Google perderá 800 milhões de utilizadores com uma Huawei sem Android
É o pior cenário possível para a Huawei, mas também trará consequências negativas para a Google. Ainda no rescaldo da inclusão da empresa chinesa na lista negra dos Estados Unidos, a mesma já se está a preparar uma alternativa para os seus smartphones Android. Entretanto, já temos um plano B, bem como um sério aviso!
Para Ren Zhengfei, fundador da empresa, a Google sofrerá bastante com o "adeus" à Huawei.
Entretanto, já numa nota positiva, ficamos a saber que a Micron reatou as relações comerciais com a fabricante chinesa. De igual modo, também a Microsoft e a Intel garantiram atualizações para os computadores portáteis da empresa. Agora, o CEO da empresa realçou grandes implicações, negativas, para a própria Google.
Ren Zhengfei, CEO da Huawei, deixou um aviso à Google
Em entrevista à CNBC, o executivo mostrou-se mais confiante após a última ocasião em que admitiu uma quebra de 60% nas vendas de smartphones Android nos mercados internacionais. Agora, o CEO da Huawei aponta algumas consequências negativas da ordem executiva assinada por Donald Trump.
Ao propósito, recordamos a pressão colocada pela Qualcomm, bem como pela Intel junto das autoridades competentes. Ambas as tecnológicas norte-americanas visavam um reatar das relações comerciais com a gigante chinesa cerca de um mês após a entrada em vigor do bloqueio unilateral.
Huawei’s overseas smartphone business ‘recovering rapidly’ despite US tech ban, says founder Ren Zhengfei - The Edge Markets https://t.co/axoNcaCkfF
— Huawei Europe (@Huawei_Europe) June 25, 2019
De igual modo, também a Google estará ciente que um corte total com a Huawei pode trazer consequências indesejáveis. Aliás, recordamos que esta mesma empresa já havia alertado a administração Trump para a existência de riscos diretos para a segurança dos Estados Unidos da América. Agora, a Huawei toca na ferida.
A Huawei garante a manutenção dos seus smartphones Android
Com os seus atuais smartphones Android a terem atualizações e suporte garantido, as dúvidas pairam sobre as futuras gerações. Para tal, a fabricante tem o seu próprio sistema operativo que, além de compatível com as aplicações para Android, poderá negar à Google uma grande base de utilizadores e potenciais clientes.
Assim, Ren Zhengfei colocou um sério aviso a Donald Trump. Caso este mantenha a Huawei na lista negra - do departamento de comércio dos EUA - será a Google quem mais perderá. De acordo com o CEO, nesse cenário a empresa será forçada a lançar o seu próprio sistema operativo e fazer séria concorrência à Google.
Why isn’t #Huawei CEO Ren Zhengfei worried about the impact of U.S. sanctions? #HuaweiEUNewshttps://t.co/vODMLRrrKf
— Huawei EU News (@HuaweiEUNews) June 20, 2019
Ainda que o impacto imediato seja francamente negativo para a Huawei, a empresa sobreviverá. Aliás, a sua escala transcende em muito o mercado mobile, com um estudo a apontar a escala da empresa como principal ameaça real. Ao propósito, recordamos a sua enorme presença no mercado de redes e telecomunicações.
"A Google pode perder até 800 milhões de utilizadores" - Ren Zhengfei
A Huawei e a Google sempre conseguiram sintonizar os seus interesses, portanto, se não pudermos utilizar o ecossistema da Google, eles irão perder entre 700 a 800 milhões de utilizadores, afirmou Zhengfei.
As suas declarações não são desprovidas de fundamento. Veja-se que a Huawei é atualmente a 2.ª maior fabricante mundial de smartphones - dados IDC. Ao mesmo tempo, contrariando a crispação internacional, na China os seus smartphones Android são mais procurados do que nunca e assim se deverão manter.
Portanto, se toda esta massa de smartphones Android passar a utilizar um sistema operativo rival, a Google sentirá tal impacto. Já, por outro lado, o número indicado por Zhengfei pode estar um pouco inflacionado, mas não muito. Veja-se que até 31 de maio de 2019 a Huawei vendeu mais de 100 milhões de smartphones Android.
The ban on Huawei hurts both the U.S. and Huawei. CEO Ren Zhengfei speaks to @CNBC on why the company wants to continue buying from U.S. companies, but the ban is keeping them from contributing to the economy. https://t.co/DUSO8r5JeM
— HuaweiUSA (@HuaweiUSA) June 26, 2019
Recordamos ainda que, para 2019, o objetivo inicial da empresa era vender 250 milhões de smartphones Android. No entanto, esta meta foi, entretanto, ajustada, refletindo as consequências do bloqueio imposto pelos EUA. Mesmo assim, com o ano a meio, a tecnológica chinesa pode efetivamente chegar aos 200 milhões.
Se tudo falhar, a Huawei tem alternativas ao Android da Google
De acordo com os vários relatos até ao momento, o Hongmeng OS será lançado primeiramente na China, com o intuito de testar a reação do público. Aliás, este sistema chegará aos utilizadores ainda em 2019, já de acordo com relatos prévios. Já, por outro lado, aos mercados internacionais poderá chegar o Ark OS.
Apontamos ainda a possibilidade de a alternativa ao Android da Google passar pela Rússia. Mais concretamente, por uma versão modificada do sistema operativo Sailfish OS. Para já, tal é apenas uma hipótese, sendo ainda assim plausível.
Já, por fim, a Huawei terá ainda que colmatar a ausência da Google Play Store e tal passará pela sua própria loja de aplicações. Algo que já está presente, ainda que com pouco destaque, nos seus atuais smartphones Android. Na equação está ainda a portuguesa Aptoide, ainda que a sua escolha seja improvável.
Terá Ren Zhengfei razão nas suas afirmações em relação à Google?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNBC
Neste artigo: Android, Google, Huawei, smartphones
A Huawei não pode é estar à espera que as coisas se resolvam do lado dos EUA/Google! Tem é de ir para a frente com o seu OS, que segundo dizem é compatível com as aplicações android. É uma boa altura para a Huawei se associar à Aptoid e esta avançar com força contra o monopólio da Google na Store Android
Era uma vez o android!
Não acredito que a HW se vai safar com o seu próprio OS.
Imagem um telemóvel Android sem App Americanas.
Deixei o WP por falta de updates, bateria viciada e falta de Apps. Tenho um P20 e começo a acreditar que vou passar pelo mesmo….
ou vai buscar ainda mais clientes. O WP é otra historia acho que não havia muito interesse de parte da MS
Ainda recentemente uma cliente me trouxe um aparelho huawei comprado a uns meses que acabou de ficar sem a playstore e o youtube deixou de funcionar. Nada a fazer. Nem sei como ela vai fazer agora, se calhar devolve-lo? Nem sei se sequer pode devolver por o aparelho ter perdido funções que existiam quando ela o comprou e agora não tem. Tipo, não é uma avaria mas deveria poder faze-lo..
Muito estranho, primeiro relato que vejo de isso acontecer…a própria Huawei indica que quem comprou tem sempre o seu suporte e acesso a actualizações. Tenho Huawei à anos e uso os serviços da Google diariamente sem qualquer problema!
Se calhar um reset de fábrica e voltar a actualizar a ver se acontece o mesmo.
Deixa de ser burro, iOS não tem google mas é a marca mais valiosa do mundo.
O fato de não ter google não significa que nadas podes usar dele.
Ele pode ser burro, mas pelo menos sabe que iOS tem google.
Tem, mas não da forma que é o Android.
A mim não me perderá como cliente decerteza enquanto os produtos mantiverem a qualidade de construção, software/OS (atualizações), design (embora este último seja relativo mas falo na minha opinião) que têm. Em relação ao OS tenho a expectatíva se perder o Android terá uma alternativa igual ou melhor não digo no imediato, mas a médio/longo prazo bem desenvolvido será outro OS de qualidade que o mercado terá, mas o futuro o dirá!
Sem a loja de aplicações da Google, com toda a certeza que a maior parte dos clientes irá simplesmente mudar de smartphone para outra marca que não tenha esse problema, a menos que a Huawei arranje uma loja de aplicações similar se não até melhor ao que a Google já fornece.
https://f-droid.org/pt_BR/packages/com.github.yeriomin.yalpstore/
Yalp store! É o que eu uso em alternativa no meu sailfish!
Yalp Store e Aurora Store são clones da Google Play Store.
ApkPure, Uptodown, Aptoide, F-Droid são alternativas a Google Play Store.
MicroG é uma tecnologia open-source que substitui todos os serviços do Google, principalmente o Google Play Services.
E se realmente a pessoa não quiser usar nada do Google, será uma bela opção esse Ark OS.
Lembre-se que diferente do fracassado do Windows Phone, o Ark OS tem base no AOSP, compatibilidade 100% com o Android by Google.
Claro Danilo. A tua vizinha que não percebe nada de telemóveis quer mesmo saber disso. E como ela, centenas de milhões de outros clientes.
Quem sabe usar Google, sabe procurar alternativas. Se a pessoa é incapaz de fazer isso, não deve usar smartphones.
Conforme já aqui comentei, os EUA vão perder a liderança tecnológica! Nos bastidores já está em crise por esta altura! Tudo isto é bom para todos os demais!
Esses comediantes de hoje em dia….
A Google não quer saber. Gostam de ser rasgados pelo homem da peruca laranja.
SEREI FIEL A HUAWEI CUSTE O QUE CUSTAR ESSA SACANAGEM AMERICANA A MIM NÃO ME CONVENCE…
ok
O que eu mais desejo, é que a huawei faça falência, estes tugas de merda so sabem criticar os usa por ter feito o que fez a huawei, mas nenhum critica tudo quanto china proibe ao ocidente, nem tudo quanto ela fabrica sem licenças, querem é tudo gratis, vao trabalhar sem malandros.
Tuga… és um bom exemplo… Acorda para a vida… E deves ter idade para não passares a vida agarrado a um telele.
Até a microsoft lhe deveria cortar todos os windows.
Só um grande problema para ti!! Tu o que tens vem da China excepto os OS.
Só um grande problema para ti!! Tu o que tens vem da China excepto os OS.
Poderiam usar o Deepin como sistema operacional para computadores. Ele já é um sucesso enorme no Oriente. Imagina uma empresa do porte da Huawei popularizando-o no ocidente?
O Linux tem um 0.65% do Mercado na China. Nao chamaria a isso um sucesso enorme
O Deepin nasceu no Oriente e faz sim sucesso, a nível de distro Linux. Se uma marca grande com a Huawei começasse a usar o marketing e sua popularidade, poderia fazer esse número bater com o macOS (~10%).
O problema do Linux no desktop é falta de marketing e o estigma negativo de que Linux é “difícil”, “só pra hackers” e “desenvolvedores” ainda paira na cabeça pequena do povo.
Para mim em termos de “espionagem” China e USA são precisamente a mesma coisa…o “problema” é que os “gringos” estavam habituados a atuarem sózinhos nesse domínio e não querem “concorrência”! Se a Huawei lançar o seu SO e tiver hipótese de trocar o Android pelo seu SO serei dos primeiros a faze-lo…
Este comentário fez-me rir. Este salta dos “gringos” espiões para os “comunas” espiões e vai a saltar de felicidade. Há com cada um…
O meu comentário só pode fazer rir quem não o consegue compreender…e pela tua resposta além de não o compreenderes nem sequer consegues uma resposta coerente e escrita em Português que alguém compreenda!
A Tugolandia é dos paises mais atrasados do mundo, é dos paises mais corruptos do mundo, é um país de 3º mundo, e ainda consegue ser dos países mais endividados do mundo, 5º lugar, vejam so a competencia das faculdades da tugolandia, demontram a categoria da formaçao das pessoas, baixa qualidade na formaçao.
Tudo bem… Tudo a ver com a noticia.
Sr jorge podes difamar o povo português mas isso é só inveja, todos os países têm os seus problemas. Baixa qualidade???? Ahahah. Se calhar aqui a baixa qualidade és mesmo tu. Microsoft, huawei, seja que marca ou impresa, seja que país, precisam todos uns dos outros. Aqui a questão é :os estados unidos bloquearam a huawei por espionagem, mas não te esqueças que todos os países o fazem. Não podes ter uma mente tão retrogada, e andar a difamar os pessoas ou países. Tens que crescer mais intelectualmente e pensar bem no que dizes. Podes criticar seja o que for vivemos numa democracia mas não podes ofender com opiniões da treta.
Jorginho Gomes, get a life…
Porque as coisas eram assim tão directas, a maioria de utilizadores que querem Android certamente vão optar por telemóveis Android samsung e outras marcas que tenham Android.
Basta olhar para ti.
Se gostas ds cheirar o rabiosque do Trump de graça vai para lá… ops não podes… és um latino, daqueles básicos que para o Trump nem para limpar um wc de americano serves… também te deves ir brozear para a praia, para seres ainda mais latino.
ah ah ah um latino básico a defender alguém que é superior a ele e que olha para ele como lixo. Só mesmo em Tugal ah ah ah
Olha o preconceito… Esse site já teve utilizadores melhores!
Estava a ser ironica com o Jorge Gomas… este é de uma incongruência andante de 2 pernas. Como é que latinos ou mulheres defendem aquele narcisista básico e bacoco, não se entende ah ah ah
Ironica? Estas a ser preconceituosa, engana-te com as desculpas do narcisismo!
Não faz diferença para o Google, uns chineses há mais ou não! Eles não rendiam nenhum centavo, tudo era open, e não usavam nenhuma aplicação rentável do ocidente mesmo!
A China é o mercado com maior crescimento do mundo.
Estamos a falar de um país com mais de 15 % da população mundial, em que o poder de compra da população anda a aumentar, ao contrário do que acontece na Europa onde que estagnou para uns e desceu para outros.
Dizer que não interessa é de uma ignorância atroz.
Que piada, desde quando chinês pode comprar alguma coisa?, ou têm dinheiro? Agora o governo chinês sim, quando decidem o que o povo pode ou não receber, mas como disse, não faz diferença, ainda mais com a hw e xiaomi entregando cópias mais baratas e que são monitoradas facilmente pelo governo genocida!