SpaceX quer levar centros de dados para o espaço e já mostrou o primeiro satélite
A SpaceX deu mais um passo na sua ambiciosa estratégia para a Inteligência Artificial (IA). Num vídeo, Elon Musk apresentou novos detalhes sobre o AI1, o primeiro satélite de um projeto que pretende criar uma gigantesca rede orbital dedicada ao processamento de IA, composta por cerca de um milhão de satélites.
Um centro de dados em órbita
Durante uma apresentação em vídeo, publicada na rede social X, Elon Musk revelou uma imagem conceptual e várias especificações técnicas do AI1, o primeiro modelo de uma nova geração de satélites concebidos para funcionar como centros de dados no espaço.
Segundo o diretor-executivo da SpaceX, o satélite contará com enormes painéis solares de aproximadamente 70 metros e será capaz de fornecer uma potência média de processamento de 120 kW, atingindo picos de 150 kW.
O objetivo passa por executar tarefas complexas de IA diretamente em órbita terrestre.
Watch @ElonMusk provide a technical update on SpaceX’s capability to manufacture, launch, and operate AI satellites at scale → https://t.co/PSCyWrNsOg pic.twitter.com/vhtr46uax7
— SpaceX (@SpaceX) June 8, 2026
Mais simples do que os satélites Starlink
Conforme destacado por Musk, a experiência adquirida com a constelação de satélites Starlink será fundamental para o desenvolvimento deste novo conceito.
Curiosamente, o empresário considera que os satélites dedicados à IA serão mais simples de construir do que os utilizados para o serviço de Internet por satélite.
Segundo ele, estes equipamentos necessitam essencialmente de painéis solares, sistemas de dissipação térmica, ligações laser e capacidade de computação, dispensando as complexas antenas presentes nos satélites Starlink.
Ainda assim, terão de ser significativamente maiores para acomodar toda a infraestrutura necessária.
SpaceX has just officially unveiled its AI1 satellite, the first generation of its AI satellite.
Overall Specs: • 150 kW peak compute payload • 120 kW average compute payload • 70 kW per ton • Compute provider interchangeable
Dimensions: • Wingspan: 70 meters • Deployed… https://t.co/KB0WGfp6t5 pic.twitter.com/qR6wEvs2da
— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) June 8, 2026
Fábricas de uma escala gigantesca
Para suportar esta visão, a SpaceX planeia expandir significativamente as suas instalações em Bastrop, no Texas. O projeto, designado Gigasat, deverá ocupar cerca de 405 hectares de terreno.
A futura unidade será composta por vários edifícios industriais destinados à produção dos enormes painéis solares necessários para os satélites de centros de dados.
No entanto, o Gigasat é apenas uma parte dos planos da empresa, com Musk a mencionar a futura Terafab, uma instalação conjunta com a Tesla destinada à produção de chips nos Estados Unidos.
Segundo o executivo, o complexo poderá tornar-se cerca de dez vezes maior do que a Gigafactory da Tesla em Austin.
A aposta que pode impulsionar a entrada em bolsa
O desenvolvimento desta infraestrutura espacial para IA surge como um dos principais motores da futura entrada da SpaceX na bolsa, uma operação que poderá tornar-se uma das maiores ofertas públicas iniciais da história.
Ao mesmo tempo, a estratégia reflete a visão de Musk para a corrida à IA. Em vez de competir diretamente no desenvolvimento de chatbots, a aposta passa por controlar a infraestrutura necessária para alimentar esses sistemas, desde os chips até aos centros de dados, agora também no espaço.
Leia também:

























Não coloquem, um travão neste artista.
O mesmo, sofre de um ambição desmedida.
Devesse julgar, o dono disto tudo.
3 major IPOs este ano, Anthropic, OpenAI e SpaceX, ha que fazer render o peixe a tempo deles para atrair investimento
“composta por cerca de um milhão de satélites.”
Só vaporware!
A dissipação de calor no espaço é complicada! A manutenção complicada! A atualização de hardware complicada! Não faz sentido prático nenhum!
Eurico da Fonseca se hoje fosse vivo penso que não gostaria da ideia.
Nesta data descobri uma boa notícia para a Europa referente à frequência de 2 GHz nos satélites Starlink/DARPA?
https ://www.youtube.com/watch?v=54fCPpkFr-Y
Era bom se não caírem como os satélites da Starlink.
Caem? Mas por que razão achas tu que eles caem? São mais de 10 mil em órbita, será que não estás a confundir o ser pelo teu entender?