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Madrid vai proibir circulação de mais de 400 mil carros já em janeiro de 2026

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. BB says:

    Tambem se aplica a carros estrangeiros?

  2. Mário says:

    mais sustentável que um carro antigo?

  3. Fusion says:

    Isto é uma cidade grande, uma das capitais da Europa, portanto a questão da falta de meios de transporte não se coloca, porque efetivamente existem alternativas.

    Mas dando aqui uma bicada na classe política, é impressão minha ou isto está feito só para quem tem dinheiro? E os pobres ou quem tem poucas posses é que se lixam?

    Se fosse para toda a gente, não faria este comentário. No entanto, faço-o porque, ao ler as regras, só consigo pensar naqueles que têm um carro antigo, que continua bom, mas que essencialmente o mantêm porque o orçamento não dá para mais e, enquanto rolar, é o que a família pode ter. E depois vêm estes (agora dizia um palavrão, mas vou conter-me) e dizem que só carros novos é que podem entrar.

    Traduzindo, só a burguesia que tem carros novos pode entrar na metrópole. Os restantes (os pobres e miseráveis) ficam de fora, porque aqui somos todos verdes.

    Se isto não é viver numa distopia estranha, não sei o que será. Bela medida, que vai lixar exatamente aqueles que mais precisam de ser ajudados.

    Sejamos honestos se é para sermos verdes, porque não aplicar a regra a todos os carros? Aí sim, teria valor. Agora, proibir apenas os carros velhos, que são da plebe, é no meu ver fazer escárnio (para não dizer outra coisa) daqueles que não conseguem comprar um carro mais recente. Porque todos sabemos que as pessoas andam com carros de 20 ou mais anos não porque querem, mas porque não têm outra hipótese.

  4. Zé Fonseca A. says:

    Ou seja, permitem carros com 20 anos a gasóleo e gasolina, não me parece drama nenhum

  5. @nother1 says:

    Título um bocado sensacionalista , nada que outras cidades na Europa já não o façam…

  6. Max says:

    Então, em toda a Espanha, há 400.000 carros a gasolina anteriores a 2000 (com mais de 25 anos), a gasóleo anteriores a 2006 (com mais de 19 anos), e outros modelos mais antigos ou mais poluentes. Passam a não poder entrar em Madrid.
    E o que é que isso tem? A maior parte deles nem conseguiam lá chegar.

    • Nuno says:

      Não conseguiam chegar a Madrid? Um carro com 25 anos?

      • Max says:

        Bem, os automóveis em circulação em Espanha com motor de combustão são mais de 12 milhões. Do que se pode concluir do título é que 11,6 milhões podem ir a Madrid.
        E dos outros, 0,4 milhões, grande parte não terá intenção de lá ir, por isso não foram impedidos. Se os que tinham intenção de ir lá chegavam ou não, também não tem grande importância.
        A questão é que parece que estão a proibir os carros com o motor de combustão de circular em Madrid, quando só estão a impdir os mais velhos. No centro de Lisboa também à restrições à circulação de veículos anteriores a 2000, nos dias úteis entre as 7h e as 21h.

  7. Nuno says:

    Sim os carros é que sao os maiores bandidos do aquecimento global LOOOOOL, os aviões, os barcos, a fabricação de novos carros, esses nao poluem NADA, ZERO.

  8. Pedro António says:

    Força nisso, é só poluição nas cidades, precisa-se coragem para tomar medidas…
    …transportes público gratuitos dentro das cidades.

  9. Bagasgoat says:

    Os carros elétricos vieram criar ainda mais poluição no mundo!

    Um carro a combustão se for mantido minimamente dura mais de 50 anos.

  10. Manuel da Rocha says:

    Bruno Mascarenhas, prometeu que, todos os automóveis, sem ser híbridos ou eléctricos, vão deixar de poder circular, em Lisboa, até 2030. Mais 873 candidatos (Chega, AD e IL) avançam que 100%, do país, deve proibir 100% qualquer carro, “a combustíveis fósseis, dentro das áreas urbanas. Construindo 1.7 milhões, de lugares de estacionamento, chega para impulsionar os TVDE, em todas as cidades (acima de 1000 habitantes) portuguesas.”
    Até há, milhares de candidaturas (AD, IL, Chega e CDS) que já prometeram 87300 milhões, de euros, anuais, em reembolsos, para munícipes, que usem TVDE, até 600 euros, por viagem, desde que sejam em carros eléctricos. O exemplo, é ali na margem sul, do Tejo: Os candidatos, do Chega, Aliança Democrática e Iniciativa Liberal, aos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, estão a prometer 5000 euros, anuais, para cada munícipe, usar TVDE, em troca de acabarem com 96%, das carreiras, de autocarros.
    Por isso, nada de estranho.

  11. Jorge says:

    Contexto:

    Aplica-se a todos os carros, nacionais ou estrangeiros, que cumpram as normas euro abaixo de euro4 diesel ou abaixo de euro3 a gasolina.

    Para os portugueses que vão a Madrid ou a Barcelona, podem e DEVEM registar os vossos carros nas respetivas ZBE, e pagar uma taxa: taxa diária ou de longa duração (7€ para dois anos ou 5€ e tal por dia de circulação se não cumprir com as normas). Mesmo que tenham um eléctrico, se não registarem o carro de matrícula portuguesa, serão sancionados com 200€ (100€ se pagarem nos primeiros dias).

  12. Há cada gajo says:

    O fundamentalismo a criar ditaduras. Proibir, proibir e proibir. Quando não se sabe o que fazer, proibe-se e acha-se que o assunto está resolvido.

  13. Pedro António says:

    Querem ver que agora não se pode ou não se deve mesmo proibir? Eu tenho medo é do é proibido proibir. Que lirismo! Se a liberdade não tivesse limites o mundo estava’ destruido! Claro que os barcos poluem, claro que os aviões poluem… Mas será o mesmo que fazê-lo na rua cidade ou no parque onde vou correr e caminhar… Será a mesma coisa fumar no quarto do bebé ou na alpendre? Sim , em relação aos aviões podemos começar por proibir os jatos privados? Por que não?

    • Há cada gajo says:

      A tua liberdade acaba onde começa a minha. Proibir não é solução. A solução é criar condições para usar o transporte coletivo e não o individual. E para isso, este tem de ser atrativo. A proibição nunca é solução.

      • JL says:

        E não pode usar transporte coletivo porquê?

      • Pedro António says:

        A minha liberdade não acaba onde começa a tua. Isso é um chavão barato. O outro não limita a minha liberdade, pode limitar o meu comportamento em sociedade, mas é diferente de limitar a liberdade. A minha liberdade só tem sentido em sociedade, sou livre em sociedade e não porque ninguém me chateia ou só porque vivo sozinho no planeta sou livre. Se vivesse sozinho no planeta o conceito de liberdade não existia…

  14. Rui says:

    Carro classico com mais de 30 anos, não entra nesse jogo. 😉
    O que não faltam são interessantes máquinas por bom preço

  15. Rebert says:

    Os governantes enchem a boca com a democracia e depois actuam como os donos do povo, mas eles não são donos de ninguem apenas precisam que os ponham no lugar.

  16. Yamahia says:

    Ou seja, Madrid, uma cidade a riscar do Mapa.

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