PplWare Mobile

As teorias da conspiração estão erradas: O Coronavírus veio da Natureza


Imagem: Nature Medicine

Fonte: The Telegraph

Autor: Marisa Pinto


  1. Tome Barrios says:

    E mesmo assim ainda há de haver pessoas a pensar que foi criada em laboratório… é mais fácil acreditar nas mentiras do que nas verdades

    • Marisa Pinto says:

      Já estamos a ter essa reacção… eheh enfim 🙂

    • jaugusto says:

      Talvez porque na cidade onde começou Wuhan existe um dos mais conceituados e secretos instituto/laboratorio especializados em virologia do exercito chines

    • Hugo Monteiro says:

      Mas eles independentemente tiveram culpa na epidemia global, ninguém lhes tira o mérito de criarem uma crise global.

      • luis borges says:

        Really? Porquê? O virus foi conhecido ainda em Dezembro. Os noticiarios nao falaram disso mas os meios de informacao cientificos nao falavam de outra coisa. O problema ‘e bem maior. Está relacionado com a forma como dimensionamos os servicos e estabelecemos prioridade. Procure o TED TALK do Bill Gates sobre o assunto. Foi em 2015 depois do surto do Ebola.

        • Pedro says:

          Luís, eu digo-lhe porquê.. porque a China mentiu.. E se não tivesse mentido, talvez o mundo visse com outros olhos a ameaça. Até porque há relatos de pressão da China sobre a OMS, bem antes das comunicações oficiais..
          Fundamento para a mentira da china?
          https://www.rtp.pt/noticias/mundo/a-evolucao-da-covid-19-no-mundo_i1213866
          Basta passar por literalmente todos os gráficos de todos os países do mundo e ver como o da China sobressai pela diferença (sim, são muito certinhos e trabalhadores e tal..).
          Fundamento para a pressão da china sobre a oms:
          https://observador.pt/2020/05/11/secreta-alema-reportou-telefonema-em-que-xi-jinping-tera-pressionado-lider-da-oms-organizacao-nega/

          Portanto os dados estão aqui, cada um faz o que bem entender com eles e acredita no que quiser, não podemos é dizer que não é nada estranho, ou que só um lado é que é factual, quando as provas apontam pelo menos para dúvidas, não para certezas absolutas.
          Mais, existem traços genéticos do HIV (lembram-se? aquele vírus que se propaga entre humanos?) no RNA do sars-cov-2. (links a vestirem-se).
          O problema disto é que não dá para comprar todos os estudos cientificos do mundo, e eventualmente descobrir-se-á a verdade, agora “origem natural” ?
          Alguém razoável e minimamente inteligente tem no mínimo, de ter dúvidas, só os chico-espertos têm certezas universais, sendo que a excepção, é ter a certeza universal que ter dúvidas é bom.
          Ainda para mais quando vemos canais conceituados como NG odisseias, histórias, discoverys com documentários completos de coisas estranhas, tipo irem à procura da filmagem da ida à lua para analisar com as tecnologias de hoje, só há uma cópia de fraca qualidade que foi a que foi transmitida com menos definição para poder chegar às tv’s, mas o original foi destruido “sem querer”.. tipo “IDA À LUA, MAIOR EVENTO DA HUMANIDADE DO MILÉNIO” e alguém destrói sem querer.. levantar uma sobrancelha, deverá ser o mínimo que devemos fazer..

    • Luis Santos says:

      O Edward Snowden também era apenas mais um e o maldito cubo de Rubic, veio tramar os americanos…
      Poderia dar aqui exemplos que estão gravados na história.
      O secretismo existe de uma maneira que, nós civis, não imaginamos que existe. Enquanto for assim, a coisa vai bem….
      De facto, com o seu julgamento sobre a matéria, eu consideraria que eles estão fazendo um EXCELENTE trabalho.

  2. José Pereira says:

    Já não há doenças como antigamente. Peste negra rules

  3. Filipe says:

    Desculpem este comentario mas tem que ser dito: Este virus está a ser das melhores coisas para o nosso planeta. Em semanas fez mais do que nós humanas em decadas.
    Espero que se tire ilaçoes no fim disto. Que para salvar o planeta e seres vivosnao é preciso tto tempo como nos dizem. Se para este virus mudamos completamente a nossa sociedade, pq pelo planeta nao podemos? (Deixem de pensar na conta bancaria apenas.) Energias renovaveis, veiculos a hidrogenio, reciclagem de tudo o que é fabricado, etc

    • Anton Castro says:

      Voce consegue ser tao demente que nem merece resposta. Ja sabia que vinham aí cromos ligar isto à teoria da conspiraçao do aquecimento global. E tudo isto usando varias mortes a nivel mundial. Voce é tao assassino como quem criou esta historia toda.

    • eu says:

      o problema é o colapso económico que aí vem por causa do vírus, não é algo que queiramos fazer explicitamente

      mudar a sociedade assim à força por causa do planeta só vai complicar ainda mais, porque se não há empregos, não há dinheiro, não há veículos a hidrogénio ou elétricos ou investimentos em renováveis… só há o que mais barato surgir

      • Filipe says:

        nao estou a dizer agora… mas antes poderiamos ter mudado como estamos agora a faze-lo por causa do virus… Agora é um Wake Up Call… Honk Kong tem ar limpo pela primeira vez em dacadas, será que preferem ter aquele ar poluido outra vez?? Onde as crianças nem podem brincar ao ar livre?

        • eu says:

          ah sim, é bom para relembrar às pessoas que já não se lembram de como é bom ter ar limpo para respirar

          • Filipe says:

            Em certo paises nao tem o ar mais limpo que temos aqui em portugal como China e Hong Kong onde nao se podia sair sem mascara devido a poluição. A India teve de parar metade dos carros e avioes devido ao ar poluido ha pouco tempo. Esta quarentena tambem deve de servir de deixar de olhar apenas para o seu umbigo.

    • José says:

      Salvar o Planeta, humm… bem sempre posso sugerir verem o George Carlin…
      https://www.youtube.com/watch?v=X_Di4Hh7rK0

    • O pirata says:

      O que me ri com o comentario.

    • Nuno José Almeida says:

      Exactamente ao contrário. Com a crise, baixam os preços da energia poluente e voltam-se as pessoas para o mais barato e não para o menos poluente. Assim que acabar, ficaremos pior.

      • Filipe says:

        mto de vos nao entenderam o meu comentario (nada que nao esperasse(. Se essas medidas por exemplo das energias renovaveis/hidrogenio/outra tecnologia poderia-se menos dificilmente passar por esta crise pq nao seria necessario comprar matéria prima para comprar combustiveis ou vriar eletricidade, o nosso governo poderia dizer que durante estes meses dificeis nao se pagaria eletricidade por exemplo… Assim continua-se nas maos das petrolideras..

        • Carlos says:

          Tem razão Filipe!!! O pessoal só pensa em férias e em lisboa e Porto!! Já Miguel cultiva uma couve ou alface!! Eu vivo no interior e tenho colegas que só pensão á doutores!!! Agora estão fechados em apartamentos a bater palmas as janelas!! E eu todo contente no meu quintal a tratar das minhas Agricola!!!! O vírus é mau e é triste vivermos assim!! Concordo! Mas pode ser que alguns abram os olhos!!!

        • Nuno José Almeida says:

          Peço desculpa o Filipe é que não entendeu os nossos.
          1 – Não existe mudança de paradigma só diminuição de consumo directo.
          2 – A pressão para o aumento de consumo de CO2 posterior a isto é maior e não menor.

          Espero que tenha entendido.

          • Filipe says:

            por isso que digo se tivesse energia renovavel a 100% ou perto disso nao terias aumento excessivo de CO2 né?!? os cientistas falavam disto ha uns bons 30 anos e assobiou-se para o lado. Nao estou para o fazer agora em grande escala pq n haverá dinheiro. Sei que qdo isto passar o pessoal (humanidade) vai recomeçar em força na industria e outros. MAs se calhar poderia se arranjar um equilibrio entre a nossa industria / qualidade de vida / melhor ambiente. Mas se gosta de viver a respirar quantidades malucas de fumo e CO (entre outros gases) do que ar limpo…

          • Nuno José Almeida says:

            Filipe. Desculpa acho que não tens conhecimentos mínimos para poderes afirmares o que dizes. Energia 100% renovável com a tecnologia actual é impossível. O problema está do lado da procura e não da oferta.

          • José Lima says:

            Nuno, desculpe, mas dizer aos outros que não tem conhecimentos mínimos nota a falta de argumentos e bom senso. Talvez por isto andamos todos tao pessimistas e agarrados aos tablets e telemóveis a procura do melhor preço para o próximo gadget. Ideias boas precisam-se! Pessoas bem intencionadas também! O Filipe pode não ter os conhecimentos todos mas nota-se a sua preocupação em informar e alertar, coisa que todos nós deveríamos por natureza fazer.
            A verdade da diminuição da poluição nestes dias e a rápida regeneração por parte da fauna e flora é inequívoca. Se o ser humano vai aprender com isso? Palpita-me que não, e basta ver pela pequena amostra destes comentários.
            Boa saúde para todos!

          • Nuno José Almeida says:

            Isto de ler o que os outros escrevem tem sempre destas coisas. Não estou a fazer acusações, estou só a chamar atenção que ideias erradas sobre tecnologia actual e como se comporta o ser humano leva a conclusões erradas. Deste problema, acreditem, não vai sair menos poluição, pelo menos por mudanças comportamentais ou económicas. Só por diminuição de população caso fosse o caso.

    • matreco says:

      Que estupidez e falta de sensibilidade. Pela mesma lógica, se extinguíssemos toda a raça humana, a Terra era um paraíso, não estava era cá ninguém para o gozar. Avaliar uma “mudança completa da sociedade” por eventos de 1-2 semanas que ainda não se sabe que repercussões futuras terão, é de uma ingenuidade tremenda, porque está a assumir que a actual situação é sustentável indefinidamente, ou acredita mesmo que a comida lhe vai continuar a aparecer à frente por magia? É que a não ser que produza tudo aquilo que come, para continuar a fazer as suas refeições alguém tem que trabalhar mesmo em situação de pandemia. Gostaria de ver a reacção se esta situação se mantiver durante uns meses largos e começarem a escassear bens essenciais e serviços. Por outro lado, fico sempre fascinado pelas pessoas que se arrogam defensores do planeta e dos ecossistemas enquando se sentam atrás do ecrã de um computador…

    • Quem ? says:

      Para salvar o Planeta ou a raça Humana ? O Planeta já aguentou com muito mais lol. xD

  4. João Costa says:

    Hoje em dia são muitas as pessoas, empresas e entidades que a qualquer acusação que vejam que pode parecer ser menos plausível para o publico, defende-se logo dizendo que a noticia / comentário /opinião é “Fake News” ou teoria da conspiração… Como se no mundo tudo fosse preto ou branco. Neste caso como tantos outros possivelmente nunca vamos saber a verdade. Mas ninguém pode afirmar que foi ou que não foi. Muito boa gente e meios de comunicação internacionais de referencia falaram na possibilidade de este virus ter sido criado em laboratório. Falam de um erro num laboratório militar chines que de facto existe e fica localizado onde a pandemia começou, Wuhan. Não estou com isto a defender esta possibilidade, apenas defendo que se respeite quem acredita numa ou outra versão. E não afirmar como diz no titulo deste artigo que “estão erradas”. Sem terem qualquer prova a não ser “um novo estudo”, então e todos os outros trabalhos de investigação? Caem em desmérito por causa deste novo estudo? Sejam um pouco mais neutros como manda a lei na comunicação e metam em titulo menos vinculativo. Porque este estudo amanha ou depois já foi “contrariado” por outro a dizer algo completamente diferente. Viva a liberdade de pensamento e deixem cada um ter a sua opinião.

    • Marisa Pinto says:

      Err… se assim for temos que aceitar os que são contra as vacinas? Vamos separar o trigo do joio…

      • João Costa says:

        Percebo a tua resposta, e reconheço que parte do meu comentário pode ser usado para outros temas (mesmo não sendo esse o meu objectivo). Mas acredito que o entendeste, e o que quis dizer com ele. De qualquer das formas quero frisar que não foi, nem é uma critica ao teu artigo. Apenas me referi ao titulo e nada mais.

      • Anton Castro says:

        Marisa, isso so demonstra a sua nao tolerancia para quem tem opinioes diferentes, e que certamente por alguma razao valida. Na verdade, voce limitou-se a escrever uma noticia que vem do The Telegraph. Temos que assumir isso automaticamente como verdade? Que eu saiba nao. Mas se me disser que sim, eu chamo a isso tentativa de manipulaçao.

        • Marisa Pinto says:

          Opinião é uma coisa, factos são outra. Não misturar o trigo com o joio.

          Eu não escrevi notícia do The Telegraph, eu fui ao estudo, à pesquisa, tens lá a fonte, podes também ir ler, basta tirar os óculos da ignorância. Tenta.

          • Anton Castro says:

            Então que factos é que temos nesta noticia, com todo o respeito? escreveste: “Estima-se que, provavelmente, tenha surgido de morcegos ou pangolins, um mamífero que é consumido ilegalmente na China e cujas escamas são usadas para fins medicinais.” – leia-se provavelmente, ou seja, sem certezas. Nao é um facto, é uma possibilidade, uma teoria. Eu já li, e continuo sem factos, porque nao me prova nada. Gostava que percebesses o que realmente se passa, mas sei que o conhecimento que tenho sobre o facto, nao seria levado em conta, portanto ficamos assim.

          • Flávio Ferreira says:

            Mas que ignorância amigo, a terra é plana para si então também, porque pega num régua e vê que não curva nenhuma é isso!!

            Está aqui um estudo cientifico feito pela Universidade de Virologia de Wuhan em 2019 sobre os coronavirus.
            https://www.mdpi.com/1999-4915/11/3/210

            Teorias de conspiração valem zero, ciência é fundamento e leva a estudos, não são os vídeos do youtube que fazem querer alguma coisa.

          • Anton Castro says:

            Flavio Ferreira eu nao sou teu amigo, para começar. Depois, se a tua resposta ao que eu disse é com coisas como a Terra é plana, diz muito bem da tua credibilidade. Guarda esse estudo para ti, se essa ciencia para ti é fundamento, significa que realmente nao queres ver, nem queres tu analisar a verdade tu proprio, ou seja, estás sempre à espera do reboque de terceiros para emitir as tuas opiniões. Ao contrário de ti, pelo que vejo, eu sou cientista, e não vejo as minhas opiniões, tanto como de outros cientistas, difundidas na imprensa convencional, porque ela simplesmente não deixa, nem quer que se saiba a verdade da maioria das coisas.

          • Flávio Ferreira says:

            És cientista não és, então diz-me uma coisa, quantas fases tem uma vacina? E qual é a proteína mais importante num vírus e a sua quantidade e numera as mesmas por favor. Quero aprender, já que é cientista.

          • Vítor M. says:

            🙂 para saber isso não é preciso ser cientista. Basta leres literatura sobre o assunto, alguma mais técnica e fidedigna, que rapidamente percebes esses e muitos outros pormenores.

          • Flávio Ferreira says:

            Vitor M. ele é que diz que é cientista, deve saber responder sem precisar de perder tempo com livros e assim.

          • Vítor M. says:

            Pois, isso já não sei se é ou não, mas para o caso, pouco importa. Como a Marisa referiu, o assunto resulta da análise do estudo, que tem fontes credíveis e não são anónimas 😉 por isso.

            Cumps.

          • Anton Castro says:

            Oh Flavio, tu sabes tanto de virus, como eu de morcegos. E sim, tudo o que escreveste se faz com a distancia de um clique. Nao sejas marisa vai com outras.

          • Anton Castro says:

            Ja agora, uma pequena pesquisa às fontes do MDPI que dás, resulta no seguinte: “In December 2011, the MDPI journal Life published Erik D. Andrulis’ theoretical paper, Theory of the Origin, Evolution, and Nature of Life, aiming at presenting a framework to explain life.[13] It attracted coverage by the popular science and technology magazines Ars Technica and Popular Science, which characterized it as “crazy”[14] and “hilarious”.[15] A member of the editorial board of Life resigned in response”

            “In 2013, another MDPI journal, Entropy, published a review paper claiming glyphosate may be the most important factor in the development of obesity, depression, attention deficit hyperactivity disorder, autism, Alzheimer’s disease, Parkinson’s disease, multiple sclerosis, cancer, and infertility.[17] The paper itself does not contain any primary research results.[17] It was criticized as pseudo-science by the popular science magazine Discover.[18] With regard to the same controversial study, Jeffrey Beall has rhetorically asked, “When publishers like MDPI disseminate research by science activists like Stephanie Seneff and her co-authors, I think it’s fair to question the credibility of all the research that MDPI publishes. Will MDPI publish anything for money?”.[19]”

            “In 2016, MDPI journal Behavioral Sciences published a review paper that claimed that watching pornography is a cause of erectile dysfunction.[20] Six scientists independently contacted MDPI concerned about fraud and other issues in the article. An independent review by the Committee on Publication Ethics (COPE) was initiated, which recommended that the article be retracted. Issues raised by COPE and/or critics included:[21]

            Scott Lane, who was listed as the journal editor who handled the submission, described his experience with this manuscript as “one of the most bizarre and atypical experiences I have encountered in my academic career” and declared that he “was not in involved in the final decision regarding correction/retraction/authorship.”[21] This raises questions about the nature and processes of peer review undertaken by the journal in relation to this manuscript.”

            Não queres que continue a colocar mais sobre a credibilidade das tuas fontes aqui, pois não?

          • Flávio Ferreira says:

            São 11 proteínas.
            L; P; M2-1; M2-2; M; F; G; SH; N; NS1; NS2

            A mais importante a M, é a proteína que forma novos vírus, logo seja tão importante ser estudada.

            Por norma pessoas que não respondem as perguntas, falam falam para fugir ao tema, porque não tem resposta.

          • Anton Castro says:

            Pois é Flavio, isso que tu disseste continua sem provar nada. É um conhecimento disfarçado de entendimento do assunto. Primeiro, posso nao ser expert nessa área, se tu o és, ainda bem para ti. Agora, vires mostrar o teu suposto conhecimento nessa área sem retirares alguma conclusao e sem mostrares com evidencias, de modo a suportar o teu apoio a esta noticia, isso nao. Tu estavas aí farto de falar de fontes como as tuas evidencias, e eu so te mostrei que essas tuas fontes são criticadas, inclusive por entidades “mainstream”.

          • Flávio Ferreira says:

            Sem remorsos, mas eu respondo ao que me perguntam, e dou a minha resposta consoante aquilo que estudo, cientistas estudam muita coisa, em particular metodologias, patologias etc etc especialmente na área da saúde. E experimentos são registados, e como tudo na vida existe erros, mas as coisas são documentadas, agora teorias e coisas do género, não tem validação nenhuma, não são comprovadas como a ciência. Uma celebre frase para todos “O facto científico é conquistado, construído e verificado”

        • RPG says:

          Discussão enoooorme.. com umas labaredas enooormes..
          Mostrem estudos a comprovar que o vírus foi criado pelo homem se faz favor.. tanto cientista pelo mundo a estudar este vírus horas a fio, e ninguém ainda comprovou o que é evidente para vocês?!?! Que azar vocês têm..

        • Toni da Adega says:

          Existem dezenas de doenças recentes que tiveram origem de outros animais.
          Durante milênios sempre surgiram doenças novas. Foram todas criadas em Laboratório?

          • RPG says:

            Foram aliens que criaram nos laboratórios deles, e trouxeram para cá.. Isto antes da terra ter sofrido uma metamorfose e se ter tornado plana.

    • p_t says:

      Quais outros estudos? Quais são os estudos que provam que foi criado em laboratório?

      • João Costa says:

        Existem outros artigos que incluem partes de estudos feitos sobre a possível origem deste virus, que falam do tema. Pesquisa em língua inglesa que encontras. Creio que cá em Portugal também já se falou no assunto na imprensa escrita. E mesmo não tendo visto, acho que o Nuno Rogério já abordou o assunto na Sic. Atenção que esta ultima nota foi-me dito por um amigo e não confirmado por mim, pelo que posso estar errado.

        • Radamel says:

          “Foi-me dito” ou “contaram-me, mas não tenho a certeza” são duas das expressões atualmente usadas para difundir fake news, inverdades ou mesmo mentiras. Então isso escrito no whatsapp, depois vem um audio de uma eventual médica que claramente está a ler um texto e está tudo cozinhado para a estupidez.

          Ali em cima dizem que cada pessoa tem direito a sua opinião. De acordo, mas tentem fundamentá-la em processos ciêntificos em vez do diz que disse, ou no amigo que vos contou no café (isso hoje já nem acontece que os cafés estão fechados).

        • STAY_SAFE says:

          Ahhhh Se o Nuno Rogeiro (é assim que o Sr. se chama) disse .. o homem do guaxini na cabeça .. Esse cromo que de frutas campestres a aviões a jato sabe tudo … JASUS !!!

  5. Asdrubal says:

    Lá se vai a teoria (em parte) do Trumpa querer vender biliões de vacinas para todo o mundo. E já não se pode comer sopa de morcego. :s

    Desconfio que apesar destas mortes actuais do covid-19, e com a obrigação de as pessoas ficarem em casa, haverá uma menor mutação e disseminação do vírus da gripe e consequentemente menos mortes relativas no próximo inverno. E com certeza haverá mais nascimentos lá para Dezembro e Janeiro.

  6. R says:

    A China deveria ser fortemente penalizada para que fosse obrigada a tomar medidas de regulamentação de saúde pública: não se poder ter “tudo o que é bicho” “ao monte” e simultaneamente à venda num mercado. Porque irá repetir-se.
    Mas quase que aposto que nada vai acontecer… €€€

  7. s_junior says:

    Teorias da conspiração: cheguei a pensar que foi um vírus fabricado pelo partido comunista chines, para parar com as manifestações contra o regime ditatorial e afectar fortemente a economia das empresas americanas e europeias de forma a comprarem participações/acções. Assim sendo retiro o que pensei….

  8. s_junior says:

    Teorias da conspiração: cheguei a pensar que foi um vírus fabricado pelo partido comunista chines, para parar com as manifestações contra o regime ditatorial e afectar fortemente a economia das empresas americanas e europeias de forma a comprarem participações/acções. Assim sendo retiro o que pensei….

  9. Anton Castro says:

    Ah espera lá… estou muito mais descansado agora. Afinal foi a Nature medicine e o The guardian – dois guardioes do sistema – que por sinal vao sempre encobrir a verdade, que relatam isso e que dizem que sao teorias. Faz-me lembrar um mafioso que lixa o vizinho do lado, mas que depois vai dizer à policia que não o fez, quando a mesma juntou todas as peças do puzzle e seguiu a verdade – mas ele segue jurando a pes junto que nao o fez, contando com a ajuda do grupo de media que detem. Estrategia cobardolas desta imprensa.

    • RPG says:

      Queres mais fontes? https://www.sciencedaily.com/releases/2020/03/200317175442.htm Toma lá outra.

      So conseguires encontrar algum estudo que demonstre que o vírus é feito em laboratório, partilha 😉 O qual diga-se, seria bastante mais fácil de provar cientificamente.
      Também acreditas em deus? Respeito isso.. também respeito que sejas um crente de que isto é tudo um grande plano maquiavélico e que o vírus foi criado pelo homem.. pena não conseguirem fazer melhor que isto, que afeta todos, e mata pessoas de todo o lado e nacionalidades, cores e feitios.. Deve ter sido feito por crianças, que essas até ver estão safas. O virus ja sofreu 6 mutações desde que foi detetado pela primeira vez na china btw.. presumo que isso também estivesse nos planos de quem o criou.

    • Anton Castro says:

      RPG, podes dar-me as fontes dos suspeitos do costume que quiseres, que eu vou sempre pelo conhecimento que já tenho e não pelo de terceiros. O teu conhecimento é baseado em artigos de imprensa de revistas, televisão e outros, que são porta vozes que nao podem ser criticados, nem refutados, segundo tu. Volto a dizer-te, isso não prova nada, primeiro, porque são canais controlados por quem pode deitar para fora a informaçao que deseja, tal como “The analysis of public genome sequence data from SARS-CoV-2 and related viruses found no evidence that the virus was made in a laboratory or otherwise engineered” – Ok isto para ti já significa a verdade absoluta. Isso nao prova nada. Mais teorias e teorias. Hoje em dia não se deve acreditar em nenhum estudo que venha na imprensa convencional, porque simplesmente é muito provavel que nao seja credivel. Para começar, tu claramente não sabes o que é um virus, porque se soubesses, nao vinhas com esse tipo de conversa, e vou-te dizer isto de um ponto de vista de engenharia. Um virus é um mecanismo de protecção de um corpo a uma invasao externa, exactamente igual como nos sistemas informaticos. O teu corpo produz anticorpos, exactamente para desactivar a programaçao desse virus, ou agente externo, que o visam neutralizar. Ao contrário do que tu pensas, os virus sao organismos nao vivos, são nanoparticulas que têm a capacidade de introduzir em organismos vivos instruções para alterar o RNA e DNA desses organismos, fazendo com que o seu proprio sistema imunitario se vire contra o mesmo. Essas nanoparticulas destroem as bacterias que tens no teu corpo, se tu ajudares essas tuas mesmas baterias a serem destruídas, ou seja, ao colocares nas maos desinfectante, alcool e outro tipo de quimicos que as matam, o teu corpo fica à mercê desse virus, ao contrario do que é recomendado pela imprensa. Posto isto, sendo essas nanoparticulas parte de uma desactivação do sistema imunitário, vem a outra parte, a exposição à radiação! O maior problema de poluição no nosso planeta, ao contrário do que nos é passado mais uma vez na imprensa generalista, é a radiação de ondas electromagnéticas, portanto, telemoveis, torres de telemoveis, SATELITES. Experimenta colocar-te numa camara anecoica, sob a influencia continua de uma onda de pulso de 50 GHz e vez o que te acontece. Cada universidade de engenharia do país tem uma camara anecoica, portanto, podes pedir para ser sujeito a teste. Estás é com sorte, sabes porquê, porque eles simplesmente não te vao querer fazer o teste, porque nao sao burros, e nao querem matar ninguem, pois eles no maximo so te far-te-iam isso para frequencias na ordem dos KHz, entendes? Que significa o que te estou a dizer? Significa que tu estás sujeito a frequencias bem maiores do que KHz, estás sujeito a GHz, numa camara de experiencia a ceu aberto! E agora com a nova geração, nem se fala! Mas nao vez a imprensa generalista dar valor a isso, pois não? Simples, porque nao quer ouvir cientistas como eu, e como outros que sabem bem o que essas radiações fazem na sociedade de hoje. São essas radiaçoes que estao a criar toda a poluiçao electromagnetica da Terra, alterando a suas frequencias magneticas, bem como a criar milhoes de lesoes em todo o mundo.

  10. Sergio J says:

    Vão começar a dizer que foi Deus a corrigir as coisas no planeta.

  11. SANDOKAN 1513 says:

    O vírus veio sim da China,mas foi por alguém que foi infectado por um animal.Deixem-se lá de paranóias e ganhem é juízo !! 😐

  12. PeterOak says:

    Boa noite! Já cheguei.
    Boa teoria de artigo. Uma pergunta: ao invés dos cientistas malucos chineses terem usado um dos 6 coronavirus que infecta humanos… será que os cientistas poderão ter capturado um morcego (que é um bicho que aguenta 300 doenças em simultâneo e não morre), extraído um vírus dos brônquios do animal, e ter manipulado geneticamente esse vírus para infectar humanos mas poupando as criancinhas?

  13. ervilhoid says:

    Verdade ou não, o Trump está com cenas ao dizer que a China podia ter avisado, mas há uns dias subestimava o vírus lol entre chineses russos americanos e israelitas venha o diabo e escolha

  14. David Guerreiro says:

    Aqui o problema é um: falta de condições sanitárias na China. Metem em mercados animais vivos em gaiolas, muitas vezes selvagens, uns em cima dos outros, tudo cheio de porcaria, e assim se dá a transmissão entre espécies. Depois vem essa malta chinesa que adora comer tudo o que é animal estranho, e dá-se a transmissão para humanos. Não é arma biológica, nem de nenhum laboratório chinês ou exército norte-americano, é mesmo culpa da cultura e tradições na China, e falta de condições sanitárias.
    Já assim foi com a gripe aviária e a SARS.

  15. António Souza says:

    Ninguém me tira isto da minha cabeça: o vírus foi criado em laboratório. Agora vêm com essas tanguinhas, falas baratas, para enganar o povo. Claro, há que mascarar a verdade.

    Vocês ainda não repararam que o vírus saltou da China em direcção aos EUA e depois espalhou-se em todo o mundo em poucos dias? Como é que pode ter sido um vírus causado pela Natureza!? Tenham a santa paciência.

    Abram os olhos: este vírus foi criado em laboratório e por trás disso estão a China e os EUA.

    • O pirata says:

      Eles até são os “melhores” amigos… (guerra comecial da -america à china )

    • Radamel says:

      AHAHAHAHA. apresente uma prova nesse sentido, sem ser uma sensação estranha na sua cabeça.

    • SergioM says:

      Por acaso não… o virus não saltou da China para os EUA… os EUA apenas agora começam a ser atingidos pelo virus enquanto que a Europa vai muito mais à frente…

    • matreco says:

      “Ninguém me tira isto da cabeça”, “há que marcarar a verdade”.
      Perante tão fortes evidências, “abri os olhos” e fiquei convencido… não que o virus foi criado em laboratório, mas de outra coisa…

    • Anton Castro says:

      Antonio Sousa, a imprensa generalista vai sempre abafar a verdade, pois as pessoas nao podem saber a verdade, entendes? Se as pessoas souberem a verdade, o sistema cai.

  16. Luis says:

    O melhor deste artigo é aquele gráfico, fiquei esclarecido! ehehe

  17. MD says:

    A questão aqui não são teorias da conspiração, é tudo muito mais factual que isso.
    Tenha o vírus sido introduzido na natureza por um motivo, ou meramente por acidente, a verdade é que os verdadeiros poderosos estão a tirar todo o partido dele, e isso é que é um facto, e não é possível negá-lo.

    Também não há duvida nenhuma que o virus está a ter uma dimensão mediática nunca antes vista e completamente desproporcional ao seu real perigo.

    Mas pronto, hoje é sexta feira, e amanhã vai ser sábado. A vida continua, e daqui a uns meses está tudo normal, tirando todas as pequenas e médias empresas que ou abriram insolvência, ou estarão para abrir.
    Os grandes continuarão a dominar, basta ver o simples facto de haverem países a proibir restaurantes de abrir, mas o McDonald’s pode continuar em funcionamento.
    Agora pensem. Os grandes e poderosos continuarão, e estarão mais poderosos que nunca, dos “pequenos” poucos continuarão a existir depois disto, e muitos continuarão em grande sofrimento. Com isto tudo mais pessoas ficarão sem emprego…o comum mortal ficará com menos dinheiro no bolso, e será uma devastação económica sem precedentes, e esse sim vai ser o real problema deste virus, não os mortos todos que iriam morrer da mesma forma caso tivessem apanhado uma gripe.

    • Filipe says:

      nao é bem assim… em parte sim, as farmaceuticas que conseguirem a cura/vacina vao lucrar imenso mas tens por exemplo o preco do petroleo que é provavel descer bastante (nao ha procura)…
      Isto é uma situação unica no mundo. O mais parecido é o cenario de guerra (que é pior). Isto é unico e espero que a humanidade aprende que o dinheiro nao é tudo e que nao se pode continuar assim.
      Tens que ver que se os paises nao controlam nos seus paises a sua doença rapidamente ninguem lhe abre as fronteiras, ficarao isolados. Se vives de importaçoes/exportaçoes esta lixado ou de turismo. Mmo que portugal por exemplo csg extinguir/controlar a doença so arbrira fronteiras com quem esta igual ou melhor para nao haver segunda vaga… nao vais ficar bom e abrir fronteira com a espanha se nao estiverem bem

  18. Joaquim Sobreiro says:

    Quando o medo foi o do vírus da gripe A. Procurei informação e encontrei um estudo/livro de Teresa Forcades, médica.
    Para mim, foi esclarecedor.

  19. André Silva says:

    Para quem quiser ter outra potencial perspectiva a globalresearch é uma think tank Canadiana :

    https://www.globalresearch.ca/covid-19-further-evidence-virus-originated-us/5706078

  20. Joao says:

    Cada um acredita no que quiser … tem de haver sempre “estudos” para justificar que o virus é uma evoluçao natural.

  21. Markito says:

    Várias evidências mostram que o governo chinês mentiu sobre a origem do vírus, por exemplo encontrar o paciente ZERO que é impossível saber. Também fato de ter sido lançado primeiramente na china para tirar desconfiança de sua origem. Aliás qualquer hacker que faz vírus informático sabe mascarar o seu criador e aspectos que o identificam. Existem informações que esse é o vírus chinês mais inofensivo e a china já tem criados muitos outros realmente mortais. Chama-se de guerra biológica, e o motivo seriam os embargos economicos dos EUA contra a china.

  22. Xico says:

    Deviam pesquisar…sabe-se deste virus desde 2007.
    A brincadeira tem limites!!!

  23. Figueiredo says:

    Cá para mim foi deus, ele é que gosta de enviar umas pragas de vez quando.

  24. Rafael says:

    Acreditar em estudos científicos? kkkkk 90% dos cientistas hoje são bancados pelos governos e instituições privadas.

    • Joaquim Sobreiro says:

      É seguir o rasto do dinheiro que se encontrará o paciente zero, o financiamento dos estudos científicos a verdade da informação(?) das massas.
      Poderá ser que a natureza cria vírus para o ser humano, científico, claro, eliminar?

    • Filipe says:

      Daqui ha pouco vao dizer que isto foi desenvolvido para matar os velhos para os governos nao pagar reformas e aliviar SS

    • Toni da Adega says:

      Depende de onde esse estudo cientifico for publicado. Se for publicado no Facebook e youtube é 100% autêntico e verdadeiro.

  25. AlexX says:

    Não acreditei no fabrico em laboratório mas também não acredito na nature medicine, estudos suspeitos e muito menos no daily telegraph numa época em que tudo está posto em causa. Confio no pplware por trazer estas e todas outras coisas a público 🙂
    Mas o vírus não pode ter sofrido mutação estando já dentro do corpo humano porquê? Porquê têm sempre que atribuir culpas a um babuíno, morcego, suíno, bovino, caprino ou poeiras cósmicas? Alguma vez apresentaram provas de vírus contagiados por animais ou apenas o disseram porque sim? Os animais quando adoecem auto isolam-se ou são excluídos da sua tribo e morrem isolados caso seja contagioso. Eles sabem como agir e não vão culpar outros. Já os humanos usam espelho só por vaidade, não certamente para apontarem o dedo a si próprios.

  26. pauloj says:

    Wrong, Veio da CHINA, CHINA!
    A gripe CHINESA!

  27. BVM says:

    Então quer dizer o planeta terra existe há milhões de anos e agora apeteceu ao virus aparecer há cena?!?!?!

  28. MalicX says:

    Quando confirmarmos que o PIB chinês de 2020 subiu ao contrário do resto do mundo vamos chorar e muito. Mas pronto foi um babuíno que deu cabo disto tudo. Tudo menos da China of course.

    Tanta ingenuidade

    • RPG says:

      PIB da China cresce mais que qualquer outro país há uns 15 anos, ano após ano. A China é também o país que mais exportações faz, e é devido a esse motivo que tem o PIB que tem… o que torna a economia da China super dependente da boa saúde económica do resto do mundo… e quem diz a China, diz o PCC, o qual já tremia mesmo antes deste vírus aparecer visto que o crescimento em 2019 ja não foi nada por aí além, e havia MUITO descontentamente já de uma boa fatia da população. O que segura um regime destes é apenas a prosperidade e o desenvolvimento que prometem às pessoas, que ainda há menos de 20 anos passava muita fome e fazia racionamento de uma forma natural. Acredita que o último a querer uma catástrofe mundial em termos económicos é a China. E eles lá mal pagam reformas aos velhos lol.. não têm mesmo muito a ganhar com este virus.

  29. Luis Santos says:

    E eu continuo a sustentar a ideia de que, foi criado intencionalmente. Não me interessa se foi no laboratório, ou se foi na rua, ou se foi na piscina ou até mesmo no frigorífico. O que é certo é que os Chineses já sabiam desde 2007 que, se juntassem morcegos com outros animais ia dar m3rda. Verdade seja dita de acordo com a agenda secreta do xi jinping. Se alguém pensa que eles nos dizem a verdade, então é sinal que eles estão a fazer um bom trabalho. Dizem que essas alterações moleculares nos vírus, são totalmente fora do controlo da mão humana, uma vez que é supostamente ” impossível” criar vírus em laboratório, segundo alguns entendidos o dizem. Mas vejamos uma coisa… se os cientistas actualmente têm a capacidade de criar energia a partir de alterações efetuadas geneticamente a vírus, então, como é que podem dizer que os vírus feitos em laboratório são praticamente impossíveis? Deixo os 2 artigos para quem quiser perder um tempinho (o documento do aviso de 2007 acerca do coronavirus e o link para a página da descoberta sobre a capacidade de produzir eletricidade a partir de vírus)
    http://conexaoplaneta.com.br/blog/cientistas-alertaram-em-2007-que-consumo-de-animais-exoticos-na-china-era-bomba-relogio-porque-morcego-e-reservatorio-de-virus-sars-cov/?fbclid=IwAR1ExTYeCKgCA8W0uYLmddAC-htpdjvAQja3B51cY-w14mcqEViXkesdGDs

    https://veja.abril.com.br/ciencia/cientistas-geram-eletricidade-a-partir-de-virus/

    PS: Vírus geneticamente modificados EXISTEM!!!

  30. PeterOak says:

    Aleluia, aleluia!! A salvação está a chegar!
    Meus amigos, somos uns tótós que comem gelados com a testa. Porquê? Ora então:
    Guerra tecnológica, China vs USA: Trump não quer equipamentos chineses (Huawei) na tecnologia 5G que vai ser instalado nos USA, acusando a tecnológica chinesa de colaborar com o governo chinês e utilizar os seus equipamentos para fazer espionagem. A China perde, não entra mais nada da Huawei nos USA. O Reino Unido põe-se do lado dos americanos e recusa o 5G da Huawei. É uma derrota para a China. Uma grande humilhação!!
    Como se pode a China vingar sem ser o mau da fita? Como prejudicar as economias americanas e inglesas sem ficar com as culpas? Solução: lançar uma arma biológica no seu próprio terreno, por dois motivos:
    1 – não podem acusados de guerra com armas biológicas porque a epidemia começou no seu território e, até matou chineses;
    2 – o regime comunista chinês não tem problemas em sacrificar alguns dos seus cidadãos (na 2ª guerra mundial morreram 30 milhões de soviéticos, muitos deles mortos pelos próprios soviéticos).
    Em Wuang existe um laboratório que faz umas experiências maradas. Ao invés de usarem um dos 6 coronavirus que infectam humanos, pegam num morcego (que é um animal que pode ter 300 tipos de doenças e não morrer) isolam um vírus retirado dos seus pulmões e começam as experiências.
    A epidemia é lançada e tem um efeito retardante e altamente contagioso! Chega a todo o mundo e infecta centenas que só dias depois apresentam sintomas, mas entretanto já infectaram milhares. A quarentena é a melhor solução à vista para conter este surto sem cura. O problema da quarentena é que… arruína a economia! As empresas fecham, as exportações param, as ações descem… e os chineses compram essas ações.
    Voltando aos tótós, os chineses anunciam uma vacina ao fim de 3 meses de epidemia. Carissímos, a vacina já existia antes do vírus saltar cá para fora!! Este coronavirus criado em laboratório não mata tanto como o Ébola, mas espalha-se com o simples acto de respirar. Foi manipulado geneticamente para não afectar crianças, que têm um sistema imunológico frágil, mas mata adultos.
    Quando o gelado nos derreter da testa, daqui por um ano, a vida já normalizou no ocidente, mas no oriente.. a China é uma nação mais poderosa do que era antes de perder a guerra comercial de 2019.
    Ou isto, ou algum chinês comeu um morcego mal cozinhado. Mesmo assim, expliquem-me como é a natureza, através dos morcegos ou dos pangolins, “produz” um vírus que é inofensivo para as crianças (que têm um sistema imunológico fraco comparativamente a um adulto). Será que a natureza pensou? – “Estou farta destes humanos! Vou eliminar os velhos que já não são precisos para nada e poupar as criancinhas. Elas são mais conscientes e vão-me respeitar”.
    Esta teoria do surgimento do vírus na natureza é pura ficção cientifica.

  31. J.P. says:

    Pplware .. you triggered it!

    O melhor deste artigo são mesmo os comentários.

    Enquanto isto tudo passa a verdade é que a China se está a aproveitar demasiado bem da situação, nem que seja só economicamente. Da parte da ciência sobre como se criou uma nova estirpe não comento pq não percebo nada.

  32. San says:

    Materia Patrocinada! Com certeza tem investidor chinês, bancando essa reportagem. Está assim pelo mundo tudo. A china entrando em campo pra limpar sua culpa e confundi as opiniões. China is Guilty…

  33. Jaime says:

    E se o 11 de Setembro tivesse ocorrido num outro país? As invasões e pilhagens que se teriam (ou não!!) evitado… e seria tão mais fácil conspirar … A história do covir19 mal começou. Espero qu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.