Madrid vai proibir circulação de mais de 400 mil carros já em janeiro de 2026
A cidade de Madrid está prestes a endurecer as regras de circulação de veículos em áreas de baixas emissões (ZBE). Saiba o que vai acontecer a partir do início do ano de 2026.
A partir de 1 de janeiro de 2026, mais de 400.000 carros, principalmente veículos antigos sem etiqueta ambiental, terão proibida a circulação dentro da capital espanhola. Quem não cumprir a norma será multado em 200 euros, e a aplicação será imediata, sem período de adaptação.
Circulação em Madrid: Quem será afetado?
A medida terá impacto os veículos mais antigos:
- Carros a gasolina anteriores a 2000.
- Carros a gasóleo anteriores a 2006.
- Veículos sem etiqueta ambiental da DGT (Direção Geral de Tráfego).
Além dos veículos registados em Madrid, esta norma também afetará condutores de outras regiões que tentem circular pelas ZBE da capital.
Originalmente, a restrição deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2025, mas a Câmara Municipal decidiu adiar a implementação. Agora, o prazo de prorrogação está prestes a terminar, o que significa que não haverá novas tolerâncias.
Madrid conta com câmaras automáticas que se encontram distribuídas por toda a cidade, capazes de identificar veículos proibidos e aplicar a multa de 200 euros imediatamente. Esta medida visa reduzir a poluição do ar e incentivar a substituição de carros antigos por veículos mais sustentáveis.






















Tambem se aplica a carros estrangeiros?
Lógico
Não, é só para:
“Carros a gasolina anteriores a 2000.
Carros a gasóleo anteriores a 2006.
Veículos sem etiqueta ambiental da DGT (Direção Geral de Tráfego).”
Do que andei a pesquisar sim… pois quero ir lá e o meu carro é de 2022! Tem aqui neste site a informação: https://desbravandomadrid.com/como-entrar-madrid-carro-matricula-estrangeira/#Quais_sao_as_restricoes_para_carros_estrangeiros_na_ZBE_de_Madrid
Pplware, podem confirmar se realmente é verdade e já agora atualizar a informação, para todos estarmos a par desta novidade?
Os carros híbridos plug in também têm de possuir essa tal “etiqueta”?
Mesmo só usando o carro para chegar até ao alojamento(Hotel)?
Resumindo e concluindo, continuamos a ser uma ilha na Europa, e se quisermos ir para outros países, vamos de avião ou de barco.
Se te instalares num hotel eles fazem tudo por ti.
Isso assim é liiindooo!
Merci
mais sustentável que um carro antigo?
Concordo, um carro antigo já poupo toneladas de emissões de co2 provenientes da fabricação e abate.
Exacto,
Carros fabricados para resitir, e aguentar decadas.
E depois tens já datacenters, a pedirem para remover todas as baterias dos sistemas de backup, devido ao perigo de explosão.
Já viste que mundo miópico??
Só se o carro antigo tiver circulado menos de 60.000km, porque se for mais já teve mais impacto ambiental do que comprar um novo, deitar fora e comprar outro…
Fonte: ” O meu best friend JL”
Fonte:
Agência Internacional de Energia:
https://www.iea.org/data-and-statistics/data-tools/ev-life-cycle-assessment-calculator
Se andares 25km por dia (10.000km por ano) seja num pequeno citadino, SUV ou pickup, ao fim de 2 anos já tens uma pegada ecológica superior à de um carro elétrico. Se circulares 50km por dia, os carros a combustão possuem uma pegada ecológica superior em apenas 1 ano…
LOL
Só se andares apenas 5 km por dia, durante 13 anos, numa pickup a combustão é que consegues ter menos emissões que o equivalente elétrico LOL
Mas produzem carros dentro destas zonas ?
Isto é uma cidade grande, uma das capitais da Europa, portanto a questão da falta de meios de transporte não se coloca, porque efetivamente existem alternativas.
Mas dando aqui uma bicada na classe política, é impressão minha ou isto está feito só para quem tem dinheiro? E os pobres ou quem tem poucas posses é que se lixam?
Se fosse para toda a gente, não faria este comentário. No entanto, faço-o porque, ao ler as regras, só consigo pensar naqueles que têm um carro antigo, que continua bom, mas que essencialmente o mantêm porque o orçamento não dá para mais e, enquanto rolar, é o que a família pode ter. E depois vêm estes (agora dizia um palavrão, mas vou conter-me) e dizem que só carros novos é que podem entrar.
Traduzindo, só a burguesia que tem carros novos pode entrar na metrópole. Os restantes (os pobres e miseráveis) ficam de fora, porque aqui somos todos verdes.
Se isto não é viver numa distopia estranha, não sei o que será. Bela medida, que vai lixar exatamente aqueles que mais precisam de ser ajudados.
Sejamos honestos se é para sermos verdes, porque não aplicar a regra a todos os carros? Aí sim, teria valor. Agora, proibir apenas os carros velhos, que são da plebe, é no meu ver fazer escárnio (para não dizer outra coisa) daqueles que não conseguem comprar um carro mais recente. Porque todos sabemos que as pessoas andam com carros de 20 ou mais anos não porque querem, mas porque não têm outra hipótese.
Ou seja, permitem carros com 20 anos a gasóleo e gasolina, não me parece drama nenhum
Título um bocado sensacionalista , nada que outras cidades na Europa já não o façam…
Não é sensacionalista. Vai acontecer já a 1 de janeiro de 2026.
E já tens vários países que fazem o mesmo…
Uma coisa é a nível nacional, outra coisa é uma cidade que tem mais do que condições para nem fazer sentido isto ser conversa…
Cidades destas? Locais a não ir com frequência
O campo é muito mais saudável
Então, em toda a Espanha, há 400.000 carros a gasolina anteriores a 2000 (com mais de 25 anos), a gasóleo anteriores a 2006 (com mais de 19 anos), e outros modelos mais antigos ou mais poluentes. Passam a não poder entrar em Madrid.
E o que é que isso tem? A maior parte deles nem conseguiam lá chegar.
Não conseguiam chegar a Madrid? Um carro com 25 anos?
Bem, os automóveis em circulação em Espanha com motor de combustão são mais de 12 milhões. Do que se pode concluir do título é que 11,6 milhões podem ir a Madrid.
E dos outros, 0,4 milhões, grande parte não terá intenção de lá ir, por isso não foram impedidos. Se os que tinham intenção de ir lá chegavam ou não, também não tem grande importância.
A questão é que parece que estão a proibir os carros com o motor de combustão de circular em Madrid, quando só estão a impdir os mais velhos. No centro de Lisboa também à restrições à circulação de veículos anteriores a 2000, nos dias úteis entre as 7h e as 21h.
Sim os carros é que sao os maiores bandidos do aquecimento global LOOOOOL, os aviões, os barcos, a fabricação de novos carros, esses nao poluem NADA, ZERO.
Sem barcos não há carros a circular, e aviões também não.
Temos de começar por algum lado, mas se dependesse de ti, não se mexia em nada.
Todos os carros do mundo, representam uma ocupação do planeta inferior a 0,01%. O efeito que isso provoca na temperatura do planeta, é ZERO, ouviu bem, é ZERO!!!
Mas é da ocupação que referem no artigo ?
Se é zero elabore um estudo e apresente a estas pessoas.
Ele não é muito bom a matemática…
Só a Toyota faz a população portuguesa em automóveis…
E mais triste…
Só quando viajas para fora da Europa , percebes que o mundo pouco ou nada quer saber da Europa…
A era em que o mundo via a Europa com respeito acabou.
Se não ligam à Europa porque tantos querem vir para cá ?
E porque há paises a seguir as nossas normas de anti-poluição ?
Nem é preciso estudo nenhum, basta pensar um bocadinho, um carro a circular no Porto, vai influenciar a temperatura em Faro?? NÃO!
Ah é a pensar que se descobre os factos ? Boa.
Não, por isso quererem tirar os carros daquelas zonas.
É ver a infografia da UE:
https://www.europarl.europa.eu/resources/library/images/20220602PHT32026/20220602PHT32026_original.jpg
Fonte:
https://www.europarl.europa.eu/topics/en/article/20190313STO31218/co2-emissions-from-cars-facts-and-figures-infographics
De facto o porto de navios de Madrid é um polo bastante poluente.
Força nisso, é só poluição nas cidades, precisa-se coragem para tomar medidas…
…transportes público gratuitos dentro das cidades.
Os carros elétricos vieram criar ainda mais poluição no mundo!
Um carro a combustão se for mantido minimamente dura mais de 50 anos.
Ah sim ? Então mostre lá provas disso ?
50 anos? isso já nem seria seguro de circular
O que ele não sabe é que quem mantém um carro por 50 anos, não ganha o típico salário nacional…
Se o faz, vive para o carro.
Em Cuba é normal e a maioria já só está a 20 ou 30 anos de completar 1 século.
A Ford ainda tem os seus T100 a circular por lá, são um espectáculo. Até cuba está mais moderna com os seus impala.
O que esqueceste de referir é que Cuba não faz isso por prazer, mas por necessidade…
Quando vez a criatividade necessária para o fazer, acho ias perceber que não querias viver naquela realidade.
De facto os cubanos não ganham o típico salário nacional
Há por ai tanto carro a combustão que nem 60 mil kms duram, quanto mais 50 anos, a não ser que façam 1000 kms por ano.
Mostre lá as provas dessa afirmação.
Peugeot, Citroen, Opel, Ford, os famosos motores com correias banhadas a óleo.
Sim, até porque a realidade do parque automável assenta essencialmente nesses motores certo?
“LOL” Next..
Tem de mostrar as provas e não mandar bitaites para o ar.
Durante anos foram os mais vendidos, portanto há bastante mercado deles.
É preciso mostrar provas quando há bastantes notícias sobre a Peugeot a assumir essas falhas ?
Sempre esteve alheio da realidade. Compara sempre a formiga com o elefante ou a ínfima parte com o todo em vários assuntos. Este não é excepção.
Sem provas, as suas afirmações são bitaites.
A peugeot é uma formiga ? durante quantos anos foram os que venderam mais carros ? ainda no ano passado estava sempre no topo.
Até pode assinar uma petição sobre isso:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117729
Tem aqui também o vosso mecânico preferido a falar do tema, onde até já foram a tribunal com o assunto:
https://www.tiktok.com/@angel_gaitan_oficial/video/7314008922300452128
Mostre lá os “carros a combustão que nem 60 mil kms duram”.
Isso é falso.
Para além de que a poluição gerada no fabrico é só marginalmente maior para um veículo elétrico. A partir do momento em que o carro começa a trabalhar a poluição dispara… aliás o problema dos veículos a combustão está em circular já que poluem num rácio MUITO elevado comparativamente à sua fabricação.
Outro tretas
Fonte:
Agência Internacional de Energia:
https://www.iea.org/data-and-statistics/data-tools/ev-life-cycle-assessment-calculator
Bruno Mascarenhas, prometeu que, todos os automóveis, sem ser híbridos ou eléctricos, vão deixar de poder circular, em Lisboa, até 2030. Mais 873 candidatos (Chega, AD e IL) avançam que 100%, do país, deve proibir 100% qualquer carro, “a combustíveis fósseis, dentro das áreas urbanas. Construindo 1.7 milhões, de lugares de estacionamento, chega para impulsionar os TVDE, em todas as cidades (acima de 1000 habitantes) portuguesas.”
Até há, milhares de candidaturas (AD, IL, Chega e CDS) que já prometeram 87300 milhões, de euros, anuais, em reembolsos, para munícipes, que usem TVDE, até 600 euros, por viagem, desde que sejam em carros eléctricos. O exemplo, é ali na margem sul, do Tejo: Os candidatos, do Chega, Aliança Democrática e Iniciativa Liberal, aos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, estão a prometer 5000 euros, anuais, para cada munícipe, usar TVDE, em troca de acabarem com 96%, das carreiras, de autocarros.
Por isso, nada de estranho.
Então mostre lá essas promessas em artigo, estou a achar esses 87300 milhões de euros um pouco exagerado, é 1/3 do PIB, não há como.
@Manuel da Rocha, tens de fazer como o JL, tudo o que escreve é lei e baseado em provas concretas e factuais!
( Nem que as mesmas tenham origem na imaginação dele)
Menos os bitaites que manda para o ar, dos quais ele não tem provas …
Duvido que não tenha conhecimento disto:
https://www.media.stellantis.com/pt-pt/peugeot/press/stellantis-alarga-a-politica-de-indemnizacao-dos-clientes-europeus-relativamente-as-geracoes-anteriores-de-motores-puretech-1-0-e-1-2
“Há por ai tanto carro a combustão que nem 60 mil kms duram”…foi você que disse. Onde está a prova dessa afirmação ?
E continuo a dizer, basta procurar um pouco.
Mostre lá quantos carros são para dizer “tanto”.
Mais um mentiroso que inventa aquilo que não é dito.
Contexto:
Aplica-se a todos os carros, nacionais ou estrangeiros, que cumpram as normas euro abaixo de euro4 diesel ou abaixo de euro3 a gasolina.
Para os portugueses que vão a Madrid ou a Barcelona, podem e DEVEM registar os vossos carros nas respetivas ZBE, e pagar uma taxa: taxa diária ou de longa duração (7€ para dois anos ou 5€ e tal por dia de circulação se não cumprir com as normas). Mesmo que tenham um eléctrico, se não registarem o carro de matrícula portuguesa, serão sancionados com 200€ (100€ se pagarem nos primeiros dias).
O fundamentalismo a criar ditaduras. Proibir, proibir e proibir. Quando não se sabe o que fazer, proibe-se e acha-se que o assunto está resolvido.
O que fazer ?
Privar da liberdade acha ser a solução? Os proprietários dessas viaturas fizeram algum mal á sociedade para serem alvo de proibições?
Não existe ali nenhuma privação de liberdade.
Não fizeram, por isso não estão privados de nada, apenas não podem levar carros com mais de 20 e 25 anos para essas zonas.
Não existe nenhuma privcação de liberdade, desde que liberdade seja ter um carro com as caracteristicas exigidas. Certo?
“LOL” Next..
“Não estão privados, mas não podem..”
Nenhuma mesmo. Desde quando a liberdade se manifesta pelo uso de um veículo ? Consegue mostrar isso na constituição portuguesa ou espanhola ?
Não podem levar os carros, mas as pessoas podem lá entrar, não sabe ler ?
Por não poder entrar com um veiculo dentro de um espaço que é proibido a entrada do veículo, estou privado da minha liberdade ? Enfim.
Está privado da sua liberdade porque a proibição é sustentada no tipo de veículo que conduz. Não é igual para todos.
Errado, carros não são pessoas, portanto não está privado de nada.
Errado. Você tem a liberdade de comprar o carro que quer e depois é privado de usar o carro que comprou.
Querem ver que agora não se pode ou não se deve mesmo proibir? Eu tenho medo é do é proibido proibir. Que lirismo! Se a liberdade não tivesse limites o mundo estava’ destruido! Claro que os barcos poluem, claro que os aviões poluem… Mas será o mesmo que fazê-lo na rua cidade ou no parque onde vou correr e caminhar… Será a mesma coisa fumar no quarto do bebé ou na alpendre? Sim , em relação aos aviões podemos começar por proibir os jatos privados? Por que não?
A tua liberdade acaba onde começa a minha. Proibir não é solução. A solução é criar condições para usar o transporte coletivo e não o individual. E para isso, este tem de ser atrativo. A proibição nunca é solução.
E não pode usar transporte coletivo porquê?
elitismo
Porque não é atrativo (você tem de ler tudo).
Como sabe que não é atrativo ? Porque andam lá os carros a interferir com o transporte coletivo ?
O transporte coletivo não é atrativo. Desde quando é que os carros interferem com os comboios ou os ferris ? Ou para si o transporte coletivo tem de andar todo no alcatrão ?
Claro que interferem, muitas pessoas precisam de apanhar o comboio em zonas distantes e têm de levar carro até ele, fora mesmo dentro da cidade.
Por essa alucinada ordem de ideias, também os carros interferem com os aviões. Não, os transportes coletivos não são atrativos.
A minha liberdade não acaba onde começa a tua. Isso é um chavão barato. O outro não limita a minha liberdade, pode limitar o meu comportamento em sociedade, mas é diferente de limitar a liberdade. A minha liberdade só tem sentido em sociedade, sou livre em sociedade e não porque ninguém me chateia ou só porque vivo sozinho no planeta sou livre. Se vivesse sozinho no planeta o conceito de liberdade não existia…
Carro classico com mais de 30 anos, não entra nesse jogo. 😉
O que não faltam são interessantes máquinas por bom preço
Os governantes enchem a boca com a democracia e depois actuam como os donos do povo, mas eles não são donos de ninguem apenas precisam que os ponham no lugar.
Ou seja, Madrid, uma cidade a riscar do Mapa.