de salários 40% mais altos, semanas de trabalho mais curtas, de 32 horas, em vez das atuais 40, garantias sob a forma de contratos de quatro anos, e ajustes ao custo de vida.
Na rede social do costume, Twitter/X, Elon Musk abordou este assunto, respondendo a um utilizador e prevendo a falência das empresas:
They want a 40% pay raise *and* a 32 hour workweek. Sure way to drive GM, Ford and Chrysler bankrupt in the fast lane.
— Elon Musk (@elonmusk) September 26, 2023
Esta, conforme já vimos, não é a primeira vez que o empresário antecipa a falência das rivais.
De facto, esta greve poderá beneficiar, em muito, a Tesla. Se ceder às exigências dos seus trabalhadores, o trio de Detroit sofrerá um aumento dos seus custos de produção e verá o seu caminho rumo à eletrificação encarecer e acidentar.
As grandes fabricantes de automóveis estão numa situação difícil quando se trata de fazer a transição para os carros elétricos, e as atuais discussões com os sindicatos acabarão por resultar num aumento acentuado dos custos que os empurrará ainda mais para o vermelho.
Diz um relatório da Munster sobre as exigências do sindicato United Auto Workers (UAW).
Na altura em que os funcionários da Gigafactory de Buffalo da Tesla, em Nova Iorque, tentaram sindicalizar-se, Elon Musk lidou de uma forma peculiar: 25 funcionários anunciaram, no início deste ano, planos para se sindicalizarem com a ajuda da UAW. Perante essa "afronta", o CEO despediu 30 funcionários, dos quais apenas um fazia parte do grupo de 25.
Este artigo tem mais de um ano
O que deveria explicar é como as vendas da Tesla caíram mais de 10% no último trimestre! Estranho!
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/entregas-de-carros-da-tesla-desiludem-mas-empresa-mantem-meta-para-o-ano
A produção caiu, não caíram as vendas…
Não percebo…. Então se o carro é primeiro encomendado online como se pode dizer que caiu as vendas e não a produção? Visto não existir stands dessa marca…. Já não percebo nada
..
As vendas aumentaram, as estimativas dos analistas é que falharam. lol
Aumentaram em linha com os carros a combustão . Como a base dos ICE é muito superior, 8x’s mais, é fácil percebera tareia q levaram no q concerne às unidades vendidas.
Então e depois ? continua a medir pilinhas por causa disso ?
Então em um ano os ICE aumentarem 60 % as vendas ?
Já está explicado no meu comentário anterior.
13 % de 100 tem uma valor bastante inferior a 8% de 1000. Qual é mesmo a sua duvida?
Jogos de palavras usando percentagens para o hype só cai quem quer.
Mas não jogos de palavras, são factos, porque os universos são diferentes, espere mais uns anos e depois quero ver os seus jogos de palavras.looool
Antes era o diesel que vendia mais, agora teve de mudar porque afinal já vende menos
Como foi anunciado pela Tesla, a produção ia ser menor devido às alterações do novo Model 3 e agora do Model Y.
Vendas continua em grande não te preocupes.
“…salários 40% mais altos, semanas de trabalho mais curtas, de 32 horas, em vez das atuais 40, garantias sob a forma de contratos de quatro anos…” Só faltava agora esta !! Os empregados a quererem ser patrões !!
Avançar o patamar de civilização e conforto social para todos…onde já se viu, sociedade a querer evoluir para menos horas de trabalho!
Sim, porque alguns patrões ainda reclamavam se os trabalhadores tivessem que pagar para trabalhar.
Já tenho o dinheiro para o model 2 venha ele
Mais de preça vai ele a falência com o X
Ele não fabrica só o X, esse até é o que menos vende.
Twitter…
Lol, estava no reinanço.
Mais de pressa voltas para a escola do que o X ir á falência…
E mais depressa o acompanhas na ida para a escola…
E mais depressa o vais esperar ao portão da escola….
Mais depressa vai a Tesla à falência do que o resto.
Já ouço isso há 10 anos, desde que apareceram os primeiros teslas em Portugal e nem sequer havia oficina. LOOL
Só mesmo a Vectrix é que já faliu, não foi Gonçalo Pereira?
Vá chamar Gonçalo a outro, oh Hugo, isso já é ridículo demais, vê se cresces e larga a chupeta.
Sim faliu, qual a dúvida?
Oh Gonçalo deixa de cenas.
Ja mudou de nick outra vez ? Loool
Tesla tem a falência marcada para daqui a uma semana e cinco dias:) entretanto podes comprar bilhetes:):):)
Vou já comprar as pipocas 🙂
:):):):):):):):):):):):):) mas não compres muitas porque, vão ficar sem validade e a Tesla continua a crescer e a vender mais e mais mais e mais e mais e mais e mais mais e mais.
Mas vai falir não te preocupes:):):):):):)::):)::):):)::)):)
Porquê tanta preocupação? Mais clientes ganha…
Todo o empresário quando investe num negócio é para ganhar dinheiro e não para perder. No caso da produção em série também terá sempre que avaliar todos os custos envolvidos e os produtos similares da concorrência. Mão de obra, localização, energia, etc. Muitas empresas tem fugido para países asiáticos porque com certeza as pessoas são trabalhadoras e os salários são significativamente mais baixos. Nós ficamos com os sindicatos e as suas manifs
Excelente comentário.
A verdade é a maioria de electticos que se vê por aí são teslas. A razão é simples, os haters do Musk são jns tesos 🙂
Na verdade, ele está aconselhando e alertando os Democratas/Socialistas sobre o que está por vir. Os sindicatos eram de outra época em que eram necessários devido às horríveis condições de trabalho. A Tesla paga substancialmente mais do que os sindicatos dos EUA ou da Europa e oferece opções de ações aos seus trabalhadores, muitos são milionários que trabalham na linha de produção.
Democratas, socialistas e liberais.
Aqui os liberais são de direita.
Nos USA temos pena, os liberais são de esquerda.
Certo. Liberais sociais, EUA, são de esquerda – Liberais económicos, RU, PT, são de direita.
Liberais económicos, RU, PT, são de direita. ahahah conta-me mais piadas que eu estou gostar…
O que é que ele disse de errado? Alguma vez o IL é de esquerda no eixo político-económico? O IL é um partido mais à direita que o próprio CH ou CDS-PP.
“muitos são milionários e trabalham na linha de montagem”
Quanto menor a concorrência, maior o preço final. E eu já ando a dizer á muito tempo que o grupo Volkswagen está a cair muito… a Seat já foi, fabricas a fechar em toda a Europa, carros em produção cancelados…Cheira-me que vai haver uma surpresa na Autoeuropa e infelizmente não vai demorar muito tempo…
Nem mais, o cliente sai a ganhar tanto com o preço e com maior evolução da tecnologia.
A Seat não foi, a Seat vai passar a produzir exclusivamente “elétricos”.
Musk não está a antecipar a falência das empresas concorrentes.
Está a atacar os sindicatos dessas empresas dizendo que as vão levar à falência. Na Tesla não há sindicatos, despede os trabalhadores que os querem constituir antes.
Mas, se os sindicatos conseguirem o que reivindicam nas outras empresas, as reivindicações também vão chegar à Tesla.
Nada disso. Ele está muito preocupado com os concorrentes e com a indústria automóvel e com o desemprego /s
Por mim era escravatura, 20h de trabalho por dia, 10 mn para jantar e 10mn para almoço. Há quem ainda viva nos tempos feudais. Não é aves
Abre uma empresa e contrata-me para trabalhar 32 horas e aumenta-me em 40%. Isso é que era valor da tua parte
Exacto, e gostaria de ver uma fábrica da Tesla aqui em PT para ver se os “empreendedores” que aqui defendem o Musk se iriam candidatar para trabalharem lá.
Porque não iam ? Já viu as vagas que existem em Portugal ? Curiosamente são bem concorridas.
Devem comer carros ao pequeno almoço vós…
Mais uma vez vou dizer isto, quando sairmos Tesla Model 2 se o carro for aquilo que eu estou a espera, isto vai ser um banho de sangue para os LowTech… preparem se que vai ser agreste…a VW vai fechar fábricas despedir pessoal, a mesma coisa na Ford e GM já nem falo nas marcas Japonesas porque essas vão levar com um Tsunami de proporções bíblicas e nem todas irão ser salvas pelo.governo Japa que está muito endividado. As restantes marcas LowTech vão diminuir de tamanho bastante até, alguma vão perder a relevância e até mesmo desaparecer. No caso da VW estes boches vão receber dinheiro dos contribuintes, alemães para salvar a companhia, só vos digo arranjem bilhetes que vai ser bravo:)
OMG, vai ser o Apocalypse Auto.
vamos esperar… 🙂 e ver quem é que tem razão:)
A Tesla não existe num vácuo. Se os sindicatos conseguirem os seus objectivos os trabalhadores da Tesla vão olhar para o lado e querer o mesmo.
Vai ser tipo dominó! Ainda vai levar 3, 4 ou 5 anos mas eles vão começar a cair! Tudo porque ainda não perceberam que têm que ter preços (finais) muito mais baixos!
Quando a função publica cá em Portugal desceu das 40h semanais para 35h o salário manteve-se, ou seja, tiveram um aumento do salário/hora. Quando se tentou subir o horario para 40h era constitucionalmente obrigatório os Funcionários publicos ficarem a ganhar mais (no fim do mês) porque o valor hora tinha aumentado. Numa empresa privada que reduzam as horas semanais (para 32horas por exemplo – 4 dias) sem baixar o salário então o valor/hora do funcionário irá aumentar – ou seja, tecnicamente o salário aumentou, mas foi o valor/hora.
Agora, se a produtividade não é a melhor – principalmente se existem constantes horas extra (horas extra diria que é o melhor indicador de que a produtividade não é a melhor) – não vejo como é que é possivel ter um aumento de 40% de salário trabalhando menos horas.
– Na industria temos os turnos onde, se calhar, até pode ser possivel aplicar esta rotação e mantendo a produtividade – mas vejo isto a acontecer melhor com mais robotica e tecnologia de ponta. Mais trabalho automatizado e eficiente mais produção e menos custos.
– Na consultoria é onde vejo mais trabalho extra (não pago as vezes) e isto com menos horario semanal apenas irá implicar que a malta iria trabalhar mais horas extra. É a ideia de project managers idiotas que 9 mulheres conseguem gerar 1 filho num mês. Não vejo as coisas a mudarem muito.
O paradigma do trabalho teria de mudar em toda a escala. Uma empresa portuguesa com menos horas e uma redução de produtividade (ou até não) mas com custo maior de pessoal não vai conseguir competir com uma empresa asiática com mao de obra mais barata, menos custos de produção e onde as questões laborais são eticamente questionáveis. No final do dia é o comprador que escolhe e, vamos ser honestos, o comum mortal prefere o mais barato do que gastar mais por questões éticas. A malta preocupa-se com os temas éticos quando os seus problemas mais basicos já estão mais confortávelmente resolvidos (comida, tecto, segurança, utilidades, etc..).
Temos de ser realistas e deixar de construir casas pelo telhado. Estas medidas deviam ser “ad-hoc” não por decreto.
Mas esta medida não é ad-hoc. É um sector específico que está a pedir mediante os lucros de apenas $21B só este ano. Além disso o CEO Mary Barra ganhou apenas $29M em 2002.
O problema é que vemos lucros hoje mas quando começar a dar prejuizo, o que fazer? Volta-se atraz nos aumentos e na redução de horas? O que vão dizer os sindicatos?
Faz-me lembrar o tema de que as empresas, segundo alguma esquerda burguesa, têm (quase como obrigação moral) dividir os lucros pelos funcionários — mas quando dá prejuizo, também se pode dividir?
Quando mencionei ad-hoc foi no sentido de ser a empresa a decidir mediante as suas condições. Quando é o governo ou uma associação sem responsabilidade directa na empresa isso deixa de fazer sentido.
Concordo contigo que os sindicatos por vezes esticam a corda. Mas achas bem só um CEO ganhar $29M? Põe-te no lugar do funcionário comum
Quanto à política de repartir o lucro pelos funcionários faz algum sentido (ou só os investidores é que têm direito a isso e os que trabalham são m3rda?) e algumas empresas fazem isso.
Quando dá prejuizo assume-se isso e há redução de salário.
Mr.Y
A politica de repartir parte dos lucros é uma boa politica mas é preciso que a empresa tenha capacidade para ainda investir e ter poupança para épocas de “vacas magras”. Não vejo ninguém a aceitar ver o salário a baixar porque a empresa teve maus resultados. Aliás, até acrescento que despedir – principalm,ente em Portugal – não é fácil e custa caro. Quantas empresas (e até função publica) não está presa com incompetentes em posições chave porque despedi-los implica grandes indeminizações? Emrpesas com bolsos fundos despedem na mesma mas nem todas têm bolsos fundos.
Eu não me sinto mal pelo CEO da empresa onde eu trabalho ganhe bastante e receba bonus n vezes superiores ao meu salário se isto implicar que a empresa é bem gerida e tem um bom plano. Os investidores, pelo lado deles, querem é ver o seu dinheiro investido a voltar com um “acréscimo”.
Não sei se o MR. Y já investiu em alguma coisa mas acredito que não seja um “angel investor” que dá dinheiro a fundo perdido. Se investe em acções ou tem PPR então está na posição de investidor e acredito que quer o seu dinheiro a render. A empresa cai e o seu rendimento é perdido. O empregado que fica sem trabalho vai procurar outro emprego.
Sim, o lucro não devem ir *todo* para o aumento de salários. Poderia ser usado para contratar mais pessoal, investir ou simplesmente para poupar.
Mas louvo as empresas que usam o lucro como incentivo e motivação. Dá para todas? Certamente que não.
As empresas quando dão prejuízo fecham. E aí já está o ónus para os trabalhadores; o desemprego.
Não necessáriamente. Tens empresas que durante anos não dão lucro mas são investimentos rentáveis para os investidores – principalmente os de longo prazo. Só para dar um exemplo – Amazon. Demorou uns 10 anos(salvo erro) a dar lucro.
Empresas mais pequenas, PMEs, podem andar pelo mesmo percurso- em que nos primeiros anos todo o dinheiro investido e ganho é para reinvestir e, no final do dia, não tens lucro, tens prejuizo. É só uma questão de se o negócio é rentável e de crescimento e se os investidores aguentam a carga do prejuizo. Os empregados, para eles, é irrelevante esse prejuizo. no limite não recebem aumentos ou bonus. Um empregado, quando é despedido, procura outro emprego. Um investidos, principalmente os pequenos investidores, podem até ter a casa hipotecada para segurar o negócio. A empresa vai à falencia e quantos pequenos investidores não ficaram já muito mal.
ah, e não esquecer.. patrões não têm direito a subsidio de desemprego – a não ser que esta lei laboral já tenha mudado.
Isso já mudou há uns anos.
Queria dizer que é um medida ad-hoc
Infelizmente com estas leis laborais da politica europeia não são competitivas com o mercado americano e sobretudo com o mercado asiático. Se um Tesla ou um BYD sai por 40.000€ por exemplo, e temos um Volkswagen com caracteristicas parecidas a sair por 50.000€ já com impostos, o consumidor vai optar como é obvio pelo o mais barato, quando opta por uma marca premium como a Mercedes classe S não vai ter a concorrência chinesa nem norteamericana mais vai pagar mais de 100.000€ por um carro. Infelizmente quilo que os sindicatos sobretudo europeus reenvidicam nos tempos de hoje não é comportável. Mercado Globalizado
exacto. E O consumidor prefere pagar sempre menos. A ideia de que o que é europeu ganha sempre em qualidade também já não é a realidade hoje. Nem tudo que vem “da China” é de má qualidade. A meu ver, só quem está numa posição confortável é que pode Escolher comprar mais caro por questões, por exemplo, morais.
Eu, por exemplo, quis comprar um eletrico e fui ver o mercado. O Peço, ponderado com a qualidade do carro, manutenção, autonomia, apoio, carregamento, etc.. a Tesla bateu a concorrencia (na minha opinião). Porque é que iria pagar mais, se calhar mais 50% ou até 100% por um carro que “faz o mesmo” mas por ser europeu eu já compraria? Para mim não fez nem faz sentido.
Já reparaste como são os vidros das portas e óculo traseiro? E a pintura, verificaste qtas camadas tem?Seria de bom tom começarem a dar importância a esses porMAIORES.
Até agora sem temas. ^^
E já viu isso nas outras marcas ? pagando mais ?
Ainda não, mostre lá.
Até parece que estão a falar de um tesla. Portanto assumindo o seu comportamento normal: TODOS BMW descascam a pintura com uma leve passagem de jato de água.
https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-fórum/fÓrum-geral/102617-qualidade-da-pintura-da-bmw
ele e os Chineses que ponham os seus EV´s num sitio que cá sei.
No mercado e em todo o lado,os Ev´s chineses estão anos luz da Porcaria Lowtech que e fabricada pelos construtores europeus, por isso é que não vendem nos chinos, por isso e que a VW esta a arder, temos pena, andaram a brincar aos carrinhos de lego e pensaram que faziam o pivot assim sem mais nem menos, aparentemente NAO, agora é esperar para ver.
O comprador Chines compra Ev´s das marcas deles e Tesla, não compra Lixo Lowtech, pensa bem no que disseste e vê bem os carros que eles tem e diz me se alguma vez os lowtech vão poder competir…Nunca na vida 🙁 ve o Wheelsboy no youtube e ve bem a concorrência.
Porque e que achas que o Id3 nao vendia no mercado chines?? era por ser melhor que os outros queres ver e tinha preço premium com grandes features:):):) Nao amigo o carro estava a 25 mil usd ninguem o comprava, passou para 20 mil usd ninguem o comprava na mesma, passaram para 15 mil usd e como por Milagre começaram a vender carros, pois é amigo, o carro não valia 20 nem 25 mil o mesmo se passa com o Toyota Bz4 que esta por 20 mil e ninguém lhe pega, agora vê bem o panorama no maior mercado do mundo, estamos a falar nada mais nada menos de 27 ou 28 Milhões de carros, 40 ou 50 % do Dinheiro dos lowtech vem deste mercado, olha eu ficaria muito preocupado levar com um concorrência destas não e facil.
Existe alternativas ao VW, tesla e chineses, Comprava um EV da Kia, Hyundai ou Toyota, E a Europa não tem só EV de Alemanha.
Devo concordar com você, em relação à LOWTECH da Alemanha, um engenheiro automotivo aposentado na Alemanha escreveu uma carta aberta alertando-os para observarem Tesla com cuidado para tentar se igualar em todos os sentidos. Obviamente, quando ele começou a ver o MS chegar ao país, parecia algo do futuro: os abridores de porta elétricos com botão de toque (um Rolls Royce de US$ 500 mil ou qualquer carro alemão ainda tem o abridor de porta manual inventado para o Ford Modelo T. ), o carro parecia o mais recente Maserati, atualizações OTA, minimalismo escandinavo e 450cv. É de se perguntar por que os rivais não fazem OTA, é óbvio que eles não querem melhorar e atualizar os modelos mais antigos para o ano atual. É do interesse deles apenas lhe dar um carro como está e depois quebrar mais tarde para levar trabalho para as concessionárias. Isso é apenas parte do molho secreto da Tesla que vai acabar com eles.
O Musk é um cromo dos piores lol. Faz tudo para aparecer nas notícias. A Tesla anda sempre a penar e agora tem dado cabo do Twitter. Ele vai primeiro à falência, isso é uma certeza. Depois na hora de pagar, foge para Marte.
Afinal você não é diferente dele, está a dizer o mesmo que ele disse. LOOOOOOOOOOOL
Tesla vai falar daqui a uma semana e 3 dias:) that´s all folks
falir 🙂
Já estou vacinado contra este Musk, digo “este” porque tem vindo a piorar de dia para dia e quando se mete na política é um desastre. Não me admira que um dia destes os restantes acionistas da Tesla (é maioritário, com 14%) o atirem borda fora.
No entanto nesta questão das greves ele ganha, porque na transição para os VE os outros estão muito atrás, não vai resultar. É legítimo fazer greve para ganhar mais e trabalhar menos, mas o resultado é catastrófico e só trabalha lá quem quer
Muita mídia pra um lunático
O lunático tem razão, e eu nem gosto nada dele como pessoa, mas não há duvida que o tipo é persistente e inteligente. Ele pegou nos electricos e levou a outro patamar. Não digam que foi pelo ambiente que não foi, os americanos são mestres em marketing e ele apostou nos eletricos sem quase nenhuma concorrência, porque se fosse hoje não sei! Se puserem muitas marcas a fazer um “verdadeiro” carro a combustão ficam pela carroçaria, porque motor está queto! E o mesmo se passa com os carros chineses EVs muito bonitos, a combustão são bons para cagar neles!
Basicamente um carro electrico mecanica quase 0, diferente de um carro a combustão…. que tem muitos componentes mecânicos. Um carro electrico basicamente são baterias, um motor electrico, e pouco mais nem justifica muito o valor que se paga!
Então só o ferro vale dinheiro ? da ultima vez que vi o preço dele estava pela hora da amargura.
Não é só o ferro que vale, a marca Tesla vale €, a marca Mercedes vale €,… tu achas que aquilo que se está a pagar num Ferrari vale? Então não tens carros muito mais baratos até melhor que Ferrari? Nissan GTR,… mas o Ferrari é mais caro, porque é Ferrari. Tu achas que aquilo que pagas por um Iphone vale o que pagas? Há marcas muito mais baratas até melhores, mas estás a comprar um Iphone. Por isso o que estás a pagar por qualquer carro quer seja a combustão ou electrico quanto mais nome , mais inflacionado está o preço. Huawey antes, e Huawey agora? E depois é moda ter um Tesla não venham com tretas é moda.
É moda ? Então e ter um Ferrari que vale muito é o quê?
Maravilha de moda então, espero corresponder, entretanto também gosto muito da moda dos carros a hidrogênio, só que não::):):):):): também gosto da moda do carro ICe:):):):) este ultimo é a maior falácia nos meios de transporte que se tem memoria, quase 150 anos, um autentico pagode, pior falácia só mesmo a igreja que ja perdura há mais de 2000 mil anos, mas isto são outros 500 e não tem nada haver:) com o assunto.
Nissan gtr melhor e mais barato que Ferrari?
Fico por aqui! 🙂
Mas todos disseram (Alemanha e EUA) que é fácil fazer carros elétricos, a qualquer momento abriremos a torneira de mais de 100 anos de know-how e esmagaremos a Tesla rapidamente. Bem, isso não aconteceu e são eles que vão à falência; e E.M. está mostrando a eles como se faz. Todos estão chorando, estão perdendo dinheiro em cada BEV que fabricam e cobrando de 50 a 100 mil + por veículo.
O espertalhão do Musk a tentar minar a confiança dos clientes das marcas que lhe fazem “sombra” e alguma parolagem faz eco das palavras do “vidente” e nem pensam que a indústria automóvel europeia representa 12 milhões de postos de trabalho.
Então e o Musk não emprega pessoas na Europa ? Ou trouxe americanos e chineses para a Europa para trabalharem na suas fábricas e oficinas ?
E num universo de 12 milhões, quantos são trabalhadores da Tesla?
Tantos quanto são necessários para produzir e dar assistência os veículos que vendem por cá.
Essa resposta foi “chuto para canto”, mas mesmo assim eu respondo: os empregados da Tesla na Europa não ultrapassam os 15 000. E agora pergunto, são os europeus tão burros e alienados para alinhar na destruição de uma indústria crítica para a economia europeia? Obviamente que não. A compra dos Tesla é um apenas um “modo de afirmação social” ou se quiserem uma moda (tal como a compra de outros modelos americanos que pontualmente
se veem nas nossas estradas, tipo Ford Mustang, Jeep ou Chrysler). E só mais um detalhe para desmontar o mito Tesla, a Toyota foi pioneira em 2001 com um modelo hibrido de muita aceitação a nível global (15 milhões de veículos vendidos) ; o Prius, e não está parada, está a desenvolver uma nova tecnologia a nível de baterias (de grande capacidade de armazenamento de energia) que irá revolucionar o mercado dos EVs muito em breve. Prognósticos só depois do jogo, que ainda agora começou.
Não são ? Onde encontrou esses números ?
Mas destruir porquê? As marcas vão parar de produzir carros e só a tesla vai vender ?
São carros para afirmação ? Então ? Não há carros melhores para isso pelo mesmo preço ?
Só os carros europeus é que não são modas ? Ou não têm dinheiro para eles ?
A tesla nao tem híbridos, e muitos antes da toyota fazer híbridos já tinham aparecido híbridos.
Nisso concordo, finalmente toyota, acordou de andar com soluções ridículas sem nexo.
Mais um excelente motivo para não comprar um Tesla, mas sim investir em produção europeia