Executivos das fabricantes preveem queda na procura de automóveis
Embora a tendência atual não o indique, estando a ser registados recordes de vendas, há alguns executivos que estão a prever que a procura por automóveis vai diminuir significativamente.
As encomendas não estão a chegar e os responsáveis pelas empresas não preveem o melhor cenário.
Em junho, registou-se um recorde de vendas de carros elétricos, incluindo híbridos plug-in, de cerca de 913.000 unidades. Contudo, de ressalvar que as vendas atuais não correspondem necessariamente à procura atual, uma vez que algumas das vendas que estão a ser concretizadas agora são de encomendas realizadas há vários meses.
Aliás, alguns chefes executivos estão a detetar uma diminuição de encomendas em alguns mercados, resultando num prazo de entrega mais curto. Apesar de ser uma vantagem para o consumidor, as empresas poderão não ver a situação da mesma forma.
Sobre isto, e especificamente em relação à Europa, o chefe executivo do grupo da BMW Oliver Zipse revelou que as novas encomendas não estão a chegar. A par dele, também o CFO da Volkswagen, Arno Antlitz, partilhou, na apresentação dos resultados do segundo trimestre, que a procura está em queda.
A verdade é que a inflação motivou os bancos centrais a aumentar as taxas de juro, tornando mais difícil o acesso a bens mais caros, como é o caso dos automóveis, no caso de precisarem de ser financiados. Além disso, a inflação também abalou a confiança dos consumidores que se mostram cada vez mais reticentes em adquirir esse tipo de bens, numa altura de incerteza.
De acordo com um relatório do instituto de investigação económica Ifo, da Alemanha, está a registar-se um agravamento da situação das fabricantes alemãs. Na perspetiva de um dos executivos, Oliver Falck, “parece que as fabricantes de automóveis ficaram sem opções para passar os custos crescentes dos materiais para os consumidores”. Esta realidade afetará “todo o tipo de carro”.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Automotive News
Neste artigo: Automoveis, BMW, elétricos, encomendas, Executivos, volkswagen
Baixar (muito) o preço do automóveis, pode ser uma solução!
Actualmete aquilo que os fabricantes vendem não é aquilo que o cliente pretende mas sim o que UE quer , carros sem motor decente ,descarteis , echeios de merdas electronicas que servem para avariar muito e dar despesa por isso a UE que fique com eles.
Estavam á espera de quê?
Diabolizaram uma tecnologia consolidada e fiável e quiseram-nos empurrar de rompante para uma alternativa que ainda tem muito que provar. Sobretudo na apregoada salvação do planeta.
Observando um bocadinho as pessoas ficam sem saber o que fazer.
É melhor esperar e ver o que vai dar. E o meu caso.
Exato, nunca deviam ter deixado os a diesel entrarem nos mercados, assim nunca tínhamos chegado a isto.
Enfim, é a vida.
Seca…guerra…inflação…os preços dos veiculos…querem que as pessoas comprem carros? Existem outras prioridades…
Nao se deve continuar a trocar de carro com a mesma frequência que um telemóvel. O ambiente agradece.
A ideia é o contrário, trocar menos, já que duram mais e gastam muito menos recursos e energia, mas se quiser deixar a sua experiência com eles, somos ouvidos.
Há meses que já se falava disso… a situação econômico-social não é favorável! 2 Anos de Covid + Guerra na Europa + Guerra fria no oriente + um enorme buraco imobiliário na China (que deixa ver se não vai levar ao colapso financeiro total do pais)! Taxas de juro a subir, foi tudo comprar casas a preços ridiculamente altos (em média entre 50 a 100mil Euros a mais… que entretanto vai rebentar a bolha), os carros novos subiram de preço devido a tanta porcaria electrónica que têm, os carros usados com 4 ou mais anos a preços ainda mais ridículos (do que já estavam) porque não havia carros novos para entrega… Portanto está aqui um belo 31 como se costuma dizer! Já o tinha dito e volto a afirmar, no final destes ano, vai haver imensas campanhas e promoções, daqueles sem juros ou de oferta de férias ou de X mil Euros em equipamento… para ver se conseguem despachar stock! Nas casas centenas de construtores vão à falência por construírem e não haver quem as compre aos preços que determinaram… Foi assim no passado e será assim novamente!
a diferença é que no passado havia stock, neste momento não há stock e encomendas de novos carros demoram até 9 meses.
carros usados com até 6 meses estão a ser vendidos pelo mesmo preço de carros novos, isto também tem impacto na diminuição de procura.
Estão com problemas em vender o lixo a pilhas.
No caso da Toyota e da Hyundai sim, tanto é que já se voltaram para os a baterias, no caso dos a pilhas (hidrogénio) já só alugam nalguns países, no caso da Toyota, e a Hyundai até já parou o desenvolvimento desses carros, centrando-se nos eléctricos com baterias.
Bom é o teu carro a gasóleo com 15 anos que polui á vontade. Estar num parque de estacionamento ou numa garagem a respirar a merda que sai do teu carro é que é bom.
Deve ser melhor condenar à doença/morte a população de localidades inteiras e até cidades que viram nascer centrais termo eléctricas em redor das suas casas para a que eletricidade daí extraída possa alimentar o teu BEV.
Então para o fabrico das baterias nem se fala.
É melhor ver o vídeo. Por mais que o censurem, escondam ou destruam, ele vai sempre estar disponível em algum lugar, porque denuncia uma séria de verdades.
Se incomoda o lobby? Sim, temos pena::
https://player.vimeo.com/video/475654691?h=c8b5d0d56c
Ena, é aquele documentário sobre os materiais mais usados nos a combustão ? E até inventaram que eram usados nos teslas ? Lool, teslas model s de 2015 com motores AC a usar ímans nos motores, só mesmo para sensacionalistas como vocês deve ter sido por essa é por outras que a RTP eliminou o documentário do arquivo. Looool
Eu tenho uma central termoeléctrica perto de mim, e ainda não morri, ah e também tenho uma mina de lítio.
Mas claro que isso deve fazer muita confusão aos egoistas do costume.
A Toyota apostou em 1(um) único BEV e foi para inglês ver…
Errado, a toyota já teve vários, entre o Toyota RAV4, toyota eq, mirai, e agora a série bz.