Quantcast
PplWare Mobile

Marte: Rover Perseverance da NASA grava pela primeira vez os sons da sua atividade

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. CMatomic says:

    É simplesmente surpreendente escutar sons de outro planeta .

  2. jimmypt says:

    De facto, é impressionante o que o engenho humano consegue fazer.

  3. RM says:

    Parece sons de curto-circuitos 🙂

  4. Marco Gomes says:

    Para existir propagação de som terá de existir alguma atmosfera, porque o som não se propaga no vácuo (ao contrário dos filmes da Guerra das Estrelas). Interessante!!

    • Artur Peralta says:

      ups… ou o estagiário da nasa já fez asneira, ou este aparato não está em marte…

      • IonFan says:

        Marte tem atmosfera… Além disso, mesmo no vacuo, é possível “ouvir” os sons da própria sonda porque se propagam pelos materiais.

      • Rodolfo Silva says:

        Falta-te ai conhecimento sobre a física acústica meu caro (como se costuma dizer no Starwars : a ignorância e forte contigo :p). Mas vou te elucidar: Para o som se propagar precisas de um meio, esse meio pode ser solido como uma parede entre quartos numa casa (é por isso que consegue ouvir o vizinho do lado), através de um um telefone de cordéis (como brincávamos na nossa adolescência) é outro exemplo o som propaga-se no cordel ou através de uma atmosfera como a da terra composta por vários gazes. E agora sim Marte tem uma atmosfera composta por vários gazes que são capazes de transmitir som, não é tão densa como a da terra e a sua composição é diferente o que pode reduzir o “volume” (digamos assim) dos sons transmitidos, mas é bem capaz de transmitir som que são captados facilmente por um microfone. Outra forma que é a que acho que está a ser usada para propagar os sons do ROVER é através do contacto físico entre as diferente peças que compõem o ROVER e que por sua vez chega ao microfone. Um outro exemplos para verem que não é só uma atmosfera que é capaz de propagar som é a água olha o principio de funcionalmente do sonar em embarcações marítimas, o cântico de golfinhos e baleias e até a tua GO.PRO capta som debaixo de água. Como vês existem vários meios de propagação/transmissão acústica. Lembra-te o som são vibrações e tudo o que precisas é de algo que também vibre para propagares o som. 😛 Stay Safe!

        • Marco Gomes says:

          Rodolfo tem toda a razão. Constatei um facto e não neguei o relatado. No entanto, não é explicado por que meio recebe o som e, sinceramente, queria destacar a existência de atmosfera, pois eu não sabia e considero interessante.

  5. Mauro Jr says:

    Pelo som, a aparelhagem está carecendo de óleo. Parece que algum mecanismo está tendo dificuldade de exercer movimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.