Pandemia do novo Coronavírus “chegou ao Espaço” e já fez vítimas
Todos os setores da sociedade estão a ser afetados pela pandemia do novo Coronavírus. A doença é tentacular e toca em todos os lados, até no Espaço. Assim, a empresa de satélites OneWeb que queria ligar os lugares mais remotos do mundo à internet, está em falência. Posteriormente a terem colocado 74 satélites em órbita, a empresa perdeu o maior e mais importante investidor devido à COVID-19.
A empresa está agora à procura de um comprador para dar continuidade aquele que seria o projeto concorrente ao Starlink da SpaceX.
Coronavírus infringe grande perda no projeto de Internet a partir do espaço
A startup de internet via satélite OneWeb entrou com pedido de falência no capítulo 11, um movimento que ocorre pouco tempo depois da empresa ter lançado um novo lote de 34 satélites em órbita.
A OneWeb, com sede em Londres, anunciou o pedido de falência na sexta-feira (27 de março), depois que o Softbank, o seu maior investidor, ter negado um pedido de financiamento adicional, de acordo com relatos da imprensa. A empresa também está a demitir alguns funcionários, procurando assim reestruturar os seus negócios.
É com muito custo que somos forçados a reduzir a nossa força de trabalho e entrar no processo do capítulo 11, enquanto os demais funcionários da empresa estão focados em gerir responsavelmente a nossa recente constelação e trabalhar com o tribunal e investidores.
Referiu o CEO da OneWeb, Adrian Steckel num comunicado à imprensa onde anunciava o pedido de falência.
Capítulo 11 - O Capítulo 11 da Lei de Falências do Código dos Estados Unidos é um dos capítulos do Título 11 do Código de Falência do país.
COVID-19 destrói empresas que estavam a mudar a forma como comunicamos
Para fornecer uma cobertura global à internet, a empresa tinha um projeto para colocar 600 satélites em órbita. No entanto, isso provavelmente nunca irá acontecer. Conforme a OneWeb explica no seu site, o grupo está a enfrentar dificuldades financeiras. O maior acionista da OneWeb é a Softbank. A empresa japonesa está a lutar com a queda nos preços das ações causada pelo novo Coronavírus. Como resultado, serão vendidas ações avaliadas em 41 mil milhões de dólares.
A OneWeb estava já à procura de compradores e agora declarou falência. Isto é, conforme o "Capítulo 11" da lei de falências dos EUA, a empresa está oficialmente à venda. Assim, se um comprador for encontrado e a empresa for adquirida, os projetos do Grupo poderão continuar sem problemas. No entanto, é possível que alguns funcionários sejam demitidos. Se nenhuma outra empresa concordar em assumir, em breve esta terá que ser completamente encerrada.
A empresa espacial Arianespace é um dos maiores credores da empresa de satélites. Atualmente a OneWeb deve à Arianespace cerca de 238 milhões de dólares, além de ver já a maioria dos lançamentos de foguetões planeados para o próximo ano cancelados.
Além da OneWeb, outras empresas também estão a trabalhar para estabelecer uma cobertura global da Internet via satélite. O maior concorrente do grupo insolvente é o projeto Starlink da SpaceX. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, também quer criar uma rede de satélites para poder oferecer acesso à Internet em todo o mundo. Interessante foi o projeto do CEO da Amazon no final de 2019, Bezos tinha um plano para “salvar a Terra” e ninguém tinha pensado nisso.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Chama a Linux Foundation, talvez eles encham o tanque dos foguetões com software grátis!
No mínimo ridículo esse teu comentário… Que tem uma coisa a ver com outra?
Inocente…
Lúcido
Se a estupidez pagasse impostos, tu, sozinho, pagavas o défice todo.
Ficas sabendo que software grátis não paga imposto…
O software grátis realmente não paga imposto, mas permite que use a internet a preços ridículos, infelizmente para escrever asneiras.
Venho aqui perder o meu tempo porque a cada post que faz sobre software livre você só se envergonha.
Se cada servidor do mundo tivesse software proprietário, se cada router, ou cada switch… quanto acha que pagaria só para ir à internet? É que alguém certamente teria de pagar as licenças.
E a luta contra o covid? Os supercomputadores onde se pesquisa a vacina usam o quê como sistema?
https://pplware.sapo.pt/linux/linux-lider-absoluto-no-mundo-da-supercomputacao/
E poderia estar aqui horas e horas a explicar casos simples e básicos em como o open source beneficiou o mundo e permitiu evolução em várias áreas científicas, mas já chega de perder tempo. Se usa a internet para asneiras, certamente tem a capacidade de a usar para se educar.
Amigo, vc é livre para entregar o seu código de graça para empresas multi-bilionárias ou genocidas chineses que a utilizam para escravizar o povo para depois te vender as máscaras, luvas e respiradores do trabalho escravo que vc ajudou a financiar com o teu código grátis…
Quanto ao argumento do software livre permitir aceder a internet por preços ridículos, é mais ridículo ainda, caso não conheça sugiro pesquisar sobre a história dos computadores pessoais, e quem é q foi o responsável (dica: um capitalista malvadão…) por popularizar o acesso das pessoas ao mundo digital, já ouviu falar em: Steve Jobs, Bill Gates… (O software deles são grátis ou não…) Depois o amigo pesquisa sobre a Cisco (Router’s) e como ela conecta o mundo e depois sobre os chineses q roubaram (Huawei) os CÓDIGOS da Cisco, q nem isso eles conseguem fazer…., depois pare e pense como os chineses se apropriaram da propriedade intelectual do ocidente para revender nossas ideias por meio do opensource… logo o que permitiu todos acessarem a internet a preços ridículos foi o livre mercado capitalista do ocidente, e não se preocupe vc sempre paga pelas licenças da Cisco e Huawei sem nem saber…
Quanto aos avanços científicos, só me fazes rir, vamos tirar dois exemplos:
Tesla – disponibilizou parte do seu código, porque agora a Tesla é open-source, piada (o q é importante não disponibilizam…), só utilizou o trabalho dos bestas do Linux para alavancar a empresa capitalista, ou seja, menos empregos para desenvolvedores, pois o código já estava pronto e de graça, depois é só olhar o preço dos carros, vc está pagando pelo mesmo software, mas nenhum imposto foi arrecadado e nem um desenvolvedor foi ajudado…
Empresas farmacêuticas – utilizam open-source para minimizar os custos deles, claro têm que ser muito besta para não usar código grátis, mas quando vão te vender um remédio retomam o mesmo lucro caso tivessem pago trezentas equipes de desenvolvedores, quero ver te venderem o remédio na mesma licença…
Bom, fazes o que quiseres com o teu código, és livre, o Linus já estragou mesmo o mercado de software… Mas tenho certeza q quando ficares doente vão te cobrar pelo tratamento… ah não, deves ser comunista e acredita que o estado vai te salvar….
Não pagam imposto, não por ser software livre, mas sim por ser uma fundação (um dos negócios mais lucrativos do mundo).
Estás a confundir software livre, com hardware com fundações e impostos que são coisas completamente distintas e sem relação.
Tanta gente ofendida com uma simples piada.
Não é piada. É demonstração de ignorância.
Começamos permitindo burradas como essas e essa mesma gente depois defende o fim das vacina, a terra plana, Deus acima de todos e Bolsonaro presidente.
+1
Na minha opinião, nem houve ninguem ofendido, nem foi uma piada. O gajo é só parvo. lol
Ele anda aqui constantemente a fazer comentários destes tipo, aqui pelo pplware.
Isto não é uma mera piada, mas antes, mais uma ação de um troll.
Não há grande coisa a esperar. Qualidade jornalística aqui também é zero.