Apple estará a desenvolver o seu próprio motor de pesquisa. Irá cortar os laços com a Google?
A Google está debaixo de fogo das autoridades norte-americanas num processo antitrust. Em causa está o motor de pesquisa da empresa que, segundo os promotores da ação judicial, atua com práticas anticompetitivas no que respeita à pesquisa e publicidade. A Apple, tem sido uma grande aliada, tendo em conta que os seus dispositivos têm o Google como motor de pesquisa predefinido. No entanto, apesar dos milhões que a Google paga à gigante de Cupertino, o cenário poderá mudar.
Há um novo relatório a apontar que a Apple está a trabalhar no seu próprio mecanismo de pesquisa. Reitera mesmo que já há sinais da mudança no iOS 14.
Motor de Pesquisa Apple?
Que o iOS 14 já trazia novidades em relação às pesquisas, isso já havíamos conseguido perceber ainda na fase das versões beta. No entanto, com o fechar do cerco em volta dos processos antitrust, a Apple é apontada como "facilitadora desta prática com negócio lícito", poderá ter de apostar num caminho alternativo.
Um novo relatório do Financial Times reiterou que a Apple está a trabalhar no seu próprio motor de pesquisa. A base são os novos mecanismos existentes no iOS 14 e noutros indícios que vão sendo visíveis.
A Apple está a intensificar os esforços para desenvolver a sua própria tecnologia de pesquisa, já que as autoridades antitrust dos EUA ameaçam com os pagamentos multimilionários que a Google faz à Apple para garantir a colocação da sua pesquisa no iPhone.
Numa mudança pouco notada na versão mais recente do sistema operativo do iPhone, iOS 14, a Apple começou a mostrar os seus próprios resultados de pesquisa e começou a linkar diretamente para sites quando os utilizadores digitam consultas no ecrã inicial.
Refere o relatório do Financial Times
O fim do acordo entre a Apple e a Google estará para breve
Segundo o relatório, esta mudança é mais uma evidência que a Apple está a procurar construir "um rival para o mecanismo de pesquisa da Google". Além das alterações no iOS 14, o relatório recua também ao início deste mês de outubro, referindo que a Apple começou a contratar especialistas para áreas-chave relacionadas com a pesquisa na web. Este relatório apontou igualmente que o acordo atual da Apple com a Google está a chegar ao fim. Isto porque a ação antitrust poderá obrigar as empresas a cessar a cooperação que mantêm há vários anos.
Portanto, o relatório dá conta de "vários incentivos" que a Apple tem para não manter o Google como motor de pesquisa predefinido no iPhone e iPad. Apesar dos 8 a 12 mil milhões pagos anualmente pela Google, a Apple poderá querer afastar-se de mais uma ação judicial.
Obviamente que a Apple sabe que é muito difícil ombrear com a Google no que toca a um motor de pesquisa tal como conhecemos. Assim, a vantagem aqui da Apple é a quantidade de utilizadores que envia para o Google, do lado da Google, a vantagem é claramente a forma como hoje as pessoas encaram a Internet, sendo o Google o rosto dessa internet.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Cada dia que passa há uma nova notícia da Apple a afundar-se um pouquinho de cada vez.
Como assim? Então o caso aqui é a Google que pode perder um dos seus maiores palcos de receita e a Apple é que se afunda? 😀
Exatamente… Não é ao acaso que se dão ao luxo de alegadamente pagar 12 mil milhões de dólares para serem o motor de busca padrão em apenas 1 ano… É porque recebem muito mais do que isso em troca…
E não esquecer que isto pode também comprometer o controlo “quase absoluto” que a Google detém na Web, entre browser, motor de busca e etc… Pode ser o princípio do fim deste domínio…
Claro que para a Apple é um excelente negócio, por um lado tem a Google é tem um serviço único, com um motor de pesquisa que habituo o planeta a olhar para o portal de pesquisas e publicidade como se fosse a própria Internet, por outro, 12 mil milhões por ano.. não é nada nada mau 😀
Agora, não tenhamos dúvidas que perante tanto milhão, as autoridades queiram “partir” este negócio, para dar hipótese a outros de ir também ganhar, claro que isso terá implicações, até na forma como hoje lidamos com a internet. Mas aqui, o facto do Google deixar de ser o motor de pesquisa predefinido no iOS, etc… pode obrigar a Apple e desenvolver o seu próprio mecanismo de pesquisa, que dificilmente conseguirá ter o impacto que tem o Google.
Mas, a Apple já fez esse caminho. Certamente estão lembrados do Google Maps que a Apple deixou de ter como predefinido, e fabricou o seu Apple Mapas. Não é tão bom como o Maps da Google, é verdade que não, mas a diferença já foi grande, hoje é muito menor e dentro das ferramentas Apple pouca diferença há, compensando, por exemplo, noutros dispositivos, como no Apple Watch ou Car Play, que até há bem pouco tempo, não havia nenhum outro.
Agora, o motor de pesquisa é outra música, ombrear com a Google… esquece.
Não digo ombrear com a Google, que isso é quase impossível, o Bing e o DuckDuck Go que o digam por exemplo… Mas aumenta a competitividade do mercado, retira market share à Google, diminui a sua receita e também retira valor ao seu negócio de anúncios (que hora está bipolarizado entre FaceBook e Google praticamente).
O que quis dizer é que a Google com isto perde parte deste valor “absolutista”, mas sem dúvida que continuarão a ser o melhor motor de busca em termos de relevância dos resultados, quer queiramos quer não. Noutros campos como a privacidade obviamente que não.
Será? se daqui a amanha o google impede a apple de usar os serviços da google como é ? vao todos usar o apple maps um tradutor com 8 linguas e “itube” pois nao me parece de todo, e na minha opiniao muito dificilmente um motor de pesquisa da apple ira combater com o da google mas a ver vamos sinceramente nao vejo grande vantagem para ninguem
mas porque iria a google fazer isso? aqui o negócio está a ser impedido por outra entidade que não google e apple porque senão mantinham o negócio que é bom para os 2 lados..
acho que o que apple quer é precaver um cenário em que forçosamente não pode ter o google como pesquisa
no meu caso nunca pesquiso no home screen do ios mas sim sempre dentro de um browser
Bem visto Rui
que comentário mais ridículo este…
Sinceramente.. acho bem! E outras deviam de fazer o mesmo! Estamos a precisar de concorrência entre grandes tecnológicas
concorrencia sim mas nunca iria compensar em termos monetarios agr cada marca ia criar um maps ou um tradutor ? e mesmo que criassem alguem ia deixar de usar os da google ?
Se não criarem então é que ninguém usa.. a competição entre as marcas levaria a diversas melhorias e funcionalidades em inúmeros sectores e o consumidor iria ter mais poder de escolha.
É só uma mudança de mentalidade..
Eu concordo a 100% contigo. Alias e bastante estranho as pessoas nem darem hipóteses de aparecer concorrência, como google sobre realmente como o ar que respiramos. Eu em conversas do género dou sempre o exemplo da TSMC. Eles compram nos maquinaria, e nos damos a escolher com que laser eles querem na maquina, entre marca A ( que pertence ao meu empregador) e marca B que nos tb vendemos mas e uma empresa de fora. Eles tem um uso 60% marca A e 40% marca B, para nunca acontecer nos termos 100% do mercado dos laser, mesmo que a marca A seja substancialmente melhor.
Porque quando existe monopólio o comprador/cliente fica sempre em desvantagem e e isso que nos como consumidores devíamos de abrir os olhos.
Mudança como? Dás hipótese a outros e falham na entrega do serviço!!!! Chega a um ponto em que venha lá quem vier não têm hipótese. O momento da concorrência e competição foi na altura em que apareceu google, windows, etc. nessa altura é que os outros tinham que competir, não conseguiram agora já eram. Eu compro quase sempre aquela marca que me dá confiança e garantias, experimento outras mas acabo por voltar às mesmas porque são as melhores.
Será o melhor e o mais poderoso motor de pesquisa de sempre e do mundo !
O da Google é e dificilmente deixará de ser, tens razão.
Tudo o que tem um início também tem um fim ..
É verdade, tens razão e na tecnologia não faltam exemplos, mas o mundo nunca esteve tão dependente da tecnologia, em questões do foro social, como atualmente. Por isso, quando o Google e o Facebook são para a grande maioria das pessoas “a internet” 😉 a coisa revela-se muito mais complexa. Mas concordo contigo.
Boa Vítor, percebeste o meu sarcasmo… Mas guarda o título para o artigo, e não te esqueças de quem foi o autor !
Que título? Qual artigo? Sarcasmo, autor? Não faço ideia.
Um dia…
A única razão da Apple ainda não ter o seu próprio motor de pesquisa é porque ainda não descobriu mandeira de cria-lo numa web aberta mas exclusivo para Apple users. /s
Mas agora a sério: se tal vier a acontecer vai ser algo exclusivo Safari/iOS pois estes vão “pesquisar melhor” eheh
A apple ja tenta fazer isso a algum tempo a criar sempre alternativas como o apple maps e este ano que apareceu o tradutor este plano ja vem de ha muito tempo sinceramente nao vejo grande vantagem nisto o maps o da google é melhor o apple maps agr ja esta muito melhor mas foi algo que a apple ate veio pedir desculpa em publico o tradutor muito dificilmente vai chegar perto do da google assim como o motor de pesquisa portanto nao vejo grande vantagem nisto e tambem nao estou a ver a apple a criar um youtube.
Se fosse a google em vez de pagar deixava a apple de vez e a apple deixava de poder usar os serviços da google o que seria um grande tiro na concorrencia,
No caso do Mapas, está a conseguir e já consegue comercializar o seu serviço para serviços de terceiros. Além disso, o investimento que fez, trouxe mais qualidade e já não está tão distante assim do Maps da Google. Mas isso foi uma tarefa menos hercúlea do que será criar um motor de pesquisa para ombrear com a Google.
O Google é o melhor de todos os navegadores de pesquisa
É bom a ver se a Google acorda pra vida que nestes últimos anos tem mostrado uma extrema incompetência em várias frentes. Parece que só têm estagiários a trabalhar.
Para quem não conhece devia experimentar o ecosia.org como motor de pesquisa.
Para além de ser Europeu (Alemão) é um motor de busca ecológico. Sempre que fazemos uma pesquisa estamos a contribuir para a plantação de árvores no planeta e ainda usa energia limpa para fornecer os resultados das pesquisas.
Vários motivos para usarmos o Ecosia.