Privacidade: Zuckerberg terá dito à equipa que o Facebook tem de ‘infligir dor’ à Apple
A Apple defende com unhas e dentes o seu negócio. A empresa tem como um dos seus pilares a segurança e privacidade dos utilizadores. Nesse sentido, a gigante tecnológica tem feito alterações profundas na forma como as aplicações de terceiros recolhem dados dos seus utilizadores. Uma das plataformas mais visadas é o Facebook, que mantém há alguns meses um braço de ferro com a Apple.
Segundo informações, Mark Zuckerberg terá dito à equipa que o Facebook tem de 'infligir dor' à Apple sobre a disputa de privacidade.
Privacidade: Apple e Facebook de costas voltadas
A Apple e o Facebook estão numa "luta pública" desde há vários meses. Conforme sabemos, por trás desta animosidade está o novo sistema pró-privacidade que a Apple implementou para o iOS 14, em diante.
O Facebook não quer que seja o utilizador, nas apps para iPhone e iPad, a decidir se deixa ou não a rede social ficar com os seus dados. Mas a Apple está irredutível.
Lavar roupa suja em praça pública
Enquanto a maior parte da guerra de palavras entre os titãs da tecnologia permaneceu profissional, Mark Zuckerberg e Tim Cook também partilharam uma enxurrada de ataques um contra o outro.
Durante uma entrevista em 2018, ainda com o escândalo Cambridge Analytica do Facebook em ordem do dia, o CEO da Apple foi questionado sobre como agiria se a empresa enfrentasse uma crise semelhante.
Tim Cook respondeu que tal crise era uma hipótese fora de questão. Cook disse mesmo que a Apple não estaria na mesma situação em que o Facebook se encontrava, graças à sua posição diferente sobre privacidade e dados do utilizador.
Sentindo-se afetado, Zuckerberg rebateu e apontou os comentários de Tim Cook na TV como "extremamente loquazes" e "nada alinhados com a verdade".
Zuckerberg: "é preciso o Facebook 'infligir dor' à Apple"
Zuckerberg, indignado com os comentários de Cook e a influência do público na reputação do Facebook, terá dito aos assessores internos e membros da equipa que o Facebook precisava "infligir dor" à Apple, de acordo com fontes anónimas ao The Wall Street Journal.
No mês passado, durante a apresentação dos lucros da empresa, Zuckerberg chamou a Apple de ameaça cada vez maior ao Facebook. Além disso, acusou a gigante da tecnologia de Cupertino de usar as suas plataformas para interferir na forma como o Facebook opera as suas próprias aplicações.
No dia seguinte aos comentários públicos, Cook respondeu indiretamente num discurso durante a conferência Computadores, Privacidade e Proteção de Dados, onde condenou o Facebook e deu a entender que o seu modelo de negócios, de maximizar o envolvimento, leva à divisão e à violência.
Durante o mesmo discurso, o CEO da empresa de Cupertino censurou o papel potencial do Facebook no tumulto no Capitólio de 6 de janeiro. Tim acusou mesmo a rede social e os seus algoritmos de espalhar teorias da conspiração.
Em dezembro, o Facebook comprou páginas inteiras nos principais jornais para atacar a Apple e o seu requisito de transparência de monitorização das aplicações para iPhone e iPad.
O Facebook acusou mesmo a Apple de estar a "matar" pequenos negócios que dependem do Facebook tal como ele funciona. Em resposta, Cook opinou diretamente no Twitter, onde afirmou que a Apple simplesmente quer dar aos utilizadores a opção de escolher se desejam ser "vigiados" ou não.
Quem terá mais a perder?
Apesar dos golpes e ataques pessoais, num comunicado entregue ao The Wall Street Journal, a porta-voz do Facebook, Dani Lever, refutou a ideia de que a tensão entre os dois é pessoal, sugerindo que se tratava "do futuro da internet gratuita".
O Facebook afirma que escolher entre rastrear utilizadores para anúncios personalizados e proteger a sua privacidade é uma "troca falsa", alegando que acredita que pode fornecer ambos.
A porta-voz reiterou comentários anteriores do Facebook, afirmando que os recursos de privacidade da Apple não têm como objetivo preservar a privacidade do utilizador, mas sim aumentar o lucro, e que o Facebook se juntará a outros para destacar o "comportamento auto-preferencial e anticompetitivo" da Apple.
Apesar de tudo, o iOS 14.5 está cada vez mais debruçado na proteção da privacidade do utilizador e o processo já não deverá recuar. O Facebook também não parece estar preparado para adotar as novas medidas. O futuro poderá trazer alterações profundas na relação entre estas duas empresas gigantes da tecnologia.
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Imagem: The Wall Street Journal
Basta bloquear o whatsapp , instagram e o facebook no ios e ja está…oh wait, quem se tramava era o facebook pois imessage é superior e instagram vai sair do grupo do facebook.
Não uso nem Apple nem Facebook, sou uma ave rara, eu sei…
Acho muito bem o que Apple está a fazer, esse facebook foram anos a fios a colectar dados dos utilizadores e a vender…
Só espero que Android siga o mesmo caminho.
não me parece que a Google venha a seguir o mesmo caminho no Android, mas é bem possível que tente passar a imagem de que vai fazer algo parecido… O ganha pão da Google é idêntico à Facebook, apenas com um pouco mais de integridade e escrúpulos.
Também tenho essa opinião, mas… poderá conseguir uma opção “salomónica”…
a opção “salomónica” para a Google é continuar a fazer o mesmo enquanto põe um laçarote e um bocadinho de baton e diz que se preocupa com a privacidade! A Google não vai deixar a publicidade dirigida e o tracking das pessoas para trás, representa mais de 85% dos rendimentos.
Óbvio.
Basta ver que as principais app’s da google já não são actualizadas no iOS à meses por causa das Labels de privacidade, quando eram actualizadas quase mensalmente.
O que. é que a Google tem a esconder??
O Zuckas quer guerra mas não deve ter bem a noção que vai perder. Entre os dois ele é o mais mal visto na sociadade e nunca terá o apoio do povo. Enquanto que Cook estala os dedos e vem uma multidão de fanboys partir aquilo tudo, o Face não pode fazer o mesmo porque não tem fãs.
Essa multidão de fanboys que falas que vai partir aquilo tudo deve ser do Android/windows certo?
É porque os fanboys da Apple escusam de partir aquilo tudo porque já estão “safos”.
nao gosto do facebook mas nesta questao estao com os mesmos
A Google que se cuide também, porque lhe vao fazer pagar impostos em frança sobre os beneficios, e até a australia quer um pouco da fatia por causa das perdas que os jornais teem perdido em publicidade.
Na Austrália é a Austrália que se lixa, o Google nesse caso em específico já disse que não vai ceder. Na Europa faz como fez em Espanha (e foram os jornais Espanhois que ficaram a chorar) ou então realmente paga, mas não compares um mercado como a Europa (ou mais concretamente o a União Europeia) e o da Austrália, o Google pode borrifar-se para a irrelevância da Austrália mas quanto à UE já não poderá dizer o mesmo.
E a Apple que foge aos impostos pela Irlanda nao vai ter tambem problemas? O caso de atualizações que baixam o desempenho ainda vai do adro.
O facebook é o que é mas pensar que a apple é o bom da fita só me faz rir.
mas pronto a apple é só segurança, nao tem virus, não recolhe informação nenhuma, etc.
Empresas, como o Facebook, a Google, a Microsoft, a Apple, a Amazon e outras, têm poder a mais. Os governos já deviam ter posto mão nisto.
Isto!
Desde quando é aceitável pôr-se sequer em questão duas EMPRESAS debaterem sobre isto:
“
O Facebook não quer que seja o utilizador, nas apps para iPhone e iPad, a decidir se deixa ou não a rede social ficar com os seus dados. Mas a Apple está irredutível.
“
Mas está tudo bem?
Os esforços para criar uma rede social com algoritmos que gerem profit, deveria ser o mesmo esforço empregue nas fake news, legalidade de contas.
Como é possível depois de todos os escândalos ainda ser permitido criar conta sem comprovar identidade?
É só um exemplo.
Não esquecer nunca que o Facebook e as suas empresas Whatsapp, Instagram, etc, são apenas e exclusivamente uma empresa privada de publicidade, uma agência de publicidade. Eles publicam anúncios que as empresas compram para fazer publicidade. E o Facebook fornece ferramentas para os anunciantes participarem nos seus leilões de publicade e escolherem a quem querem mostrar os anúncios, e podem escolher +800 categorias para anunciar tudo a qualquer coisa. Isto é o que é importante, e para isso o Facebook tem que recolher o máximo de informação possível e convencem as pessoas que aquilo é um serviço grátis. O Facebook depende 100% da recolha ilegal de dados dos seus usados. E para isso paga a páginas para terem scripts deles lá a executar, paga aos fabricantes de telemóveis para instalar de base 1 programa visível e mais 3 escondidos para espiar constantemente as pessoas, etc.