Pplware

Extensão Chrome: Secure Shell – O SSH no seu browser

Os métodos de trabalho que usamos nos nossos computadores estão a mudar. Cada vez mais se viram para a Internet em detrimento do que possamos realizar localmente e em modo offline.

Este novo paradigma obriga a que sejam desenvolvidas ferramentas que possam fazer uso desses novos serviços e os browsers são os que estão melhores posicionados para albergar e aceder a essas ferramentas.

Quando em Março do ano passado vos apresentámos o FireSSH, um cliente SSH para o Firefox, depressa surgiram pedidos de uma ferramenta similar mas para o browser da Google. Ela surge agora, com o nome Secure Shell e com o cunho da própria equipa que desenvolve este o Chrome.

Esta extensão é um cliente completo de ssh para o browser da Google. Com ele vão conseguir aceder remotamente aos vossos servidores Unix de forma segura e sem saírem do vosso browser.

O Secure Shell está ainda numa fase de desenvolvimento beta, mas garante já que conseguem aceder aos vossos servidores e trabalhar neles de forma segura e com a máxima facilidade.

Para já, o Secure Shell consegue ligar-se aos servires remotos por SSH mas não tem a possibilidade de usar as chaves RSA ou DSA que tenham para acesso a essas máquinas. Estão assim obrigados a saber a password de cada um dos servidores a que se pretendem ligar.

Esta funcionalidade está a ser desenvolvida e as versões DEV desta extensão tem já um suporte básico para as chaves RSA/DSA. Nas próximas versões deverá estar disponível.

Também ainda não está disponível qualquer possibilidade de configuração do Secure Shell, sendo por isso para já impossível proceder a alterações de cor do fundo e do texto da janela ou a cor do cursor.

Estes podem ser mudados com alterações através da janela do JavaScript, mas esta não é uma forma simples. Espera-se também para breve uma interface de gestão completa.

Cada uma das diferentes janelas que abrirem pode ser guardada como um favorito, permitindo assim que acedam de forma directa sempre que os chamarem. Conseguem assim ter guardados os acessos aos vossos servidores mais usados.

A utilização do Secure Shell é extremamente simples. Basta que chamem esta aplicação e preencham o username, endereço da maquina e porto a ser usado. Este último é facultativo e se não o indicarem será usado o default do SSH (22).

Depois disto e se for o primeiro acesso que fazem a essa máquina com o Secure Shell é pedido para que guardem a DSA key fingerprint e é pedida a password de acesso.

Daí em diante estão no vosso servidor e podem começar o trabalho que têm de realizar, seja ele a gestão de uma máquina ou serviço nela instalado ou a criação de páginas ou outros conteúdos.

O Secure Shell não permite que usem o acesso ao ambiente gráfico de um servidor e serve apenas para acesso à linha de comandos, tal como outro qualquer cliente de SSH.

O Secure Shell consegue a proeza de conseguir trazer e concentrar mais uma tarefa para dentro do Chrome. São já várias as que podemos realizar sem sair do browser e esta era, para quem gere máquinas remotamente, uma das mais pedidas.

Esta é ainda uma extensão em desenvolvimento, mas promete ter tudo para se tornar obrigatória. Ainda para mais tem uma equipa dedicada e a fazer progressos importantes e a dar novas funcionalidades essenciais para ela vingar.

Instalem o Secure Shell e passem a gerir remotamente os vossos Unix’s sem saírem do Chrome. Concentrem todo o vosso trabalho dentro do browser da Google!

Veja aqui mais extensões e aplicações Chrome

Download: Secure Shell 0.7.9 Homepage: Secure Shell

Exit mobile version