Huawei quer abrir fábrica na China para contornar as restrições nos EUA
O cerco apertado à Huawei por parte da administração de Donald Trump não parece ter fim à vista. Com estas restrições, a marca chinesa viu os seus negócios com as mais importantes fornecedoras e empresas a serem barrados.
Nesse sentido, a Huawei tem agora planos para construir uma fábrica na China e, desta forma, contornar as sanções dos Estados Unidos.
As restrições e bloqueios impostos à Huawei pelos EUA, levaram a que os negócios e parcerias que a chinesa mantinha com várias e importantes empresas fossem suspensos. Para voltar a negociar com a marca, as empresas devem obter uma autorização por parte do governo de Trump.
Segundo as últimas notícias, algumas fabricantes já conseguiram essa mesma autorização, como por exemplo a Intel, a AMD e a Sony.
No entanto, os entraves impostos pelos EUA, levaram a que a Huawei fizesse mudanças drásticas, tais como deixar de lado a loja de apps da Google e criar a sua própria App Gallery. Para além disso a empresa está também a desenvolver o seu próprio sistema operativo para smartphones.
Huawei quer ter fábrica na China para fugir às restrições dos EUA
Segundo as informações, a Huawei está a planear abrir uma fábrica de chips na China, nomeadamente em Xangai. As notícias indicam que o local seria administrado por pela Shanghai IC R&D Center, uma empresa de pesquisa de chips parceira que é apoiada pelo governo municipal. O objetivo da empresa chinesa é contornar os bloqueios impostos por parte do governo norte-americano.
Mas este plano traz também alguma reviravolta à situação com os EUA. Isto porque, de acordo com algumas fontes, a Huawei não irá usar nenhuma tecnologia norte-americana.
Em suma, este projeto iria permitir à empresa chinesa garantir a produção de componentes para os seus principais negócios na área das telecomunicações. Segundo as informações, com esta fábrica, a Huawei poderia produzir chips mais avançados de 28 nm até ao final de 2021, de modo a promover o mercado das Smart TVs e ainda outros equipamentos para a Internet das Coisas.
Um outro objetivo é a produção até ao final de 2022 de chips de 20 nm, os quais seriam usados no fabrico de grande parte dos equipamentos de telecomunicações 5G da Huawei.
Mas, como seria de prever, a marca ainda ficaria longe da litografia atualmente usada nos seus smartphones, de 14 nm. No entanto, espera-se que a fabricante consiga produzir chips competitivos até ao final desta década.
Ou seja, esta solução não irá resolver no imediato os problemas da Huawei com o governo norte-americano. Mas haveria sim frutos a longo prazo.
Este artigo tem mais de um ano
Nunca irei comprar nada dessa marca, prefiro a Apple.
Há mais coisas que preferes comprar, muitas delas nem oferecidas eu as queria.
Estavas tão bem caladinho…
Muito sabes tu o que realmente compras.
Deves pensar que a Apple fabrica todos os componentes que estão no interior dos iPhones.
O Trump tem razão. Huawei fora.
Tu também devias ir fora pela mesma lógica.
Alguém com o seu perfeito juízo apoia um lunático daqueles.
Claro, pena é isso vir do presidente do país que tem a NSA a vigiar tudo e todos há dezenas de anos. Os chineses tiveram um bom professor.
Quando alguém quiser virar o esquema dos chineses e dos americanos eu estou dentro, até lá não me junto a nenhum dos lados de certeza
+100%
Trump2020
Por acaso acho os tlf da Huawei fantásticos, tenho um Note 10+, mas voltei a pegar no meu “velhinho” P10, para tlf de serviço e continua fantástico, o desbloqueio é supere rápido é uma pena o que estão a fazer com a Huawei
Podem produzir onde quiserem mas se não pagarem as patentes estão feitos!!
Fazem como a Apple, pagam as multas das violações de patentes.
+1
Agora é que nao vai prestar pra nada.. Ah ah ah
A sorte desta impresa é ter o partido comunista chinês a injectar lá dinheiro.
O que vale é que o Trump tem os dias contados.
Era bom.
É tudo sempre conversa, tal como dizer que é conversa!
Sendo uma empresa chinesa poderia fazer a fábrica cá em Portugal, já quase tudo é chinês …
Olha que os chineses têm uma grande vantagem em relação aos europeus. Ninguém sabe a idade deles!
não é preocupante, assim que o Trumpas perder as eleições estas tretas acabam-se de uma vez por todas.
não acabam! A questão com a Huawei começou há alguns anos, o Biden não vai mudar isso! O que pode mudar é o tipo de diplomacia com a China, mas mesmo assim a dinâmica da geopolítica americana já determinou que a China é um adversário, não se vai voltar ao antigamente.
Até podem ficar muito amiguinhos dos chineses novamente, com um novo presidente, contudo o problema é que a China quer dominar o mundo inteiro, e com a sua faceta política de socialismo com tendência ao comunismo global, eles farão tudo e mais alguma coisa para que todos países fiquem debaixo do seu jugo, seja voluntariamente, por influência económica ou mesmo pela força das armas onde de outra forma não for possível… parece ser um plano a médio/ longo prazo, eles não tem pressa, devagar mas com segurança querem eles realizar, e consegui-lo-iam por completo se outra força mais elevada não se opusesse a tais intentos de todas as maneiras possíveis, imagináveis e inimagináveis… mas não os vai impedir de tentar, apenas de o conseguir por completo.
Estavas a descrever a China ou os EUA, é que por um segundo pareceu me exactamente igual…
Pah os chineses não são nenhuns santos, de longe,mas nunca precisaram de pressionar (aka ameaçar) da mesma forma que os americanos fazem.
Distância dos 2 é o que eu quero
Eu ficaria admirado é se a huawei fosse montar uma fabrica na europa na D, ou CH, também esou admirado como os chineses ainda nao copiaram os materiais que eles importam das marcas USA.