Rússia suspendeu cooperação com a NASA e a ESA na ISS
Desde a sua criação, a Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS) é um espaço de cooperação entre várias entidades espaciais, servindo como motor de conhecimento. Agora, com a guerra na Ucrânia e na sequência das sanções internacionais de que tem vindo a ser alvo, a Rússia suspendeu a sua cooperação.
Esta decisão foi tomada apesar de a Rússia ter sido uma das fundadoras da estação.
O responsável pela agência espacial da Rússia Roscosmos, Dmitry Rogozin, já havia dado a entender que o país poderia retirar-se e parar de cooperar com a ISS. No entanto, se antes não passava de uma ameaça, agora, é uma realidade e a Rússia anunciou que deixará de trabalhar em conjunto com a NASA (National Aeronautics and Space Administration) e a ESA (European Space Agency).
O restabelecimento de relações normais entre parceiros na Estação Espacial Internacional e outros projetos conjuntos só é possível com o levantamento completo e incondicional de sanções ilegais.
Disse Dmitry Rogozin, através do Twitter.
Antes de tomar esta decisão, o responsável pela Roscosmos enviou uma carta aos seus parceiros espaciais, pedindo-lhes que levantassem as sanções contra a Rússia, uma vez que afetam a indústria espacial do país. Além disso, acrescentou que as medidas implementadas pelos Estados Unidos, bem como por outros países, estão a prejudicar a Rússia, por afetarem amplamente a sua economia.
De acordo Rogozin, a NASA, a ESA e a CSA (Canada Space Agency) já enviaram a sua resposta à carta da Rússia relativamente ao pedido de levantamento das sanções. No caso da agência espacial americana, por exemplo, embora tenha referido que os EUA continuarão a apoiar a cooperação espacial da Rússia com os restantes países envolvidos na ISS, ressalvando que que irá trabalhar com agências e departamentos federais para manter a parceria em curso, as atuais sanções não foram mencionadas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Agora é retirar os módulos Russos da ISS e obrigar ao seu fecho imediato.
queres tu dizer que agora é altura de os EUA e a EU retirarem os seus modulos la ISS..sendo que a mesma é mais de 80% concepção dos Russos.
Este idiota do Rogozin que não tivesse colocado um Z na coifa/carenagem do último Soyuz que foi lançado, num sinal claro de apoio à invasão da Ucrânia. Bye bye programa espacial russo.
Tens alguma fonte com a informação sobre o z no foguete? É que eu não encontrei uma.
nem eu
Os Russos vão contruir uma nova estação espacial, já estava delineado.
Aquilo que não se sabe ainda é se vai ser em parceria com os Chineses…muito provavelmente vai.
https://www.euronews.com/2022/03/23/soyuz-rocket-takes-off-featuring-letter-z
Muito obrigado.
hehehe,
Lá se vai a ISS para o galheiro.
Todos os sistemas de controlo, etc tudo desenhado pelos Russos, quero ver como a ISS se vai manter sem 80% das suas instalações, sem módulos de controlo, etc..
Vai acontecer o óbvio, outra vez..omg.
esse hehehe é que não entendo. Para vocês, tudo é uma alegria.
Mas não te preocupes, a ISS já está na sua fase descendente. É só uma questão de a reformar uns anos mais cedo.
O “hehehe” é a minha forma de demonstrar a estupidez do Ocidente..
Quando percebem que a Russia e a China teem knowhow para fazer concorrência aos productos Americanos ou da EU, de repente viram Países sancionados..
Sabes como é que a China que é neste momento muito mais forte económicamente que a Rússia conseguiu esse tal knowhow que tu tanto falas?
Da mesma forma que todos os outros!
Não foi por magia..
Simples, com um forte investimento na p&d e na ciência. Estás a falar do país cujo orçamento mais aumenta de ano para ano em todo o mundo. É o segundo país com o maior orçamento nesta área, tendo ultrapassado a Europa faz algum tempo. Mais cedo do que tarde vai ultrapassar os EUA, tornando-se líder na p&d e na ciência. Mas já sei o que vais dizer, chegou lá a roubar informação aos americanos e europeus.
A ISS já estava também para ir para o galheiro só assim por acaso
Comecem é a construir uma nova plataforma, apenas com os países aliados, para se implementar uma base permanente na lua! Esta servirá de rampa de lançamento para novos projetos…. Já só vamos uns 30/40 anos atrasados!
A China e a Rússia juntos chegam lá primeiro e ainda estabelecem uma base á frente dos “aliados”…
Claro que sim…. a china apenas chega à Lua quando a Lua cair na Terra.
E os russos coitados, eles bem tentam ser relevantes, mas a União Soviética já acabou há uns anitos e ainda não os informaram.
Mais depressa a China invade a Rússia, como tanto querem fazer há décadas, do que se vão enfiar na Lua. Até porque a china está à beira da bancarrota… coisa que a Russia já está.
Um facto importante é que desde que a Guerra na Ucrania alargou, com a entrada da Rússia.. deixou de haver COVID19 em Portugal..
vejam os números de mortos, etc..já ninguém morre..magia!
https://www.sapo.pt/noticias/covid19