5G está a esgotar a bateria dos smartphones mais modernos de forma mais rápida
Possivelmente já reparou que o seu smartphone, depois de se ligar a uma rede 5G, esgota mais rapidamente a energia da bateria. Não é novidade nenhuma. No entanto, os dados recentes publicados pela Ookla, um dos serviços de análise de desempenho de rede mais populares, mostram como esta tecnologia afeta, em particular, os processadores mais recentes.
Não há nenhum SoC que possa conter o consumo de energia do 5G NSA em relação ao 4G, embora haja um vencedor claro quando se trata de fabricantes de processadores.
A Qualcomm tem o chip mais eficiente e, sem surpresa, o Exynos da Samsung é o pior na gestão do consumo de energia, de acordo com os dados recolhidos.
Quando falamos em 5G NSA, estamos a falar de quê?
Em termos mais simples, podemos dizer que o 5G NSA é uma espécie de "5G impuro". Isto é, o padrão NSA usa o mesmo núcleo de rede do atual sistema 4G. Com a adoção deste tipo de infraestrutura, ele é classificado como "impuro". E isso traz alguns problemas, como vamos ver.
Os dados da Ookla fornecem uma visão bastante atualizada do estado atual do consumo de 5G pelos processadores mais recentes. Especificamente, os seguintes chips estão na mesa.
- Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
- Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
- MediaTek Dimensity 9200
- MediaTek Dimensity 9000
- Google Tensor G2
- Google Tensor G1
- Samsung Exynos 2200
- Samsung Exynos 2100
De acordo com estes testes, o 5G consome entre 6 e 11% mais energia (dependendo do SoC do dispositivo) em comparação com as redes 4G-LTE. De todos os processadores em cima da mesa, os novos Snapdragon foram os mais eficientes, seguidos pelos MediaTek. No fim da lista, temos o Samsung Exynos e o Google Tensor, que continuam a ser processadores Exynos adaptados para a Google.
Estes dados confirmam algo que os fabricantes corroboram. A própria Samsung indica na sua secção de resolução de problemas que o serviço 5G pode causar um consumo anormal de energia, bem como um ligeiro sobreaquecimento.
Este também não é o primeiro estudo sobre o assunto, embora seja o que tem os dados mais atualizados e se aprofunda nos principais SoCs. Os testes de outros laboratórios concordam com os dados: há um impacto na duração da bateria de cerca de 10% mais de utilização da bateria em 5G do que em 4G.
Qual a razão deste maior consumo?
O próprio IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) indica que não teremos um consumo contido de 5G até que tenhamos uma implantação de rede e infraestrutura completamente adaptada ao 5G. Atualmente, é fácil para o nosso telefone estar constantemente a alternar entre redes 5G e 4G (a cada poucos segundos, para não perder a cobertura da rede a qualquer momento) devido à falta de cobertura, o que causa um consumo significativo da bateria.
A necessidade de energia dos modems atuais para lidar com as redes 5G também não é pequena. Estes modems têm um maior número de antenas, uma vez que são necessárias tanto as antenas que recebem a conetividade 4G LTE como as preparadas para 5G SA/NSA. Embora esta norma já exista há alguns anos, ainda há trabalho a fazer para conseguir chips ainda mais eficientes em termos energéticos.
Este artigo tem mais de um ano
Antes do 5G estar disponível, já estavam a fazer testes ao 6G, portanto quando estes SoC estiverem preparados para o 5G, já devemos estar a utilizar o 6G.
Se a banda tem maior capacidade de dados necessita mais energia. Se só se precisasse de transmitir voz os gastos seriam bem menores.
O meu 4G+ é o suficiente e está muito bom, não é preciso mais que isso!
boa sorte em ter 2500 mpbs no teu 4G. Saquei um filme de 40gb em 5 mins por 5G, no teu 4g talvez em 2 dias o facas
Só por curiosidade onde vives e qual é a tua operadora? Eu tenho o S23 Ultra com cartão SIM da Vodafone e até para entrar na aplicação da Vodafone tenho que desligar o 5G para conseguir aceder a ela. Isto na segunda maior cidade do país.
2500 mpbs ???!!!
Fonix que abençoada terra é essa? looolooolool. Já agora qt tem de ping.?
Pôs um zero a mais e não corrigiu. Ou então é a internet do Elon Musk.
Isso explica porque é que o meu pixel passou a estar sempre muito quente, desde que recebi o update para ativar o 5G, há umas semanas atrás.
Não há bela sem senão.
E novidades? Quando apareceu o 4g foi igual. Quantas mais “redes” o equipamento procura mais bateria gasta. Basta ver que é notório que os tlms sugam bem mais bateria ligados aos dados móveis do que se estiverem ligados ao Wi-Fi.
Explica porque é que equipamentos com baterias melhores, processadores mais eficientes, etc etc, gastam a bateria mais depressa, sem falar do aquecimento.
A razão do 5G gastar mais bateria é simples:
– por um lado ao haver uma comunicação mais rápida, há menos espera (logo o CPU entra em frequência mais baixa mais rápido e o ecrã fica menos tempo ligado). Isto leva a poupança de bateria
– por outro lado, a complexidade de como funciona o 5G obriga a que o chip (agora integrado na maioria dos SoC) tenha que ser muito potente, o que aumenta o gasto de energia (e antes era um chip separado, o que era ainda mais ineficaz…) e este ainda é superior ao que se poupa no ponto acima
Eu com o 5G (S22 Ultra) vs. 4G:
– o 4G está muuuuito congestionado, em 4G demora-me imenso o acesso em certas zonas do país
– em 5G o acesso é rapidíssimo, como abre mais rápido vejo mais rápido.
– no S22 Ultra não noto aquecimento extra nem um consumo extra que note, daí que está ligado
– num S20 Ultra (chip 5G separado) aí sim noto que aquece e gasta mais, daí que nesse está desligado a maioria das vezes. Em muitos da gama média com 5G o chip também é separado…
Penso que deve depender dos telemoveis.estou com 45 de bateria e vou jogar online o jogo de sempre e quando chegar aos 35 já joguei horas.em 5g.tive que passar a usar 5g pois nao conseguia jogar o jogo muitas horas.depende dos planos da telecomunicadora.mas vou agora jogar com 45 de bateria com a certeza de ter algumas horas de jogo.
Mais pontos para a Huawei.
Essa já não conta para nada.A Google(e não só),acabou com ela(salvo seja).
“A Qualcomm tem o chip mais eficiente e, sem surpresa, o Exynos da Samsung é o pior na gestão do consumo de energia, de acordo com os dados recolhidos.” Noutro artigo havia um “artista” que dizia que o Exynos da Samsung é que era bom.Bom,mas muito bom,é sim o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm.Melhor até que o processador A15 Bionic que equipa o iPhone 14.Neste momento não há dúvidas quanto a isto.Supera os dos outros rivais na maior.
Artista? Um grande artista me saíste tu. É consensual que o Sanp 8 gen 1 não é nenhum exemplo na gestão de bateria.
Toma lá a ver se acordas, 2200 vs 8 gen 1
https://youtu.be/kVCSHivymw4
Olha o “artista”.Veio cá responder-me.Fica lá com o teu “precious” Samsung.Toma bem conta dele.Kkk…
“Precious” Samsung ou “precious” iPhone.Mmmm… Acho que sei quem é este “artista”.
Olhe,meu caro-(https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/snapdragon-8-gen-3-sera-ate-30-mais-rapido-do-que-o-snapdragon-8-gen-2/amp/).Um artigo da Marisa Pinto aqui no Pplware de há cerca de 4 semanas atrás.Este vai vir turbinado para rebentar com tudo. 🙂
E atenção que a Samsung no início nem lhe toca !! Está destinado a 4 marcas de smartphones chinesas.Mainada,como diz o Fernando Rocha.