PplWare Mobile

China avança nos chips e já ‘só’ está 4 anos atrás da litografia mais avançada do mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Aves says:

    Um editorial que me parece muito interessante do Taipei Times (19/09/2023). Apenas a introdução: Em resultado das restrições tecnológicas dos EUA, “A falta de tecnologia de fabricação de chips, como a litografia ultravioleta extrema (EUV), garantiria que as empresas chinesas — Huawei em particular — ficassem atrás da TSMC e da Samsung em cinco a seis anos, disseram alguns analistas. A TSMC está a fabricar chips de 3 nm e está-se a prepara para aumentar a produção de chips de 2 nm em 2025, enquanto as empresas chinesas ainda estão a lutar para fazer chips de 7 nm a uma taxa de rendimento adequada. Isso apesar do lançamento surpresa do novo telefone premium da Huawei, o P60 Pro, que é equipado com um chip Kirin 9000S fabricado pela SMIC usando tecnologia de 7 nm. Os analistas acreditam amplamente que a SMIC produziu chips de 7 nm a uma taxa de rendimento baixa e alto custo”.

    Se alguém nos EUA falava do atraso da China ser de 10 anos não sei, o que se falava era em 6 anos. Quanto ao atraso agora ser de 6, 5 ou 4 anos, é variável, conforme quem escreve. Uma coisa parece certa, mesmo que atual tecnologia chinesa de 7 nm seja pouco eficiente, com uma elevada % de chips rejeitados, “mostra como as empresas chinesas de semicondutores estão determinadas a desenvolver a sua própria tecnologia, avançada ou madura, para reduzir a dependência no exterior a qualquer custo”.
    https://www.taipeitimes.com/News/editorials/archives/2023/09/19/2003806443

  2. PorcoDoPunjab says:

    Tenho que jogar no Euromilhões porque a minhas previsões concretizam-se.
    Disse aqui mesmo por altura do início das sanções que se alguém esperava que os chineses ficassem quietos, estavam bem enganados.

    Disse para nunca os subestimarem.
    Acertei em cheio.
    As sanções tiveram precisamente o efeito contrário.

    Se os chineses conseguirem, e tudo indica que sim, criar uma indústria de chips, as indústrias de chips americana e europeia vão vender os chips a quem?
    Ao Totta, já se está a ver.

    E falta ainda outra questão, a Google vai pagar bem caro o ter retirado a licença à Huawei.

    Pelo que já vi, o HarmonyOS 4 está excelente.
    A Google ganhou aqui um concorrente de peso.
    Se antes apenas tinha a concorrência do iOS agora vai ter do HarmonyOS tb.

    E se a armada de fabricantes chinesas decidirem todas instalar o Harmony nos seus dispositivos, aí é que vão ser elas…

    Como é que a google vai combater isto, não sei.
    Os Chineses tomaram a Google e o Ocidente de ponta e não vão parar até serem independentes o mais possível em matéria de alta tecnologia.

    Vamos a ver no que isto vai dar.

  3. Santos says:

    Daqui a 5 anos a China vai começar a vender chips ao resto do mundo.

  4. Mr. X says:

    Os EUA apenas adiaram o inevitável!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.