Porque é que não recebo emails de um remetente específico no Outlook?
Já deu por si à espera de um email importante que nunca chega, mesmo depois do remetente garantir que o enviou? Este problema é mais comum do que parece, especialmente em contas do Outlook (Outlook.com, Outlook na Web ou Microsoft 365). E o mais estranho: quem envia não recebe qualquer erro ou aviso. Neste artigo, explicamos porque é que isto acontece e o que pode fazer para resolver.
O problema
Recebe emails normalmente de outros contactos, mas há um remetente específico cujas mensagens não chegam à sua caixa de entrada. Pior ainda, o remetente não recebe nenhum erro de entrega, como se o email tivesse sido entregue com sucesso.
Este tipo de situação pode ter várias causas: filtros automáticos, regras definidas pelo utilizador, bloqueios acidentais, ou até políticas de segurança da Microsoft.
Dicas para resolver o problema
1. Verifica a pasta de “E-mail não desejado” (Spam)

Apesar de cada vez haver mais formas de tentar enganar o utilizar, as plataformas de clientes de email criam constantemente mecanismos para deter estas tentativas. Por vezes acertam, mas a malha torna-se também apertada demais e podemos perder correspondência legitima.
Muitas vezes os emails são automaticamente classificados como spam.
- Aceda à pasta E-mail não desejado
- Se encontrar o email do remetente, marca-o como “Não é spam”
- Adicione o remetente à lista de remetentes seguros
2. Verifique se o endereço está bloqueado
Pode acontecer que, por engano, o email ou domínio do remetente tenha sido bloqueado.
- Vá a Definições → Ver todas as definições do Outlook → Correio → E-mail não desejado
- Em Remetentes e domínios bloqueados, remova o email ou domínio do cliente, se estiver na lista
3. Adiciona o remetente à lista de remetentes seguros
- No mesmo menu, em Remetentes e domínios seguros
- Clica em “+ Adicionar” e insira o email (ex: cliente@empresa.com) ou domínio (ex: @empresa.com)
4. Verifica as regras de caixa de entrada
Regras criadas no passado podem estar a mover ou apagar automaticamente emails de certos remetentes.
- Vá a Definições → Ver todas as definições do Outlook → Correio → Regras
- Reveja as regras existentes e desative temporariamente todas para testar
5. Verifique se há filtros ativos na caixa de entrada
Por vezes os emails estão lá, mas não visíveis devido a filtros ou categorias.
- Confirme que está a ver “Todos os emails”
- Retire quaisquer filtros de pesquisa ou categorias aplicadas
6. Consulte a quarentena (para contas corporativas ou escolares)
Se usa Microsoft 365 (conta de trabalho ou escola), o email pode ter sido retido por segurança.
- Vá a: https://security.microsoft.com/quarantine
- Inicie sessão
- Verifique se os emails do remetente estão retidos. Se estiverem, liberte-os e marque como seguro
7. Peça confirmação ao remetente
Se não encontrar o email em lado nenhum, é possível que o problema esteja do lado do remetente:
- O email pode ter sido enviado para o endereço errado
- O servidor de envio pode ter um erro de configuração
- A mensagem pode ter sido bloqueada automaticamente sem notificação
Sugestão: Peça ao remetente que reencaminhe o email a partir de outro serviço (por exemplo, Gmail) e confirme o endereço usado.
Conclusão
Quando deixa de receber emails de um contacto específico, o problema pode não ser óbvio — mas felizmente há várias formas de o identificar e resolver.
Siga estes passos simples e, na maioria dos casos, vai conseguir recuperar a comunicação com o seu contacto rapidamente.
Se continuar com dificuldades, o ideal é entrar em contacto com o suporte da Microsoft ou do administrador de sistema da sua organização.