Pplware

Extensão Chrome: Popchrom – Abreviaturas no Chrome

Sempre que possível devemos munir-nos de ferramentas que nos permitam optimizar o nosso trabalho ou tarefas. Escrever textos é um dos exemplos em que nos devemos preparar. Estamos de forma recorrente a escrever algumas palavras ou frases.

Para ajudar no processo de escrita de emails ou outros textos existe uma extensão que vos vai ajudar em muito. O Popchrom vai ajudar a escrever textos ao permitir que se criem atalhos para as palavras que definirem.

O Popchrom vai ajudar-vos a escrever textos pois permite que criem abreviaturas de palavras que depois podem ser convertidas nas palavras completas com uma simples sequência de teclas.

Podem usá-lo em qualquer caixa de texto que surja numa página. Basta escreverem a abreviatura que definiram e usarem a sequência de teclas definida para que a palavra seja estendida para o seu correspondente.

Todo o processo se passa na zona de configuração do Popchrom, local onde devem definir as palavras que pretendem ter no vosso catálogo de abreviaturas. Por exemplo, podem definir que ao escreverem ppl este irá ser expandido para Pplware.

Definam então todas as palavras que pretendem para a vossa lista e o Popchrom está pronto a ser usado. Podem ainda usar algumas palavras especiais para representa a data ou o mês corrente. Toda a informação que necessitam para a definição destas palavras especiais pode ser encontrada na zona de ajuda da página de configuração do Popchrom.

Nesta zona podem ainda definir qual a sequência de teclas que será usada para converter as palavras. Por omissão a sequência é Ctrl + Espaço. Pode ser definida qualquer sequência que pretendam por forma a que não colida com alguma que tenham já definida no vosso computador. É ainda possível definir se pretendem que a palavra alterada seja automaticamente seleccionada.

Sempre que puderem usar o Popchrom será mostrado um ícone específico na Omnibar. Desta forma ficam a saber onde podem usar o Popchrom.

Vejam na galeria abaixo dois exemplos de utilização do Popchrom. As palavras usadas estão definidas na primeira imagem deste artigo.

anterior próxima

Esta extensão é extremamente útil para todos os que usam o Chrome para escrever texto ou emails e que repetem com frequência certas palavras ou frases. É simples de usar e muito fácil de configurar para o gosto de qualquer um.

Basta definir as abreviaturas para as palavras ou frases que pretendem ter acessíveis e podem começar a usar. A facilidade de definição da sequência de teclas a usar torna-a muito modular e permite que funcione em qualquer máquina sem estar a colidir com outra qualquer sequência já definida.

Veja aqui mais extensões e aplicações Chrome

Leia mais informação sobre plugins Chrome no Forum Pplware: Google Extensions e Google Chrome


Download: Popchrom 1.4
Homepage: Popchrom

Exit mobile version