PplWare Mobile

Funcionalidade Fibrilhação auricular do Apple Watch recebe novo selo de aprovação FDA

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Nuno says:

    Eu sou um caso de êxito de diagnóstico. Levava anos com problemas de ansiedade e o Apple Watch detectou-me uma FA. Fiz a ablação e a “ansiedade” desapareceu.

    • Antonio Ferreira says:

      +1

    • Lol says:

      Escreve um e-mail ao Cook. A Apple faz de ti logo uma campanha publicitária em como salvou a tua vida e a felicidade de todos os teus familiar até ao 4o grau. Rápido porque a próxima keynote é já para a semana

    • CO says:

      E não apareceu em holters 24h/48h ou holter de 7 dias e nada??? De facto a apple e a samsung são boas tal como a withings, mas acusou FA e desapareceu a ansiedade? Como médico por acaso é um caso curioso alias aparece mais casos de acusar falsamente que aparecer uma FA real, depois o procedimento foi qual? É que se fosse síndrome WPW por exemplo acusaria sempre na ECG em ambiente hospitalar. Curioso dizerem ansiedade sem um mero holter???

      • Antonio Ferreira says:

        @CO, no meu caso, durante anos queixei-me de pequenas arritmias, nunca descobertas nos holters de 24h, ecografias, etc.. O evento de FA apareceu do nada com quase perca de sentidos por 3 vezes e o relógio a chamar a atenção de ritmo cardíaco irregular e FA. O ritmo cardíaco chegou as 187 pulsações. Não conseguiram baixar-me o ritmo por medicação, tiveram que me dar um choque para fazer um “reset” ao ritmo cardíaco. Apos esse evento, fiz vários exames (holter de 24h, mapa de 24h e holter de 7 dias, eco-cardiogramas, prova de esforço, ecg’s, exame do sono) e apenas “apanharam” uns 5 ou 6 arritmias. Neste momento estou medicamentado, e até agora não tive mais nenhum evento de FA. Todo o evento ficou registado no meu telefone que a médica cardiologista do hospital analisou.

  2. Cuidado says:

    Pena é o Android andar a arrastar os pés, e não trazer algo de semelhante. O Samsung tem algo parecido, com o Helth monitor, mas só funciona se se tiver relógio e telemovel samsung. Para outros smartphones, tem de se ir ao apkmirror buscar um health monitor “preparado” e fazer alterações nas opções de programador do smartphone

  3. Aves says:

    Bem, já contei a história de um familiar meu, é possível que esteja em dois dos posts listados. Não tenho qualquer formação em medicina ou saúde e até aí não sabia distinguir minimamente ataque cardíaco, AVC e embolia (trombose) pulmonar e tinha uma vaga ideia, dos tempos de escola, da circulação do sangue e que o coração tinha aurículas, ventrículos e válvulas, nem me lembrava qual era a circulação do lado esquerdo e do lado direito (“Do seu lado esquerdo, o coração bombeia sangue oxigenado (arterial) para todos os órgãos e outras partes do corpo. O lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões”). Do circuito elétrico do coração detetado nos ECG e da onda P (se não existe, é o principal elemento para se saber se há fibrilhação auricular) não fazia a mínima ideia.
    Tinha ouvido falar de AVC e de pessoas que tiveram. De embolia (trombose) pulmonar não tinha – são coágulos sanguíneos formados no corpo (como seja, nas pernas) que atravessam o lado direito do coração e vão entupir a entrada dos pulmões, em que as veias são finas. Dependendo da obstrução ser mais ou menos generalizada, num ou nos dois pulmões, passa mais ou menos sangue para ser oxigenado, que é o que fornece a energia. No caso do meu familiar chegou a um limite que não conseguia dar mais de cinco passos, tinha de parar para procurar respirar. Chamou-se o 112, foi para o hospital e deram-lhe bombas de ar. Passado umas horas levaram-no a fazer raios X e um TAC que detetou os coágulos e ficou internado uma semana.
    Estou convencido que foi o facto de se ter contado ao médico que o Apple Watch andava há dois dias a indicar algumas medições de fibrilhação auricular que contribuiu para lhe fazerem o TAC.
    (Na minha ideia de leigo, foram os coágulos ao atravessar o lado direito do coração que “desanranjaram” o circuito elétrico do coração e causaram a fibrilhação auricular, porque antes nunca tinha tido. Do que li, quando é do lado esquerdo, a fibrilhação auricular pode causar coágulos que quando se dirigem há cabeça podem causar AVC. Para não ficar em branco quanto ao terceiro elemento, ataques cardíacos, o que a Apple avisa é que o Apple Watch não os deteta).
    O que posso dizer mais como leigo:
    – Dispositivos portáteis que fazem ECG, como o Apple Watch, são muito úteis. São de um canal (os dos hospitais e clínicas são de vários canais, mais precisos), mas podem ser usados a qualquer momento e detetar, por exemplo, fibrilhações auriculares na frase crítica, ou seja, se se for fazer um ECG numa clínica ou no hospital podem já ter passado e estar tudo bem.
    – Mas a deteção esporádica de fibrilhação auricular é caso para entra em pânico? Estou em crer que não – se não houver sintomas associados. É questão de se ver com o cardiologista (não confundir com o médico do centro de saúde que bem tenta marcar consulta para o cardiologista do hospital, mas a consulta demora meses).
    – Uma coisa simples – fazer o ECG no Apple Watch com os braços bem apoiados, sem se mexer.

  4. Lino says:

    Falo da minha experiência pessoal, e nunca suspeitei ter FA nem nunca foi detetado, tanto em ECG como holter, das várias vezes que fiz estes exames ao longo dos anos.
    No ano de 2020 tinha um relógio da FITBIT que apenas tinha a função de ler ritmo cardíaco, estava nesses dia estive com batimentos que variavam entre 140/170 isto em descanso durante a noite, fui ao hospital e após vários exames acusaram então FA. Após esse episódio comprei um Apple Watch (já tinha o Iphone) e até minha operação (ablação cardíaca em 2022) acusou 100% das vezes os episódios de FA mesmo durante o sono. Em muitos desses momentos usei a função ECG do relógio, tendo-os mostrado ao cardiologista, e sempre ele confirmou na leitura desses ECG a FA, comentando comigo a ótima eficiência deste relógio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.