Preço dos carros elétricos põe em risco os objetivos climáticos da Alemanha
O preço dos carros elétricos ainda é um entrave para muitos consumidores que, apesar de quererem dar esse passo, não conseguem comportá-lo. Na Alemanha, esta questão está a pôr em risco os objetivos climáticos do país.
De acordo com um relatório da Deloitte, existe uma grande probabilidade de a Alemanha não conseguir cumprir os seus objetivos climáticos devido ao preço dos carros elétricos.
A empresa de consultoria salienta que, para 31% dos alemães, o preço é um dos fatores mais preponderantes na escolha de um carro, afetando negativamente as vendas de modelos de emissões zero.
Se um carro com motor de combustão interna, no país, tem um custo médio de 31.000 euros, um carro elétrico custa 42.500 euros. Além disso, a empresa de consultoria estima que a paridade de preços só será atingida entre 2028 e 2030, pelo que a situação não se alterará a curto prazo.
Considerando isto, é improvável que a Alemanha consiga cumprir o objetivo de ter 15 milhões de carros elétricos na estrada até 2030.
Na perspetiva de Harald Proff, líder global do setor automóvel da Deloitte, "para que os carros elétricos cheguem às massas, esta diferença de custos tem de ser reduzida".
O executivo teme que, até ao final da década, só haja 11,7 milhões de carros elétricos, na Alemanha - "a menos que as condições atuais mudem drasticamente".
Agora é uma questão de oferecer veículos elétricos no segmento de volume. Neste momento, há muito pouca oferta no mercado alemão.
A chave para inverter esta situação é a potencial descida do preço das baterias, que será conseguida através de economias de escala e da popularização de produtos químicos mais acessíveis.
A Deloitte estima que as novas fabricantes chinesas, que controlam grande parte da cadeia de valor, têm uma vantagem de custo de 13-27% numa bateria de 60 kWh, em relação aos grupos tradicionais.
Atualmente, os novos fabricantes, por exemplo, na China e nos Estados Unidos da América, produzem as suas baterias a um preço muito inferior ao das fabricantes tradicionais.
Se mantiverem esta vantagem de custos e a transmitirem-na aos clientes finais, poderemos aproximar-nos do objetivo de 15 milhões através do aumento das importações de carros elétricos.
Este cenário resultaria na circulação de 12,3 a 13 milhões de carros elétricos, ainda que um em cada cinco fossem de origem chinesa.
Embora as novas fabricantes estejam, atualmente, à frente na tecnologia das baterias e possam, por conseguinte, servir melhor o segmento de volume, a corrida ainda não está decidida.
Para Harald Proff, tendo em conta que "as novas tecnologias de baterias ainda estão a ser investigadas", as fabricantes tradicionais "ainda têm a oportunidade de se tornarem pioneiras de uma nova tecnologia".
Este artigo tem mais de um ano
A Europa quase a cair no engodo chinês… A Alemanha já começa a perceber.
Wow não me digam…
Foi preciso chegar até aqui para se perceber isso?
Quando existem contas para pagar e quando se tem a corda ao pescoço questões ambientais ficam em último na prioridade das famílias. Só os políticos da Europa é que não vêm isso.
Se os nossos governantes se preocupassem tanto com a crise habitacional e com a imigração descontrolado como se preocupam com as tretas do ambiente, praticamente todos os problemas Europa todos os estavam resolvidos.
Mas não se preocupem, que mais ano menos ano os políticos vão tirar todos os impostos dos carros a pilhas para fazer toda a gente comprar, depois para recuperarem as perdas vão buscar os impostos a eletricidade.
Está tudo bem, não se preocupem.
Na Alemanha os carros a pilhas já não têm impostos, e ainda financiam o seu combustível a 50%, e ainda têm os mesmos incentivos que estes. Ou seja, estão bem melhores que os a baterias.
Nesse caso os proprietários dos a combustão vão pagar 2 faturas maiores, do combustível e da eletricidade que consomem.
Se fosse só na Alemanha o problema, entretanto, isto traduz-se naquilo que já se sabia, uma tecnologia em desenvolvimento e metas estupidas para cumprir em nome do ambiente.
A agenda politica é muito bonita, mas só demonstrar que não tem noção nenhuma de quanto tempo levam as coisas a evoluir e a fazer a transição…
Se continuarem a evoluir como a té agora, não entendo onde está em risco a meta de 2035, muito menos a meta de 2050. é para isso que se cria metas, senão é o “deixa para amanha o que podes fazer hoje”.
Objectivos Climáticos…hmm:
Temperatura média prometidas pelos politicos?
Número de dias de chuva?
Quantidade desta em mm por m2
Número dias nebulados?
Número de dias de sol?
Número de dias variados?
Vento velocidade do vento media e mexima?
Tempestades?
A Politica é mesmo a única religião que promete controlar o clima… ou será que afinal os objectivos climáticos não têm nada que ver com o clima?
Se os alemães não podem comprar, não estou a ver quem poderá comprar.
Afinal o factor preço, segundo a Deloitte, apenas desencoraja 31% dos alemães. As razões para a fraca penetração serão outras.
Os restantes devem ser aqueles que querem combustíveis a 10 euros o litro, até porque foi por isso que fizeram birrinha. LOOOOOL
EVs não são o futuro.
Para mim são.
E não precisei de consultar a Maya, basta ter um.
Já se começa a perceber que a mineração de componentes necessários para a produção das baterias atuais são raros, para além da exploração se não mesmo escravatura nos países onde mais se extraem.
Desgaste ecológico e poluição é bem maior que extrair petróleo e gás natural.
Mas grande maioria continua a achar que as politicas impostas pelos governos é que estão bem.
Está a falar daquele mineral usado na refinação de combustível ?
Engraçado porque nunca se lembram desta parte:
https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/cobalt-catalyst/
Raros ? quais ? o que falta é produção deles, é o que se tem falado.
Por acaso não é, senão o mundo estava errado e você estava certo, não me parece….
Não existe politica nenhuma imposta, isso deve ser alguma confusão dos seus macaquinhos.
Já toda a gente percebeu, aliás basta qualquer post acerca de EVS que está lá o padroeiro da causa. Já sabemos, tem um EV, os meus parabéns por ser o maior da aldeia.
Diga antes assim, não gostei do argumento usado, ou então assim: raio, tem de haver sempre um gajo a contrariar os lobbies instalados.
Não, para a medíocre cultura portuguesa, os reis da aldeia costumam ser aqueles que só fazem porcaria na estrada com os seus bólides.
Então é o que ??? :):):):) Thats all folks ;):)
Mais depressa isto muda tudo para biocombustíveis
“Segundo a ABA, a substituição direta de combustíveis fósseis por biocombustíveis líquidos de resíduos e outros avançados representa uma redução de emissões de GEE de, pelo menos, 83% em relação ao gasóleo e de 67% face ao elétrico convencional.”
https: //eco.sapo.pt/2022/10/24/portugal-esta-a-usar-menos-de-40-da-capacidade-para-producao-de-biocombustiveis/
Sublinho:
Uma redução de GEE’s de “67% face ao elétrico convencional.”
looolooolool
Nos sonhos deles, ainda mais porque são produtores.
É isso, toca a explorar os terrenos para produzir combustíveis, depois vamos ver onde se produz comida.
Toca meter essas fritadeiras a trabalhar. Loooooool
Desde que não seja para produzir electricidade é sempre vantajoso.
Usar solo morto e não arável para produzir electricidade é mau para o ambiente.
O futuro é utilizar água e solo arável para produção de combustível.
São resíduos q de outra forma seriam despejados no planeta.
Já os painéis e eólicas é o que se sabe. Tanto terreno infértil (calhau), foram logo implantar os painéis onde era a Mata do Paraíso, reduzindo-a pó.
Os calhaus continuam lá numa extensão a perder de vista.
Todos os resíduos já são usados, fazem parte dos biocombustíveis já adicionados nos combustíveis, há mais de 10 anos que se faz isso.
É comer mais fritos. Loooool
Não são essas mesmas eólicas que quer usar nos sintéticos ? Ou ja lhe passou a moda.
Não se esqueça de quantas vezes a mais são necessárias….
E se houver só carros electricos onde os vão carregar em especial nas cidades, quem vive no 11º???
No supermercado??? Nas areas de Serviço??? e espera-se quantas horas para isso acontecer???
Mas que projectos!!!!!!
e sem falar que ainda não solução para as bateria em fim de vida e que a sua substituição são tão caras como um carro novo!!!!
Tudo isso tem solução, você é que não a conhece, informe-se.
Até diz que as baterias são tão caras como o carro novo, o que não é verdade, geralmente nem a 1/3 chega.
Exactamente, faltou dizer que o cálculo e feito por KW.
Em 2021 o kW ice e EV já Tinho sido passado.
Segmento D ice kW cerca de 111usd kW EV para construtores chineses 80 USD Tesla 90 USD
What? E os kW das centrais, distribuição, transformação e carregamento, tb entram na equação?
Porque haviam de entrar ? Isso não cai tudo do céu ? Tal como caiem sempre os combustíveis, óleos e tudo mais ?
É ridículo da sua parte estar a dizer isso.
Não não caem. Antes de chegar à central têm que ser minerados e purificados. Exactamente o que acontece aos combustíveis rodoviários antes de chegarem as bombas.
Nada disso, aparece na central pronto a ser usado, tal como os combustíveis.
Senão também calculavam essas emissões.
Estamos perdidos.
Mesmo que a Europa conseguisse chegar aos seus objectivos o resto do mundo, nomeadamente a Asia, está numa pedalada imparável de emissões de CO2…
Curiosamente são os que mais estão a fazer pela diminuição, enquanto os Europeus andam a brincar.
Se está a falar da China…pudera, são os que mais ganham com isto pois têm na mão a maioria das matérias primas necessárias para o carro eléctrico.
Mas a Ásia está longe de ser apenas a China.
Foram visionários como sempre, até porque não detentores desses elementos. E nos só nao temos porque somos antiquados, porque temos cá tudo.
O mercado não quer EVs.
Não, que ideia, esta até serve para o calar quando anda aqui a dizer que a tesla não vende, o melhor é começar a dizer o mesmo da Mercedes. Looool
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-acelerou-e-ja-ocupa-o-segundo-posto-da-lista-de-vendas-de-carros-em-portugal-em-agosto/
Naoooo este comediante Continua na falha cognitiva :):):) bíblico :):) ele não sabe que o Model Y é o carro mais vendido do mundo :):):) isto é hilariante :):)
Sim é o carro mais oferecido no mundo tendo em vista continuar a sacar mais uns créditos de carbono para vender a peso de ouro aos desgraçados que têm uma pistola apontada aos miolos pelo rei Timmermans. Se comprarem uns créditos ao Moscas podem continuar,
caso contrário levam com uma multa passada pelo rei que lhes fecha as portas ehehe
A tesla surgiu antes dos créditos a carbono, culpe quem os compra, e quem criou essas leis.
Em Lisboa a ordem dos políticos foi acabar com os elétricos . Será por libertar CO2 ? , e as luvas de papel onde estão ?
Neste estudo acho especialmente interessante as razões para não querer/poder carregar em casa, principalmente em paises de 1° mundo…(pag.6).
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/us/Documents/us-gacs-emea.pdf&ved=2ahUKEwi3mYP0-46BAxUMRaQEHVjMAgcQFnoECB0QAQ&usg=AOvVaw2SRFOy_NVQzE21PZuq7gcf
Deloitte 2023 Global Automotive Consumer Study em pdf.
Praí mais depressa compreendo.
Cuidado! Já anda aí o vendedor de EVs!
Cuidado, já aí anda clonador de nicks, até já foi acusado disso.
Deixe lá, por mais que repita a mentira, ela nunca será verdade.
Ahahah
Picou-se, looolooolool
Lol
És um triste JL
Eu triste ? nada disso, por acaso sou muito feliz, ainda mais quando noto que incomodo muita gente. AHAHHAHA
Triste és tu que não paras de copiar…
Copiar ? Copiar o quê?
@JL, não era pra ti, era pro copiador de nicks.
Vou ter mesmo de usar o gravatar…
Ah ok, peço desculpa. 🙂
E já tu foste acusado e provado de que vendes EVs, não é Gonçalo Pereira (JL). Basta ver os comentários neste post. https://pplware.sapo.pt/motores/mapa-interativo-reune-todos-os-pontos-de-carga-para-eletricos-que-existem-na-europa/#comments
Provado onde, prove lá isso então ?
Que eu vendo uma marca que faliu em 2012 ? LOOOOOL
Está aqui o seu comentário Gonçalo Pereira ( ou JL) https://pplware.sapo.pt/informacao/quer-uma-moto-eletrica-se-tiver-55-mil-e-eles-entregam-em-casa/
Mas isso prova o quê?
Eu nao tenho nada contra os EV’s. Mas acreditar que sao eles que vão salvar o mundo é pura aldrabice.
Nos anos 90, a moda era plantar árvores. Agora ninguem quer saber disso para nada, até as arrancam aos milhares, como acontece em Portugal. Resumindo, os EV’s não só nao vao resolver problema nenhum, como é uma moda como outra qualquer. Toda esta historia de alterações climáticas, tresanda a lobbies e modas.
É mesmo a aldrabice do século.
Exato, não são para resolver nenhum problema. São para evitar um problema que na existe se torne maior.
Basta ler um pouco e não entrar em sensacionalismos e negacionismos de petrolheads.
O quê? Está a dizer que o maior lobby do mundo está a deixar-se comer ? Looooool
Daqui a pouco até vem dizer que a solução são os combustíveis sintéticos, depois voltamos a falar de lobbies.
*que já existe…
Sim porque a solução é converter tudo em elétrico!
Problema da poluição passa por abater arvores para criar campos de painéis solares.
E só para produzir um EV gasta-se um barril de crude!
O grande problema não são a falta de EV’s… o grande problema são as marcas de automóveis que resolveram render-se à produção de SUV’s e desportivos, que necessitam de mais matéria prima para serem produzidos, de motores mais potentes para fazer rolar os SUV’s mais pesados… Depois são os carros com motores cada vez mais potentes, para atingirem velocidades acima do permitido pela lei, que consequentemente gastam mais combustível (obrigando a extrair e produzir ainda mais) e poluem muito mais… Se os políticos se preocupassem com impor regras na construção de automóveis para uso pessoal com máximos de largura e peso, assim como de potência máxima, mais rapidamente chegariam às metas que querem atingir… EV’s com prestações de desportivos… para quê? Para consumirem mais rapidamente a energia da bateria e consequentemente terem que carregar mais vezes, obrigando a produção de mais electricidade? Se tudo isto fosse realmente a pensar nas alterações climáticas, haviam outras soluções bem mais simples…
Mas esses são os que se vendem menos.
Ev’s com prestações de desportivos porque é exatamente o mesmo que terem prestações de familiares, não gastam mais recursos por isso, curiosamente estes até são os mais eficientes, acredita que um model 3 com 500cv é mais eficiente na estrada que um ZOE 40 kwh ? pois é, é um facto.
Já anda aí o vendedor de EVs? Cuidado!
Tudo preocupado com o ambiente…. Depois dá nesta produção desenfreada de carros e não só, com durabilidade duvidosa e toca a fazer novos.
Só eu tenho um corsa com mais de 20 anos e 520 km com motor sem nunca ser aberto, será que se tivesse comprado 5 carros nesse espaço temporal tinha sido melhor para o ambiente..
E quantas toneladas de co2, SOx, NOx é que ele já enviou para a atmosfera ?
Só assim se poderá saber.
Mas já agora porquê 5 ? Qualquer eléctrico faz isso é muito mais.