Extensão Chrome: Voice Search
O Google Chrome caminha a passos largos para se tornar o browser mais utilizado por todos os Internautas. As suas capacidades estão a crescer a cada nova versão que é disponibilizada. Uma dessas capacidades, até agora pouco explorada, é a de interagir com o Chrome através da voz.
Com o surgimento da extensão Voice Search tudo muda de figura e passamos a poder usar a nossa voz para efectuar pesquisas directamente nos motores de pesquisa mais utilizados.
Com esta extensão vão alterar de forma radical a maneira como interagem com o vosso browser. Vão deixar de teclar os termos que pretendem pesquisar e passam a dita-los directamente para o browser, que se encarregará de todo o processo de pesquisa.
Após a instalação do Voice Search vai ser disponibilizado um novo ícone na Omnibar, com a forma de um microfone. Ao carregarem nele vai ser disponibilizada uma janela onde podem escolher o motor de pesquisa a ser usado. Depois só têm de carregar na image do microfone e falar o texto que pretendem pesquisa. Enquanto estiver a ser detectado som o microfone vai estar a vermelho.
O Voice Search permite que pesquisem numa vasta lista de motores de pesquisa já pré-definidos e integra também a possibilidade de ter um microfone em caixas de texto nas páginas que sejam construídas com HTML5.
Os motores de pesquisa que vêm configurados por omissão no Voice Serch são Google, Wikipedia, YouTube, Bing, Yahoo, DuckDuckGo e Wolfram|Alpha. Podem naturalmente adicionar os motores de pesquisa se pretenderem, bastando para isso seguir as instruções que estão na página de configurações.
Podem também ai definir se pretendem que seja mostrado microfone nas caixas de texto.
Se tiverem problemas em utilizar esta extensão podem ter de adicionar uma flag ao comando do Chrome. Adicionem então a flag:
--enable-speech-input |
Nota: Não sabem como adicionar a flag para terem o Voice Search a funcinar? Muito simples, basta invocar o Chrome com uma flag especifica. Essa flag é --enable-speech-input. Editem portanto o atalho que usam para chamar o Chrome e alterem o comando. Passaria a ser algo parecido com o seguinte:
“C:\Documents and Settings\psimoes\Local Settings\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” --enable-speech-input
Depois de alterarmos o comando temos de fechar todas as janelas de Chrome que tenham abertas para que passem a usar o comando definido.
Apesar de ainda não ser perfeito na interpretação do texto que lhe é passado por voz, esta extensão vem abrir a porta a um vasto leque de possibilidades do que se poderá fazer no Chrome.
Usem esta extensão para aligeirar o processo de introdução de texto ou para agilizar as pesquisas que fazem nos vossos motores de busca que mais frequentemente usam. Aproveitem e adicionem o Pplware como motor de pesquisa e entretenham-se a pesquisar no vosso site preferido!
Leia mais informação sobre plugins Chrome no Forum Pplware: Google Extensions e Google Chrome
Download: Voice Search 1.0.2 Homepage: Voice Search
Este artigo tem mais de um ano
Para mim é o melhor!!! E quem diz o contrário é mentiroso 🙂
para mim é só chumbo…
não tenho microfone ;P
Eu digo o contrário, e não gosto que me chamem mentiroso.
@eu… faz-me um favor: usa sempre o mesmo nick,é que a identidade deveria ser mantida e estás sempre a cair na moderação por já teres usado uma infinidade de nicks e mails.
Obrigado.
Não consegui por isto a funcionar, onde é que meto a flag?
Já consegui, mas não é fantástico se bem que é engraçado.
Aquele simbolo do micro é-me familiar 🙂 Não experimentei no pc, mas no Android isto já existe há algum tempo. Aliás, no android isto da para fazer praticamente tudo, desde pedir uma chamada para um contacto até procurar por um sitio no Google Maps. O ponto negativo é que, para variar, a língua do Camões ficou encostada ao canto, pelo menos quando eu experimentei. Funciona lindamente desde que seja falado em inglês. Pode ser que agora isso mude.
Vou experimentar no pc assim que puder.
Isto vai dar um jeitão nos meus trabalhos. Bom post!
Já agora, o cabeçalho do site com o pai natal e outros enfeites está espectacular!
Continuação de bom trabalho e boas festas! 😀
boas!
tenho a versão 9.0.597.19 beta e não consigo por a funcionar.Onde se coloca a flag???
Volta a ler o artigo e tens já lá a resposta! É simples.
Inútil na minha opinião. Continua sendo bem mais prático digitar o termo da busca. Pode ser interessante pra quem tem problemas motores embora…
Firefox + firesay
Já só falta darem ao google a impressão digital, a retina e o ADN! O resto já ele tem, sabe onde vivem, por onde andam, o que gostam, os vossos números, onde trabalham, o que fazem, o que compram, dados bancários, qual a vossa voz, … ( e mais uma data de coisas que a CNPD considera ilegais na maioria dos casos).
Lol, também tem os meus!
Não era no I Robot ou Minority Report que se identificavam as pessoas onde quer que elas estivessem? Isto por volta de 2050?
mmm… acho que vai ser bem mais cedo! heheh
O Google só sabe isso se tu lhes disseres… Não queres que ele saiba, não uses os serviços deles. Simples e eficaz.
Bem dito.