Pplware

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 43

Função BDContar

Definir e utilizar nomes em fórmulas Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

A função BDContar conta as células que contêm números numa coluna de uma lista ou base de dados que corresponde às condições especificadas. O argumento de campo é opcional. Se o campo for omitido, o BDCONTAR conta todos os registos da base de dados que correspondem ao critério.

Sintaxe

Vamos a um exemplo

Consideramos que temos a seguinte folha de cálculo onde temos o nome dos nossos funcionários, a sua idade, altura, peso e numero de artigos. Com a função BDContar vamos poder filtar os dados de acordo com os critérios definidos. Carregando no botão fx, procuramos pela função BDContar  e para o seguinte exemplo indicamos:

 

Como podemos ver, a formula sem critérios dá 8 (ou seja, o numero total de funcionários sem qualquer filtro)

Vamos agora considerar que queremos apenas os funcionários que cumpram os seguintes critérios:

Para isso, basta inserir os critérios nas células já definidas para que o resultado seja filtrado. Como podem ver o, mediante os critérios, o resultado passa a ser 3. A função BDContar  permite assim desta forma aplicar critérios de uma forma muito rápida e sem a necessidade de formulas complexas.

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Outros artigos sobre Excel

  1. Operações básica: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MINIMO
  2. Actualização da formula de acordo com a linha e coluna
  3. Referências fixas
  4. Utilização de formulas e valores em várias folhas
  5. Destacar facilmente valores em Excel
  6. Dividir uma String (frase) em partes
  7. Função VLOOKUP (PROCV em Português)
  8. Converter formulas em números
  9. Criar listas de números aleatórios
  10. Funções lógicas do Excel: SE(), E(), OU()
  11. Adicionar totais a um gráfico de colunas empilhadas
  12. Formatar comentários
  13. Funções Financeiras (Funções PGTO() e TAXA())
  14. função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO
  15. Esconder informação na hora de imprimir
  16. Listas Personalizadas
  17. Preencher células em branco
  18. Mover, copiar ou colar os dados na sua folha de Excel
  19. Criar modelos de gráficos personalizados
  20. Adicionar dados a um gráfico
  21. Funcionalidades “escondidas” do Excel
  22. Definir Nomes para as células
  23. Função SOMARPRODUTO()
  24. Soma Automática
  25. Como lidar com datas num gráfico
  26. Função ORDEM
  27. Fixar os dados de um gráfico
  28. Proteger uma folha de Excel
  29. Validação de dados…Combobox com dados
  30. Concatenação e funcionalidade Localizar e Substituir
  31. Ordenação de valores
  32. Como criar uma Macro
  33. Função Compactar
  34. Definir a área de impressão dinamicamente
  35. Percentagem variável
  36. MAIÚSCULAS, MINÚSCULAS ou INICIAL.MAIÚSCULA e Função Potência
  37. Tabelas dinâmicas
  38. Trabalho colaborativo
  39. Activar e utilizar um suplemento
  40. Gráficos sparkline
  41. Personalizar Gráficos sparkline para mostrar tendências de dados
  42. Definir e utilizar nomes em fórmulas

Exit mobile version