Pplware

Aprendendo: Sistema de ficheiros em Linux

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº33 por Bruno Santos da Comunidade Linux Pplware

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para a primeira  rubrica “Comandos Linux para Totós”  de 2013, com o objectivo de chegarmos ao tutorial nº100! Para isso contamos também com a vossa ajuda, sendo que a partir de agora podem enviar as vossas dicas para que nós possamos publicar (ver no final do artigo)

Preparados para mais um Comandos Linux para Totós ???….Lets go…!

Depois de termos feito aqui uma introdução ao sistema de ficheiros em Linux, hoje apresentamos uma visão mais detalhada deste assunto. Uma das maiores confusões para um novo utilizador de Linux são as directorias existentes. Relativamente a outros S.O., que são mínimas as directorias existentes na raiz do disco, Linux mantém um número considerável delas. Neste pequeno tutorial, iremos tentar que percebam para que servem e o que está dentro de cada uma delas.

O Filesystem Hierarchy Standard define os directórios principais e o seu conteúdo num sistema operativo Linux ou do tipo Unix.

Em 1993, a comunidade de Linux formou um grupo para fornecer um esquema standard da estrutura de directórios de Linux. A intenção desde grupo era delinear e orientar formas de reduzir a proliferação de esquemas do sistema de ficheiros proprietários e a sua possível contribuição para a fragmentação do mercado.

O FHS é mantido pelo grupo “Free Standards Group”, uma organização sem fins lucrativos formada por empresas de hardware e software como a HP, Red Hat, IBM e Dell.

Este grupo lançou um documento, descrevendo o Standard, também conhecido como FSSTND, em 1994. No ano seguinte, o grupo começou a reduzir conteúdo especifico de Linux e a aperfeiçoar o standard para incluir também outros sistemas operativos baseados em Unix. Assim que o FSSTND começou a atrair mais interessados, foi renomeado para FHS.

Embora o FHS não seja um requisito para programadores e distribuições, a comunidade de Linux entende a importância dos standards e as maiores distribuições de Linux suportam-no.

Tipos de dados

Segundo o FHS, são definidas duas categorias de dados, cada uma com dois sub-tipos opostos:

Algumas directorias na estrutura de directórios de Linux são intencionadas para conter dados específicos. Como exemplo, os ficheiros executáveis em /usr raramente são alterados, e assim sendo, são considerados dados estáticos porque são precisos por todos os utilizadores numa rede. Antes dos discos rígidos terem os tamanhos que têm hoje, os ficheiros encontrados em /usr eram colocados em servidores remotos para preservar o espaço em disco. Aliado ao facto de serem estáticos, estes ficheiros também eram considerados partilháveis.

Manter os ficheiros organizados em respeito a estes atributos simplifica a partilha de ficheiros, a administração do sistema e a complexidade das cópias de segurança (backup), bem como a reduzir os requisitos de armazenamento.

O FHS organiza os tipos de dados anteriores na seguinte tabela, com algumas directorias como exemplo.

O directório raiz – /

O FHS oferece um nível de detalhe significativo, descrevendo a localização exacta dos ficheiros, usando as definições de estático/variável e partilhável/não partilhável.

Nota: Embora o FHS seja um documento que define a estrutura de directórios de Linux, não obriga a que todas as directorias descritas nele estejam presentes em todas as instalações de Linux. Algumas directorias são dependentes de pacotes ou abertas a personalização por parte das distribuições.

O directório raiz (/) está no topo de toda a estrutura de directórios. O FHS define as seguintes linhas:

O esquema de directórios é semelhante a uma raiz de uma árvore. No topo está / e vai descendo. É semelhante ao c:\ em WINDOWS, excepto que C:\ é também o primeiro disco, e em Linux, o / pode ser montado em qualquer lado.

/bin

A directoria /bin contem comandos do sistema, como o cp, ls, mkdir, ln e mais. Estes comandos são essenciais para o funcionamento do sistema.

/dev

Ficheiros de dispositivos para aceder a discos e outros. Exemplos são partições de discos, como sda1, e terminais, como tty1. Os dispositivos têm que estar presentes no arranque do sistema para uma montagem e configurações correctas. Há uma excepção a esta regra para sistemas que usem sysfs, que tornam a directoria /dev um sistema virtual, tal como a directoria /proc.

/etc

Esta directoria contem configurações importantes e únicas para o sistema e é necessária durante o arranque. Não existem programas executáveis aqui guardados.

/lib

A directoria /lib contem bibliotecas partilhadas e módulos para o kernel, ambos essenciais para o arranque do sistema.

Algumas distribuições já não diferenciam /lib de /usr/lib e /lib é um link para /usr/lib.

Em sistemas de 64bits é normal ver a directoria /lib como um link simbólico para /lib64 e também a existência da directoria /lib32 para bibliotecas de 32 bits.

/mnt

Esta directoria é fornecida para uso do administrador. Geralmente está vazia. Historicamente, servia para pontos de montagem temporários, como floppy e o cdrom. Agora montam-se outras partições temporárias, como partições de windows para algum tipo de reparação, mas nada impede que sejam montadas noutro lado qualquer.

 

/root

A directoria recomendada por defeito (mas opcional) para o administrador. Embora não seja essencial que esta directoria esteja localizada mesmo por baixo da directoria de topo (/), é conveniente, porque desta forma os ficheiros de configuração do administrador estão disponíveis para manutenção e recuperação do sistema.

 

/sbin

Contém utilitários essenciais para administração do sistema. Esta directoria é semelhante à directoria /bin.

Estas são as directorias definidas pelo FHS como importantes e que têm que estar presentes num sistema Linux.

As restantes directorias existentes no nível de topo são consideradas não essenciais para procedimentos de emergência:

/boot

Contém ficheiros para o gestor de arranque (GRUB ou LILO). Tipicamente esta directoria é pequena, pode ser colocada na directoria de topo. Por vezes é também separada (montada numa partição separada) para manter os ficheiros nos primeiros 1024 cilindros de um disco.

 

/home

Esta directoria contem as pastas pessoais dos utilizadores do sistema. É geralmente uma partição ou disco diferentes.

/opt

Esta directoria é geralmente usada para instalação de software, diferente do que é instalado usando as ferramentas da distribuição. É frequentemente a directoria escolhida por vendedores de software para a instalação dos seus produtos.

/tmp

Serve para guardar ficheiros temporários. O FHS recomenda (mas não obriga) que o seu conteúdo seja apagado em cada arranque do sistema.

/usr

A directoria /usr contém programas executáveis considerados não essenciais para uma recuperação do sistema. Geralmente também se encontra numa partição ou disco diferentes. Contém dados partilháveis, apenas de leitura, e é frequentemente montada localmente, apenas de leitura e partilhada por NFS[1].

Nota: O FHS diz: “O conteúdo da directoria de topo tem que ser adequado ao arranque, recuperação e/ou reparação do sistema”. Isto leva à recomendação que as directorias /usr, /opt e /var possam estar localizadas noutras partições e/ou discos localmente ou na rede.

/srv

Esta directoria mantêm dados fornecidos por serviços no sistema. Se estamos a usar um servidor Apache HTTP ou FTP, é provável que os dados disponibilizados pelos serviços esteja em directorias dentro de /srv.

Nota: Esta directoria não está disponível em todas as distribuições. Em algumas distribuições, os dados de serviços disponibilizados pelo sistema encontram-se em /var

/var

A directoria /var é o oposto da directoria /usr, que tem que ser apenas de leitura. Ficheiros de log e outros que deveriam ser escritos em /usr, são escritos na directoria /var. A directoria /var guarda dados variáveis.

/selinux

Se o sistema correr SELinux, esta directoria irá estar presente e conter ficheiros especiais necessários ao funcionamento do SELinux. Esta directoria é semelhante à directoria /proc.

/run

Esta é uma directoria recente, e fornece às aplicações um local para guardarem ficheiros temporários, como sockets e IDs de processos. Estes ficheiros não podem ser colocados em /tmp, porque esta directoria é limpa no arranque.

/media

É nesta directoria que são montados os dispositivos multimédia ligados ao computador, como CDROMs, pens usb, etc.

/lost+found

Cada sistema de ficheiros de Linux contém uma directoria destas. No caso de uma verificação do sistema durante o arranque (por um crash ou a pedido) encontrar ficheiros corrompidos, são colocados nesta directoria para que mais tarde se possa tentar recuperar alguns dados.

Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback.

Comandos Linux para totós - Outros artigos

  1. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº1 – Comandos básicos
  2. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº2 – Comandos básicos
  3. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº3 – Criar ficheiros/directórios/subdirectórios
  4. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº4 – Output de um ls -l
  5. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº5 – Permissões em Linux
  6. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº6 – Tar – Compactação e descompactação
  7. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº7 – Processos
  8. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº8 – RunLevels
  9. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº9 – Estrutura de Diretórios
  10. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº10 – Copiar e a mover ficheiros entre directório
  11. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº11 – Redireccionamento de entradas e saídas
  12. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº12 – Visualizar o conteúdo de um ficheiro
  13. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº13 – Criar utilizadores
  14. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº14 – Criar alias
  15. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº15 – Ficheiros com informação dos utilizadores
  16. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº16 – Criar grupos no Linux
  17. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº17 – Modificar/Apagar utilizadores e grupos
  18. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº18 – Copiar ficheiros entre PCs Linux com o SCP
  19. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº19 – Instalar programas através do código fonte
  20. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº20 – Pré-programação de tarefas com o crontab
  21. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº21 – Configuração de parâmetros de rede
  22. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº22 – Como correr um script no Linux?
  23. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº23 – Como procurar ficheiros e directórios
  24. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº24 – Logs – registo de evento
  25. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº25 – Hardlinks e SoftLinks
  26. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº26 – Aprenda a usar o editor de texto vim
  27. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº27 – Gestão de Pacotes
  28. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº28 – Editor nano
  29. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº29 – Periféricos no Linux

Exit mobile version