PplWare Mobile

Donald Trump acusa Taiwan de roubar a indústria de semicondutores dos EUA

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    A política americana chegou em força ao pplware.

  2. says:

    É burro que nem um boi. Se Taiwan perder os laços com os EUA é quase de imediato anexado (efetivamente) pela China. E a seguir temos o que? É que nem chips, nem discos duros, nem quase nada, já que muito, mas mesmo muito é produzido lá. E nos EUA quase nada ou mesmo nada em algumas gamas de mercado importantes.
    Podem sempre voltar à idade da pedra, já que este tipo ainda não saiu de lá.

    • mail says:

      Ele na verdade não está ralado com taiwan. Ele não percebe, nem quer perceber que, muita da força dos eua também está nos aliados que tem pelo mundo, nas bases militares nesses países aliados que funcionam como postos avançados. Ele só está interessado numa coisa, dinheiro. Afinal de contas foi este tipo que enterrou os restos mortais de uma das mulheres num dos seus campos de golfe para pagar menos impostos, é ele que varias vezes fez observações de teor sexual em relação a uma das filhas. Um tipo asqueroso, nem os filhos o suportam apesar de não serem diferentes dele.

  3. NãoEstouVer says:

    Este está reladinho com uma 3º Guerra Mundial

  4. Aves says:

    Se não é um encorajamento à China para ocupar Taiwan, não sei o que seja. Burro que nem uma porta e um perigo para o mundo, se for eleito.

    • Técnico Meo says:

      Do teu ponto de vista. O mundo nunca esteve pior como está agora tirando a crise dos misseis cubanos. com O biden e a Kamala o mundo está de facto muito mais instável do que a ultima presidência do Trump.

      • 36.71Hz says:

        É que o engraçado é isso @Técnico Meo, é que aqui o Ventura nunca foi presidente, então pensam que o mundo vai acabar se tal acontecer, enquanto na América já aconteceu e o Pais nunca teve tão bem em tantos anos com o Trump… Como é possível virem ainda com estas histórias do século passado????

      • Aves says:

        Pode sempre piorar. Basta que Trump seja eleito.

      • Contador says:

        São todos um bando de psicopatas. Uns contra que os russos continuem a dizimar nações, ainda que eles mesmos sejam responsáveis pelo mesmo, o outro super amigo dos russos e não quer nem saber se nos países amigos está um tarado tipo hitler a dizimar pessoas. Mas há algum desses políticos que se aproveite? É muito lindo dizer que quer acabar com a guerra na ucrânia quando é a favor do roubo de propriedade alheia. Mas quer acabar com a guerra. Claro. Politicos…

      • RicM says:

        O mundo está como está também devido ao Trump. O Biden é sem dúvida um sionista mas foi o Trump que estimulou (leia-se, financiou) a Ucrânia a mexer-se em direção à OTAN. Logicamente que o Putin não poderia permitir tal jogada de poder perto dele. Ora veja-se o que os Estados Unidos fizeram a Cuba e a tantos países da América do Sul quando estes se desviavam da sua esfera de poder.
        Depois dos americanos saírem do Afeganistão – visto que já tinham “chupado” aquilo tudo – o complexo militar precisava de arranjar outra maneira de vender as suas armas e munições. Parece que o 7 de outubro caiu do céu.
        Como disse, o Biden é um sionista, a Kamala, casada com um judeu, pelo que qualquer esforço para interromper o genocídio em curso é fumaça. Israel continua a fazer o que lhe apetece até porque sabe que ajuda o Trump nas eleições, e este já disse que ainda quer ajudar mais Israel. O Bibi está à espera que Trump seja reeleito para marchar pela Cisjordânia e fazer o que desejam muitos judeus: “matá-los todos”.

      • Nirelle says:

        Não foi o Biden nem a Kamala que invadiram o Capitólio por não aceitarem que perderam as eleições. Foi o admirador do Putin chamado Donald Trump. Agora está a usar o outro admirador do Putin chamado Elon Musk.

      • MLopes says:

        como é que consegues ter a lata de fazer uma afirmação como essa “o mundo nunca este pior como está agora” que é precisamente o oposto do que a realidade e os números mostram?!
        ou tens um descaramento maior que o mundo ou um nível de desconhecimento do mesmo calibre.
        nunca leste rutger bregman, entre muito outros, pois não?

        • Técnico Meo says:

          A arrogância pode ser uma faca de dois gumes. Presumir a cultura geral e profissional de terceiros sem saber, faz que comentários como o seu caiam no ridículo. Esse autor não o sigo, nem estudo por questões de repudio intelectual. Nem François Fanon nem outros lixos marxistas. Por outro lado, toda a obra do nosso Saramago está lida e ali na estante, assim como Marx ; Nietzsche, Kant , Schopenhauer, Marquez, Damásio, Gerald Edelman, entre outros mais contemporâneos ou específicos de economia e Historia. Tente ler algo fora da sua bolha, os seus pathways neuronais vão agradecer as novas ligações.

    • 36.71Hz says:

      Ele já foi eleito presidente, e com melhores resultados que o obama e biden por isso não sei que perigo para o mundo é esse. Aliás ele não começou qualquer guerra enquanto o Obama começou e ganhou um nobel da paz por isso…. Então faço-te a pergunta, quem é o perigo mesmo???

      Menos inflação, 0 guerras, menos desemprego, casas mais baratas… Que perigo certo? Para os parasitas no Governo talvez.

      A América não é Portugal, onde fazem das pessoas bichos papões nos média e todos acreditam.

    • Técnico Meo says:

      E twain está armadissima até aos dentes, só peca por ser muito pequena e esse facto está a impedir a expansão do seu exercito. A china se invade militarmente Twain vai ter baixas pesadissimas. Os acordos internacionais mantem-se para proteger a ilha. Burro, é quem ainda não pensou em desmobilizar a indústria dos semi condutores dali para fora; se cai nas mãos da china o problema ganha magnitudes muito maiores. Mas eu percebo que não tenhas este instinto para perceberes estas projeções.

      • Aves says:

        Pensei que sabias – sem a assistência do pessoal e das peças da ASML e de abastecimentos que vêm de fora, o equipamento da TSMC para fabrico de chips avançados para ao fim de pouco tempo. A China sabe.
        Construir fábricas de chips avançados nos EUA é o programa em que os EUA têm gasto rios de dinheiro e a que Trump diz que se opõe. E acrescenta a bocarra de Taiwan ter roubado a indústria dos chips aos EUA. Sabe que não é a política externa que elege um presidente dos EUA – mas apresentar-se como um grande defensor do emprego e da tecnologia nos EUA rende votos.

        • Técnico Meo says:

          Estás a subestimar a capacidade da china em resolver isso muito rapidamente. Só precisam mesmo de encontrar alguns pontos de produção ainda intactos. Lei de Murphy. Se pode correr mal, vai correr mal. Deslocalizar a produção para um sitio mais seguro é completamente racional. Isso não invalida a aliança militar e o acordo de defender a ilha. Simplesmente é uma forma de proteger o segredo e a economia. Cada vez que a Nvidia, Intel entre outras tremem, os mercados baseados em sp500, que são quase todos vão abaixo, e não é pouco. Quanto á assistência do pessoal, dizia um comunista no séc passado que o poder provem de um cano de uma espingarda apontada á cabeça de alguém. Continuas ingénio.

          • Aves says:

            Ainda não leste nada foi sobre os “Xi-coração” de Trump a Xi Jinping.
            Pesquisa por “Trump love Xi Jinping” ou parecido. Os autoritários/ditadores gostam muito uns dos outros.
            Depois pesquisa por “China Taiwan $2bn US” (2 billion dollars), valor do acordo militar dos EUA com Taiwan assinado há poucos dias entre a administração de Biden e Taiwan.

    • jorge santos says:

      Eu não teria dito melhor!

  5. Patinhas says:

    O Sporting também “acusa” de lhe roubarem o treinador 🙂

  6. mail says:

    Este é aquele gajo que diz a boca cheia america first, diz estar muito preocupado com os empregos na américa mas depois as bíblias que ele vende com a marca trump são made in china, os tênis trump made in china, o relógio também made in china, até o merchandise da campanha onde diz america first é todo ele feito na china. America first my *ss. Mas basta olhar para a sua base de apoio para perceber algumas coisas.

  7. MataPorcosDoPunjab says:

    Grande homem (ele mede quanto ? 6 pés ?) o bicho é grande… e mau.

  8. Profeta says:

    Qual e o problema do trump afinal ? E a outra candidata sera melhor ?

    • X says:

      Querias um trump desta vida como patrão?

      • Profeta says:

        Tenho de perguntar de novo ou vais responder de novo com outra pergunta ?

        • X says:

          Faz o exercicio de imaginares que trabalhas para o trump, pensa pela tua cabeça de modo objectivo e terás a resposta ou queres a papinha toda feita?

          • Profeta says:

            X nao comas tudo o que a comunicacao social te vende. Faz la um exercicio tu es capaz. eu nao estou a favor nem de um nem de outro, porque qualquer presidente so esta atras de poder e manter as relacoes comerciais. Agora nao me venhas e defender um em prol do outro porque ninguem sabe o que esta para vir. Isto e conhecido por todos. Estas guerras e guerrinhas ja estamos nos fartos de saber que sao estrategicas. Ou queres que continue a permanecer a guerra Ucrania vs Russia ? Adivinha a primeira coisa que Trump ira fazer se ganhar as eleicoes consegues adivinhar ? Faz la um esforco, sei que consegues.

          • X says:

            Relativizas as coisas de tal maneira que parece que o trump e a kamala estão no mesmo plano, é falso e nem é preciso ser génio para perceber isso.

    • MLopes says:

      ora deixa ver: lunático, provavelmente com uma doença mental, dominado por duas religiões a que o faz acreditar de forma doentia em coisas imaginárias e agir e viver em função disso e a do dinheiro, belicista disfarçado, homofóbico, xenófobo, direitos humanos nem sabe o que é, misógino e a lista com dezenas de adjetivos, todos negativos, e exemplos vários que demonstrariam à saciedade a veracidade de cada um deles.
      isto não quer dizer que algum presidente dos eua tenha sido ou venha a ser inocente em muitas destas matérias, sabemos que a loucura dos eua é mais ou menos generalizada, mas este tipinho acumula um rol impressionante e perigoso, que é o pior

  9. mail says:

    Até onde vai o desespero destes palhaços, por um lado diz isto https://x.com/RonFilipkowski/status/1851285290515619979 por outro temos isto https://x.com/marceelias/status/1851300500580573386 acusam os outros de interferência quando na verdade são eles a interferir com o processo eleitoral.

  10. Ddt says:

    Este gajo parece que é a favor da China atacar Taiwan…..pelo menos com ele já vi que os USA se vão afastar de Taiwan…deixando a porta aberta à China ….mas se a China atacar ,as fabricas a que eles tanto querem deitar a mão param de produzir …acho que li em qualquer lugar que aquilo está preparado para ser desligado por comando à distância…

    • Aves says:

      Falou-se nisso – que as máquinas mais avançadas da TSMC, fabricadas pela ASML, tinham “kill switches” e que o governo holandês sabia. Um senador dos EUA disse que os EUA destruiriam as fábricas da TSMC em caso de invasão. O presidente da TSMC, quando abertamente se andava a falar em invasão, veio dizer uma coisa muito simples – sem a assistência técnica e manutenção da ASML e fornecimentos do exterior, as máquinas avançadas da TSMC/ASML param ao fim de pouco tempo. Ou seja, se é para obter as máquinas mais avançadas que a ASML está impedida de lhe vender, não é através da invasão de Taiwan que a China as consegue.

      • Técnico Meo says:

        É MUITO mais simples deslocalizar, como te tinha dito. Assim, a china vai invadir só porque sim, porque assim toda gente vai ver que é pior que Putin. Se estás fixado que o Trump vai deixar a china invadir, desengana-te. Ele vai escalar o exercito Norte-americano como nunca. Se pensas que ele é amigo da china, desengana-te. Este não é o papalvo do Biden. Este sabe jogar na alta esfera, ao contrario do desastre de Biden. O Putin testou a paciência dele na Siria, com as Wagner a atacar ás abertas uma base Norte-americana. Passadas 6 horas só sobraram meia dúzia de russos. A historia não é muito conhecida.

        • Aves says:

          Que ingénuo que tu és. Jamais Biden, Kamala ou Trump entrariam em guerra com a China se invadisse Taiwan. Isso está bem explícito na diplomacia e na doutrina militar dos EUA.

          • Técnico Meo says:

            Veremos Mestre Aves. Nada que um ou dois shows offs ao lado da ilha não demova a china. E no ar uns belos 20 F-22 e mais um punhado de F-35 devem fazer a festa.

          • Aves says:

            Até a Rússia, que vai por soldados norte-coreanos a combater na Ucrânia, tem o cuidado de dizer que está de acordo com direito internacional – que há um tratado de assistência mútua entre Rússia e a Coreia do Norte que permite a um dos países enviar tropas para outro.
            Não há qualquer tratado militar ou outro entre os EUA e Taiwan que levasse os EUA a defender Taiwan em caso de invasão da China. Coisa diferente é vender-lhe armamento, que é o que tem feito (o último contrato foi de 2 mil milhões de dólares, que deixou a China furiosa).
            Acho que confundes Trump com o Rambo 🙂

          • Técnico Meo says:

            TRA de 1979. Larga o chat GPT . Promete muito mais que armamento. O que a ti parece ambíguo, eu vejo como um tratado sólido de defesa com décadas de existência e provas dadas. O Trump tem os seus defeitos, fez erros e os fará nesta nova presidência, mas mesmo com isso tudo será muito melhor chefe de estado do que a Kamala. A mulher simplesmente não tem perfil. Aceita que dói menos mestre Aves

          • Aves says:

            Não é tratado nenhum. É uma lei dos EUA. Compromete os EUA a fornecer meios de defesa a Taiwan mas não a intervir em caso de ataque da China.

          • Técnico Meo says:

            Isso é uma interpretação pessoal tua. Eu interpreto de outra forma. Assim, cada um fica com a sua, 45% para ti, 45% para mim, 9% para o IRS, 1 % para a PPware.

          • Aves says:

            Em todo o caso, lê as recentes declarações de Trump sobre Taiwan, ao mesmo tempo que acusa de ter roubado a indústria de chips.
            “Taiwan deve pagar pela sua defesa”, ou seja, compre-nos e pague as armas para se defender – que, de resto, é o que tem acontecido. Nem a mais pequena palavra de apreço por Taiwan, quanto mais uma promessa de defender – esses ladrões da indústria de chips americana.

          • Técnico Meo says:

            Confundes floreados politicos com a dura realidade: -Ele segue o principio de pagador, utilizador. Espero que ele faça o mesmo com a Nato. As melhores lições da vida são os baldes de agua fria. A Europa tem de acordar; os monstros não desapareceram com o virar do milénio. E não se combatem com palavras neutras e bonitas. Eu escrevo-te algumas respostas, nunca com o intuito do bota abaixo, percebe. Concordo inclusive até com muitas das tuas referencias; quando a informação está correcta, tem de ser promovida, não importa de onde provenha- sempre foi o meu lema de vida e de trabalho.

          • Aves says:

            Isto não são floreados – 2/3 dos inquiridos nos “swing states” dizem que Trump não vai aceitar os resultados eleitorais se perder.
            É bem possível que o 06/01/2021 seja uma brincadeira comparado com o que se vai passar.
            Quando, aqui há uns anos, a diferença entre democratas e republicanos era semelhante às diferenças entre o PS e o PSD, muita coisa mudou, nos USA e no mundo.

          • Técnico Meo says:

            Muito drama por uma vitória já anunciada . Relaxem, nem o mundo vai acabar nem o homem é um monstro. Provavelmente a inflação irá baixar um pouco. de Resto, 90% das pessoas do mundo não vai notar diferenças na vida pessoal a não ser quem vive de drama stories.

  11. João says:

    Enfim este marmejo é um verdadeiro estupido!

  12. David Guerreiro says:

    A culpa não é da TSMC, mas sim dos EUA que se deixaram dormir à sombra. Deslocalizaram a produção de semicondutores avançados para o oriente, a TSMC inovou e conseguiu ser o player #1 no mercado. Aliás, os EUA precisam muito da TSMC para produzir chips utilizados em equipamento militar, não me parece que possam prescindir deles. No entanto a TSMC está a construir uma grande fábrica por lá, mas ainda vai demorar uns bons anos até estar operacional.

    • Aves says:

      E nos EUA empresas como a INtel eram capazes de fazer o mesmo que a TSMC?
      A grande conquista da TSMC, dita pela própria, é: ter engenheiros com uma dedicação à empresa que não há em mais lado nenhum e ter criado uma cadeia de suprimentos, essencialmente na própria Taiwan que não é possível encontrar construindo uma fábrica fora, por exemplo nos EUA.
      Mas sem as máquinas litográficas EUV da ASML a TSMC não fabrica chips avançados.

  13. Andreas Noack says:

    Business Insider.
    “BlackRock’s Larry Fink says the US election ‘really doesn’t matter’ for markets”
    “He said that BlackRock works with both administrations and is “having conversations” with both Vice President Kamala Harris and Republican nominee Donald Trump.”

  14. Ras'al'Gul says:

    “The global semiconductor industry is dominated by companies from the United States, Taiwan, South Korea, Japan and the Netherlands, with Israel and Germany having significant presence in the field.” – Good luck, dumbass!

  15. mesmo says:

    Durante o covid, disse ser muito eficaz a utilização de lixivia para combater o virus, duas dezenas de pessoas experimentaram. Mais tarde diz ele que, aparentemente devia ter dito ser utilizado só como agente de limpeza, não para ingestão. Até aqui…podiamos dizer que foi infeliz e caricato, mas quando ele se vira para trás e pergunta a um dos médicos “é assim certo?”, pronto diz muito do eleitorado dele e dele…As alternativas não são das melhores que já se viram, mas isto? Isto é só estupido.

  16. TugAzeiteiro says:

    É muito simples… Trump presidente = Russia e China à vontadinha para fazerem o que quiserem no mundo. Kamala presidente = Europa ainda pode respirar mais uns anos… De qualquer das formas, seria interessante a Europa deixar de debater tudo e mais uma coisa e começar a entrar mais em ação, criando finalmente um exercito comum.

    • Técnico Meo says:

      Não dá, pois é gerida por burocratas e snowflakes, nem daqui a 30 anos estaria pronto o exercito. Depois outro problema é a língua, houve um total de desinvestimento nas línguas no ensino, imensos jovens a chegar ao ensino superior a articular muito mal o inglês ou nunca ter tido, por terrem andado no ensino profissional. Malta nascida em 70, 80, 90 em PT sabem falar e ler muito melhor inglês do que estes jovens de agora. Há países europeus que nem existe o inglês no ensino.

  17. LA says:

    Não passa de um jumento, que só olha para o próprio umbigo.

  18. JC says:

    Não sou pro-democrata… mas diria que este republicano tem algum atraso mental….será?

  19. PJA says:

    Afirmação completamente idiota, mas está ao nível da pessoa que é.

  20. Luís says:

    3% dos apoiantes do Trampa são os multimilionários que pensam que vão ganhar muito com a presidência dele; o resto são os burros que gostam de colar cartazes e bater palmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.