A NASA está a comprar pó da Lua, o Regolito, por 1 dólar
A NASA fechou contratos com quatro empresas na quinta-feira para recolher amostras lunares. Pelo solo lunar recolhido, a agência espacial norte-americana vai pagar de 1 dólar a 15.000 dólares. Estes "preços baixos" visam abrir um precedente para a futura exploração de recursos espaciais pelo setor privado.
O regolito que será recolhido nos próximos anos será usado para preparar a missão Artemis.
NASA quer comprar pó da Lua
A Lua está cada vez mais no foco das empresas privadas. O regolito poderá ser usado para extrair os metais preciosos, assim como oxigénio, conforme várias experiencias já levadas a cabo. Contudo, este pó também tem implicações nefastas na saúde dos astronautas e nas naves.
Nesse sentido, a NASA quer ter mais deste pó para poder colher informação importantíssima para a missão Artemis. Para tal, em setembro, a agências espacial informou que aceita propostas para que empresas recolham amostras da Lua e vendam esse material à NASA.
Conforme pode ser lido na nova informação, a agência espacial norte-americana revela que selecionou e fechou acordos com várias empresas. São elas as americanas Masten Space System e Lunar Outpost, assim como a ispace Japão e ispace Europa.
No contrato está definido que o valor total será de 25.001 dólares. Nesse valor está contemplada a extração, venda e uso destes recursos originados da Lua.
Acho incrível que possamos comprar regolito lunar de quatro empresas por um total de 25.001 dólares.
Referiu Phil McAlister, diretor da Divisão de Voo Espacial Comercial da NASA.
Preços variam de empresa para empresa
Nos contratos está definido o preço a pagar pelas recolhas. A Lunar Outpost propôs a 1 dólares pela recolha, que será feita em 2023. Já a ispace do Japão deverá realizar a recolha em 2022 a um preço de 5.000 dólares. No caso da ispace Europa, o valor será o mesmo da sua congénere nipónica, mas apenas em 2023.
Por fim, a Masten Space Systems irá realizar o procedimento pelo preço de 15.000 dólares e também só em 2023. Estes preços são muito baixos porque a NASA está a pagar apenas o material recolhido. Assim, os custos da operação das empresas não entram no cálculo.
As empresas devem recolher uma pequena quantidade de solo lunar. Isto é, cada uma das amostras do solo lunar irá pesar entre 50 g e 500 g. de regolito da Lua e terão de fornecer imagens à NASA da recolha a ser feita e do material conseguido. Além disso, a propriedade do solo lunar será então transferida para a NASA e se tornará "propriedade exclusiva da NASA para uso da agência sob o programa Artemis".
Este recurso é muito importante quer para o programa Artemis como para futuras missões a Marte.
Precisamos aprender a gerar a nossa própria água, ar e até mesmo combustível. Viver da terra permitirá atividades de exploração ambiciosas que resultarão em ciência inspiradora e em descobertas sem precedentes.
Referiu Phil McAlister.
Sob o programa Artemis, a NASA planeia pousar um homem e uma mulher na Lua até 2024 e estabelecer as bases para uma exploração sustentável e uma eventual missão a Marte.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado pela informação. Tenho aqui umas centenas de quilos e nesse caso vou vende-las.
Para quê esse regolito mesmo? Porque não fazem como fizeram nas várias missões com sucesso Apollo?
Década de 60:
Várias missões lunares com humanos, exploração, videos e recolha de material lunar.
2020:
Sonda pousa com sucesso na lua e tira fotos a cores. Nasa compra regolito para preparar missão á lua em 2024.
Não me levem a mal, mas isto só pode ser uma piada….
A única empresa financeiramente “capaz de chegar” à lua é a NASA…. e agora quer comprar o produto dos outros?!
Onde está mesmo o vídeo que a NASA disse à uns 50 anos tinha ido à lua?! Segundo a NASA, esse mesmo vídeo seria divungado em HD no ano de 2009 e, 2 anos antes um responsável disse que teria disse apagado por engano e reutilizado o mesmo VHF (sim, porque naquela altura ainda não havia DVD)
Então pensamos um pouco…. Uma empresa deste gabarito apaga assim a ÚNICA cópia?
Atenção que é a própria NASA que o disse…
E sem esquecer que só à bem pouco tempo a SPACE-X conseguiu desenvolver a tecnologia que fazia com que UMA PARTE DO FOGUETE regressa-se a terra…
Qual é mesmo o tamanho de um foguetão?! E o peso?! Chegando a uma parte do percurso aquilo deve de trabalhar a água, só pode…
Não sou aedpto de teorias da conspiração, mas esta coisa de viagens á lua parecem um enorme retrocesso tecnológico.
Comparar o que foi feito na dácada de 60 com o que a nasa diz em 2020 não bate lá muito certo.
Fui ver essa história da fita VHS e realmente é tão ridículo que até dá medo.
Por outo lado, será que os russos não conseguem comprovar a veracidade dos pousos lunares?
Neste momento há várias agências com capacidade financeira e tecnologia para chegar à lua como a NASA, a ESA, a China, a Rússia, a própria SpaceX que já tem como objetivo próximo Marte, etc. Quanto a teorias de conspiração, nomeadamente as “pseudo alunagens tripuladas” permito-me lembrar que, na altura, se estava no auge da guerra fria e era objetivo principal da então URSS serem os primeiros a conseguir tal feito. Conseguiram alguma vantagem ao colocarem em órbitra o o primeiro cachorro – Layka – e depois o primeiro ser humano Gagarin. Muito, mas muito improvável, para não dizer impossível, no auge da guerra fria a URSS não ter desmentido e ter aceitado que perdeu a corrida sem sequer estrebuchar. ..
Não sendo o mau da fita…. Na EPFL (uma universidade que tem um reator nuclear e que trabalha directamente com a NASA e a ESA)…
https://www.epfl.ch/labs/lrs/
https://espace.epfl.ch/
Os números publicados são astronomicamente enormes…. Como a distância da lua à Terra em comparação à quantidade de combustível no foguetão… dá que pensar não?!
Quando o foguetão sai da atmosfera da Terra, praticamente viagem com um consumo extremamente baixo de combustível. Alias só gastará para as manobras.
Devido ao facto de que a viagem é feita no vácuo, o foguetão simplesmente avança sem qualquer tipo de atrito que o faça parar ou abrandar. Como sai disparado da atmosfera, a velocidade até tem a tendência de aumentar.
Dai não precisar de muito combustível para viajar. A maior parte do combustível que leva a bordo, será para o regresso.
Na década de 60 existam aviões supersónicos a nível comercial.
Hoje em dia não existem e afirmam não ser viável. Chamaria a isso um retrocesso tecnológico
Nada a ver. Não viável comercialmente, tanto que tens muitos aviões supersónicos fora da área comercial.
A nasa não tem nada de comercial, aliás até perde a unica cópia vhs com o seu momento histórico kkkkkkkk
Quando a Guerra Fira terminou, apesar dos americanos não admitirem, a NASA simplesmente passou a ser uma agencia sem qualquer tipo de importância governamental. O incrível é a NASA ainda existir hoje… Nota que até a NASA depois de arrumar o space shuttle, deixo de ter meios de viajar até ao espaço. Se não fosse a Rússia a continuar a fazer voos para a ISS, essa estação espacial já era lixo espacial.
Por isso, a ser verdade essa perda, não me admirada nada que tenha sido algum antigo funcionário ao ver a degradação da agencia, tenham pegado na gravação e guardado. E agora, não diz nada para não ser processado, ou já morreu e os herdeiros deitaram aquilo fora ou nem sabem da sua existência.
Não me diga!
Então eles gastam montes dinheiro para os outros irem explorar o “ouro”(sim porque ninguém vai para a lua e para outros planetas para evangelizar. Vai tudo com o cheiro de descobrir elementos ou compostos valiosos!
Obrigado pela explicação sr. inginhero espaxial!