Huawei em 2020: Um ano forte no hardware e a afirmação da AppGallery
A Huawei viu o seu ano de 2019 assombrado por uma guerra entre a China e os Estados Unidos que teve consequências para aquilo que é o futuro da marca no segmento de consumo doméstico. Depois da sua morte anunciada por muitos, 2020 mostrou a força da empresa e a confiança que os consumidores, um pouco por todo o mundo, têm nela.
2020 foi o afirmar da Huawei em muitas áreas e foi também o ano de se aventurar em novos produtos.
Os melhores smartphones de 2020 e o afirmar da Huawei AppGallery
A Huawei é hoje uma das empresas mais relevantes no segmento dos smartphones e a crescer fortemente noutras áreas do consumo doméstico. 2020 foi um ano de desafios enormes para a empresa, mas os resultados não deixam margem para dúvidas: a Huawei saiu vencedora.
Além de ter colocado no mercado os smartphones com excelente desempenho, ainda fez deles os melhores smartphones para fotografar, a cada nova geração.
Mas o que poderia ter sido um verdadeiro fiasco, acabou por superar todas as expectativas. As guerras comerciais entre os Estados Unidos e a China, obrigam a Huawei a retirar dos seus novos smartphones os serviços Google e, com isso, desapareceu a PlayStore... Ora, a solução já existia, mas teve que ser melhorada e incrementada. A Huawei AppGallery assumiu-se como solução e hoje conta com uma coleção de apps cada vez maior.
No caso de Portugal, por exemplo, a maioria das apps nacionais já estão disponíveis na loja e, só no nosso país, já foram feitos mais de 2 milhões de downloads.
Huawei Mate 30 Pro - o início da era AppGallery e os sucessores
Foi em janeiro de 2020 que surgiu então o primeiro smartphone exclusivamente com AppGallery, o Huawei Mate 30 Pro. Na verdade, este modelo havia sido apresentado ainda em 2019, mas o período de incertezas obrigou a empresa a adiar o seu lançamento. Não se pode dizer que este foi um telefone de sucesso, contudo, marcou o início de uma nova Era.
Depois do Mate 30 Pro já só com a loja de apps Huawei AppGallery os esforços da empresa viraram-se para a melhoria da oferta de serviços móveis.
Em março, seguiu-se o lançamento da nova linha P, os Huawei P40, P40 Pro e P40 Pro+, chegaram para conquistar o mercado com câmaras fotográficas absolutamente fantásticas.
O site especialista em análises a câmaras fotográficas, DxOMark, atribuiu, na altura, o primeiro lugar de melhor smartphone para fotografar ao P40 Pro. Nove meses depois, este ainda surge entre os 5 melhores, onde dois dos que se colocam na linha da frente são também modelos Huawei mais recentes.
Com inúmeros lançamentos de smartphones em gamas intermédias, modelos de grande sucesso e que são uma opção bastante equilibrada entre qualidade e preço, eis que o ano de lançamentos culmina com a linha Mate.
Em outubro, vimos chegar ao mercado os novos Mate40, Mate40 Pro e Mate40 Pro+. O Mate40 Pro é mesmo um candidato de peso a melhor smartphone do ano. Uma vez mais, além de todos os pormenores associados à segurança, desempenho e autonomia, estamos perante o melhor smartphone fotográfico do mercado, apenas superado pelo seu "irmão" Mate40 Pro+.
Aqui pudemos comprovar a qualidade fotográfica do Mate40 Pro em confronto com outro peso pesado do segmento mobile.
A Huawei AppGallery em 2020
No início, quando a AppGallery surgiu como única opção, vimos grandes fragilidades no serviço e, de facto, parecia difícil competir com a concorrência. Hoje, esta loja de aplicações associada aos vários serviços exclusivos da Huawei apresenta-se como uma opção de qualidade.
A Huawei AppGallery tem uma oferta de apps cada vez maior e, em Portugal, tem estabelecido parcerias de peso com algumas das mais importantes empresas e entidades de forma a ter, dentro da loja, as suas propostas de aplicações.
Poderá perceber melhor nesta conversa o caminho traçado pela Huawei.
Ainda assim, como nota final, se existir alguma app que quer mesmo instalar no smartphone fora da loja de apps, a Petal Search dará uma ajuda preciosa a encaminha-lo para o local mais apropriado para fazer o download do APK da aplicação.
Som, um reforçar do segmento com o melhor cancelamento de ruído
Este ano de 2020 ficou marcado também pelo reforço da marca no segmento dedicado ao som. Além dos earbuds que receberam melhorias significativas com o lançamento dos Freebuds 3i e dos Freebuds Pro, a Huawei surpreendeu com outros três produtos.
Os FreeBuds Studio surgem no mercado como uns auscultadores de elevada qualidade, dos melhores no segmento de cancelamento de ruído. Em concreto, oferecem aquilo a que a Huawei chama de cancelamento de ruído dinâmico inteligente, que se adapta aos diferentes ambientes e tipos de utilização. A qualidade de som é irrepreensível, já para não falar no conforto.
A Huawei ainda aproveitou 2020 para anunciar a Huawei Sound X, uma coluna com Inteligência Artificial, projetada para facilitar a interação perfeita entre dispositivos inteligentes.
Ainda no universo do áudio, a Huawei renovou a sua linha de óculos com os HUAWEI X Gentle Monster Eyewear II. São um acessório com design moderno, com tecnologia de som integrada, com controlo por toque.
O sucesso dos primeiros computadores portáteis
A Huawei iniciou-se no universo dos computadores portáteis há muito pouco tempo, mas rapidamente conquistou o mercado. Nomeadamente, o mercado nacional. Os Matebook D 14, Matebook 14 e Matebook X Pro são hoje dos computadores portáteis mais procurados no nosso país e a empresa termina o ano com 10% da quota de mercado em Portugal neste segmento.
Um feito absolutamente fantástico!
Aliado a isto, a empresa ainda conta com uma parceria de peso com a Porto Editora, oferecendo um ano de escola virtual gratuitamente a todos os estudantes.
Espaço para os Wearables
Além de todas estas novidades dirigidas ao consumidor doméstico, em 2020 a Huawei ainda apresentou propostas no segmento dos wearables.
Os modelos Watch GT 2e e Watch GT 2 Pro destacam-se pelo design e pela excelente autonomia, adaptando-se a qualquer situação do dia a dia. Além disso, oferecem todas as funcionalidades associadas ao desporto exigidas num destes relógios.
Já o Watch Fit é um relógio inteligente mais dedicado ao universo desportivo, com demonstrações de treinos em vídeo. Basicamente é um "personal trainer" de pulso.
Em resumo, o ano de 2020, com muitos desafios pela frente, tornaram a Huawei uma marca ainda mais forte, em Portugal e no mundo. A loja de aplicações própria e única revelou-se uma aposta ganha que, apesar de ainda ter um longo caminho a percorrer, está a conquistar os seguidores.
Existe ainda a destacar o ecossistema de serviços e produtos que comunicam entre eles, com parcerias de peso para responder às reais necessidades dos utilizadores.
O futuro avizinha-se risonho para a Huawei e, consequentemente, para todo o mercado de dispositivos móveis. Agora as expectativas para 2021 estão colocadas no sistema operativo móvel que certamente irá surpreender a concorrência e os consumidores.
Este artigo tem mais de um ano
De minha parte desejo-lhes o maior sucesso. Gosto muito da marca, e um dos meus tlms de uso habitual é um Huawei.
Espero que continuem o bom caminho, pois estas dificuldades por vezes obrigam a mudanças necessárias na generalidade deste mercado dominado pela google.
Para as grandes empresas empresas de tecnologia dos USA…a “era” Trump foi de sucessivos “tiros nos próprios pés”!
Foi? Isso nem tira o sono aos americanos. Caminhamos a passos largos e à vista de todos para um mundo Orwelliano – não fascista, mas comunista que em termos de sofrimento e repressão, vai dar no mesmo – , depois o Trump é que é maluco!
Surpreendentemente tenho um P Smart e vinha sem apps parasitas, não precisei fazer Root para desisntalar qualquer app ranhosa como vemos em Xiaomis e Samsung.
Já não precisas de fazer root para desinstalar o que quiseres de qualquer telefone que tu dizes.
Ai não? Podes me dizer como desinstalar as apps pre-instaladas no meu Note 10?
Em alguns Xiaomis mais recentes rodando MIUI ainda é necessário. Pelo menos nos aparelhos vendidos aqui no Brasil.
Há mesmo cada gajo jeeez
Como user, sim como user não falo sem ter testado ou experimentado os produtos e formar uma opinião com base no conhecimento e experiência que tenho sobre os mesmos e não só porque sim, ou porque vi ou li algo como tenho a certeza que muitos o fazem quer aqui, quer noutros locais onde se percebe o perfeito desconhecimento do que falam, escrevem e opinam! E como user de 2 smartphones, um tablet, um portátil, uns freebuds, um carregador qi wireless os meus parabéns há Huawei pelos excelentes equipamentos e produtos que tem, contra tudo e contra todos rebenta… inova, constroi excelentes equipamentos e produtos, criou a sua loja de apps, criou o seu próprio OS que acredito piamente com o desenvolvimento futuro se torne numa referência e mais uma opção consolidada no mercado de OS, mostrou-se autosufuciente mesmo com as proibições dos EUA e ainda mais cresceu com isso, só fizeram com que a Huawei evolua, cresça e se torne cada vez mais capaz e independente, no desenvolvimento das infraestruturas 5G foi fundamental em Inglaterra não arrancou, não teve sucesso e com a chegada da Huawei não só arrancou, como se desenvolveu e teve sucesso… e quer se goste ou não a Huawei é das maiores e melhores construtoras.
E sem dúvida que já tive muita coisa e muitas marcas mas Huawei foram e são os melhores equipamentos que tive e tenho, superou as expectativas e foi uma excelente escolha e mudança, vim da Samsung troquei de smartphone pelo P20 e não parei mais e é para manter enquanto continuarem neste fantástico caminho.
Curioso é que todos que conheço fogem da marca como o diabo da cruz! E, nem é má vontade no meu caso, já sabem nem dados quero algo dessa marca. Se a China fosse um país livre e democrático seria uma opção como qualquer outra – adoro o Japão e os japoneses, por exemplo. Um povo de quem guardo as melhores e mais queridas recordações -. Os chineses não têm culpa, mas jamais compro algo que seja marca desse país, já basta abrir algo que seja Ocidental e ver que foi fabricado ali.
Não conheço as pessoas que conhece muito provavelmente, mas trabalho na área, amo tek e área mobile em concreto, considero-me uma pessoa justa e imparcial em tudo o que faço e é curioso que boa parte dos meus colegas d amigos mesmo fanboys da Apple reconhecem qualidade nos smartphones e produtos Huawei e a mudarem para Android muito provavelmente seria para Huawei/Samsung! Principalmente a nível de câmeras quem for justo e imparcial smartphones da mesma gama a Huawei não dá hipótese. Mas não é só, a nível geral são equipamentos excelentes, agora acho engraçado se as pessoas que conhece se basearem no mesmo que o José ou seja “opinião política” para fugir de uma marca de tecnologia sem a conhecerem ou experimentarem os seus equipamentos/produtos e formarem uma opinião sem conhecimento logo ai o princípio está completamente errado, e vai de encontro ao que frisei no meu post.
É o mesmo que não gostar/concordar com a política da Alemanha e fugir a sete pés da Mercedes e não comprar nada do país só porque não gosto e comcordo com as políticas do mesmo… Mas respeito é a sua visão e opinião e cada um sabe de si, agora que anda com muita coisa da China anda, ou vinda de lá, ou trabalhada por eles e se não fossem eles provavelmente não existiria muita coisa vendida por outros países, que secalhar gosta!
Antes Chineses e Coreanos que Americanos para mim sem dúvida e de longe!
infelizmente sou pro-nokia meu smartphone pró- marcas europeias mas das marcas chinesas a que mais me agrada é huwaei mas sinto me honrado pela europa ter um mercado liberal e nao fazer como EUA sancionar tudo que lhes faz frente nesse mercado que eles querem comandar, quem lhe faz frente ou leva com teorias da conspiração, fake news, etc