China afirma que desenvolveu com sucesso vacina contra a COVID-19
Estamos numa crise sem precedentes devido ao Coronavírus, mas as boas notícias parecem começar a chegar. A China diz que criou com sucesso a vacina para combater a doença COVID-19.
A informação surge depois de ainda esta semana ter sido criada a primeira vacina experimental testada em humanos.
No mundo inteiro existem atualmente 198.178 casos de infetados, dos quais 81.729 recuperados e ainda a lamentar perto de 8 mil mortos.
No país onde tudo começou, na China, o surto já afetou 80.881 pessoas, fazendo 3.226 mortos e 68.719 recuperados.
Já na Europa, a Itália tem sido o epicentro da epidemia, com números alarmantes que crescem diariamente a um ritmo descontrolado. Por outro lado, em Portugal, os dados atuais da DGS indicam 448 casos de COVID-19, dos quais 3 recuperados e uma morte.
Resumidamente, estes números precisam de respostas, urgentes. Nesse sentido, uma esperança surgiu no início desta semana, com a primeira vacina experimental testada em humanos.
China diz que desenvolveu com sucesso vacina contra o Coronavírus
O Ministério da Defesa da China, informou nesta terça-feira que foi desenvolvida "com êxito" uma vacina contra o Coronavírus. Em comunicado, a entidade refere que já autorizou a administração de testes a humanos, estando na fase de recrutamento de 108 voluntários saudáveis. Os testes deverão ocorrer entre 16 de março e 31 de dezembro.
A vacina foi desenvolvida pela Academia Militar das Ciências, e a equipa de investigação foi liderada pela epidemiologista Chen Wei.
Segundo Chen Wei, a vacina foi desenvolvida "de acordo com as normas internacionais e a regulamentação local". Nesse sentido, a China está agora a preparar a produção em grande escala de um modo seguro e eficaz.
Por sua vez, algumas instituições chinesas também anunciaram hoje os ensaios clínicos para abril, por forma a testar a eficácia de várias vacinas contra o vírus SARS-CoV-2.
Segundo o Ministério da Educação da China, está ainda em fase de desenvolvimento uma vacina baseada nos vetores da gripe, atualmente em testes com animais.
Os ensaios clínicos irão iniciar também em abril e contam com a participação de várias universidades como a de Pequim, Tsinghua e Xiamen. Segundo a Xinhua, agência de notícias do estado, para além destas, participarão ainda outras instituições de investigação.
Há mais vacinas a ser testadas na China
As boas notícias não se ficam por aqui. Yi Chengdong, vice-diretor da Comissão Municipal de Saúde de Xangai, refere que também foi desenvolvida, por cientistas chineses, uma vacina que recorre à plataforma genética designada 'mRNA', ou RNA mensageiro. Os ensaios clínicos desta vacina também terão início em abril.
Conforme explica Yi, esta vacina foi criada com base nas proteínas virais que advêm das proteínas estruturais de um vírus.
Para além disso, de acordo com Zhang Quan, diretor da Comissão de Ciência e Tecnologia de Xangai, mais outros 3 novos produtos utilizados em testes de diagnóstico na deteção do SARS-CoV-2. Estes produtos já foram aprovados clinicamente e ainda aplicados na cidade chinesa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: China, coronavírus, Covid-19, vacina
pois
Estes chineses não dormem!
Mais mentiras chinesas, a economia chinesa a implodir, só se aguentam com mentiras, querem enganar os mercados.
Fonte?
Fonte: 12 volts
Brasuka
Deves estar a confundir com os Americanos, os chineses vão sair ainda mais fortes do meio deste caos.
tomara! provavelmente vão ser os primeiros a recuperar.. e depois os primeiros a comprar as acções das empresas europeias a metade do preço!!
Agora vai ser uma guerra das farmacêuticas a ver quem cria a vacina mais rápido. Com certeza não vai haver apenas uma a produzir a vacina, haverão várias para as várias regiões.
Esperemos que assim seja sim, e que não fique nas mãos de algum maluco, aka Trump, como ele pretende.
Por mim tanto me faz, desde que funcione.
Por ti tanto faz? O trump queria direito exclusivo para puder fazer dinheiro com a vacina…eu continuo sem saber quem coloca estas pessoas a mandar nos EUA…
entao qual e o mal de fazer negocio com um bem essencial? economia 101
Fonte dessa afirmação?
Já ontem tive uma discussão com um administrador desta página à pala desse assunto que o Trump queria a exclusividade da vacina. Ele ofereceu a possibilidade ao laboratório para se mudar para os USA, com uma boa proposta financeira caso aceitassem (até agora ninguém falou em exclusividade). Uns dias depois vem num jornal que uma fonte desconhecida do governo alemão disse que o Trump disse que a vacina seria “só para os americanos”.
E fizeram uma noticia com o “disse que disse”!! Inacreditável!
Outra vez a dizer asneiras? As declarações estavam referenciadas nos meios de comunicação da Alemanha, assim como na Reuters.
@Vítor M.
Assim como estas abaixo, passado 1 dia apenas, e estranhamente a grande maioria desconhece, se calhar porque não passou na SIC nem no polígrafo. Dada a gravidade das acusações, é de estranhar o silêncio.
https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-curevac/german-coronavirus-vaccine-developer-curevac-denies-any-us-bid-idUSKBN21422H
https://www.businesstimes.com.sg/government-economy/german-biotech-firm-denies-trump-vaccine-offer
https://www.businessinsider.com/curevac-coronavirus-vaccine-trump-germany-denial-2020-3
https://www.nytimes.com/reuters/2020/03/17/world/europe/17reuters-health-coronavirus-curevac.html
Cuidado com as fakenews (ou como o business insider diz “viral report”), mesmo proveniente das fontes oficiais que nem sequer desmentem ou esclarecem com a mesma cobertura ou broadcast mediático.
Basicamente, isenção e rigor jornalístico (selectivo) acima de tudo.
Isenção sempre, aqui desde sempre que se pratica isenção e rigor.
Como tal, no artigo em causa estão as devidas referências. Mas também te deixo o desafio de ires ver as fontes que, logo após a notícia dos jornais alemães, publicaram a informação com tal acusação. Vais ver que deram como fidedigno o que foi logo veiculado. Nós, demos os dois lados da notícia, até sem grande destaque, dado que foi incluída apenas tal informação numa outra bem mais importante.
Atenção com esses juízos de valor, dado que hoje o que afirmas agora ser a verdade, amanhã podes estar a mentir e logo no meio de um assunto que tu de certeza não metes a mão por ele 😉
Boa Tarde Vítor
Estava-me obviamente a referir à isenção dos canais principais de media, neste caso a TV que é a mais consumida, não ao pplware obviamente.
Como tal e, ao ler esta corrente de comentários, achei curioso a forma com que a noticia original foi propagada (como é esperado), mas já a segunda notícia a desmentir a primeira não teve sequer igual destaque para corrigir e informar as pessoas. Basicamente senti uma omissão da informação a partir do momento em que fui pesquisar por isto na net e não passou na TV, entendes?
Acho que deu para entender o que quis dizer na essência. Não me estava em nenhuma altura a referir a vocês (pplware), apenas quis aproveitar para deixar esta informação.
Que comecem as teorias da conspiração,em que isto é uma guerra biológica e foi a china que criou o virús em laboratório. Let The Games begin
Não é jogo nenhum para ninguem. Simplesmente pessoas inocentes a sofrer.
Que eu saiba é a china que anda com conspirações a dizer que foram os EUA a criar o vírus e que o levaram para a China. Podiam era dizer que abafaram o caso quando este estava a começar e podia ter sido mais facilmente contido.
Para mim foi uma simples casualidade da natureza, como tantas outras epidemias ao longo dos tempos, mas se queremos entrar em conspirações, podemos acusar qualquer pais ou empresa farmacêutica.
Se há país que não pretende uma pandemia assim, um deles é a China… E olha que foram bem eficientes, dada a densidade populacional.
Já o Ocidente, teve tempo para tomar medidas e tardou em tomar, já viste?
Os chineses foram surpreendidos. Nós não….tivemos tempo de preparação e reacção! Entretanto, já contamos quase tantos mortos como a China, já viste?
Lê este artigo:
https://www.nytimes.com/2020/03/13/opinion/china-response-china.html
A China anda a dizer que foi os EUA que criaram o vírus, quando estes têm estudos científicos publicados que confirmam que este vírus é de origem natural? Acho que estás equivocado.
Existem vários modelos matemáticos para traçar a evolução de doenças infecciosas, como por exemplo o modelo SIR. Podemos usar este modelo e a evolução do número de pessoas infetadas para determinar com boa confiança quando o primeiro humano ficou infetado com este vírus. Para a surpresa de ninguém, pelo menos para aqueles que não têm apenas meio cérebro em funcionamento, quando o fazemos, o resultado é em meados de Novembro de 2019. Depois temos o tempo de incubação, tempo em que a pessoa determina que precisa de procurar ajuda médica, tempo até os médicos determinarem que os métodos correntes não funcionam e chegarem à conclusão que estão perante uma doença viral nova,… Em 31 de Dezembro, a China contactou a WHO que tinha vário casos de pneumonia de causa não identificada. Portanto, não, a China não abafou a doença em questão.
Para iluminar a ignorância de alguns só peço que leiam um pouco, se forem capazes.
https://zap.aeiou.pt/coronavirus-arma-biologica-laboratorio-cientistas-314587
Quê que isto têm a ver com a tua afirmação que a China acusou os EUA de terem criado uma arma biológica? Eu nunca afirmei que este vírus é artificial,
eu fui bem claro no meu texto, o vírus é de origem natural. No início de Fevereiro (um mês antes do artigo que tu colocaste ser publicado) foi publicado um texto numa revista cientifica chinesa em que foi feita a analise do SARSr-CoV presente num pangolim que é 99% idêntica à SARS-CoV-2, demonstrando que este é de origem natural. Eu não tenho dúvidas que existem noticias em jornais sensacionalistas chineses que afirmam que foram os EUA que desenvolveram o vírus, mas isso não quer dizer nada, pois também existem jornais sensacionalistas europeus e americanos que afirmam que foi desenvolvido pelos chineses.
China sugere que foram militares dos EUA a levar o Covid-19 para Wuhan
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1432146/china-sugere-que-foram-militares-dos-eua-a-levar-o-covid-19-para-wuhan
O problema é que não são jornais sensacionalistas. Infelizmente o vírus apareceu na China, como podia aparecer noutro lado qualquer, a culpa não é de ninguém a não ser da natureza, só não entendo a preocupação da China acusar os outros. Critico estas acusações tal como critico o que o parvalhão do Trump diz.
A opinião de um representante do ministério dos negócios estrangeiros equivale à opinião de um governo? Enterra-te mais.
Não é a opinião de um governante qualquer desconhecido, é de quem representa o governo Chines, o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, que exprime unicamente as ideias do PC Chines, ou tu julgas que lá cada qual diz o que bem lhe apetece? Aquilo é uma ditadura, quem diz alguma coisa contra o regime desaparece, que parte é que ainda não entendeste? Já agora https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51938703
Se ainda achas que não tentaram encobrir é que não é assim que as coisas se passam lá podes também ler isto;
No fim de dezembro, um médico de Wuhan tentou alertar sobre o início do surto de coronavírus, mas a polícia ordenou que parasse.
https://www.jn.pt/mundo/medico-chines-alertou-sobre-inicio-do-surto-policia-mandou-o-parar-11784299.html
Ora desculpa-me lá, quem é que representa o governo português? Os seus deputados e ministros ou os seus porta-vozes. Estás totalmente desesperado. A não ser que exista um oficial do governo chinês, como um deputado, ministro, ou presidente, a afirmar que foram os EUA a produzir o vírus, a china não afirmou que foi os EUA, ponto final. Até que tal nem se põe em questão, porque mais uma vez, os chineses já tinham excluído essa hipótese de forma cientifica.
Sendo eu uma pessoa da ciência, eu não aceito noticias de um jornal, aceito sim estudos científicos que demonstrem que a China foi realmente incompetente. Notícias em jornais que deturpam os resultados e conclusões de estudos científicos são mais que as mães. Mas eu acho que a resposta de Itália, ou a de Espanha, ou a dos EUA, foi melhor.
Se és uma pessoa das ciencias, espero que os outros não sejam como tu ou estamos todos tramados, já agora deixo-te mais esta pagina de NET e acredita se quiseres https://pplware.sapo.pt/ciencia/as-teorias-da-conspiracao-estao-erradas-o-coronavirus-veio-da-natureza/
Quanto a quem representa o governo Português? Uma coisa te garanto, os deputados não são, esses representam a Assembleia da Republica e os partidos e nunca o governo.
Eu critico a resposta da China no início da crise e o tentar ocultar a mesma, ou ainda acreditas que não tentaram ocultar? As provas falam por si. Quanto às medidas que tomaram depois estou de acordo, e acho que a única solução que todos os países devem tomar deve ser essa, quarentena obrigatória até deixarem de existir casos e depois proibição de entrada de pessoas de outros locais, caso contrario vamos voltar ao mesmo com sobes e desces de picos de infetados.
Caro Avlis, lamento informar-te mas sofres de um problema mental GRAVE. Eu disse aqui REPETIDAMENTE, que o vírus em questão É NATURAL. Não percebo porque razão continuas a colocar este tipo de links como resposta a mim, como se eu tivesse uma opinião diferente. Ou és obtuso, ou estás a fazer uso de uma táctica desonesta sobre a forma de uma falácia de espantalho numa tentativa de deturpar a minha posição.
No nosso caso, o governo é formado pelo primeiro ministro, ministros e secretários de estado. A maior autoridade do governo chinês pertence ao congresso nacional popular, seguido da conferência consultiva política do povo chinês. O presidente da china é um papel quase que cerimonial, e o mesmo se diz dos ministros que possuem poderes extremamente reduzidos. Não sei porque razão pensaste que na china seria idêntico a cá.
Mostra-me as provas, é isso que eu quero. Se fores referir Li Wenliang, quando a polícia abordou este já a China tinha comunicado a OMS que tinha uma possível epidemia a acontecer de um agente desconhecido, tal como já tinham feito um comunicado público. O primeiro aviso da doença de que à registo veio de um médico no dia 27 de Dezembro de 2019 que avisou a CDC que tinha casos de pneumonia de origem desconhecida. Podemos criticar muita coisa no que toca China, bem como a forma como esta lidou com a situação. Agora o que ninguém pode negar é a eficácia da sua resposta, bem como o profissionalismo dos seus médicos e cientistas.
Meu caro, antes sofrer de um problema mental do que ser como vossa excelência, que eu saiba nunca o insultei, essa é a técnica dos cobardes sem argumentos, que parece ser o seu caso.
1º Você diz que eu não aceita notícias de um jornal, aceita sim estudos científicos que demonstrem que a China foi realmente incompetente, já enviei alguns, mas só os que lhe interessarem é que servem.
2º “A maior autoridade do governo chinês pertence ao congresso nacional popular, seguido da conferência consultiva política do povo chinês. O presidente da china é um papel quase que cerimonial, e o mesmo se diz dos ministros que possuem poderes extremamente reduzidos. Não sei porque razão pensaste que na china seria idêntico a cá.” Na China não é o Presidente que manda???? AHAHAH, isso é piada de certeza, vá dizer isso a todos os que criticam o presidente Chines e veja o que lhes aconteceu. Já agora, de certeza que na Rússia o Putin ou na Coreia do Norte o Kim Jong-un também não mandam nada, AHAHAH. Só falta dizer que no tempo de Salazar ele era só Primeiro-Ministro e quem mandava era o Parlamento e o Governo, acorde.
3º “A China anda a dizer que foi os EUA que criaram o vírus, quando estes têm estudos científicos publicados que confirmam que este vírus é de origem natural? Acho que estás equivocado.” Já lhe demonstrei que não, que a China anda a dizer que foi os EUA que criaram o vírus, agora se não quer acreditar problema seu.
4º “A opinião de um representante do ministério dos negócios estrangeiros equivale à opinião de um governo? Enterra-te mais.”??? Em que mundo é que você vive??? Na China o que o representante do ministério dos negócios estrangeiros diz não é por vontade própria ou porque lhe apetece, é a opinião do governo, já lhe disse que lá ninguém pode ter opinião contrária e livre, ou você ainda vive no mundo da fantasia. A China é uma ditadura, o que nós estamos a fazer aqui, a expressar a nossa opinião livremente lá não é possível.
5º Se acha que a China é assim tão bom deixo-lhe um desafio, divirta-se, vá lá passar ferias e na viagem leve vestida uma camisola a dizer (FREE TIBET), depois diga alguma coisa.
Fique bem
Deturpar o que eu digo para mim é um insulto. Pode não ser para ti porque se calhar não dás valor ao que dizes, eu dou.
1-Eu vou assumir que tu não sabes o que é um estudo científico e que não me estás a mentir na cara. Porque tu não colocaste um único estudo científico.
2-Correcto, o organismo com maior poder na china não é o presidente, é o congresso nacional popular, seguido da conferência consultiva política do povo chinês. E não há limites para a tua ignorância quando comparas sistemas de governação diferentes. Se não sabes a diferença entre estes, não significam que estes são iguais.
3-Mais uma vez, a opinião de um porta-voz não significa a opinião de um governo. Se é cousa que não falta são porta-vozes a dizerem as maiores idiotices, não significa que o governo quem estes representam acreditam nessas idiotices. Como por exemplo Obama aceita a teoria da evolução, e enquanto presidente falou contra qualquer tentativa de ensinar criacionismo nas escolas, no entanto não falta porta-vozes do seu governo que afirmavam precisamente o contrário. Isto significa que o governo de Obama queria que o criacionismo fosse “ensinado” nas escolas? Aprende a separar as águas.
4-Não estamos a discutir qual a forma de governo da China, tu é que tentas sempre desviar para este campo. É irrelevante para a discussão.
5-Eu já estive várias vezes na china, em trabalho e em férias, bem como conheço vários colegas chineses. A grande maioria destes defende o seu sistema de governação com unhas e dentes. Isto significa que esta opinião é geral pelo povo chinês? Não sei. Mas agora pergunto-te eu, alguma vez puseste lá o traseiro? Existe uma miríade de coisas que eu não concordo com o sistema que eles possuem, outras até me dão náusea, mas também não é aquilo que descreves.
Parabéns, és um cientista iluminado, acredito que ainda vais reinventar a roda. Adorei ver os estudos científicos que também publicaste.
Boa viagem para a China, aproveita e fica por lá para sempre com os teus conhecimentos científicos e a tua liberdade de expressão que esta democracia te permite ter, que cá não fazes falta nenhuma.
Não te esqueças de levar a camisola(FREE TIBET), também podes levar uma que diga (Taiwan is an independent country), os teus amigos Chineses vão adorar, vais fazer fortuna a vender camisolas.
Até sempre.
Fui
Ou seja, agora fazes uso da inversão do ónus da prova. Foste tu quem colocou uma noticia como suporte que a china encobriu e foi lenta a reagir. Ora na noticia não tem qualquer link para o estudo, nem sequer diz quem são os autores, apenas diz que foi publicado na revista science. Eu disse que não aceitava noticias sobre estudos científicos, porque os media invarávelmente deturpam as conclusões. Tal como foi neste caso, pois eu encontrei o estudo em questão:
https://science.sciencemag.org/content/sci/early/2020/03/13/science.abb3221.full.pdf
Eu por acaso disse que concordo com o sistema de governo da China? O teu argumento têm sido isto do inicio ao fim. Não consegues separar os temas. Mas queres que eu te diga algo? Quem têm que realmente derrubar o governo chinês são os chineses, mais ninguém. Apenas existe um problema, porque de acordo com múltiplos estudos de múltiplas nações, uma boa percentagem da população concorda com o governo. E para não dizeres que eu não coloco nenhum artigo, aqui fica uns:
https://americanaffairsjournal.org/2018/02/surprise-authoritarian-resilience-china
https://www.pewresearch.org/global/database/indicator/69/country/cn/
@ Nuno V
Apesar do vírus ter surgido naturalmente (de acordo com o estudo que disse que a sua estrutura não poderia ter sido criada em laboratório), não se pode excluir a possibilidade de ter sido colhido e disseminado pela população..Concordas? Claro que isto é difícil de provar, se não quase impossível…
@Wishmaster
É igualmente improvável, porque, para já, não temos como prever quando é que um vírus sofre uma mutação que lhe permite infectar outra espécie. Até porque o reservatório natural desta espécie de vírus é uma espécie de morcegos que é oriundo da China.
LLLLLLOOOOOOLLLLLLLL
A vacina já existia antes do vírus ter sido disseminado. Este vírus, desenvolvido em laboratório chinês, foi disseminado para colocar os países ocidentais de quarentena e fazer ruir as suas economias. Agora os chineses andam a comprar ações de empresas ocidentais ao preço da chuva.
Ainda bem que é só a tua opinião… se quiseres acompanhar com fontes credíveis…
Não há fontes credíveis, apenas especulações. A teoria de comer morcegos é a verdadeira.. e logo após os USA e Reino Unido recusarem equipamentos Huawei no 5G. Coincidência!
Lá estás tu a especular. A lógica que estás a utilizar para retirar essa conclusão está completamente errada. O que tu tens é apenas uma suspeita….Então, expõe o teu raciocínio como tal.
Vou dar-te uma ajuda como deves comunicar sem caíres na triste conduta de enganares os outros. Passa a escrever assim (dou-te exemplos):
“Suspeito que…”
“Desconfio que…”
“Há indícios que…”
“Não é conclusivo, mas…”
“Não tenho ainda a certeza, mas…”
Aprende a comunicar de forma justa para com as pessoas e para com os países, ok? Não queiras ser mais um “fazedor” de fake news.
Como as teorias dos retardados mentais mudam do dia para a noite. “Ontem” tinham sido os EUA a criar o virus e espalhá-lo na China, no Irão. etc…. Hoje como já chegou a países ocidentais e previsivelmente está a afetar severamente os mesmos, já é o inverso hahahahah… Mas tu achas mesmo que há algum país no mundo que vai sair vitorioso disto? Uns vão passar menos mal que outros isso é certo, e irão recuperar mais depressa que outros.. mas de forma geral, os prejuízos são bem superiores aos ganhos a curto/médio prazo, para todos. Segundo a tua teoria, explica lá porque o vírus começou no interior da China, e o PCC tentou encobrir ao máximo durante o primeiro mês? Apenas quando havia para cima de 200 casos é que se tornou público. Não faria mais sentido libertar o virus num país ocidental qualquer, e não correr o risco de afundar o país economcamente? O PCC sem crescimento económico na China, por e simplesmente colapsa.. O que tem mantido este regime no poder é o grande crescimento económico ano após ano.. sem isso começa uma nova guerra civil LOL.. Para além disso, já está mais que demonstrado cientificamente que este vírus não foi criado em laboratório.
Concordo com o que dizes.
Mas podes só indicar-nos onde viste os estudos científicos que demonstram que o vírus não foi criado?
A informação que encontrei até agora é que em 2015 os cientistas conseguiram manipular o vírus para se transmitir para humanos, com o objectivo de perceber se poderia ocorrer uma mutação do vírus naturalmente…Esse estudo foi publicado e na altura gerou muita controvérsia que fizessem este tipo de experiências precisamente pela perigosidade delas e que os benefícios são muito inferiores às eventuais consequências dessa perigosidade…
https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2002106?query=TOC#
https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9
Onde tive conhecimento destas fontes: https://www.forbes.com/sites/brucelee/2020/03/17/covid-19-coronavirus-did-not-come-from-a-lab-study-shows-natural-origins/#38ae50df3728
Super confiável um vacina de um governo genocida, que sufocou a pauladas os sintomas de democracia em Hong Kong, isso pra falar dos últimos fatos, além do médico a descobrir o vírus e a se preocupar com o mesmo, que foi morto também, depois pesquisem a idade dele e o nível de bio-segurança a que ele estava acostumado, as pessoas são realmente estúpidas, não reconhecem de fato os psicopatas governantes chineses, acham que o mundo é feito de governantes sãos num mundo feito de doces, que fique claro, eles são psicopatas no poder, a vida humana nunca teve, nem vai ter valor! Olhem novamente o protesto na Praça da Paz Celestial aqueles doentes ainda estão vivos e comandando o medo!
Marisa este povo só vive de expeculações, é como a terra plana, só especulação fundamentos e fontes não existem mas para eles tudo tem de ser dessa maneira.
D. Marisa, eu bem ando a avisar que vocês deviam limpar daqui estes trolls e maluquinhos da conspiração, mas fazem ouvidos moucos…
eheh, pode ser que eles aprendam ao estarem expostos, digo eu 🙂
Marisa Pinto e nop90 expliquem-me como é a natureza, através dos morcegos ou dos pangolins, “produz” um vírus que é inofensivo para as crianças (que têm um sistema imunológico fraco comparativamente a um adulto). Será que a natureza pensou? – “Estou farta destes humanos! Vou eliminar os velhos que já não são precisos para nada e poupar as criancinhas. Elas são mais conscientes e vão-me respeitar”.
Esta teoria do surgimento do vírus é pura ficção cientifica.
Quando a ignorância é muita, dá nisto.. Porque não procuras informar-te melhor? Se não tem estudos suficientes para entender estas matérias por ti, deverás informar-te em fontes seguras.
Desde quando as crianças são imunes ao vírus, ou mais imunes? Ninguém está mais ou menos imune.. Todos apanham o virus de igual forma, independentemente da idade, genero, país, etnia, altura, peso, dinheiro na certeira, numero de cabelos na cabeça, vezes que teve sexo na vida, etc , etc, etc… Depois a doença que apanhas derivada do vírus é que terá diferente comportamento conforme a tua idade, estado do teu sistema respiratório, e outros.. tal como em qualquer outra doença lol.. tal como numa gripe normal por exemplo, os idosos sofrem mais também, e a gripe não foi criada em laboratorio, ou também foi?? Para além disso, tens casos de mortes abaixo dos 18 anos, o que invalida logo a tua ideia de que é apenas nos idosos. Se estiveres por casa, anda lê um pouco, estuda. Mal não te faz.
Ainda não se sabe ao certo a razão porque as crianças sofrem sintomas mais fracos que os adultos. O que a grande maioria dos cientistas pensa é que por causa do sistema imunológico das crianças ainda não estarem tão bem desenvolvidos como dos adultos, faz com que estas não tenham uma resposta imunológica aguda que impede a geração de uma inflamação grave como acontece com os adultos. Mas como disse, ainda não é preciso mais estudos para o saber com confiança. Isso não significa que o vírus é fabricado. Já ouviste falar da varicela? A grande maioria de nós apanha o VZV quando somos pequenos e quanto mais novos somos quando apanhamos este vírus, menos pronunciado são os efeitos. Se não apanharmos o vírus enquanto somos crianças, mas sim quando já somos adultos, os efeitos deste são bem mais agudos, este até pode gerar complicações que possam resultar em hospitalização, ou até mesmo, em morte.
Para iluminar a ignorância de alguns só peço que leiam um pouco, se forem capazes.
https://zap.aeiou.pt/coronavirus-arma-biologica-laboratorio-cientistas-314587
RPG, escreveste 3 vezes “imune”. Vai lá ler o meu comentário e diz-me onde é que eu escrevi “imune”.
Sim, não tenho estudos suficientes.. mas agora também estou sem tempo para estudar. Não tenho filhos nem doenças respiratórias, portanto continuo a trabalhar, porque a empresa não fechou.
Escreves testamentos, rebaixas os outros, ridicularizas.. teoria válida para o surgimento da moléstia: zero. Acho importante descobrir uma vacina e rápido para este vírus, mas também deveria ser investigada a origem do mesmo.
mal jogado entao, o pais mais afetado foi mesmo a china ahahaah vou desenvolver uma vacina para infetar portugal inteiro e pôr o meu pais nas bocas no mundo pela piores razoes parece me bem jogado
Não são só os chineses. Eu também tenho aproveitado para comprar ações.
Não fazes ideia do que dizes e também deves ter lido um post que anda a circular no facebook em que se diz isso…
as acções de empresas chinesas também caem e não são só os chineses que compram nestas alturas…..Aliás, qualquer investidor com largos milhões investe…Por isso não sei porque é que pessoas que não têm qualquer formação no assunto vêm dizer barbaridades destas…
Segundo, o prejuízo para a economia chinesa (já fragilizada….se não acompanha a sua situação – e vê-se que não acompanha ao pormenor… – então devia acompanhar para depois poder falar com algum sentido; a economia chinesa está a crescer menos de ano para ano) é muito maior com o vírus e a última coisa que a China quer é que o resto do mundo pare….
É assim tão difícil perceber isto? Se tivesse pensado um bocadinho e analisado alguns dados macroeconómicos perceberia facilmente.
Ora uns dizem que existe uma conspiração por parte dos EUA, outros dizem que é da RPC. Pelo menos existe algo em comum entre ambos os grupos, é que estes são uma cambada de ignorantes e crédulos.
És das poucas pessoas bem informada, os outros gostam de ser enganados, eles apenas esperaram a altura certa para a divulgação. A isto se chama a guerra económica a funcionar..
Eles anunciaram que testaram a vacina em animais com êxito, e que irá começar a ser testada em humanos, that’s all. Não anunciaram que desenvolveram com sucesso uma vacina lol.. Alguém por Portugal traduziu mal a headline e agora vê-se esta headline por toda a media PT.. basta dar um check rápido nas noticias lá de fora para comprovar isso.
Pouco se sabe se foi so em animais, ou animais e humanos, e agora vão fazer o processo normal de ”certificação” testando em humanos com critério e detalhe para ser viabilizada a comercialização. Para estarem a dizer que vão começar a preparar a produção em massa certamente já testaram em humanos com sucesso de forma não oficial. Mas veremos. O que importa é que surja a vacina, seja da china, seja de outro país, desde que seja segura e eficiente.
Sim muito provavelmente já testaram em humanos de forma não oficial, como outros laboratórios fora da China já o fizeram, no entanto testar em meia dúzia de pessoas não é suficiente. Fora isso serão necessários meses de testes para assegurar que a vacina funciona como esperado, que não há efeitos secundário não desejados, que a pessoa não será novamente infetada no futuro, etc etc.. Portanto ninguém “desenvolveu com sucesso vacina contra a COVID-19” ainda, nem ninguém se atraveria a dizer tal disparate. Ainda é muito cedo.
Foram eles que criaram o vírus, agora é hora de tirarem os lucros…
Primeiro: As vacinas são desenvolvidas através de proteínas e genomas de determinados vírus.
Segundo: Depois de conseguido algo, começam a testar a mesma, a chamada Fase 1: Testes em seres animais ou humanos saudáveis.
Fase 2: Testes das vacinas num determinado grupo, onde existiu um surto e as pessoas estejam infectadas, aqui vai se estudar se os genomas virais tem eficácia sobre o vírus.
Fase 3: É a ultima fase e a derradeira, onde a vacina vai ser administrada num grupo de pessoas, em grande escala e mais uma vez é estudado.
Ter em atenção que cada fase só é sobreposta, se a fase testada for aprovada com sucesso, em durante estes testes se existir um mutação do vírus, recomeça tudo. Isto acontece com o vírus da gripe, todos os anos as vacinas da gripe, que funcionam como vacinas de protecção são alteradas, por causa de o vírus sofrer alteração sazonalmente.
Falando da vacina, depois de todos os testes, aí sim a vacina e aprovada, pela delegação de saúde do país originário e se for para ser usada globalmente tem de ser aprovada pela Organização Mundial de Saúde. A vacina vai ser comercializada daqui a 12 ou 18 meses infelizmente, pois temos acho que toda a gente quer ela para ontem.
Agora a questão é em quais humanos?
De certeza que vão aparecer montes de “voluntários” de etnia Urigue, reclusos, ou simplesmente quem critica esta ditadura e chama palhaço ao presidente chines. Esse desapareceu e ainda não deu noticias.
Por pior que seja a democracia é bem melhor do que viver em ditadura e com a liberdade de pensamento e expressão amordaçada e limitada a sorrir e dizer bem de tudo o que se passa nesse pais, pois caso contrário é contra o povo chines, que curiosamente só pode dizer o que o PC Chines quer que seja dito.
É óbvio que eles têm a vacina, se foram eles que criaram o vírus é lógico que tenham a vacina, só estavam á espera do momento certo para divulgar. É a guerra económica a funcionar
Super confiável um vacina de um governo genocida, que sufocou a pauladas os sintomas de democracia em Hong Kong, isso pra falar dos últimos fatos, além do médico a descobrir o vírus e a se preocupar com o mesmo, que foi morto também, depois pesquisem a idade dele e o nível de bio-segurança a que ele estava acostumado, as pessoas são realmente estúpidas, não reconhecem de fato os psicopatas governantes chineses, acham que o mundo é feito de governantes sãos num mundo feito de doces, que fique claro, eles são psicopatas no poder, a vida humana nunca teve, nem vai ter valor! Olhem novamente o protesto na Praça da Paz Celestial aqueles doentes ainda estão vivos e comandando o medo!
Só de Hong Kong?
Esses são os que neste momento ainda podem reclamar, quanto aos do Tibete, Urigues, ou qualquer outro que dentro da China se atreva a dizer o que quer que seja contra “o povo” desaparece.
E mesmo a nível internacional, quem critica este regime, como aconteceu estes dias com um escritor, vê os seus livros desaparecer da China.
Eles podem dizer o que quiserem os outros em países livres e democratas, se dizem alguma coisa vão contra o povo da China.
Como se o povo Chines tivesse liberdade de opinião, ou mais ainda, como se essas criticas tivessem seque alguma hipótese de chegar à China, com toda a censura que é feita.
Tudo a seu tempo…. tudo programado… hoje em dia só cai quem quer…. Enquanto isso morrem pessoas inocentes….
Boa noite, para quem tiver dúvidas segue uma fonte segura,
http://eng.mod.gov.cn/news/2020-03/18/content_4862087.htm
Sim esta notícia da Marisa Pinto está correcta!
Temos uma luz no fundo do túnel!
Tenho o hábito diario de visitar a página do pplware desde o seu inicio,mas vou desistir, pois nos comentários aprendiam-se muitas dicas. Infelizmente hoje está demasiado infetado por mentes brilhantes.
Cara jovem Mariza pode apagar o meu comentário desde que o leia.
Entao queres que apague os comentários que são diferentes da tua opinião? Fascismo? Grande coisa se fores embora espera la. Se em vez de ameaçares fizesses um comentário proveitoso era de valor. Agora ameaçar que vais embora porque não concordas com outras opiniões? Deixa de ser maniento.
É uma boa noticia, e uma chapada sem mão para os Amaricanos, os policias do mundo!!!
@Avlis
A China reportou os casos à OMS no dia 31 de Dezembro de 2019…Está na página da OMS, podes verificar.
Eles não tentaram ocultar.
Já o Ocidente, teve tempo para se preparar melhor, não fomos surpreendidos, e pronto, é o que se está a ver.
Wishmaster
Não contesto que a China reportou os casos à OMS, agora contesto que não o tenham tentado ocultar. Se não porque diziam que o mesmo não era transmissível entre humanos? Porque chamar e ameaçar o médico que deu o alerta? O que é que reportaram mesmo? Que era um vírus perigoso e altamente contagioso ou um novo vírus que (segundo eles) nem sequer era transmissível entre humanos? Se o medico alertou os colegas no dia 30 de dezembro é porque o mesmo já estava bastante dissimilado, logo, sabendo nós o período de disseminação dos vírus, podemos deduzir que o mesmo já andava em circulação desde provavelmente meados de novembro.
Quanto ao Ocidente, deveríamos ter tomado medidas mais cedo e não se deveria ter desvalorizado o mesmo e, em meu entender não é, “e pronto, é o que se está a ver.” o pior ainda está para vir, basta ver as medidas que o Brasil, EUA, Irão e Inglaterra tomaram que são nulas e para a semana vão criar o caus e um número de mortes sem precedentes. Espero estar errado, mas se virmos o que se passa em Itália, nós outros países vai ser muito pior. Só parando tudo durante o tempo que for necessário (como se fez na China), até deixar de haver contaminações nenhumas é que isto vai parar, a continuar assim, vamos andar sempre aos altos e baixos.