Países europeus estão preocupados com a fraca adesão aos carros elétricos
A poucos meses de 2025, ano para o qual a União Europeia (UE) determinou objetivos de redução de CO2, os países europeus revelam estar preocupados relativamente à fraca adesão aos carros elétricos. De facto, os dados mais recentes não são animadores.
Novos dados da S&P Global revelam um agravamento das perspetivas para o mercado de veículos elétricos a bateria da UE, num contexto de alterações das condições económicas.
Entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, as expectativas do mercado evoluíram significativamente, o que levou a uma reavaliação das tendências da UE, segundo um relatório recente da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Os dados da S&P Global revelam uma queda substancial das previsões da quota de mercado dos veículos elétricos a bateria para 2025, de 27% no primeiro semestre do ano para 21% atualmente.
Esta alteração assinala um retrocesso relevante no cumprimento dos objetivos da UE em matéria de emissões de CO2 para 2025, estando diretamente relacionada com a reduzida penetração do mercado de veículos elétricos a bateria.
A fraca adesão e a reavaliação das expectativas do mercado suscitam preocupações nas capitais da UE.
Estará a UE a "pôr o carro (elétrico) à frente dos bois"?
Na perspetiva de Martin Kupka, ministro dos Transportes da República Checa, "o diagnóstico da realidade mostra que a UE precisa de um sistema mais flexível para que as fabricantes de automóveis atinjam os ambiciosos objetivos de redução das emissões de CO2".
Sem um plano de ação específico para a indústria automóvel, arriscamos ficar atrás dos Estados Unidos e da China [...] Devemos garantir que a indústria utiliza os lucros para investir em novas soluções em vez de pagar penalizações.
Conforme sublinhado pela ACEA, no relatório, um mercado estagnado aumenta significativamente os custos associados à conformidade para as fabricantes, conforme mostram os dados da S&P Global.
Por exemplo, "para cumprirem os objetivos de emissões, as empresas podem ter de juntar créditos com fabricantes chinesas e norte-americanas, direcionando os pagamentos para fabricantes não comunitários em detrimento da indústria europeia".
Para Sigrid de Vries, diretora-geral da ACEA, "a crise que se aproxima exige uma ação urgente".
Todos os indicadores apontam para uma estagnação do mercado de veículos elétricos na UE, numa altura em que é necessário acelerar.
Além dos custos de conformidade desproporcionados para as fabricantes da UE em 2025, o êxito de toda a política de descarbonização do transporte rodoviário está em risco.
Compreendemos que vários comissários europeus tenham salientado a previsibilidade e a estabilidade regulamentares nas suas audiências de confirmação, mas a estabilidade não pode ser um objetivo em si.
As fabricantes investiram fortemente e continuarão a fazê-lo. A Europa deve manter-se no rumo da transformação ecológica, adotando uma estratégia que funcione.
Segundo recordado, a ACEA tem apelado constantemente aos decisores políticos da UE para abordarem os elevados custos de conformidade associados aos objetivos para 2025, causados em grande medida por fatores fora do controlo dos fabricantes, nomeadamente:
- Falta de infraestruturas de carregamento;
- Estímulo do mercado de veículos elétricos a bateria.
Na opinião da associação europeia, "é essencial uma revisão sólida, abrangente e imediata da abordagem atual, dado que a trajetória atual diverge acentuadamente das projeções anteriores".
Tendo em conta os recentes desafios económicos e geopolíticos, "a ACEA apela a uma redução urgente dos custos em 2025 e a uma revisão rápida das normas de CO2 para os veículos ligeiros e pesados, a fim de salvaguardar a competitividade da indústria da UE".
baixem os preços e aumentem substancialmente a autonomia (eventualmente mudando de tecnologia de batarias) que a malta adere num instante
Baixar os preços concordo totalmente
A autonomia é algo mais psicológico do que outra coisa
Percebo que para quem faça 400/500km diariamente, a autonomia atual não é opção
Mas a maioria das pessoas que reclamam da autonomia faz 2 viagens maiores por ano ou nem isso
Assim como quem não tenha onde carregar em casa também pode não ser (ainda) solução, porque na rua as opções/condições de pagamentos são confusas e se te descuidas pagas mais do que se fosse um a gasóleo
Este é o meu ponto de vista de quem tem um carro elétrico mas que não teve opção de escolha (empresa)
Fiquei um pouco receoso no inicio, até porque faço algumas (cerca de 10 por ano) viagens de 350km
Mas na realidade, adorei o facto de não ter de me preocupar em ir à bomba (carrego em casa) e nas viagens que faço, 5/10min de paragem é mais que suficiente (e já o fazia antes também) e com as velocidades que sempre andei
E a juntar a tudo isto, gastar 2€/100km é bem melhor que 10€
Obrigado por partilhares essa informação.
É um fluxo de ar fresco que apareceu no PPLWare, já que a maior parte reclama sem ter a mínima ideia do que é viver com um carro elétrico.
podes achar que é psicológico mas é apenas a tua opinião. a realidade demonstra outra coisa.
faz um teste: pergunta a todas pessoas que conheces que não têm um carro elétrico se acham que as autonomias atuais são suficientes. vais perceber que as respostas são claramente “não”.
por mais que possas argumentar e os teus argumentos possam até estar corretos do ponto de vista teórico a verdade é que a perceção é tudo.
a perceção e a liberdade de não estar parado horas a fio (falas em 5 a 10 minutos de paragem mas assumes distâncias pequenas, inferiores a 500km, mas esqueces os factores ocupação e inoperacionalidade dos postos) cada vez que se vai de férias “ali ao lado”.
não estou com isto a dizer que não funcione para ti porque pelo visto funciona mas a verdade é que par o cidadão comum não funciona e enquanto isso não acontecer esse mesmo cidadão comum não vai aderir aos elétricos, a menos que seja obrigado a isso
Mas porque é que vais perguntar às pessoas que não possuem carros elétricos questões sobre como é viver com um carros elétrico?????? O.o
É o mesmo que perguntares a quem nunca ter pilotado um avião o que acha de só ter3 conjuntos de trens de aterragem nos aviões…
As respostas que vais obter não fazem sentido nenhum porque estão desfasadas da realidade de alguém que nunca viveu com um. No entanto se perguntares a quem já tenha um carro elétrico e quem conviveu com os dois a realidade vai-te dizer que é psicológico…
E isto acontece porque de facto É mais um problema psicológico que outra coisa.
Mesmo.
É totalmente psicológico. Quem não tem carro elétrico vai pelo que se diz, e como se diz muitíssimo mais mal que bem, ouvem que a autonomia é baixissima mas nem sabem qual é. Porquê? Porque acham que é estilo os primeiros veiculos com 150-200 km máximo e estão muito longe da realidade. A maioria dos elétricos atuais dão 250-380 km de autoestrada (AC e familia dentro) e 350 – 600 km reais de cidade.
Isto não chega? Ora bem, para mais de 95% da população portuguesa chega e sobra. Eu ca em casa tenho um diesel que faz quase 1000 km com um depósito e fazemos com ele máximo 60 km diários, fim de semana eventualmente 200 km (ida e volta) e só 3-4x ao ano mais. E isso quer dizer que duma só vez fazemos como muito 250km até pararmos para comer/wc e aí num elétrico carrega o suficiente para o destino, além de poder carregar durante a noite tudo aquilo que precisarmos. Eu com o elétrico nem vou à bomba para ver a pressão dos pneus porque tenho compressor em casa! Com o diesel não posso atestar em casa, por isso vamos quase semanalmente…
Mas muita gente fala dos mitos e sabendo zero.
O que tu falas é do uso privado, e do uso comercial ? Tenho carro da empresa, quem vai pagar para eu ficar a carregar o carro? Gostava de o carregar em casa, mas as empresas nao pagam para carregar em casa, ou seja para uso comercial estas tramado, pois faco diariamente 200-400 km, ou seja se tiver uns 70, 80% de bateria, as vezes posso ir ao cliente e depois para voltar estou tramado, e se for depois das horas, entao tenho que gastar tempo privado para carregar e poder ir para casa, enfim…é tudo bonito, ir as compras, passear etc, mas nao funciona para todos.
O meu carro tem por volta de 200km de autonomia (23kWh) mas já vai com 35.000km e nem 2 anos têm porque de facto NÃO é preciso autonomia para se circular o dobro da média nacional…
Mas depois existem os que referem que possuem veículos com 20 anos com 200.000km e autonomia para 1000km mas quando se faz as contas são 10.000km por ano… ou seja, circulam menos que eu mas estão a criticar as baterias mais pequenas.
Isto não faz sentido nenhum e nota-se claramente que é desinformação.
E porque não carregar quando não o está a usar ?
Não almoça ? Basta meter o carro a carregar nessa altura e faz 500 KMS sem qualquer problema.
Claro Toder disseste tudo acho que as pessoas confudem o consumo privado com o consumo comercial. Quando as vendas para o consumo privado representam menos de 5% das vendas globais das marcas. As empresas de automoveis precisam de grandes contratos para sobreviver, não de migalhas… o grande problema são as empresas que podiam fazer esses grandes contratos que não querem investir em carros electricos. Acho que muitos ou ainda não perceberam ou não querem perceber que os carros electricos vão morrer…
Acho que muitos ainda não perceberam que os eléctricos vieram para ficar, aliás é difícil entender como existem pessoas que acreditam que as marcas andam a investir milhares de milhões para algo que não fosse para ficar. Devem andar mesmo na lua.
Não era mais fácil perguntar aqueles que os usam ?
Volto a dizer nos comentários desta notícia o que já disse noutra.
Não se esqueçam que os atuais proprietários de carros elétricos têm muitos anos ou mesmo décadas de carros a combustão, gasóleo, gasolina, velhos, novos etc. Portanto conhecem e bem os dois lados!!
Assino por baixo, mas como já deve ter entendido, só quem não tem carro elétrico e só teve o velhinho a combustão é que entende de carros elétricos. LOOOL
Habitue-se
Não é psicológico, não, por várias razões:
1) uma parte muito significativa dos consumidores não tem garagem
2) os carregamentos nos pontos de carga não são baratos
3) se as pessoas tivessem de ir colocar combustível diariamente nos seus veículos, era uma perda de tempo, ainda que o façam mais rapidamente do que num eléctrico
4) não somos nós quem tem de adaptar o nosso estilo de vida às máquinas, mas o contrário, principalmente se a adaptação tornar a nossa vida mais complicada
1) que é a minoria.
2) se escolherem os mais em conta fica mais barato que a alternativa.
3) verdade
4) exato, portanto não há que criar mitos sobre complicações que não existem.
Nem todos têm variedade de carregadores á porta. no meu concelho há dois carregadores, um do Lidl e outro privado. Isto num raio de 20km
E por todos não terem, os que têm não podem usar ?
Qual é o seu concelho? assim vemos quem está a dizer verdade.
1) A maioria dos portugueses possui pelo menos um lugar de garagem na sua habitação principal…
2) Mas abastecer combustível é barato?
3) Fazes diariamente mais do que 100km para ir carregar todos os dias? Uma bateria que dê para 400km só tens de ir carregar uma vez por semana enquanto fazes as compras… se fazes mais de 100km o ponto 2) é especialmente mais relevante para ti.
4) Antigamente tinhas que te levantar sempre que precisavas de mudar de canal. Porque é que mudaste esse estilo de vida e passaste a usar um comando? A mim tornou mais simples porque deixei de ter que ir à bomba todas as semanas…
Não venhas com esse género de argumentações pf porque de verdade é psicológico…
Vocês vivem mesmo em Portugal?
A maioria tem lugar de garagem ou garagem privada???
Então, para vocês toda a gente em Portugal é de classe média ou média alta e vive em apartamentos modernos no centro da cidade, é isso?
Isso é uma Realidade Alternativa e Virtual, mas não a Realidade Real deste país!
Pplware, dá para colocar um link na página principal?
É que estou farto de colocar o link do INE…
Tem, já foi posto vários vezes esses números, bem mais de metade tem.
A malta que vive em aldeias é da classe média ? todos esses têm garagens ou estacionamento próprio.
…Mas a maioria das pessoas que reclamam da autonomia faz 2 viagens maiores por ano ou nem isso…
O Ano tem 52 fins de semana, e entre 8 a 12 semanas têm feriados com possibilidade de fazer a ponte.
Mais férias que podem ser fraccionadas em várias partes, sendo que a larga maioria já adoptou as 4x’s
O meu amigo vá rever melhor essa cena de “uma ou 2 viagens no ano ou nem isso”.
Há certos carros elektros que se os leva à Comporta, já não conseguem voltar. A não ser que vá e venha de ferry. É só ridículo sujeitarem-se a isso.
Então mostre lá esses testemunhos, se for com gráfico melhor.
Que eu saiba todos levam, o meu acabou de de trazer do Porto para Lisboa.
Quais testemunhos?
Se vc é das Caldas o que é que veio fazer para Lisboa? E se fez, parou e desviou 15 minutos para o carregador e aproveitou a meia hora restante para ir visitar a Nossa Senhora…A pé. É promessa!
Trabalhar.
Não, fiz direto.
Só mais logo é que vou para Caldas, não se preocupe, segunda e terça é livre.
Baixar os preços ok… Autonomia… 400km é mais que suficiente. Têm e de liberar o mercado e 20x mais carregadores já rua com preços transparentes e ao nível da Europa.
Que deixem de ser mamões de taxas e impostos sobre os veículos, a China vende o BYD Dolphin a menos de 15.000€, aqui querem 30.000€ e querem ainda subir mais taxas logo deve ir para 35.0000€.
Limpinho!
Quero lá saber dos chineses! Jamais compraria um. Não alimento ditaduras nem facínoras. Era só o que faltava!
Então não pode comprar nenhum, não há carros que não usem equipamentos chineses.
No entanto és capaz de ir à Citroen e comprar um DS9 ou um C5 X a gasolina sem problema nenhum…
Ao menos contribui para a economia europeia…. Enquanto aqui há só embaixadores dos comunistas chineses.
E para a economia chinesa e árabe.
Porque o importador de carros Chineses, a Salvador Caetano, não é a mesma que a da CItroen…
Pareces um velho a reclamar de tudo.
LOL!
A BYD antes das subida das tarifas, que mesmo assim foi muito baixa para esta marca em particular, já vendia o Dolphin a 37K, vi eu um em exposição no Fórum Aveiro.
Eles nunca quiseram vender carros na Europa a preços similares aos da China pois precisam de vender com margens maiores para compensar as baixas margens a que se permitem devido à feroz concorrência do mercado chinês.
Conta outra que essa já está mais que gasta!;)
No forum aveiro a ser vendido por quem? BYD ou Caetano Retail??
Pois eu aposto que foi caetano!!!
E se foi… A margem não foi para os chineses… Foi mesmo para eles!!! ou acham mesmo que eles iam vender os chineses a metade do preço dos europeus?!?!?
WTF…então quem querias que fosse a vender se a BYD acordou com a Caetano para tratar dos carros deles em Portugal e Espanha. Se a BYD quiser ser amiga então baixa o preço e a Caetano também o fará. Não seja ingénuo!
Hoje passei por um Dolphin roxo…
Estava bem giro.
obrigado! Precisava de rir um pouco neste final de tarde cinzento!
Se alguém está ser ingénuo será quem acha que os chineses estão a cobrar mais caro à caetano do que aos outros pelo mundo fora!
Obviamente que é a caetano a meter ao bolso a diferença!!
E até é muito simples entender… Quantas viaturas europeias iam vender se o equivalente chines estivesse a metade do preço do europeu?
Não iam vender mais nenhum europeu se não subissem o preço aos preço BYD!!
Agora acredite no que quiser.. Também há adultos a acreditar no pai natal! Não me venha é com estórias.
Claro que querem subir mais… E vão subir!
Se não subirem os preços dos chineses com taxas… As marcas europeias morrem!
Visto do outro lado… os europeus não vão mexer nas margens deles e muito menos baixar preços… para venderem os deles terão de aumentar o preço da concorrência chinesa.
A maneira mais ‘fácil’… Taxas!
Os carros elétricos acabam por dar mais despesa, têm um custo inicial mais elevado e há sempre a chatice dos carregamentos: não há postos de abastecimento suficientes, uma pessoa tem que planear muito bem a utilização do carro, saber onde vai carregar. E se morar num apartamento sem garagem, torna toda essa logística mais chata e difícil.
Isto para não falar do receio de que mais ano menos ano, as baterias vão perdendo eficiência e com isso a autonomia do carro.
No início estava mais entusiasmado com os carro elétricos, neste momento tenho a certeza que não quero um. No máximo, um híbrido e acho que é por aí que se tem de apostar para já.
Então como planeia os carregamentos ?
As baterias não perdem eficiência, isso é um tema para motores a combustão.
Eu no início estava meio receoso, agora no fim de vários anos de utilização sei que não quero outros.
Então e no híbrido não perdem eficiência ?
JL permita-me a questão legítima de não resposta.
Tem alguma afiliação com promoção/defesa de veículos eléctricos?
Abr.
Não, simplesmente deve ter um
Não, tenho carros eléctricos, e você tem alguma afiliação com a promoção/defesa de outros veículos ?
Um português um bocado confuso com a utilização de vírgulas mas sem problema.
Não. Não tenho afiliação com nenhuma marca nem promoção defesa de tipo de motricidade.
Apenas sou “velho” aqui pelo peopleware e não me recordo de alguém tão defensor de uma “causa” como o JL.
Ainda mais, agora me espanta, de borla.
Abr. caro JL.
Qual foi a má utilização que fiz ?
Eu defendi onde ? Pode dar um exemplo ? Sendo assim também podemos dizer que está a defender qualquer coisa.
Então quanto recebe ?
Eu também não tenho nenhuma afiliação de defesa. Como diz o Manuel – simplesmente tenho um.
Tive um 6 anos e 180.000km. Autonomia cerca de 100km. Fui a Lisboa várias vezes.
Comprei por 24000€. Nos 72 meses poupei em combustível cerca de 18000€, recebi do fundo ambiental 2500€ (na altura era esse o valor), vendi-o por 5500€, e em manutenções programadas gastei no total cerca de 540€ (esse era quase o valor de só uma manutenção no carro anterior).
Há mês e meio vendi-o e comprei outo carro.
Sabe qual? Um elétrico.
Por isso não é preciso ser afiliado. Basta ser utilizador de um elétrico.
(…as baterias não perdem eficiência, é só autonomia mesmo…).
Estou seriamente a pensar n híbrido. 100% eléctrico não é uma opção viável no meu caso, gastaria mais ou menos o mesmo. Além disso pretendo dar tempo à indústria europeia, porque de repente, até parece que deixou de saber fazer bons automóveis. Há nisto tudo uma certa conversa determinista que me está a colocar de sobreaviso, pois a dita indústria não é de tudo assim tão limpa como nos querem vender. Há um empurrão atrapalhado e tosco em nos empurrar para os bens feitos na China, ainda gostava de perceber o porquê! Com os contínuos cortes nas nossas liberdades, até desconfio, que estarei a perceber, até bem demais.
Não será por isso que meteram taxas a carros vindos da china ?
Cortes da liberdade?
Esqueça essas teorias da conspiração, aqui há um negócio e mais nada. Os chineses apostaram nesta tecnologia porque:
Tinham muita poluição
Tinham muitas matérias primas ideais para VEs , mas tinham pouco petróleo
Tinham um mercado imenso para poder diluir os custos de desenvolvimento
Podiam ser (e vão ser) líderes mundiais na indústria de carros e camiões.
Foi uma grande aposta, quando só a Tesla acompanhou, os outros menosprezaram (ainda me lembro do que dizia o anterior CEO da Toyota de que os eléctricos não tinham qualquer hipótese, era uma aposta falhada) agora estão a sofrer as consequências.
E vem aí tempos muito piores, os VEs vão ser mais baratos que a combustão, já não falta muito.
Exato!
Se julgam que o comum cidadão tem poder de compra para um carro elétrico a custar mais de 25 mil euros, vivem noutro planeta. Enquanto não democratizarem os preços destes ou aumentarem os salários, nada feito!
É isso, podem fechar os comentários que o Raven já sumarizou a resposta certa.
Então porque é que a maioria dos carros vendidos em Portugal são de valores acima disso ?
porque são adquiridos por empresa que, obviamente, têm beneficios fiscais (iva, etc.)
E qual a diferença ?
Lol, nenhuma claro.
E depois, não são carros ?
Os combustão também têm benefícios fiscais ?
Não percebeu o que disse? O português comum não se pode dar ao luxo de pensar sequer em comprar um elétrico. Nem a combustão novo (ou mesmo bi fuel), dado as exorbitâncias de imposto sobre os automóveis por cá. Tivesse eu residência em Espanha e provavelmente conseguiria… O problema não são elétricos ou de combustão, é mesmo o parco poder de compra da maioria! E nem me venham com teorias… Mais, sou da opinião que o hidrogénio será melhor solução. E “adoro” inúmeros elétricos (Cupra, Audi e-tron, R5, R4, Alpine, etc), só que nem posso pensar neles (e sou licenciado)…
Eu sou um português comum e comprei, não sou nenhum extraterrestre.
Então melhor podem comprar eléctricos, já que não têm imposto sobre automóveis, mas olhe que está num país onde não pagam muito.
Então carros a eléctricos a bateria que consomem pouco são caros, carros eléctricos a hidrogénio que são mais caros a comprar e gastam 5x mais que os a gasolina já está tudo bem ?
Um a hidrogénio com pouco mais de potência que um Nissan leaf custa mais que um desses.
Eu não disse que era mais barato o hidrogénio (disse que achava que seria a solução, no futuro). Se comprou, melhor para si. Não tenho nada contra, nem sou contra os elétricos (se tivesse como, até compraria). Eu falei no facto de se queixarem (UE) que não há a adesão que desejariam aos elétricos e resumi o porquê. Se não tenho dinheiro não posso inventar, nem ter vícios!
Se não é barato não é solução, aliás, só é 5x mais caro que andar de carro a gasolina, isto nos EUA onde a gasolina é barata e o hidrogénio é financiado.
Mas há adesão, não há é aquela que supostamente deveria haver, mas ainda não entendi a que números eles se referem.
No caso dos a hidrogénio, então são uma gota no oceano, a nível global não existem mais de 21 mil.
Ahhhh que novidade. Não fazia a mínima ideia que isso podia estar a acontecer.
Foi tudo feito à pressa… ninguém pensou a medio prazo que não haveria estruturas de carregamento nem que as pessoas iriam gostar da pouca autonomia bem como do tempo de carregamento.
Eu podia ter comprado… mas ainda bem que não o fiz….. apenas hibrido a gasolina (Rav4) e já estou muito contente. antes com um octavia 1.2TSI fazia 600 650 km com um deposito 60lts e agora com motor 2.5 e deposito de 55lts faço 850 a 950km, inverno e verão. Nada mau. 3 anos com uma média de 4,9
Deviam era meter um combustível verde.. isso sim….
Há pressa ou você soube há pouco tempo ?
E quantas vezes usou um depósito completo sem parar ?
JL eu escrevi alguns pontos com ironia. Sim já sabia de muita coisa e que isto iria dar asneira a médio prazo. É apenas a minha opinião.. vale o que vale.
A questão não é usar um deposito por inteiro numa viagem, mas sim é o tempo de carregamento e a pouca autonomia. Sim…. 500 km é muito claro….mas isso implica ir carregar mais vezes e nem sempre tenho tempo.
Não sou contra os elétricos, sou contra quererem trocar tudo. mas valia apostarem em combustíveis verdes e tudo estaria bem. Quem queria elétrico tinha e quem queria um a combustível verde também tinha. simples.
Eu entendi que fosse ironia, mas…
Mas deu asneira em quê?
O tempo de carregamento não é o seu tempo, mas sim o do carro, você não fica lá à espera.
Não vale a pena apostarem em combustiveis verdes porque não resolvem o problema, os combustíveis verdes é só para empatar.
Não é simples, não, o litro da gasolina tem cerca de 50% de imposto, mais ou menos, e custa cerca de 1,8€. Um combustível verde , a preço de custo, anda nos 3€, sem qualquer imposto e sem lucros
Nem mais.
A manipulação de pessoas frágeis é que é o futuro, não são os elétricos. Só não compram porque é caro ou têm falta de autonomia, senão já tinham 2 na garagem.
Para aumentarem as vendas, tem de ser um “três-em-um”: baixar o preço inicial, melhorar as infraestruturas de apoio por exemplo com o carregamento por indução em larga escala, e melhorar a tecnologia das baterias, dando maior alcance e eficiência.
Concordo! Venham as Solid State tbm
Se as emissões de CO2 são realmente um grave problema, eles que se procupem mas é mais com as emissões dos ricos e das grandes empresas. Vão ver que reduzem as emissões de CO2 bem mais rápido.
Mas os ricos são uma minoria.
Felizmente que o são, porque um jato privado de qq milionário produz tanto CO2 numa hora (2000kg) quanto um europeu em 3 meses… Imagino se houvesse mais
Ok…
Agora só te resta saber quantos jatos privados existem e quantos carros a combustão existem e qual a sua utilização anual…
Isto porque apenas soubeste referir que 2000kg.X.Y > (Q.U)/90dias mas a equação não está completa para se saber se é verdadeira.
Como achei interessante a tua questão fui pesquisar porque parecia-me que algo não batia certo…
Assim:
Só em Portugal temos 7 milhões de carros e Portugal tem registadas apenas 128 aeronaves…
https://www.publituris.pt/2021/11/15/numero-de-jatos-privados-cresce-na-europa-ocidental-mas-diminui-em-portugal
Como não consigo saber mais dados sobre os percursos das aeronaves em Portugal, fiz outra consulta e constata-se no mundo existem 26.500 jatos privados.
Segundo a revista Nature os jatos privados emitiram cerca de 16 Milhões de toneladas de C02 ou seja, cada uma das aeronaves em média emitiu 615.384kg (emissões para cerca de 500 veículos).
https://www.nature.com/articles/d41586-024-03687-6
Já um automóvel ligeiro de passageiros emite 2.4kg por cada Litro de combustível.
https://www.carbonindependent.org/17.html
https://conversor-de-medidas.com/densidade-volume-massa/–1–l–de–CO2–em–kg
https://natural-resources.canada.ca/sites/nrcan/files/oee/pdf/transportation/fuel-efficient-technologies/autosmart_factsheet_9_e.pdf
Com um consumo de 5L significa que um automóvel emite 12kg de CO2 a cada 100km. Um português médio circula 10.000km por ano ou seja um automóvel emitiu 1200kg de CO2 por ano…
Mas agora multiplica por 7 milhões de veículos e verificas que as emissões provenientes dos automóveis só em Portugal foram mais metade como toda a frota de jatos privados do mundo…
8 400 000 000 kg
vs 16 000 000 000 kg
Adiciona agora os restantes países e ficas com a ideia do volume das emissões de CO2 proveniente dos automóveis em relação aos outros meios de transporte.
Assim é uma questão de números e não de tamanho do veículo como originalmente me parecia no entanto posso-me ter enganado em alguma coisa, podes confirmar estes valores?
Obrigado.
O maior poluidor do País é a refinaria de Sines. Provavelmente por culpa dos VE.
Jatos e aviões privados, barcos e iates privados, camiões tir, barcos e aviões de mercadorias são o que emitem mais CO2. E não são assim tão poucos.
Camiões ? Então depois come o quê?
Por acaso não, 65% das emissões de todos os veículos são provenientes do veículos ligeiros.
Segundo o ChatGPT: “De acordo com dados de várias fontes e estudos internacionais, a estimativa é que os veículos ligeiros a combustíveis fósseis sejam responsáveis por cerca de 10% a 12% das emissões globais de CO2.”
E sabes que os veículos elétricos, mesmo que menos que os a combustíveis fosseis, indirectamente acabam sempre por emitir um valor considerável de CO2, certo?
Mas olha, por minha causa não é de certeza que as emissões de CO2 estão como estão, a minha “pegada ecológica” até é menor que a média e de quem tem um carro elétrico. Porque não tenho carro, muito, muito raramente conduzo, ando de transportes públicos.
Só espero não ser prejudicado pelo que os outros andam a fazer.
E que valor é esse ?
Eu disse: “das emissões de todos os veículos são provenientes do veículos ligeiros”
Já agora, cuidado do com o chatgpt, desde 2021 que ele não vai ao Google….
Como sabe que a sua pegada é menor ? Os transportes públicos também têm muitas emissões.
Nem todos podem usar transportes públicos.
E nem todos podem adquirir elétricos, certo?
Certo, e muitos nem precisam de carros.
https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20190313STO31218/emissoes-de-co2-dos-carros-factos-e-numeros-infografias
Em 2019 só na Europa 72% das emissões são provenientes dos veículos terrestres.
Isto sem contar com o Nox e Sox…
@Realista, de acordo com o teu link “O transporte rodoviário representa cerca de um quinto das emissões da UE”, ou seja, o transporte rodoviário é responsável por 20% das emissões na UE.
Os 72% é quando se analisa o peso das emissões do transporte rodoviário na totalidade dos transportes…
Dentro dos transportes são o terror, é isso que está em questão, e repare que o mesmo texto diz que foram o único sector onde aumentou.
+1
O maior problema nem é o CO2 é a qualidade do ar nas cidades, muitas cidades estao sempre cobertas com uma nuvem de poluicao.
Fazem carros de luxo que custam um balúrdio para fazer marketing, depois os carregadores são uma treta, na minha terra não funciona um único, são lentos e ultrapassados e ainda por cima tivemos que pagar 500 milhões para salvar a efacec que cagou para a mobilidade elétrica …
Qual e a sua terra ?
Tanto não cagou que continua a produzir carregadores.
Isto começa a cheirar mal… que tal afastarem-se os dois ali mais para um canto? Para um sítio onde não incomodem ninguém com os vossos pivetes!
LOL
Notícia falsa e manipulada.
A adesão aos carros electricos na UE está acima da procura, o que faz com que não haja stocks e os preços disparem mesmo nos udados que são vendidos numa questão de horas.
Para quem procura um VE novo, pode-se preparar para uma espera de até 3 anos, pois as fábricas não têm a capacidade de satisfazer a procura em tempo útil.
Fonte: JL, Senhor dos Kw\H
Onde eu disse isso ? Mostre lá ?
3 anos não, mas há marcas com espera de meses.
ÁMEM
Aleluia irmão;)
“adesão acima da procura??” Não sei que conceito é esse … :P! (Todavia, não é verdade. Isso acontece em modelos muito específicos. Os chineses, por ex. estão a acumular-se em grandes quantidades nos portos dessa europa (muito por culpa das taxas que aí vêm…).
Mas o você dúvida da palavra o JL, o Senhor dos Kw/H?
Blasfémia!
Kw/H não existe.
Não sei, não fui eu que te batizei….
Ah, então há aqui padres. Hummm.
Padrinhos…
São baratinhos.
Perfeitamente normal. Em que utopia é que a UE quer viver? Sufocam a classe média e dão tudo de mão beijada a quem nada faz. A única coisa que sabem fazer contra as empresas é regular e regular. Na agricultura quase não se pode fazer nada por causa da bioesfera, na tecnologia não se pode fazer nada por causa dos dados, na indústria não se pode fazer nada por causa do ambiente, na construção não se pode fazer nada porque tapa o sol. É tudo regulado até não valer a pena o investimento. Resta-nos o quê? Os imigrantes que dizem que são assim tão precisos?
A imigração atual é de pessoas de baixo rendimento que não contribui em nada para o desenvolvimento dos nossos países. Ou então alto rendimento que nem descontam na UE se for preciso. Ou então os mamões de pensões de asilo que daqui a uns anos só vão estar bem a incendiar caixotes do lixo. Agora lidem com as consequências. Em 2035 quando vierem com a conversa de que não podemos ter carros a combustão a economia morre de vez e a china compra isto ao desbarato e ainda oferece meia dúzia de países à Rússia.
O Nuno vive na lua, mais um Chega que não dá uma para a caixa
Era bom que fosse do mundo da lua, mas infelizmente não é, é apenas um relato que que se passa.
Nem mais. Com os eléctricos, vão ser todos controlados á distância e aí só fazes os quilómetros que te permitirem dentro das cidades. A autonomia pode até ir em crescendo mas só serve para andar fora das cidades.
E não podem fazer isso nos a combustão porquê?
titulo errado, titulo correto seria
“burocratas europeus estão preocupados com a fraca adesão aos carros elétricos”
depois no desenvolvimento da noticia, teriam as medidas a implementar
– aumentar impostos nos combustiveis
– aumentar impostos em carros novos a combustivel
– proibir circulação nas cidades.
– etc…..
Não te preocupes que ao chegar perto de 2030 vais levar com taxas na ordem dos .50€/L Eles não querem mesmo saber se tens dinheiro ou não. Pagas e não bufas. Ou então vendes a casa para comprar um carro. Ou então compras um carro para ir a mercearia e não saires da cidade. Porque no fundo, onde é que tu queres ir???? Mas vais quantas vezes???????Prisão já.
Ninguém quer VE e depois andam com a conversa da concorrencia dos VE da China. Se ninguém quer e ninguem compra como é que os VE são uma ameaca?
Isto são boas noticias para os fabricantes tradicionais que vendem carros a combustão.
Fraca adesão aos carros eléctricos?
Então não eram estes que estavam a vender mais que os a combustão?
Pá, assim fico confuso…
Vcs sabem muito bem que eu acredito em tudo o que vem nos media e assim uns dizem uma coisa e outros dizem outra e fico baralhado.
Caraças, pá…
Os media são as raquetes… nós somos as bolas de ping-pong!
O que dá origem à noticia e o seu título são as previsões económicas feitas pela S&P e não sobre o que se passa na realidade.
São projeções que já nos anteriores relatórios referiam precisamente que o ambiente económico na europa poderia dificultar a venda de veículos no geral.
Sugiro prestar mais atenção aos detalhes em cada notícia, (mas reconheço que não é fácil, pois por vezes parece que os próprios jornalistas não sabem o que estão a noticiar), mas a notícia recente foi sobre Portugal e não UE!
Se querem que as pessoas usem VE então façam sorteios onde dão VE. Seria melhor oferecerem um a cada europeu que ganhe menos de 3000 euros mensais.
Tão preocupados e aumentam o preço deles em 100%, sim aqueles vindos da China. Se a preocupação matasse é que era vê-los a não cair, porque estão tão preocupados como eu estou com uma borbulha que tenho na nalga.
Pouca adesão? Impossível!!!!!
Por aquilo que alguns que por aqui andam dizem, eles vendem-se que nem pãezinhos quentes. A adesão tem de ser absolutamente fantástica!
Cheira-me que esta notícia é falsa, é uma cabala inventada pelos adeptos dos ICEs.
LOL 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Fraca ? Quando a mesma essa a aumentar ? Leu tudo ?
A solução é oferecer elektros à população, isentar de estacionamento, isentar portagens, facultar prioridade nos corredores BUS e SOBRETUDO não exigir em troca a entrega ou o abate do carro antigo a combustão.
Foi o que fez a província da Noruega e parece ter corrido bem, tirando o facto de agora não se conseguirem mexer com tanto carro para tão pouca gente.
Mas eles não fizeram tudo isso, isso é invenção sua.
Por cá tiveram algumas medidas dessas para os diesel, daí hoje o parque automóvel ser mais de 60% a diesel.
Tanto carro ? Têm menos carros que nós.
E metade do Povo.
E menos de metade dos veículos, a Noruega tem menos carros por habitantes que Portugal e tem uma área 4 x maior que Portugal, portanto se há quem ande a tropeçar em carros são os Portugueses.
Lá está porque compram carros que não lhes servem, se comprassem carros que servem os propósitos, não precisavam de tantos.
Por cá ainda hoje, 60% das novas matriculas são de carros a diesel.
Conforme-se.
Isso é de carros velhos, que já não querem noutros países, portanto nem os diesel já querem, basta ver pelos números da ACEA.
Enfim, teve de desviar de automóveis para matriculas.
Em PT tem que ser.
É a forma de fugir um pouco ao imposto pornográfico sobre a matrícula de um carro a combustão minimamente decente.
Pornográfico não, é dos mais softs da Europa.
Deixe avançarem com o aumento do IUC dos carros anteriores a 2007 e vai ver todos esses carros que mais ninguém quer, irem parar à sucata.
À sucata ou à África?
O planeta agradece.
Pelo menos ainda podem ser usados mais uns anos, isto se forem carros sem electronica , porque essa vai acabar com esse velho costume.
A classe politica ocidental cada vez mais se parece com a da União Soviética.
Projecções mirabolantes, fabricação de produtos que a maioria não quer, cotas de produção, penalizações para quem fabrica o que os politicos não querem.
Deve ser por isso que algumas marcas de carros a combustão estão com problemas, produzem carros a malta não quer.
A Europa ainda pode fazer uma ‘jogada de mestre’, se quiser ter uma hipótese de sobreviver neste mercado. Tem de parar de proteger os caprichos das marcas e das petrolíferas, e criar de uma vez por todas um standard de troca rápida de baterias, e antecipar-se assim aos chineses e outros… Baterias partilhadas e de gestão própria, e acabam com estes dramas todos de uma só vez! Isto é tecnicamente muito fácil se houver vontade política!
Já houve vários projetos nesse sentido, o da Renault por exemplo, só que não cativa muitos utilizadores, já que tem de pagar aluguer pela bateria que nunca é do dono do carro.
Neste momento só a Nio tem.
E sem esquecer que ao fazer isso no aspeto financeiro deixa de fazer sentido ter carro elétrico porque é preciso pagar o aluguer para além da eletricidade…
+ as trocas de bateria.
Claro que faz sentido, o custo das baterias deixavam de fazer parte do veículo!…e ninguém falou em aluguer. (O modelo de negócio pode ser outro! – paga-se por troca/abastecimento na mesma e não aluguer. As baterias são fornecidas pelo estado, (em vez dos benefícios à compra… Enfim… Todavia, relembro que o fundamental disto tudo não é obviamente financeiro é ambiental!!
Mas os sistemas que existem pagam aluguer, então quer que alguém compre uma bateria para você usar ?
Vai ter ao mesmo, se a carregar em casa também vai pagar uma parte para a bateria, na prática é um aluguer já que ela não é do dono do carro.
Mas quem paga a despesa do estado é o contribuinte, isso seria ainda pior, já que já muitos que nem usam carros e muito menos eléctricos, não seria justo.
É ambiental, mas temos de pensar na parte económica também, sem dinheiro não se faz nada.
Mas tb é o estado que dá os benefícios fiscais e subsídios aos elétricos. Se as baterias forem normalizadas (como as pilhas), as economias de escala seriam enormes, e por o estado a controlar a vida útil das mesmas, seria de tudo o interesse econômico e ambiental…
Também dá subsídios aos a combustão, essa parte tem um custo menor.
Concordo com o formato a serem compatíveis com todos os carros, o estado a controlar negócios dá sempre para torto.
Yeup. (E morreu pq não interessava aos grandes lobbies da combustão e não houve visão política). A Nio ainda está isolada, e a UE devia criar uma norma europeia para o efeito e ganhar avanço)
Morreu porque não houve aderentes.
E ressuscitou pq faz todo o sentido! ( O carro elétrico tb tinha morrido há 40 anos…).
Estava a falar do projeto da Renault.
Da Nio é outro.
Faz sentido sim, mas não para todos, bom para quem faz viagens grandes, é uma troca que demora 5 minutos.
É bom para todos! (Norma europeia, todos trocam em estações, atuais postos de combustível, todos ganham), e acaba a conversa da autonomia e desvalorização…
Eureka, está descoberta a solução.
E essas baterias , vêem de onde? Quem as produz? Obriga os chineses a vender á europa de caçadeira em punho?
Mas que raio, e de onde vêm as atuais?? (Não estou a falar da origem, mas do modo de utilização, do standard e da patente…(Os iPhones tb se fazem na China…e depois?).
Segundo a atual legislação da UE, a partir de 2035, não podem ser vendidos automóveis novos a gasolina e a gasóleo (podem usar e-fuel, mas é muito caro). Mas 2035 é só para os carros apenas com motor a combustão, não inclui os PHEV e HEV.
Onde o caldo se entornou foi quando, há pouco tempo, a UE percebeu, finalmente, que os PHEV , em média, gastavam tanto ou mais gasolina ou gasóleo que os carros apenas a gasolina ou gasóleo.
Ou seja, com os PHEV fica tudo praticamente na mesma, quando a UE esperava uma grande redução no consumo de combustíveis. Ou seja, a UE pretende apenas veículos 100% elétricos (BEV)
Agora é que deram conta que – “Falta de infraestruturas de carregamento” ?! Basta dar uma volta pelas cidades e arredores pra ver quantos carros dormem na “garagem estrela” e que não há postos de carregamento públicos, nem lentos quanto mais rápidos e ultrarápidos.
Prontos Aves eu respondo ao teu comentário.
Também sei solidário e deve ser chato andar a fazer textos desses e depois ninguém ligar nenhuma.
Está muito giro Aves, podes continuar….Eu até vou propror o teu nome para ministro das soluções tudológicas.
Toda a gente reclama da pouca autonomia, e depois nem 100km fazem por dia….ah espera vão de ferias com o carro….Numa semana de ferias em agosto, fiz 2500km de carro pelo interior do pais, foz coa, evora, beja etc e tive zero problemas com autonomia..arrisco a dizer que hoje em dia, mesmo em terras mais pequenas tem mais postos de carregamentos que bombas de combustivel, incluido carregamento rapido, e não poupei tanto como com o carregamento em casa mas ainda assim o custo foi inferior ao que teria gasto com o carro a combustivel que tinha e que fazia medias de 5.4l/100…O preço é de facto o unico grande problema do carro eletrico, ainda que ao longo do tempo se recupere o investimento pelo menos no valor gasto com o combustivel, sim porque carregando em casa poupo cerca de 30€ por cada 500km feitos, o custo inical ainda é um pouco elevado comparando com o combustivel.
Somos governados por alucinados (europeus)! A massificação dos carros eléctricos só é possível se houver energia suficiente para carregar tanto carro, tivermos uma cobertura de carregadores eficiente e se houver capacidade financeira para os europeus comprarem um carro tão caro!!!!!!
Já perguntei n vezes, porque acham que dos carros mais vendidos aparece o Dacia!!!!!
Mas coloco outra questão, porque acham que a idade do parque automóvel português está a aumentar sem parar e já vai em 14 anos? É porque gostamos de clássicos?
E não há energia suficiente ? mas se for para alternativas que gastem mais já existe ?
Nos carros mais vendidos também aparece o Tesla Model Y e Tesla Model 3.
Eu nao acho que os carros eletricos sejam o futuro
so o custo das baterias entao uiui
Elas já vêm incluídas no preço do carro.
os carros a pinhas só são uma realidade para os ricos!
Não estão a falar de carros a pilhas, é mesmo de eléctricos a bateria.
Obrigado por me chamar rico, o meu dia vai acabar melhor.
acabem a subsidiação e vejam o que realmente vale no mercado
Também já deviam ter acabado nos a combustão.
Diga me por a+b onde há subsidiaçao?
É que só a vejo nos elétricos.
Nem IVA nem tributação autónoma pagam, nem IUC.
IVA no combustível, IVA no carro, subsideos nos combustíveis, até o FMI anda à anos a alertar para isso, que os combustíveis fosseis são altamente subsidiados, veja aqui:
Têm IVA pois, basta ser privado ou o carro custar mais de 62500 euros, tributação autonoma a mesma coisa, IUC pagavam até 2019 os anteriores a 2019.
Contudo isso é uma gota no oceano naquilo que é a grande subsidiação nos a combustão.
https://www.imf.org/en/Publications/WP/Issues/2023/08/22/IMF-Fossil-Fuel-Subsidies-Data-2023-Update-537281
Sim sempre subsdiaram fósseis para a produção de electricidade.
E para o consumo dos carros.
Felizmente cada vez se usa menos na electricidade e nos carros continuam a usar ao mesmo ritmo.
Nos combustíveis destinados a carros a combustão é o inverso. Caso contrario acaba-se a verba para manter o preço da electricidade artificialmente baixos nem para oferecer benesses estúpidas aos carros elektros.
É o mesmo, eles estão lá incluídos, não os viu ? o problema é que não pagam o que deviam e ainda têm subsídios.
É verdade que a eletricidade tem tido algumas ajudas, mas não a esse nível.
Nem 1% da população está interessada em charutos elétricos. Têm mil e uma desvantagem a começar pelo preço.
Carro a gasolina e/ou híbrido é a solução atual e futura.
Não tem vergonha de não conseguir dizer uma verdade ?
https://pplware.sapo.pt/motores/mais-de-50-dos-condutores-espera-ter-um-carro-eletrico-nos-proximos-10-anos/
Os carros electricos neste momento nao valem nada sao lixo.
Bem pelo contrário. São uma excelente oferta a um mercado que precisava de um rejuvenescimento, e estão muito bons. Olha que neste ano estive na apresentação e ensaios internacionais de muitos dos modelos que saíram em Portugal e…muita qualidade. E ainda bem que está a crescer a oferta. É verdade que não são para todos, mas quem tiver as condições necessárias, é uma boa aposta.
Onde posso encontrar esses que não valem nada ?
Onde posso comprar um lixo desses barato? Diga me pf, já tenho 2 lixos desses e precisava de comprar +1 cá para casa
Sr. Rui somos governados por advogados falhados, pois sao os unicos teem um diploma para poderem mentir.
Carrinhos a pilhas? Nem dados…
Também não quero, dai ter comprado a baterias, é bem melhor.
Já perdeste 50% do valor, parabéns!
Se perdi 50% do valor num carro com 11 anos ainda vale bem.
Eu perdi 50% num carro a combustão em 4 anos…
É mesmo assim em todos os veículos.
Pudera com estes preços então em Portugal não há adesão nenhuma.
Veiculos elétricos?
La anda ele
Mas so aqui!
Nos outros artigos nem uma palavra
Veiculos elétricos?
La anda ele
Mas so aqui!
Nos outros artigos nem uma palavra
Infantilidade
É verdade, talvez repetindo o mesmo que o que ele disse, ele lá chegue, é que usando a mesma linguagem talvez ele entenda.
Se os outros não interessa, porque é que se vai para lá comentar?
Se os telemóveis tivessem que ser carregados na rua, provavelmente iria haver muito pouca gente com telemóvel. Como são carregados em casa (ou com powerbanks), há muita gente com telemóvel e muita gente viciada nestes aparelhos. É mais e mais jovens e crianças deslumbradas pelos telemóveis e pouco interesse em ler ou estudar. Com os eléctricos é o mesmo. Vai haver mais interesse nestes carros com a possibilidade maior de serem carregados em casa (ou em movimento). Toda esta conveniência faz com que haja mais interesse deslumbrado em viajar e pelo ócio. Viajar por ser um vício. E pode reduzir o interesse por usar transportes públicos dentro das cidades. Vai haver mais trânsito e cidades entupidas. Assim como já há quem faça desintoxicação de telemóveis, haverá algo do género para estes carros.
A diferença é que os carros podem ser carregados na rua.
Este nunca viu no aeroporto o pessoal à procura de tomadas..
Mas quem quer um elétrico? Tudo uma moda e quem já teve, não quer voltar a ter. Porque será? Todas as pessoas do meu ciclo de amizades, foi assim…. LOL
Vá lá, mr. Helder, mentir não, ok?
A maior parte das pessoas, por acaso os a combustão ainda são moda, já que ainda se vendem mais.
Não, quem teve quer continuar a ter, porque são melhores, e segundo os últimos dados a maior parte quer ter nos próximos anos:
https://pplware.sapo.pt/motores/mais-de-50-dos-condutores-espera-ter-um-carro-eletrico-nos-proximos-10-anos/
Nem todos são seus amigos.
E em 2025, no Reino Unido, os EV’s já vão passar a pagar o Road Fund Licence, (que basicamente é o IUC inglês), tal como os carros de combustão. Decisão do governo inglês.
https://www.gov.uk/guidance/vehicle-tax-for-electric-and-low-emissions-vehicles
Igualmente está previsto um aumento das tarifas de carregamento e a previsão é de que os custos da eletricidade irão subir razoavelmente nos próximos anos.
Lá começam a desaparecer as vantagens dos EV’s. Uma a uma irão desaparecendo nos próximos anos.
Exato, querem acabar com os a combustão e depois vão dificultar os eléctricos.
Diga lá o resto, quanto é que vai aumentar o IUC nos a combustão ?
Mas quem é que decide? São os iluminados que julgam que as outras pessoas pensam como eles? Perdem horas aqui a vender as suas ideias, sendo que na realidade, o mercado não quer elétricos. Acordem para a vida!
Quais iluminados? Aqueles que dizem que o mercado não quer eléctricos ? Acorde para a vida.
https://pplware.sapo.pt/motores/mais-de-50-dos-condutores-espera-ter-um-carro-eletrico-nos-proximos-10-anos/
Diga antes que o mercado não quer veículos a gasolina e diesel:
https ://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/economia/2024-11-03-video-mes-de-setembro-historico-venda-de-carros-eletricos-em-portugal-superou-motores-a-gasolina-fddd5ed1
Olá. Eu sou o Raúl.
O meu Fiat Uno de 92 ainda ‘róla’ não troco por um elétrico. E mais nada!
Bom fim de semana.
Abraços e beijinhos.
Quando ele parar troca. também tive um.
Quando ele parar eu ando a ‘butes’ . Uma grande percentagem do povo português não tem dinheiro para comprar carro novo.
( Andar a pé faz bem à saúde e os transportes públicos fazem bem ao ambiente,
Claro que não tem, entrega-o todo aos árabes e oficinas.
O futuro é hidrogénio, não há país nenhum que aguente uma rede automóvel 100% eléctrica ainda para mais quando são países onde o inverno e o verão são intensos onde sem tem de ligar aquecedores ou ar condicionados….
E como aguenta para hidrogénio se consomem 5x mais ?
Então só fica pior com hidrogénio, se fossem bons já se vendiam aos milhares como estes.
Disparate atrás de disparates, nunca foi produzida tanta electricidade verde como agora, na Austrália até tiveram quer colocar um travão á instalação de painéis solares porque a rede não aguentava tanta electricidade produzida.
Em Portugal já andamos na casa dos 75% de produção própria, nacional , percebeu? Há mais eléctricos? Pois nunca se produziu tanta electricidade verde como agora. Não temos petróleo, pois não? Este é o nosso petróleo
Engº, pelo contrário, a Austrália está é a braços com forte contestação ao implante de painéis solares e consequente destruição de terrenos agrícolas e biodiversidade.
Parece mentira um engº cair nas tangas dos mentores elektros alucinados e hipócritas.
Lol, logo a Austrália que tem poucos terrenos.
Já agora posso ver essa pérola ?
O artigo é pago. Se quiser pagar sinta-se à vontade:
https://www.theaustralian.com.au/subscribe/news/1/?sourceCode=TAWEB_WRE170_a_BIN&dest=https%3A%2F%2Fwww.theaustralian.com.au%2Fnation%2Fscientists-sound-alarm-over-renewables-impact-on-nature%2Fnews-story%2Fef761b13c6744b5e59326cc891329ceb&memtype=anonymous&mode=premium
Embora pela pequena introdução já fique com uma pequena ideia do que aí vem!
No entanto faço-lhe um resumo de borla:
-»Cientistas apelam para repensar projetos de energia renovável devido à destruição ambiental em ecossistemas sensíveis. Especialistas alertam q o rápido avanço de parques solares e eólicos está a causar danos significativos, com desmatamento e fragmentação de habitats importantes. Jeanette Kemp e Hugh Possingham defendem uma pausa temporária em áreas críticas para mapear zonas adequadas e proteger a biodiversidade.
Enquanto projetos renováveis prometem minimizar impactos, críticas apontam q habitats de espécies vulneráveis, como coalas e planadores, estão a ser ameaçados. Grupos como a Rainforest Reserves Australia opõem-se a parques mal localizados, afirmando q áreas intactas não devem ser fragmentadas. Estudos indicam q desenvolver projetos em terras já degradadas seria mais eficaz e menos conflituoso.
Apesar dos apelos, governos ainda carecem de políticas claras para proteger a biodiversidade enquanto promovem energia limpa. Cientistas enfatizam q um planeamento adequado pode equilibrar a transição energética com a conservação ambiental, evitando danos irreversíveis.
Ah ok, ora bolas então não vamos ter combustíveis sintéticos nem hidrogénios.
O problema ambiental que falta já é antigo e as organizações ambientais existem para isso. Aqui também existem os mesmos alertas, seja em relação ao Alentejo seja em relação a Tras os Montes, sobre o litio.
O problema que eu falei é exactamente contrário, as comercializadoras de electricidade dizem que há painéis solares habitacionais a mais e carros eléctricos a menos, para gastar essa electricidade, o que provoca perigo de crash na rede, mas o que eu desconfio é que o crash é de eles venderem pouca electricidade, já trabalhei em distribuição de alta tensão e era normal na altura ter quebras de gasto de 80% em algumas noites e nada acontecia nas redes.
Eu sei que você conhece este problema, foi amplamente noticiado há 1 mês e é o só escrever ” problema de excesso de produção electrica na Austrália” que aparece tudo
Imagina teres que deixar o car condicionado ligado para gastares eletricidade porque tens excesso de produção…
e depois tens aqui o PPLWare a dar exemplos que a rede não chega.
Facto.
Nós, entusiastas de carros, avisámos há muito tempo a narrativa do carro elétrico não era viável! Quem comprou…arrependeu-se e agora o carro com poucos anos vale 25% do valor inicial. ESTUDASSEM!
Mas onde falam em rentabilidade ? Será que o secalharya leu o artigo ?
Não estou arrependido, tanto é que estou a pensar comprar outro para substituir um fogareiro.
Inacreditavel o lixo legislativo que se produz na europa. Total ignorancia acerca do efeito negativo da industria das baterias, corrupçao gritante que da lugar a aspiraçoes economicas da China para destronar a europa no setor automovel, total ignorancia acerca da infraestrutura electrica necessaria para converter todos os carros em eletricos, desaparecimento dos estudos de longo prazo sobre efeitos de saude devjdo aexposiçao a campos electricos e magneticos de grande intensidade que tem vindo a aumentar c os novos modelos, completa ignorancia de outras alternativas tecnologicas para reaproveitar os motored a combustao c combustiveis mais limpos, total ignorancia quanto ao equilibrio de custo beneficio na forma como se abordam as regras para a industria automovel quando comparado com outras industrias de transporte e produçao. No minimo os legisladores sao incompetentes e burros. Provavelmente sao sao corruptos.
Agora em português.
E você é inteligente que nem sequer sabe escrever ?
Então mostre lá esses estudos ?
Mais um incompreendido do Chega … Este não deve ser o ex-juiz, presumo que ele escreveria melhor, mas a linha de pensamento é igual
Inacreditável não perceber que a verdadeira gigantesca corrupção sempre esteve nos interesses instalados (e tanto promovem desinformação para desacreditar o óbvio…). É nas petrolíferas e na indústria automóvel que sempre esteve a verdadeira corrupção e que nunca nos deixou ver os verdadeiros impactos dos seus negócios. Inacreditável não perceber que basta a Índia e a China começarem a consumir a 1/3 dos ocidentais neste mercado, e as suas cidades tornam-se pura e simplesmente inabitáveis… (E nem vamos a África, que seria a seguir). O elétrico e uma inevitabilidade, e as baterias serão rapidamente substituídas por pilhas de hidrogênio, logo que a tecnologia o permite. (Haja investimento aí nível do que se fez no petróleo, e em menos de uma década tem soluções). Abra essa mente e perceba que está do lado errado da situação. (Foi o ocidente e a Europa que se andou a aproveitar disto e não o contrário… Os políticos já sabem disso, não é ignorância, foi ganância e corrupção isso sim!)
Substituir baterias por pilhas de combustivel é colocar novamente o negócio nas petrolíferas, além de que já o permitem há muitas décadas e já é usada em veículos há várias décadas também.
(Pilhas de hidrogénio não é pilhas de combustível… O hidrogénio verde é produzido em qqr lado…)
Exceto em casa…
lol… ponha uma pilha dentro de água..)!
Pilha de combustivel é um dispositivo que usa um combustivel para produzir eletricidade, pode ser hidrogénio ou outros.
Em qualquer lado desde que haja condições e muita energia, em casa de certeza que não o vai produzir, tem ideia de quanto custa um electrolizador ?
Se elas trabalham também com água, não entendi porque não a pode meter na água.
… Era uma simples piada! (Apenas para demonstrar que qqr país pode ser produtor de hidrogénio se quiser investir). Ao contrário do que diz, não estamos condenados aos produtores de petróleo/petrolíferas.
Sim,se for um pais com muito dinheiro e com vontade de o perder.
mesmo que produzisse hidrogénio em casa o problema é armazena-lo…
Para além disso, mesmo com hidrogénio o carro seria elétrico na mesma.
WIn-Win
Os investidores de hidrogénio são privados…(Masoquistas, com certeza…)
Pois são, através dos públicos, como aconteceu com a Fusion Fuel
Eles recorreram a fundos da UE
… Nada que ver com os investidores de Sines, ou por essa Europa fora…(Que investem milhões para perder dinheiro, naturalmente…).
Entretanto:
“Global EV sales up 35% in October, Europe ekes out a gain”
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/global-ev-sales-up-35-october-europe-ekes-out-gain-2024-11-13/
Ainda que esses 35% seja a soma dos 100% eléctricos com os híbridos e que na EU continue fraquinha a evolução nas vendas
A táctica do antigamente, tentar dar hype aos BEV qd a maioria são carros a gasolina
“As vendas globais de veículos totalmente elétricos e HIBRIDOS plug-in subiram 35%”
Por acaso a maioria são 100% ev, já que os plugin foram muito poucos.
São mais eléctricos que a gasolina, já que sem gasolina andam, mas sem electricidade não.
E quando foi a última vez que assististe a uma corrida de cavalos?