Far Out: Recorde tudo o que a Apple apresentou na sua última keynote
O dia de ontem era especial para a Apple, em especial pela sua keynote 'Far Out' onde eram esperadas muitas novidades. Os rumores vieram aguçar o apetite por estas novas propostas e aumentaram ainda mais a curiosidade de todos.
Como sempre, a Apple não deixou os seus créditos falhar e apresentou muitas novidades. Tudo se focou no iPhone, no Apple Watch e nos AirPods, com várias novas propostas, com argumentos de peso. Vamos assim recordar todas as novidades que foram reveladas ao mundo.
A expetativa era elevada, sustentada pelas novidades que eram esperadas do lado da Apple. Havia várias propostas que se sabiam serem óbvias e que iam mesmo chegar, faltando ainda assim saber com que argumentos e em que moldes iriam chegar.
O Apple Watch 8 renova a proposta da Apple
A primeira proposta da Apple ficou-se no seu smartwatch. Este voltou a ser renovado, com algumas novas funcionalidades, que fazem uso de alguns sensores que foram adicionados. O primeiro é mesmo o de temperatura, que vai permitir às utilizadoras monitorizar os seus ciclos menstruais.
Todos estes dados vão ser recolhidos e processados, dando previsões fidedignas destes ciclos. Mais uma vez a Apple irá recolher e processar os dados, criando um histórico, que permitirá detetar problemas associados.
Há também novos sensores que vão dar ao Apple Watch 8 mais uma capacidade importante. Falamos da deteção de acidentes de carro, que passa a estar disponível de forma transparente. Medindo a pressão atmosférica, os movimentos anormais e o ruído de acidentes, este smartwatch consegue assim detetar estas situações.
No campo da bateria, e mesmo com todas estas novidades, a Apple consegue manter as 24 horas de utilização, passando agora a existir um novo modo, que aumenta a vida útil deste elemento. Com este ativado, e com muitas funções ativas, o Apple Watch 8 garante assim 36 horas de utilização.
O Apple Watch 8 já pode ser encomendado, com entregas a serem iniciadas no dia 16 de setembro. Os preços vão ser de 509 euros (399 dólares) para o modelo com GPS e 629 euros (499 dólares) para o modelo com GPS e celular.
Chegou o novo Apple Watch Series 8, com muitas novidades
Apple Watch Ultra: Um smartwatch todo-o-terreno
A segunda proposta da Apple continuou focada no campo dos smartwatches, mas agora com a criação de um relógio inteligente mais robusto e mais resistente. O Ultra vem com um corpo de titânio, mais forte e que até protege parte do ecrã.
Mantendo a sua forma conhecida, este recebe agora um novo botão, bem visível, e que pode ser configurado para qualquer função a definir pelo utilizador. O Apple Watch Ultra traz uma maior duração, com 36 horas. Em modo de poupança de bateria esse valor aumenta e cresce para 60 horas.
Como será usado em ambientes mais agressivos, muito dos seus sensores foram melhorados e há agora um GPS que funciona melhor e com maior precisão. Dá aos utilizadores a capacidades de emitirem um sinal de alerta muito elevado e até a nível das chamadas recebeu melhorias para ser ouvido de forma melhor.
Este foi adaptado a desportos mais agressivos, estando pronto para ser usado em todos os ambientes e todas as situações. A resistência à água foi duplicada e tem melhor forma de ser ouvido. O Apple Watch Ultra já pode ser comprado, sendo entregue no dia 23 de setembro. O seu preço será de 1099 euros (799 dólares).
Há uma novidade e chama-se Apple Watch Ultra. Um relógio para todo-o-terreno
Os AirPods Pro foram renovados e têm ainda melhor som
Outra área em que esta keynote foi focada foi o som. Há muito tempo que se esperava a renovação dos AirPods Pro e a Apple finalmente apresentou a sua proposta. Estes mantêm a sua linha e a sua forma, mas foram atualizados.
Para garantir a melhoria do som, é agora usado o mais recente chip da Apple para esta área. Falamos do H2, que vem garantir uma qualidade de som ainda maior, com um aumento, para o dobro, do cancelamento ativo de ruído.
Há também a novidade do modo adaptativo, que consegue usar as qualidades de deteção de ruído e assim aumentar ou diminuir a filtragem que dá aos utilizadores. Em termos de bateria, oferece agora 6 horas de utilização. A isto somam-se as 30 horas que a caixa de carregamento garante.
Este elemento foi também atualizado e agora pode ser carregado sem fios. Além disso, tem presente um altifalante, que permite que seja encontrado e também dar ao utilizador informações sobre a utilização.
O controlo dos novos AirPods Pro podem agora ser alargados, com a possibilidade de usar o swipe em algumas funções. De resto, estes controlos são mantidos iguais.
Os novos AirPods Pro 2 podem ser encomendados no dia 9 de setembro, por 299 euros (249 dólares), e vão começar a ser entregues no dia 23 de setembro.
Os AirPods Pro 2 também chegaram para melhorar ainda mais o som
iPhone 14: A Apple tem um novo smartphone
Naturalmente que este evento era dedicado ao iPhone e as novidades não podiam faltar nesta área. Estes foram apresentados e mostraram algumas melhorias importantes. O iPhone 14 pode ser igual ao modelo anterior, mas a verdade é que fora da vista do utilizador as melhorias estão presentes.
Apresentando-se com 2 propostas, o iPhone 14 e iPhone 14 Plus, surgem com dimensões diferentes, de 6,1 e 6,7 polegadas. Estes 2 modelos partilham a maioria das suas caraterísticas, entre elas os novos ecrãs OLED, com ainda mais cores e com melhor brilho.
Algo que os novos iPhone 14 trazem é a garantia de comunicação em qualquer momento e em qualquer situação. Para isso recorrem a comunicação por satélite, para assim poder enviar mensagens de emergência. A Apple irá lançar este serviço mais tarde e oferecerá 2 anos gratuitos.
No campo da fotografia há melhorias visíveis, com a câmara principal a ter 12 MP e uma abertura de f/1.5, e também tem estabilizador ótico de imagem. Já a câmara frontal tem também 12 MP e abertura f/1.9. As melhorias vão surgir também graças ao Photonic Engine.
Os novos iPhone 14 e iPhone 14 Plus vão iniciar as vendas a 16 de setembro, estando disponíveis a 7 de outubro. O seu preço base será de 1039 € e 1189 €, respetivamente.
Chegou o tão esperado e poderoso iPhone 14…
O iPhone 14 Pro e o Pro Max estão num patamar à parte
A fechar este evento, a Apple apresentou o expoente máximo da sua linha de smartphones. Falamos dos iPhone 14 Pro e o Pro Max, que voltam a elevar as propostas da marca para um nível ainda superior.
Estes dois smartphones partilham muito entre si, voltando a diferenciar-se nas dimensões, com 6,1 e 6,7 polegadas. No ecrã, área que recebe as melhorias dos restantes modelos, a Apple resolveu inovar e dar uma utilidade ainda maior ao notch.
Chamada Dynamic Island, esta é agora uma área dedicada às notificações e a outra informação, que se adapta ao utilizador. Aqui vão estar as notificações, outra informação que se adapta e que será de extrema utilidade ao utilizador.
A Apple trouxe para estes modelos o tão esperado Always On Display, que vai permitir aos utilizadores deixarem de estar sempre a ligar o smartphone para verem as suas notificações. O ecrã adaptará as imagens de fundo e toda a informação.
Para sustentar a potência necessária, a Apple criou um novo SoC, exclusivo destes modelos. O novo SoC A16 Bionic, garante mais poder de processamento e melhorias substanciais face aos modelos do ano passado. Este SoC foca-se primariamente na eficiência, ecrã e câmaras.
A fotografia é também uma área melhorada, como é normal nos modelos Pro e Pro Max. Assim, temos agora uma câmara principal de 48mp. Esta conseguirá captar melhores fotografias e até no formato ProRAW há mudanças, com 48MP. A câmara UltraWide também foi melhorada e captura ainda com menos luz, com 12MP, igual à Telephoto.
Em termos de bateria, a Apple diz que nada mudou, o que é muito positivo. Estes 2 modelos continuam a garantir 1 dia completo de utilização, sem quebras e sem perda de energia, como esperado.
Os novos iPhone 14 Pro e Pro Max chegam no dia 16 de setembro e vão custar 1349 euros e 1499 euros, respetivamente. Podem ser pré-encomendados no dia 9 de setembro. O armazenamento máximo será de 1TB.
iPhone 14 Pro e o Pro Max também já chegaram, com ainda mais para os utilizadores
Estes novos modelos vão agora ser lançados pela Apple e rapidamente vão chegar às mãos dos utilizadores. Estas são as novidades que surgiram, tendo ficado em linha com o que vinha a ser anunciado de forma não oficial.
Mais uma vez a Apple mostrou estar no topo do mercado, com propostas únicas e que elevam ainda mais o que as suas propostas oferecem aos utilizadores. Os sistemas que vão dar suporte a estas novas versões vão também chegar dentro de dias, sendo também uma parte essencial.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho o AW 7 não vejo necessidade de fazer o upgrade para o AW 8 (para a minha utilização). Já o AW Ultra não desgosto do conceito adventure, mas este tipo de relógios por norma são mais rugged, ou seja, inevitavelmente terá que levar uma capa para aguentar mais “porrada”. iPhone 14 e 14 Plus… para quem tenha o iPhone 12 ou 13 também não vejo grande necessidade de fazer upgrade. iPhone 14 Pro e Pro Max são as novidades muito devido ao fator diferenciador do notch. Agora, é impressão minha ou os iPhones aumentaram o preço?
Aumentaram e não foi pouco…
Depende de cada um, eu tenho um 7 e não justifica trocar, mas a minha esposa tem um 7 e vai trocar por um 8 só por causa da ovulação, hoje em dia controlo ds ovulacao é com termómetro e é chato, se o sistema da Apple funcionar, que ainda carece de dar provas tenho a certeza que será o Apple Watch mais vendido de sempre
Despois de ser utilizador de iphone cheguei à conclsão que a unica coisa que tenho pena é de não pdoer utilizar o apple watch com android. Iphone já morreu à muito tempo, sem evolução alguma sem ser o preço. E não venham falar do PRO que tem um cancro diferente na testa. Para que preciso de um PRO se não sou PROfissinal na aerea de multimedia e audiovisual…
Morreu? Tem tudo o que tem no android mas melhor. O notch e util e tem seguranca muito superior a fingerprints no ecra que nem funcionam com luvas. FaceID ate de mascara funciona. Ate os widgets que o android sempre teve foi preciso vir a Apple ensinar como os tornar uteis e eficientes para a google aprender e copiar. Que falem mal do lightning e velocidades 2.0 usb ainda aceito mas hoje em dia fica mais rapido transferir tudo por wifi 6. Eu do Iphone para o NAS transfiro 1 gigabyte em 4 segs, não preciso de cabos.
Mas e se fores um profissional na área de multimedia e audiovisual, hum?
a maioria começa a perceber que a apple de consumo chegou ao fim de linha e esse início, começou no momento em que algum génio teve a infeliz ideia de todos os anos lançar algo igual ao que saiu anteriormente. Um pequeno senão; trás sempre mais uma vírgula que não adiciona em nada o preço que se paga. De momento o caminho é áudio visual, todos querem ser pelo menos uma das três:
– músico, edição,
– realizador, edição,
– fotógrafo, edição,
– comunicar em tempo real.
A Apple não está de todo em fim de linha de consumo, bem pelo contrário. Se reparares cada vez sustenta mais a sua posição nos mercados dos smartphones premium, no mercado dos tablets, smartwatches e auscultadores. Solidifica a sua posição no mercados dos computadores e lançou-se com algum sucesso (pouco) nas colunas inteligentes.
Depois, passou a oferecer aos developers mais mercados, mais lojas e dedicou a sua atenção à edição. Por isso o iPhone traz Pro Raw para ir um pouco mais além do que os outros oferecem. No que toca a software de edição, tem ainda que trabalhar com os melhores do mercado, por exemplo, tem o melhor da Microsoft, da Adobe, e de outras grandes casas de software. Até no mercado gaming tem ganho margem, dado que cada vez mais os jogos casuais são mais usados que os jogos de computador ou consola.
A fotografia tem sido uma aposta muito forte e atualmente já se vê muita qualidade. Além disso, as maiores plataformas do mundo, as redes sociais, são um exemplo de como a Apple tem lidado com ferramentas para servir essas enormes, gigantes comunidades.
Vocês não trocaram os preços dos aparelhos? Então o pro e o pro max são mais baratos que o 14 e o 14 plus?
Não, estavam era em dólares. Depois de atualizado para euros, vê se está ok.