Fabricantes chinesas estão de olho nas fábricas da Alemanha que deverão ser encerradas
A indústria automóvel enfrenta um momento complexo, especialmente na Alemanha, onde as fabricantes têm reconhecido problemas. Enquanto as marcas consideram o encerramento de fábricas, as empresas chinesas planeiam a produção de carros no país europeu.
A China está cada vez mais presente nos muitos países da Europa, por via de uma série de indústrias, que têm evoluído consideravelmente. As empresas chinesas têm investido especialmente na Alemanha, a maior economia da Europa, desde as telecomunicações à robótica.
No entanto, apesar de a Mercedes-Benz ter dois grandes acionistas chineses, as fabricantes da China ainda não se instalaram no país alemão para fabricar automóveis tradicionais.
Agora que a Alemanha atravessa um momento de dificuldade, particularmente protagonizado pela Volkswagen, ameaçada por um abrandamento económico global que afeta a procura e uma transição hesitante para tecnologias ecológicas, a China poderá aproveitar.
As autoridades e as fabricantes de automóveis chinesas estão de olho nas fábricas alemãs que deverão ser encerradas e estão particularmente interessadas nas instalações da Volkswagen, segundo uma pessoa com conhecimento das ideias do Governo chinês, à Reuters.
A construção de automóveis na Alemanha para venda na Europa permitiria às fabricantes de carros elétricos chinesas evitar o pagamento das taxas aduaneiras impostas pela União Europeia sobre os veículos elétricos importados da China.
A par disso, poderia constituir uma ameaça adicional à competitividade das fabricantes de automóveis europeias.
Embora as propostas possam ser apresentadas por empresas privadas, públicas ou comuns com empresas estrangeiras, as autoridades chinesas reservam-se o direito de aprovar determinados investimentos no estrangeiro e, provavelmente, estarão envolvidas em qualquer proposta desde o início.
Segundo a Reuters, as decisões de investimento dependerão da posição do novo Governo da Alemanha relativamente à China, na sequência das eleições programadas para fevereiro.
De recordar que as economias dos dois países estiveram profundamente interligadas durante os 16 anos de mandato de Angela Merkel, impulsionadas pelos investimentos e exportações das fabricantes de automóveis alemãs para a China.
Aparentemente, segundo uma pessoa familiarizada com as ideias da Volkswagen, também à Reuters, a empresa alemã estaria aberta a vender a fábrica de Osnabrueck a um comprador chinês.
Acho muito bem. Os gulosos dos americanos de olho no Lítio da Ucrânia armaram um trinta e um e a Europa é que paga a fatura. A Europa como só tem mulheres a mandar anda mais preocupada com BLM, LGBT e igualdade de género. Nos partidos de direita começa a ser comum ver mulheres a liderá-los porque se fosse um homem a dizer o que elas dizem estavam tramados. Ainda vou ver esta Europa afundar à força toda.
sem dúvida
Podem agradecer aos mercenários que colocaram na UE com a farsa das alterações climaticas arruinaram a Alemanha vai ser uma razia,
Que farsa é essa ? Quer dizer que o mundo anda todo errado e só alguns iluminados é que sabem da verdade ?
o mundo não anda todo errado, apenas há muita desinformação e demasiados crentes nela 🙁
Claro que anda ‘tudo’ errado! E é precisamente por isso: desinformação!
(entenda-se ‘tudo’ por: todos aqueles que dizem ‘amen’ sem pensar. Os restantes são ‘enxovalhados’ com nomes típicos de quem não sabe ter uma conversa seria e factual, rotulados de malucos ou então são silenciados.)
A cada dez anos vem uma história nova com mais ou menos as mesmas consecuencias para o Zé povinho.
Vinha uma era glaciar, um monte de medidas e taxas… Até hoje, nada.
A ameaça das chuvas acidas, o buraco do ozono…. íamos todos morrer em 10 anos. Aumentaram impostos mais um monte de medidas… Até hoje nada!
Agora é alterações climáticas e aquecimento global. Mais taxas, impostos… (E devo estar a esquecer de alguma.)
E assim vamos indo… Directamente ao fundo passando por mais um crise económica e enquanto ‘meia dúzia’ se enche de dinheiro!
Ah entendi, portanto alterações climáticas e poluição é apenas um pensamento e uma opinião, ora bolas, não era preciso cientistas nem ambientalistas, bastava pensarem.
Está a dizer que a desinformação é maior que a informação? Loool
Não penses que isso foi feito por ter pessoas incompetented à frente da europa. São competentíssimos. Estão a “enxotar” as pessoas para a europa e a exterminar produção e empregos. Isso é o objectivo e está a ser alcansado a paços largos.
Fale com as elites alemas. Entao nao foram essas elites que mandaram a UE dizer que carros a diesel eram verdes e que a energia nuclear era ma??
Em qualquer altura a China fecha a torneira e vai suceder o mesmo que o gaz Russo
Boa, assim dão emprego.
Well, well, well. How the turntables…
E vai começar a materializar-se o plano da China para conquistar a Europa.
Primeiro Passo:
Vender carros aos desbaratos para destruir a concorrência europeia e fazer com que os fabricantes vão a falência.
Segundo Passo:
Comprar as fabricas deixadas por aqueles que foram a falência.
Terceiro Passo:
Assim que o negocio esteja todo do lado deles, aumentar os preços, uma vez que toda a concorrência faliu.
—
Indústria dos automóveis que era a mais importante da Europa está feita, qual será a próxima indústria? Agricultura? Construção?
Dentro de duas décadas a Europa será engolida pela China.
Parabens aos boys da EU
Esse é o módulo operando de muitas empresas (Amazon por exemplo…) , nada de novo.
Com a diferença que isso acontece entre empresas.
Aqui é a China como nação.
Percebo a corelação, mas aqui será um caso mais grave.
Compreendo o enredo… mas depois do terceiro passo, diga me o que acontece???
Nessa altura a Europa estará cheia de emigrantes, o emprego diminui a olhos vistos – explique me qual o objectivo de aumentar os preços se nessa altura seremos uma espécie de América do sul???
Sem dinheiro, ninguém compra nada… se ninguém compra nada, que vantagem tem isso para os chineses???
Carros vão se sempre vender, é das primeiras coisas que a classe média faz é comprar um carro pode não ser dos mais caros mas vai comprar seguramente.
O que me assusta mais é ou por ingenuidade ou ignorância ver pessoas a “festejar” a desgraça da Alemanha e França, ou ainda não perceberam que Portugal é dos países mais pobres da União e a Alemanha e a França são os mais ricos e os que mais contribuem, adivinhem como vai ser o nosso futuro.
Mas pronto andar no carrinho da moda Chinês é que é importante, talvez se lembrem disso quando tiverem de ir ao “caixote do lixo” à procura de comida ainda achem que os carros Chineses são bons e baratos.
Andamos a alimentar o mostro que nos vais assustar felizes e contentes, faz lembrar o Titanic o barco a afundar e a banda a tocar.
How the tables turn…
You live by the sword, you die by the sword! capitalismo.
*modus operandi
Obrigado EU!
Por enquanto, na tabela dos 50 carros novos mais vendidos mais vendidos em PT o 1º carro chinês aparece em…41º lugar. É um MG! PT é um bom barómetro pq está em contraciclo com os restantes países da UE ao ter vendido mais de 19% de elektros
A UE tem tudo na mão para reverter a situação. Basta deixarem-se das tretas do CO2 e consequentes proibições, imposições, coimas, limitação das liberdades e taxas sem sentido nenhum.
Estou ciente que o bom senso irá prevalecer e já não falta muito para o confirmar.
O bom senso é promoverem ainda mais aquilo que lutam há mais de 30 anos e aquilo que os eleitores europeus votaram para ser feito.