Conhece a empresa europeia sem a qual a Intel, a Nvidia e a TSMC não teriam sucesso?
Com o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), as empresas responsáveis pelo hardware que confere capacidade e potência aos dispositivos que a "rodam" ganharam um novo destaque. O crescimento tem sido impressionante e, pelo mundo da tecnologia e até dos investimentos, ecoam nomes como Nvidia, TSMC e Intel. No entanto, há uma empresa europeia que, apesar de menos falada, contribui profundamente para o sucesso das restantes. Quem é a ASML?
No mundo da tecnologia, nem todos os intervenientes são vistos ou valorizados. Isto é, os componentes de um smartphone ou outro gadget, aquilo que permite que o dispositivo funcione efetivamente, são um tanto invisíveis para o utilizador comum, cuja exigência é apenas que ele funcione adequadamente. Entre o hardware e o software, no entanto, há muito que fica por saber.
Por exemplo, é certo que já se cruzou com nomes como a Nvidia, Intel, TSMC e, claro, Samsung. Com o crescimento que têm registado, aliás, é possível que já tenha, inclusivamente, averiguado a possibilidade de investir nestas empresas cada vez mais relevantes e valiosas.
Uma que talvez não seja tão sonante é a ASML, que sustenta, em certa medida, as gigantes dos semicondutores.
Quem é a ASML?
A ASML é uma empresa holandesa fundada em 1984 e especializada no fabrico e desenvolvimento de máquinas de fotolitografia. Aliás, é a única empresa capaz de fabricar máquinas de litografia de ultravioleta extremo (UVE), ou extreme ultraviolet lithography (EUV).
As máquinas de fotolitografia como as que a ASML produz são responsáveis pela transferência de padrões de uma matriz ou retículo na superfície de um wafer para o silício, que é o material utilizado para fabricar chips ou circuitos integrados devido às suas elevadas propriedades semicondutoras.
Embora outras empresas também fabriquem máquinas de fotolitografia, a ASML é a única empresa no mundo com dispositivos de litografia UVE. Estes são necessários para o fabrico de chips mais avançados, uma vez que criam um padrão na superfície do wafer de silício do chip que é muito mais pequeno, permitindo uma maior capacidade de processamento no próprio componente.
Estes chips mais avançados são os utilizados no domínio da Inteligência Artificial (IA), justificando o aumento da sua procura.
Resultados financeiros da empresa ASML aquém, mas CEO está otimista
A empresa europeia apresentou os seus resultados para o primeiro semestre de 2024, mostrando um lucro líquido de 2.801,7 milhões de euros, menos 28% em relação ao mesmo período do ano passado, e vendas líquidas totais de 6.243 milhões de euros, menos 9,6% relativamente ao ano anterior.
Esta queda poderá dever-se ao número crescente de empresas chinesas que concorrem com preços mais baixos e maior capacidade de produção. A competitividade chinesa faz com que as empresas tecnológicas deixem a ASML.
Apesar de ser a única empresa capaz de fabricar as máquinas de litografia UVE, há outras que conseguem desenvolver máquinas de fotolitografia mais tradicionais e de menor custo, sendo mais apetecíveis do que as da ASML.
Além da forte concorrência chinesa, a ASML enfrenta outra complicação. Conforme vimos aqui, a Bloomberg revelou que a administração de Joe Biden está a considerar a imposição de uma medida sobre os produtos estrangeiros diretos, ou FDPR - Foreign Direct Product Rule. Esta diz que, se um produto for fabricado com tecnologia americana, o Governo tem o poder de impedir a sua venda, incluindo produtos fabricados num país estrangeiro.
Embora a medida afete as empresas chinesas, prejudicará, também, a ASML, uma vez que é europeia.
Aquando do anúncio dos resultados do primeiro semestre do ano, o presidente e diretor-executivo da ASML, Christophe Fouquet, mostrou-se otimista, salientando que, apesar da incerteza no mercado dos semicondutores, a indústria deverá recuperar na segunda metade do ano.
Leia também:
Sem os europeus, os iphones estavam nos 80nm
Lá estás, estás de novo a dizer disparates. Os Europeus é que perderam o comboio e dependem dos americanos nesse capítulo… tecnologias que outrora já estiveram nas mãos de grandes empresas europeias.
@Vítor M.
Não discordando das tuas palavras, há muito que a Europa é o menino bonito que apenas se tem endividado e se tornando cada vez mais pobre e dependente do exterior!
Já tivemos muito e fomos deixando o que temos em prol doutros mercados! Em vez de sermos unidos e tb correctos connosco mesmo!
A Europa terá de se actualizar rapidamente, ou então será muito complicado! Dependemos tanto do exterior em tudo… desde matéria prima -recursos, alimentação, saúde e tecnologia!
Compramos marcas ditas europeias de luxo ou consideradas “produto alemão “ fabricadas como qualquer marca chinesa e já há muito sem a qualidade que tínhamos… e a preços proibitivos!
A indústria automóvel está em declínio dado que a China produz milhares… e marcas históricas não se modernizaram o suficiente seja na produção, seja na forma como concebe e vende o seu produto… e hoje com a pouca qualidade a que já estamos a ficar habituados!
A China não é melhor… mas pelo mesmo têm mais e são descartáveis na mesma… porquê pagar mais mas por algo nosso só porque sim, se o que recebemos em qualidade é igual ou inferior?
Pois… é um sumário correto…
Queres um VE BMW, Audi, VW etc…
Chegas a un stand e pedes ajuda ao vendedor …
Levas uma hora e sais com um orçamento de 80 e tal mil eur para um x2/X3 ou i4 etc que tens pack de X pack de y pack inverno pack não sei que mais…
Chegas a uma Tesla em 15 min estás r solvido e com um carro com mais potência por kW e km…
Vais a uma outra marca chinesa VE mesmo que seja ligeiramente mais caro na Europa que um Tesla apresenta mais por kW e por km…
Um model 3 performance custa 60 mil… Um model 3 para 630km custa perto dos 50 e se fores comprar com menos de 5 mil já compras com um grande desconto…
E falando nisto temos a Bosh, que produz na China, a Siemens que produz na China, etc etc etc entre outras marcas premium… Qualidade igual a uma.oitra marca chinesa de qualidade mas muito mais em conta…
Não estou contra a Europa, mas a Europa andou a enganar o povo durante muito tempo… Hoje o mercado está mundial, compras tudo o que quiseres e compras preços em todo o lado… E olhas para o que nos foi dado durante muito tempo e a única reação que tens é… Fui enganado dura te muito tempo …
Ah e tal qualidade de construção de um Tesla… Pesquisem pela qualidade de construção da Mercedes e outros veículos europeus e vejam o que encontram…
A VW vendeu motores tsi que era sabido que tinham problemas… A BMW vendeu diesel com problemas.. a Renault com problemas nos injectores … Entre outras coisas… E quem pagou isso tudo?
Dizer que chinesisse e mau mas não fomos muito melhores durante muito tempo …
A minha área é mais industrial, mas digo o que se passa e o que sinto…
Cada vez mais se procura soluções “Chinesa e proprietárias”, o fabricante de uma marca, manda fazer na China tudo, e vem com placas eletrônicas chinesas, com válvulas e actuadores, sabe se lá a marca.
A culpa è nossa de quem aceita isso.
Já falamos com os nossos maiores fornecedores, o cérebro da máquina tem de ser Siemens, ou omron.
Botões, e Material elétrico da sheneider, Siemens, SEW, Parker,etc
Rolamento:SKF, FAC, ENA, ou rexroth
Sensores: IFM, baluff.
Sai mais caro, sai, mas não tem nada haver uma coisa com a outra.
Em termos se spare parts ficamos a ganhar, menos diversidade.
Temos fornecedores chineses também de maquinaria, de são boas máquinas, mas lá está fazem com as nossas especificações, não metem lá nada “chinês”.
É mais caro um milhares de euros é, mas é um equipamento com uma qualidade muito superior.
O problema de máquinas chinesas é o software, muito arcaico.
Em contrapartida, o apoio técnico é 10x melhor que um alemão.
“…Um model 3 para 630km custa perto dos 50…”
630 kms? Onde? Na UE ou nos EUA?
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcrbIXu_g4a-MsimDhFA
Deve ser pq a força da gravidade na UE é menor loooloool
@yamahia
Real Range Estimation
between 360 – 720 km
City – Cold Weather * 465 km
Highway – Cold Weather * 360 km
Combined – Cold Weather * 415 km
City – Mild Weather * 720 km
Highway – Mild Weather * 480 km
Combined – Mild Weather * 585 km
Indication of real-world range in several situations. Cold weather: ‘worst-case’ based on -10°C and use of heating. Mild weather: ‘best-case’ based on 23°C and no use of A/C. For ‘Highway’ figures a constant speed of 110 km/h is assumed. The actual range will depend on speed, style of driving, weather and route conditions.
https://ev-database.org/
Tesla Portugal
Um Model 3 long range 50490eur!
https://www.reddit.com/r/TeslaModelY/s/yqAHAR2ybh
Exite vários problemas coma Tesla? Existe!
Existe com todos os EV mas como disse alguém num post aqui no PPLware… Estão todos preocupados com a durabilidade da bateria quando um model 2 com praticamente 500milkm perdeu 28% de autonomia…
Agora pergunto quantos de nós chegam aos 500mil sem trocar de carro!
Ah e tal
O carro que eu tive que mais tempo tive na mão foi um Golf GTI de 2013 … Fez 225mil e foi vendido PQ o motor bebia água, óleo… Problemas que esses motores tiveram e que a VW nunca notificou os utilizadores para subtituir ou assumir parte da despesa…
Reparar custaria muito e o carro continuaria velho…
Enfim, as baterias actuais têm uma média de 600 e tal mil km .. as próximas andarão pelo de 1milhao e 200 mil km…
Quantos de nós vamos aguentar com um carro esse tempo!
Etc etc…
Ah mas as perdas de autonomia etc… cuidem das baterias para elas durarem o maximo tempo possível! Há uma adaptação claro .. muda a vida sim… Mas é uma evolução e não creio que o H tenha vindo para ficar…
Acho que vamos ter EV e de combustão por muitas décadas…
@David.
Caso não tenhas percebido a indirecta EPA vs WLTP.
De qq forma se quiseres tomar um choque com a realidade vê:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Existem 3 tipos de medição para um veículo eléctrico se não estou em erro!
Nenhum apresenta um valor real!
Tal como um carro a combustão nunca apresentou um valor real!
Um aproximado! Maioritariamente!
Eu não ligo a nenhum dos dois, nem de longe! Apenas pela minha condução sei o que consigo com um VE, e tenho uma média de 500km com os pneus de verão e sei que perco quase 100km com os pneus de inverno! Mas mensalmente pago de energia seja verão seja inverno praticamente o mesmo!
Fazer cargas de 100% é errado! Podes calcular…
Melhor fazer uma carga adicionar do que uma a 100%.
De A a B se necessitas de 5 carregamentos para lá chegares…
Calculas as cargas a 80% e fazes 6 ou 7 paragens! Para o carro é melhor e para ti que descansaste! Mesmo que leves mais 2h de tempo! (Apenas para me fazer entender)
Maioritariamente as pessoas querem ir de A a B a voar… e o mais rápido!
Acontece com as pessoas que partem de férias para as suas terras… compreendo!
Mas melhor parar e fazer com calma que chegar a correr e com o coração na mão!
”David 21 de Julho de 2024 às 19:00
https://www.reddit.com/r/TeslaModelY/s/yqAHAR2ybh ”
https://i.redd.it/196b7ot7cwdd1.jpeg
LOL
😀
No futuro a Nvidia será a maior estação interplanetária da galáctica e as suas naves de fusão híbrida serão o principal transporte entre o Planeta Terra, Marte e Jupiter.
Saturno só pelo portal de matéria negra descoberto nas grutas da Lua que são propriedade privada da família Musk&Bezzos (sim um Musk casou com uma Bezzos qualquer e uniram o património).
No entanto está para acontecer um ataque à Lua vindo de um grupo de ativistas linuxados (mistura entre comunistas, liberalistas e muçulmanos católicos) com o objetivo de fazer da lua uma “open source”.
A Nvidia que nesta altura já é liderada por inteligências super artificiais está do lado dos linuxados.
Isso dá uma saga para Starwars 2100
Não que o Star Wars está muito woke, aí tinha de mudar o movimento ativista de “linuxados” para “tanslinuxados” hahaha 😐
Isso pode ser doença
Sim, quem usasse o portal de matéria negra das grutas da lua morria de doença prolongada lá em Saturno onde o sol não bate ou bate pouco.
Diz o post “ Foreign Direct Product Rule. Esta diz que, se um produto for fabricado com tecnologia americana, o Governo tem o poder de impedir a sua venda, incluindo produtos fabricados num país estrangeiro” – fica-se com a ideia de que a ASML usa tecnologia dos EUA.
Na verdade, a Foreign Direct Product Rule pode ser mandada aplicar – desde seja usada tecnologia americana – por mais pequena que seja. Aí, por certo, a ASML usa alguma tecnologia americana, além da sua própria tecnologia – a principal.
Uma empresa não americana que é proprietária da sua tecnologia, tem o know how e patentes do que produz… mas tem lá algures algo que é tecnologia americana… eles podem proibir a sua venda?
Quer dizer que tem lá um parafuso que é tecnologia americana e barram a venda a terceiros? Mas que lógica?
Mas facto que no mercado automóvel y veículos que tem de mudar peças porque se tiverem peças fabricadas na China não podem ser comercializáveis em solo americano… isso eu compreendo…
O contrário já não!
Mas em questão de espiar…
A América espia e faz o que quer mas se a China já espia uiii que maus são eles…
A Foreign Direct Product Rule existe desde 1959, não é de agora. E sim, pode ser usada para impedir que a ASML exporte para a China qualquer máquina desde que tenha sido usada qualquer tecnologia de uma empresa dos EUA, mesmo que a sua importância seja reduzida.
A ASML não pode exportar para a China as máquinas litográficas UEV para a produção de chips avançados. O governo dos EUA proibiu a exportação para a China de chips mais avançado e, em consequência, a ASML, por si, ou o governo holandês, não permitem a exportação para a China de máquinas EUV para o seu fabrico.
Mas pode exportar as máquinas DUV, a geração anterior. Mas dentro das DUV há modelos mais e menos avançados. Já há bastante tempo que se fala que os EUA ponderam usar a Foreign Direct Product Rule para impedir a exportação para a China também das melhores máquinas DUV.
Mas acham que a ASML vai estar sempre na vanguarda? Empresas chinesas estão a conseguir apertar o padrão de espessura e mais 5 anos menos 5 anos, é mais uma empresa que se vai. É triste mas é a realidade. Os paises europeus não tem um projecto de pais para si mesmos, nem de união. Já a China..
Advanced Semiconductor Materials Lithography