Pplware

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 42

Definir e utilizar nomes em fórmulas Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

A dica que deixamos hoje é usar nomes em vez de intervalos de células. A utilização de nomes permite facilitar a compreensão e manutenção das suas fórmulas. Pode definir um nome para um intervalo de células, função, constante ou tabela. Depois de adoptar a utilização de nomes no livro, poderá facilmente actualizar, auditar e gerir estes nomes.

Tipos de nomes

Existem vários tipos de nomes que pode criar e utilizar.

Definir um nome para uma célula ou intervalo de células numa folha de cálculo

1 – Selecione a célula, intervalo de células ou selecções não adjacentes aos quais pretende atribuir um nome.

2 – Clique na caixa Nome na extremidade esquerda da barra de fórmulas.

3 – Escreva o nome que pretende utilizar para referir-se à selecção. Os nomes podem ter um comprimento máximo de 255 caracteres.

(Opcional –  É também possível definir nomes indo a formulas e depois no separador Nomes Definidos)

Tendo agora atribuído um nome a um conjunto de células, é possível invocar essa conjunto de células através do nome definido. Por exemplo, se pretendermos somar todos os valores de Junho basta executar o comando:

= soma(Junho);

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Exit mobile version