Escolhas Pplware 2018
Estamos na recta final de mais um ano. 2018 voltou a estar repleto de grandes novidades neste mundo tão rico que é o da tecnologia e nós, Pplware, acompanhámos todos os lançamentos, analisámos o que de melhor se colocou no mercado e, infelizmente, assistimos também a alguns fracassos.
Agora, chega o momento de eleger aquilo que, para nós, mais se destacou ao longo de 2018. Foram avaliadas, de forma criteriosa, uma série de categorias de produtos hardware, software e serviços Web e eleitos os que, do nosso ponto de vista, foram os que mais se destacaram.
Hardware
Computador Pessoal: Surface Go
O mercado dos computadores pessoais portáteis é bastante forte e são os híbridos os que mais ganham terreno. Aliás, é nestes que as marcas mais focam as suas campanhas publicitárias. A Microsoft, apesar de alguma controvérsia, é a marca que continua a destacar-se neste segmento. Sendo as suas ofertas realmente fiáveis para quem procura produtividade e portabilidade.
O conceito do Surface Go, um modelo dirigido aos estudantes e criativos, conquistou-nos e esta é a nossa escolha do ano para computador pessoal.
Quer saber mais sobre o Surface Go? Leia a nossa análise completa.
Smartphone: Huawei Mate 20 Pro
A escolha foi unânime: Huawei Mate 20 Pro foi o smartphone de 2018, apesar de toda a concorrência.
A Huawei, no segmento de topo, sem descurar no design, criou o smartphone com o melhor desempenho e com a melhor câmara fotográfica. Câmara fotográfica com um módulo de 3 sensores, um deles de 40 MP.
Mas a grande novidade que este modelo trouxe ao segmento foi o carregamento invertido. Com esta tecnologia, o smartphone permite carregar outros smartphones que suportem carregamento sem fios.
Da mesma forma, na área dos smartphones, vale a pena destacar também o Xiaomi Pocophone F1. O smartphone da nova submarca da Xiaomi revelou-se o modelo com melhor relação desempenho/preço do mercado e tornou-se num caso "grave" de sucesso.
Tablet: Apple iPad Pro
Será um tablet ou um computador? Pois bem, o iPad Pro da Apple lançado em 2018 é um tablet cujo desempenho faz dele o modelo do ano neste segmento. Apesar do seu preço, a Apple conseguiu criar o mais poderoso tablet, dando ao utilizadores a possibilidade de executar funcionalidades avançadas, como se estivesse em frente a um computador.
Com este modelo, a marca acabou também com o botão Home, colocou-lhe uma porta USB Tipo-C e a tecnologia Face ID. Além de tudo isto, ainda criou um teclado e uma caneta dedicados, para uma maior produtividade.
Consola: PlayStation 4 Pro
O mundo dos videojogos está num nível incrível. A qualidade gráfica aumenta a cada novo lançamento e a própria jogabilidade está cada vez mais realista.
O lançamento inesperado da PlayStation deste ano é prova real desta evolução. A PS4 Pro já permite reproduzir conteúdo em 4K, com um desempenho ainda mais surpreendente.
Smartwatch: Apple Watch Serie 4
O motivo que nos levou a escolher o Apple Watch Serie 4 para smartwatch do ano prende-se com o facto deste estar realmente ligado à saúde. É, sem dúvida, o relógio inteligente que mais funcionalidades úteis e fiáveis direcionadas à monitorização da saúde do utilizador.
A principal característica prende-se com a inclusão de um leitor de frequência cardíaca regular, aprovado pela FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Veículos Elétricos: Nissan Leaf (2018)
A Nissan colocou este ano no mercado, um carro elétrico citadino que recebeu a classificação de 5 estrelas em Segurança. O Nissan Leaf (2018), além de ser totalmente movido a bateria ainda apresenta funcionalidades de condução autónoma.
Tem e-Pedal, ou seja, num só pedal o condutor acelera, trava e faz uma paragem completa. Tem ProPILOT que mantém o carro no centro da faixa, permite ver ângulos mortos, acelerar, abrandar e parar no trânsito. E ProPILOT Prak, para uns estacionamento sem intervenção do condutor.
Este foi um dos elétricos de grande sucesso de vendas em 2018, recebendo assim o nosso troféu de carro do ano.
Rede: Devolo PowerLine Magic 2
A Devolo é uma das marcas mais importantes no segmento dos dispositivos de comunicação e propagação de rede Wi-Fi. Sem dúvida alguma, o Devolo Magic 2, que que oferece uma largura de banda até 2.400 Mbps, merece o nosso destaque para esta categoria.
De notar que estes adaptadores lidam facilmente com distâncias até 500 metros, permitindo-lhes converter com facilidade qualquer tomada num ponto de acesso à Internet de alta velocidade. Todos os adaptadores WiFi da série Devolo Magic oferecem Mesh-WiFi de primeira linha.
Inovação: Oppo Find X
Um smartphone na categoria de inovação, quando este é um segmento que parece estagnado? Pois bem, é mesmo por isso que o Oppo Find X aqui aparece.
Numa altura em que parecia que já não havia mais nada para criar, eis que a Oppo surpreendeu o mercado um um smartphone inovador que tirou qualquer recorte ou margem em torno do ecrã. Para que tal fosse possível, a marca criou um smartphone com estrutura deslizante, bastante funcional e que está agora a ser imitada por outras marcas.
Software
Produtividade: Microsoft Office
A Microsoft tem vindo a dotar o seu Office de ferramentas que acompanham a evolução da tecnologia, e a versão lançada este ano não é exceção. De uma forma geral, esta evolução resume-se a três palavras: toque, 3D e público diferenciado.
SO para PC: Windows 10
Apesar de todos os problemas que assolaram as últimas grandes atualizações do Windows 10, este continua a ser o sistema operativo para PC que mais se destaca. Neste final de ano, mesmo assim, a marca pôde ver finalmente o Windows 10 a ultrapassar as instalações do Windows 7!
SO para smartphone: Android Pie
No segmento mobile a concorrência é travada entre Android e iOS. Mas este ano a Google leva o prémio para o seu Android pela forma como este conseguiu adaptar-se ao desenvolvimento da tecnologia móvel.
Aqui vale a pena identificar:
- Navegação por gestos
- Machine Learning e Inteligência Artificial
- App Actions
- Controlo Digital
Jogo: Fortnite
Sem atingir o sucesso de Pokemon Go, Fortnite é sem margem para dúvidas o jogo do ano. Trata-se de um jogo complexo que tem arrecadado grandes fãs pelo mundo inteiro e onde todas as confusões com a sua disponibilidade para Android fizeram dele um jogo ainda mais afamado.
Serviços Web
Cloud: Google Drive
O Google Drive apresenta-se como uma das soluções gratuitas mais completas e fiáveis do mundo de armazenamento Cloud, essencialmente no mundo da fotografia. E é este mesmo campo que nos dá o mote para o vencedor da seguinte categoria.
Cloud: Google Fotos
O Google Fotos é um dos melhores e mais completos repositórios de fotografias e vídeos da atualidade. Este serviço do Google Drive permite armazenar todas as suas fotografias de forma gratuita com excelente qualidade, ainda que redimensionadas. Dispõe também de inúmeras funcionalidades das quais poderá não estar a tirar o devido partido.
Música: YouTube Music
O Spotify continua a ser o detentor do título de melhor serviço de música, mas o serviço YouTube Music é aquele que maior atenção recebeu em Portugal e em muitos países do mundo, por, finalmente, estar disponível.
O YouTube Music é o novo serviço de streaming de música concebido para se ouvir música, mas tendo como pano de fundo a magia do YouTube: tornando o mundo da música mais fácil de se explorar e de uma forma mais personalizada do que nunca, onde o vídeo se mantém na essência.
Vídeo: Netflix
Este foi sem dúvida o ano da Netflix. Mais subscritores, muitas mais produções originais e séries de inúmero sucesso. Quem não viu a Casa de Papel ou não ouviu falar em Thirteen Reasons Why?
As marcas do ano
3º lugar: Microsoft
É patente a importância da Microsoft no mundo da tecnologia e, apesar dos muitos problemas a que esteve sujeita, enfrentou-os e superou-os. As nossas escolhas revelam bem a sua importância.
2º lugar: Xiaomi
A marca chinesa está a conquistar o mundo e este ano, uma vez mais, alcançou metas incríveis ao nível de vendas. Conseguiu criar um smartphone de alto desempenho, de baixo custo, tornou as câmaras dos seus smartphones ainda melhores, continuou a apostar na sua MIUI e em tudo aquilo que é a tecnologia inteligente para a casa.
1º lugar: Huawei
A Huawei é o grande caso de sucesso do segmento mobile em todo o mundo. A marca, por diversas vezes durante o último ano, ultrapassou a Apple em número de vendas. Continuou no seu caminho de inovação ao nível da fotografia e inteligência artificial.
2018 foi um ano decisivo para a sua afirmação e é assim a considerada a marca do ano.
Desastre tecnológico
Google+
O Google+ recebeu este ano o anúncio do seu enterro por parte da própria Google, agendado para este ano... Sim, enterro... Morto já ele estava.
Queremos saber a sua opinião: concorda com as nossas escolhas? Que outras faria?
Este artigo tem mais de um ano
PS4 Pro a prova viva dos 4k???? wtf
a sony é so mentiras atras de mentiras emula os 4k fazendo upscaling…. a xbox one x foi a primeira e é a única que consegue fazer gráficos 4k em full 60 fps.
so um aparte… nem tenho consola é so pelo que vejo e leio e tenha experimentado.
João, tenho a ideia que a nvidea shield também faz os 4k a 60fps.
Concordo João. O PS4 Pro apenas adapta os gráficos, mas não rodam em 4K nativos. O Xbox X é o único console que roda jogos em 4K nativos!!! Não citar o Xbox, é omitir informações e mascarar a verdade sobre o assunto.
Essa do Netflix teve piada “Mais subscritores, muitas mais produções originais” Pois, “mais produções originais” mas só para o Estados Unidos porque só eles têm 100% de todo o conteúdo no Netflix. Mais nenhum país tem acesso a todo o conteúdo existente na plataforma, ridículo. Ainda mais ridículo é cobrarem o mesmo quando em Portugal, por exemplo, só temos acesso a cerca de 11% dos filmes que os Estados Unidos têm. As séries só tem mesmo as mais populares da Netflix. O resto chapéu.
PS4 Pro lol