Volkswagen escolhe Sagunt para a sua gigafactory de baterias para elétricos
Com o objetivo de se tornar líder mundial de veículos elétricos em mente, a Volkswagen vai investir fortemente na produção de baterias. Para isso, instalará a sua nova gigafactory de baterias para elétricos, em Sagunt, Espanha.
A notícia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal.
A Volkswagen decidiu que a sua gigafactory de baterias para automóveis elétricos será instalada em Sagunt, Espanha, e terá capacidade para gerar 40 GWh por ano. Apesar de a notícia já ser oficial, existem ainda alguns detalhes administrativos pendentes.
De acordo com o Hipertextual, a confirmação foi dada pelo presidente da Câmara de Sagunt, através de uma declaração no Facebook. A fábrica será integrada na segunda fase do Parc Sagunt e pretende criar empregos diretos, para pessoas qualificadas para a produção de baterias, bem como indiretos, envolvendo fornecedores e parceiros que estarão presentes no processo de construção da gigafactory.
A empresa alemã acaba de anunciar que a nossa cidade foi escolhida para acolher a nova fábrica de baterias para veículos sustentáveis. Foram necessários meses de trabalho e empenho no Parc Sagunt II, mas o trabalho da Câmara Municipal, da Generalitat e do Governo Central deu frutos. Impusemo-nos como a melhor opção para acolher esta gigafactory.
Estamos a falar de uma fábrica de baterias que trará 3.000 empregos e um forte crescimento económico para a cidade. A Volkswagen submeterá este projeto ao PERTE e esperamos cautelosamente que a iniciativa receba a luz verde final quando as subvenções forem concedidas.
Obrigado ao grupo Volkswagen pela sua confiança no nosso município. Tem sido um caminho difícil, mas hoje podemos finalmente dar esta grande notícia. Nós somos a indústria, nós somos o futuro!
Escreveu Darío Moreno, presidente da Câmara Municipal de Sagunt.
A notícia foi confirmada pela Volkswagen e, embora o processo com o PERTE (Projetos Estratégicos de Recuperação e Transformação Económica) ainda esteja pendente, esta gigafactory será um dos principais projetos no âmbito dos Fundos Europeus de Recuperação, implicando um investimento inicial de cerca de dois mil milhões de euros.
A Volkswagen pretende que a nova gigafactory de baterias para elétricos comece a funcionar e a produzir em 2025 ou 2026.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Tudo foge de Portugal, nem com litio e mão de obra barata têm interesse, o que pagam em impostos, burocracias e direitos dos trabalhadores matam qualquer empresa em PT.
Estou é para ver se fecharem a Autoeuropa…. vai provocar um rombo na economia enorme!!
Depende ouvi dizer que parte do dinheiro do PRR vai ser para um hotel no interior, por tá-se bem …
As grandes empresas ficam enquanto lhes dermos isenções e benefícios fiscais, quando terminarem as isenções vão-se instalar noutras geografias. Entretanto, as micro e pequenas empresas (quase a totalidade do nosso tecido empresarial) paga e não tem como reclamar… Temos um estado que é forte com os fracos e fraco com os fortes… Para uma TAP, um BES, uma EFACEC há sempre remédio público…
Estou mesmo a ver o lítio PT a voar para Espanha. Nós ficamos com o lixo tóxico, o ar poluído, as águas ácidas, as montanhas e estradas destruídas e as mais-valias vão para Espanha. O valor acrescentado são as baterias e não o lítio. Mais uma negociata de quem não põe Portugal primeiro, mas antes os jobs e comissões 4 the boys.
Mas não haja qualquer dúvida de que é exatamente isso que vai acontecer! Portugal devia afirmar-se como produtor de baterias e não como exportador de lítio… Qualquer produto transformado tem um valor muito superior à sua matéria prima… mas, por cá o que interessa é o lucro rápido e sem complicações…
Quando se tem a burocracia, lentidão, impostos muito mais altos esperam o quê?
E já me esquecia a Justiça.
“objetivo de se tornar líder mundial de veículos elétricos em mente, a Volkswagen” ahahahahahahaha, ai…. ahahahahaha ahahahahaha AHAHAHAHAH! ok… quase me falta o ar de tão cegos que são estes mafiosos… como dizia o CEO que como os outros manda-chuvas da VW são bastante limitados, “ah estamos a competir com a Tesla” e isto já foi faz um bom tempo. Pelo menos muita gente e jornalistas lhe disseram que o gajo não fecha a tampa bem e que estão é 10 anos atrás da Tesla. Mas agora com muitas outras marcas com produtos muiiiiiito melhores que a treta que eles vendem, estão atrás de todos os outros. Temos aí o Nissan e outros mas basta o Ioniq 5 e EV6 só para arrasar estes mafiosos, nem é preciso comparar com a Tesla.