Motas passam a poder circular nas faixas para BUS
É motociclista? Já conhece as novidades que foram aprovadas na passada sexta-feira no Parlamento? Conheça as novas medidas que visam melhorar a mobilidade dos motociclistas... e não só.
Motociclos: Fim da lei dos motociclos e mudança no código da estrada
A proposta que eliminava a necessidade da inspeção periódica obrigatória para motociclos com mais de 125 cc avançou e foi aprovada. De referir que a obrigatoriedade estava prevista num decreto-lei de 2012 que sujeitava a inspeção a “motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3, bem como reboques e semirreboques com peso superior a 750 kg”.
Tal decreto-lei nunca entrou em vigor por estar dependente de uma portaria, que foi sempre adiada. Agora o Parlamento aprovou o fim da lei de inspeção para motociclos.
Além do fim da lei de inspeção para motociclos, foi também aprovada alterações no Código da Estrada de forma a universalizar o acesso dos motociclos às faixas BUS. De referir que cada Câmara Municipal definia se permitia ou não. Em Lisboa e Porto já era possível circular na maioria dos corredores BUS.
Foram também aprovados texto finais que visam recomendar ao Governo a redução do Imposto Único de Circulação (IUC) para motociclos.
Sou leigo no que diz respeito a motas mas, como veículos que circulam na via pública, deveriam também ser sujeitas a algum tipo de inspecção.
Agora parece estar na moda “cascar” nos automobilistas e quase nada se pode alterar num carro sem o risco de multas. Ex: eu gostava de colocar película escuras (as permitidas por lei e homologadas) para aumentar o conforto térmico; não o faço porque a burocracia fica pelo mesmo preço (ou mais) do que a colocação das películas (e já são homologadas). são os governantes que temos.
” como veículos que circulam na via pública” por essa lógica também as bicicletas e trotinetes?
é evidente que sim, mas os politicos pensam aos soluços.
E as carroças de cavalos.
Mas é claro que sim!
Não se deu conta já de que acidentes graves provocados por trotinetes acontecem, mesmo quando estas cumprem as regras? E que é possível customizar trotinetes e bicicletas para que estas atinjam velocidades dignas de uma pequena mota? No mínimo identificação (matrícula). Quantas situações não seriam evitadas se houvesse uma maior responsabilização de qualquer veículo que circula em via pública?
Como referiu o outro comentador, e muito bem, “os politicos pensam aos soluços”. Mas não são só os políticos.
Não muda nada, em Lisboa e Porto já era permitido, no resto do país não existe faixas de bus
Pena não conheceres o país que, felizmente, não é só Porto e Lisboa…
Parece-me que esta personagem não conhece é nada. Vive completamente alienado da realidade. Não falha uma.
Conheço muito bem e efectivamente não tem muito mais que isso, o resto é paisagem
Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Valongo,…
Quer mais exemplos?
Você é que me saiu uma rica paisagem…. de ignorância.
Isso é tudo Porto..
Até em Caldas da Rainha existem faixas de bus.
Durante 5 metros?
E o trânsito nas Caldas… deve ser do c…
Eu disse faixa.
Às vezes é.
O que tu queres das Caldas sei eu…..
Aqui fazemo-os para vender, se quiser um diga.
Já te podes levantar da cadeira.
Então quer um ?
Qual a lógica? Então vamos todos começar a andar de mota. É só benefícios.
Pelos vistos a mota já não é considerado um veículo de luxo. Agora são os carros.
Continua a ser pois a minha mota que pesa 235 kg e só tem duas rodas e com pneus que ocupam um quinto da largura de rodagem do vosso carro paga o mesmo UIC e a mesma portagem que a vossa viatura com 2500kg e 4 pneus que ocupam 10 ou mais vezes o espaço de rodagem, não atrapalha, não forma filas e não pára em qualquer local só para ver algué que teve de mudar um pneu e provoca longas filas de trânsito, um objecto super luxuoso para os chuchas governamentais… mas dá-me um prazer conduzi-la….
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Tem a ver com a poluição e de ser o veículo tipicamente destinado a lazer
A poluição é 1/3 ou 1/4 do combustível. E quanto a tratamento de gases de escape, há carros que têm e outros que não, e motos idem.
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Vão de enlatados trabalhar secos, com AC no máximo nos dias frios, a ouvir musica , sentados como um burguês a ouvir a sua musica, a mexer no telemóvel e a conversar com outras 4 pessoas … um luxo que quem vai de mota, tem … (se comprar um carro). valha-me a santa paciência… não esquecer que os airbags da mota somos nós … esse gajo sabe 0 de motas ou o que é andar de mota … Que os comentários te sirvam para colocar o segundo neuronio em funcionamento quando vieres destilar burrice para os foruns mr “Aziado” .
@Sta.Paciencia, em que país tu vives?
“mexer no telemóvel e a conversar com outras 4 pessoas ”
À conversa com outras 4 pessoas, meu caro em Portugal deve-se contar pelos dedos das mãos o veículos que entram nas grandes cidades com mais de um ocupante.
Eu gabo a pachorra destas pessoas irem todos os dias para o centro da cidade e perder horas em filas, e depois dizem que é por causa da escola dos miúdos, as famílias que não têm carro devem ser todas sem filhos.
PS @Sta.Paciencia espero que compreendas ironia
Não percas o teu tempo… quem diz que andar de mota é luxo, é alguém que não sabe o são/andou de mota…
Luxo!!!??? Prazer até aceito… andar de mota é um prazer e é pra quem “os tem no sítio”, porque uma pessoa arrisca a própria vida sempre que saí de casa com ela, mas esse risco também é muito prazeroso…
E depois da descrição que fizeste sobre o conforto de ir alapado no popó VS andar de mota (então nesta época do ano em que está um frio medonho), continuar a dizer que andar de 2 rodas é luxo, é de gente ignorante…
Ignora o que é o que fazes melhor…
A moto nunca foi um veículo de luxo….
Basta veres a evolução… Sei que já não te recordas, mas olha para a Índia e China que estão a desenvolver se.
Andar a pé -> bicicleta -> moto – > carro….
Para os mercados mais modernos é que as marcas tiveram de se reinventar.
A bicicleta agora é se luxo, etc mas não era nem é o propósito….
Tal como a moto é mais barata consome menos é uma poupança muito grande comparado a um carro..
Claro que depois há segmentos de luxo…
E artistas que gastam rios de dinheiro, mas é como os carros, há carro do pobre e carro do rico
Pobre nem carro tem!
Medidas certas do governo. A redução de IUC é mais que correta.
Sobre a inspeção, nenhum motociclista circula, de certeza, numa mota que não esteja em segurança, é a sua vida que está em jogo. Não havendo condições técnicas para as inspeções mais vale acabar, do que adiar eternamente
Sabes perfeitamente que isso é mentira, há muitas motas que precisam que não estão legais e outras que nem deviam andar, o problema é que as motas que precisam mesmo de ir a inspecção são as scooters e não as superiores…
Qual quer das maneira estavam isentas das inspeções mesmo.
Eu tenho duas motas e as duas estão super bem mantidas é a minha segurança que está em causa e uma delas é um clássico.
scooters não legais? mais vale andarem sem inspeção, se o macaco(a) tiver um acidente valente é menos um na estrada e menos um que vai usar o fundo da SS.
Escapes.
Os escapes iam continuar, porque quem colocou escapes barulhentos, voltava a colocar o de origem para ir à inspeção, e depois volta a colocar o barulhento. Infelizmente não há um combate a sério ao barulho excessivo causado por muitos motociclos.
E as motos, também podem?
Se vocês soubessem..
Mota 2 rodas: 138.15€
Mota 4: 138.15€
Mota água: 471.88€ !!!!!!!!!!
Toyota Aygo: 111.46€
…e era ´so isto!