BYD a crescer… acordo de mil milhões de dólares para fábrica de elétricos na Turquia
O crescimento da BYD tem sido comprovado pelos resultados das suas vendas, estando a fabricante a estabelecer-se globalmente. Em mais um passo neste sentido, a empresa chinesa fechou um negócio de mais de mil milhões de dólares para uma enorme fábrica de carros elétricos na Turquia.
Conforme avançado pela imprensa internacional, a Turquia será casa de uma fábrica de carros elétricos da BYD, sob um acordo no valor de mil milhões de dólares. A fabricante chinesa tem crescido a olhos vistos e a expansão global tem sido acelerada.
Aliás, a notícia da nova fábrica na Turquia surge depois da abertura da sua primeira fábrica na Tailândia, na semana passada, onde é a marca de elétricos mais vendida, e após ser conhecido que tem outras planeadas no Brasil e no México.
De facto, a Tailândia pretende que 30% dos veículos fabricados no país sejam elétricos até 2030, e a BYD já representa quase 50% do mercado de veículos elétricos no país.
Espera-se que Recep Tayyip Erdoğan, Presidente da Turquia, anuncie o acordo, hoje, oficialmente.
A nova fábrica da BYD poderá ajudar a superar os potenciais impactos das novas taxas da União Europeia (UE) sobre as importações chinesas de veículos elétricos. Afinal, na semana passada, o bloco anunciou a aplicação imediata de taxas suplementares de até 37,6% aos automóveis elétricos provenientes da China.
A BYD é uma das fabricantes chinesas abrangidas pela política da UE, estando sujeita a mais 17,4%, além dos 10% já estipulados.
Entretanto, segundo o Electrek, a Turquia reduziu os direitos aduaneiros, de modo a incentivar os investimentos, nomeadamente da BYD. Os veículos elétricos representaram 7,5% das vendas de veículos novos no país, no ano passado, abrindo uma oportunidade significativa para a fabricante chinesa.
Após vender 426.039 veículos elétricos no segundo trimestre, a BYD foi ultrapassada pela Tesla, que vendeu 443.956. No entanto, um novo estudo da Counterpoint Research sugere que a BYD conquistará o título de maior fabricante de veículos elétricos do mundo até ao final de 2024.
Leia também:
BYD fabricados na Europa, venham eles. Os carros que vêm hiperinflacionados de barco da China fiquem com eles!
É uma pratica muito comum também praticado por marcas ocidentais. O que impressiona no caso da BYd é a velocidade com que se adapta as variações do mercado global. Em vez de ficar a chorar no dedo, avança. Cria uma fabrica na Turquia para juntar as peças que são criadas na China. E quanto a questão da BYD estar a crescer tanto é porque muito do que está nos seus carros é criado internamente juntamente com redução de custos com ideias inovadoras.
O que isto permite? Por exemplo pagar o custo das novas taxas mantendo os preços baixos porque uma venda de um carro fabricado na Europa ajuda a suportar o custo de um carro produzido na China e vendido na Europa.
Parabéns BYD.
“um novo estudo da Counterpoint Research”
Nostradamus não diria melhor!
RIP Tesla.