China reforça ofensiva: mais de 780 milhões de euros para as baterias de estado sólido
A China está imparável, com muitos planos em andamento para estimular e potencializar as suas indústrias. Em mais um passo na sua ofensiva, o país irá, alegadamente, dedicar mais de 780 milhões de euros ao apoio da investigação e desenvolvimento de baterias de estado sólido.
Segundo o jornal estatal China Daily, citando várias fontes, seis empresas chinesas irão, alegadamente, receber apoio para investigação e desenvolvimento de baterias de estado sólido do governo. São elas a CATL, a BYD, a China FAW Group, a SAIC Motor Corp, a Beijing WeLion New Energy Technology e a Geely Auto Group.
Esse apoio traduzir-se-á em seis mil milhões de yuans (cerca de 780 milhões de euros), num apoio sem precedentes liderado por ministérios governamentais. No âmbito deste apoio, as empresas serão encorajadas a realizar investigação e a desenvolverem soluções relacionadas com baterias de estado sólido.
De acordo com a imprensa, o programa será dividido em sete categorias centradas em diferentes caminhos tecnológicos de baterias de estado sólido, incluindo polímeros e sulfuretos.
Pela sua densidade energética potencialmente elevada, segurança e vantagens de baixo custo, as baterias de estado sólido são amplamente reconhecidas como a tendência de desenvolvimento das baterias da próxima geração. Assim sendo, os países estão a aumentar os seus investimentos.
O investimento a ser feito pelo Governo da China pode impulsionar um mercado no valor de biliões de yuan, injetando um novo impulso na transição verde global e no desenvolvimento sustentável.
Segundo um porta-voz da CATL, numa entrevista ao CnEVPost, no início deste mês, a empresa é líder no setor das baterias de estado sólido, reunindo já um robusto inventário. Apesar disso, outros nomes já começam a mostrar as suas propostas ao mercado, como a NIO, a Gotion High-tech e a Sunwoda.
Imagem: New Scientist
Neste artigo: baterias, China, estado sólido
Agora quero ver qual é a desculpa esfarrapada. Loool
Apenas 2 desculpas: 1, ainda não estão disponíveis 2, quando e se estiverem, os consumidores vão ter que reembolsar os tais 780 milhões de investimento.
Nem mais. Mas toda a investigação tem de ser paga e até dar lucro.
Querias que as baterias fossem oferecidas?
A única solucao é comprar produtos que não tenham ou necessitem de investimento.
Loooooool
Até existem: quando roubas patentes, com espionagem industrial. E nisso, há quem seja especialista. Depois, é só recorrer a mão-de-obra ao preço da uva mijona, e apresentar produtos com grandes margens comerciais. Mais baratos que os ditos originais, mas ainda assim com maiores lucros.
Ou seja basta arranjar os planos de algo e aparece feito. Se eu te der a planta de uma fábrica ou de 1 casa em quanto tempo me arranjas isso feito.
Eu invisto nos planos como é óbvio. O resto não necessita de nada.
Se não tiveres de desenvolver os projectos, verificar compatibilidades, pormenores construtivos, conflitos entre elementos e instalações técnicas, se essa parte, de projecto estiver resolvida e bem resolvida, é meio caminho andado. Se tiveres de andar a resolver em obra, seja de construção civil seja na construção de um navio, um avião, ou o que seja, é o pára-arranca. Sei do que falo, sobretudo na área da construção civil.
Acho impressionante a falta de provas sobre isto da espionagem industrial por parte da China. Temos provas dadas da parte do Ocidente ( e aqui vou dizer parte branca do Ocidente) em rebaixar a China por todas as formas possíveis. O exemplo gritante é o caso da Huawei em que não deixam usar tecnologia de ponta para produzir chips a 3nn e vejam-la! Conseguiram fazê-lo com tecnologia antiga! E vem uma pessoa (aposto da parte branca do Ocidente) falar de espionagem industrial, custos mais baixos de produção?
O que fez o Ocidente( parte branca mais uma vez) quando mudou a produção para a Ásia?
Onde estão os lucros dessas empresas ocidentais durante 30/40 anos? Sabe o que andaram a fazer entretanto? A contratar mentes asiáticas da China, Índia , Coreia do Sul e Japão para os ajudar a criar produtos com melhor tecnologia. Ao meu ver se retirarmos essas mentes asiáticas, recursos naturais de países não Ocidentais o que acham que vale o Ocidente em termos de desenvolvimento tecnológico? Exemplo? O melhor chocolate do mundo não tem cacau nos seus territórios e acham que pagam o preço justo pelo cacau para produzir esse chocolate? Tenham respeito pelos povos,.porque esses povos, felizmente para o Ocidente ( parte branca) sabem muito bem quem são e sabem comportar-se com o resto dos povos comparativamente com povos maioritariamente brancos que fizeram muita porcaria pelo planeta.
Achas que sim? Pergunta aos países africanos que fizeram negócios com a China, não conseguiram cumprir os termos usurários impostos, e agora estão agarrados pelos to…tintins. outro exemplo, o Sri Lanka. Igual. Mais exemplos?
Quem será?? Só de pensar fico com os olhos em bico…
Tal como tiveram de desembolsar para pagar a I&D para os motores a gasolina e gasóleo:
https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/psa_e_bmw_investem_430_milhoes_na_producao_de_motores
E 430 Milhões de euros em 2003 são 650 milhões em 2024 se usar o ippc, porque não encontrei o ippi.
https: //www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/fiat_investe_9_mil_milhoes_em_modelos_de_luxo_made_in_italy
E quem pagou os 9.000.000 milhões da Fiat em 2013?
A preços de 2013… se é que consegues entender o que isso é.
+1
E vão querer esfolar principalmente os consumidores europeus para ir buscar esse retorno.
Carros muito mais pesados.
Curioso porque o Stanley vem sempre defender carros ainda mais pesados, sim, os a hidrogénio.
Baterias em estado sólido são – sempre – pesadas, com ou sem carga.
Mais leves que as soluções hidrogénio.
Claro, não é esse um dos mandamentos comunistas? Com essa gananciosa toda até parecem capitalistas selvagens!
Na China já descobriram que na economia o comunismo não funciona…
Agora só faltam alguns comunistas portugueses descobrirem também.
LOL!!
A China é uma economia socialista de mercado. Não é o mesmo que o capitalismo dos imperialistas.
Parecem????
A China é uma autocracia imperialista capitalista com planeamento central da economia.
Já ouço a conversa das baterias sólidas há séculos e até agora nicles.
Pior que comunistas são os comunistas que descobriram o capitalismo selvagem 🙂
Podem mudar o estatudo da china para comutalista, estado comunista, economia super capitalista.
Então quando os Chineses viviam com uma malga de arroz, morriam de frio e exterminávam pardais porque eram pássaros capitalistas era menos mau?
Não atormentavam os países dos mares a sul da China.
E, entretanto, começam a assaltar a América do Sul….
GM, se quer falar em assaltos. tem os EUA destacadíssimos em primeiro lugar.
A China nem deve aparecer nos primeiros 20…
PorcoDoPunjab, os países ao redor do mundo com relações com a China, têm muito que dizer, e amargar. E alguns PALOP, idem.
E mesmo assim não conseguem deixar de ter milhões de veículos eléctricos chineses a auto-incendiarem-se!
Onde estão esses milhões de veiculos chineses a incendiarem-se ?
Estes malandros fos chineses a apressarem o enterro dos carros termicos. Coitadinhas das petroliferas, ja nao se pode poluir e matar tranquilamente.
A energia térmica é desperdiçada nos motores à combustão, talvez a maior ironia de uma máquina térmica.