Trump investiga os acordos de segurança da Epic, Blizzard e Riot com a Tencent
Depois da polémica entre os EUA e as aplicações TikTok e WeChat estar agora mais calma, há mais uma situação a envolver o país norte-americano e plataformas chinesas.
Agora, a administração de Donald Trump está a notificar as criadoras Epic Games, Blizzard Entertainment e Riot Games para mostrarem os acordos de segurança que têm com a chinesa Tencent.
A vida do TikTok e do WeChat está agora mais calma no território norte-americano. A popular aplicação de vídeos curtos fechou um acordo com a Oracle e Wallmart. Já a proibição do serviço de mensagens foi agora suspensa por um juiz.
No entanto, a administração de Donald Trump focou-se agora noutro alvo, e desta vez é a chinesa Tencent quem está na mira.
Epic, Blizzard e Riot devem mostrar os acordos de segurança com a Tencent
Recentemente as empresas Epic Games, Blizzard Entertainment e Riot Games foram notificadas pelo Comité de Investimento Estrangeiro dos EUA (CFIUS). Todas têm uma grande parte das suas ações na posse da chinesa Tencent. Assim, a notificação indica que as três empresas devem apresentar informações sobre os dados recolhidos dos utilizadores.
A Epic é a criadora do Fortnite, a Blizzard detém o World of Warcraft, e a Riot Games é responsável pelo League of Legends.
Tencent tem 40% das ações da Epic Games
A empresa chinesa é o maior e mais utilizado serviço de Internet da China. Detém uma participação de 40% na Epic Games, e outras percentagens semelhantes nas outras duas criadoras de jogos notificadas.
De acordo com os acordos que têm com a Tencent, cabe depois ao governo aprovar, ou não, a participação das criadoras no país.
Tendo em consideração os últimos eventos, poderá o governo de Trump exigir que a Tencent deixe de ter estas ações para que as criadoras consigam manter-se em funções no país. De acordo com o Bloomberg, as ações da Tencent respeitantes à Epic Games equivalem a cerca de 22 mil milhões de dólares (~19 mil milhões de euros).
Provavelmente a Epic será uma das mais afetadas, pois quase metade das suas ações não pertencem aos EUA. Lembramos que a criadora se encontra no meio de um processo para tentar que a Apple volte a colocar o Fortnite disponível na App Store.
Esta atitude do governo norte-americano vem no seguimento do corte de relações e negociações com as empresas chinesas, sendo que uma das grandes afetadas até ao momento é a Huawei. De acordo com a administração de Donald Trump, estas ações visam a proteção da segurança e privacidade dos cidadãos norte-americanos. Isto porque os EUA acreditam que empresas e apps chinesas podem espiar e roubar informações da população.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem Trump. Precisavamos de um Presidente assim, que defendesse a nossa pátria e os interesses do país.
Go Trump!
Eu também defendo mas vocês não iriam querer que vos governasse.
Se ele não for reeleito vai virar um polícia do digital.
A Tencent é o rei e rainha da espionagem por uma empresa chinesa e fazem-no à frente de todos. Sempre que abro a app Mi Fit da Xioami lá cria mais um log na raiz da memória interna numa pasta Tencent. E isto é só um exemplo. Muitos jogos fazem o mesmo.
Ora pensa lá bem, informa-te e tenta saber porque é que esse log é criado. Se quiseres até pode não criar, é uma escolha tua desde que aprendas a configurar o telefone. As opções estão lá para serem usadas.
Não uses Android da Google, que isso passa.
O que e que os americanos fizeram toda a vida e continuam,o problema e que eles querem o tacho so para eles,não vale a pena dizer que os chinocas são isto ou aquilo porque os camones são iguais
+1
os americanos matam dissidentes políticos americanos? ou riem deles?
E se a Europa mandasse verificar os acordos de segurança sobre Google, Facebook, Amazon, Watsapp, etc e os mandasse embora!.. Isso é que era…
A Europa passava pra idade medieval.
Ah, então o problema não é a cusquice. O Trump está a sair muito socialista. Eheheh
eles já fazem, e o Google, por exemplo, pagou alguns mil milhões para a UE
Não a Epic não será uma das mais afetadas…. Parece que agora só se vê Epic por causa do processo Apple.
A Riot por exemplo, é maioritariamente Tencent. ” …Tencent Holdings comprou uma participação majoritária na Riot Games.” Fonte Bloomberg Businessweek e a VentureBeat que estimam que a transação tenha sido cerca de US$ 350 a US$ 400 milhões.
Riot Games (League of Legends) – 100 percent
Supercell – 84.3 percent
Grinding Gear Games (Path of Exile) – 80 percent
Epic Games – 40 percent
Fatshark – 36 percent
Bluehole (PlayerUnknown’s Battlegrounds) – 11.5 percent
Ubisoft – 5 percent
Paradox Interactive – 5 percent
Basicamente eles não querem que as “empresas” chinesas façam o que as empresas americanas fazem. Digo “chinesas” porque a grande maioria delas são empresas americanas, mas que foram em parte adquiridas pela Tecent.
No meu caso eu não quero que dados meus sejam partilhados a terceiros, sejam esses quais forem, americanos, chineses, portugueses. Aliás tenho menos problemas que os dados sejam enviados para a China do que para os EUA.
Todos aqui preocupados com os outros a espiar e esquecem-se que USA e dos maiores espioes do mundo. Ja se esqueceram do que o Snowden revelou?
Como nos esquecemos das coisas facilmente xD O Trump o que esta a fazer, embora bom, e tentar acabar com a concorrencia dele xD
(Independentemente de não gostar do Trump, nem “pintado”!!!) Acho muito bem todas essas medidas e toda essa desconfiança para com a China. Acho que a UE já deveria ter tomado iniciativas semelhantes!