Pplware

Extensão Chrome: SpeakIt! – Deixe o Chrome ler para sí

Cada vez mais podemos usar os nossos computadores para nos ajudarem nas nossas tarefas mais simples. Por outro lado, essas mesmas capacidades permitem ajudar todos os que necessitam de algum tipo de apoio especial na utilização de um computador.

A extensão SpeakIt!, para Chrome, vai ajudar-vos numa das tarefas mais básicas que podem ter de realizar, a leitura. E como o faz? Lendo para vocês!

Com o SpeakIt! vão poder deixar que o Chrome leia para vocês o que está escrito em cada uma das páginas Web que decidirem que ele leia. A forma de usar é extremamente simples, bastando que seleccionem o texto pretendido e que carreguem no ícone do SpeakIt! que esté na Omnibar.

Esta extensão é, de todas as que testei, a que melhor consegue ler o nosso português (de Portugal).  Todas as outras apresentaram dificuldades de compreensão do texto escrito e de expressão. O SpeakIt! usa para realizar a conversão de texto para voz o serviço da Google que serve de base ao Google Translate.

Depois de instalarem o SpeakIt! aparece um novo ícone na Omnibar. Está então pronto para ser usado o SpeakIt!. Basta escolherem um texto de uma página, seleccionando-o. Depois clicam no ícone do SpeakIt! e o texto começa a ser lido, no idioma original.

Se preferirem podem usar o menu de contexto para iniciarem a leitura ou um atalho. Qualquer um destes três modos permite que o SpeakIt! leia o texto que pretendem.

O clicar no ícone do SpeakIt! mostra uma caixa em que podem controlar vários parâmetros da leitura do texto que escolheram. Desde o pause e play até ao volume.

O SpeakIt! tem ainda disponível outras opções que podem ser alteradas. Essas opções são a definição do atalho de teclado, a apresentação ou não do SpeakIt! no menu de contexto, o volume inicial e a disponibilização da função de conversão de texto para voz.

Vejam no vídeo abaixo o SpeakIt! em acção e percebam o fácil que é usá-lo.

Esta extensão é perfeita para quem pretendem ter o browser a ler-lhe texto enquanto realizem outras tarefas. Pode ainda ser usada por todos os que são mais preguiçosos e preferem que lhes leiam os textos.

Testem e usem-no da forma que mais vos interessar. É uma extensão a ter disponível para vos ajudar!

Veja aqui mais extensões e aplicações Chrome

Leia mais informação sobre plugins Chrome no Forum Pplware: Google Extensions e Google Chrome


Download: SpeakIt! 0.2.2
Homepage: SpeakIt!

Exit mobile version