12 Serviços Públicos online que tem de conhecer
Em Portugal há um conjunto de sites que nos permitem agilizar muitas das tarefas que temos de fazer para os vários serviços do Estado. Marcar uma consulta no médico, entregar o IRS, reclamar de um serviço no livro de reclamações, pedir um certificado ou uma licença já não carece de ir para as filas. Mas muitas pessoas ainda desconhecem estes serviços e como se chega a eles.
Para ajudar o cidadão a tirar proveito destas ferramentas online, vamos mostrar 12 serviços que tem de conhecer e usar, para evitar passar horas nas filas.
Portal do Cidadão
O Portal do Cidadão, desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, custou cerca de 15 mil euros e integra agora os portais do Cidadão e da Empresa, numa plataforma única otimizada para diferentes dispositivos fixos e móveis.
A navegação passa a centrar-se nesta ferramenta de pesquisa, que simplifica o acesso aos serviços e conteúdos da Administração Pública. Uma simples pesquisa permite saber quais os serviços que podem ser realizados online, a partir de uma base de dados com mais de 1500 opções à escolha.
Portal do Governo de Portugal
O Governo de Portugal lançou no passado mês de outubro uma atualização importante ao seu portal. Esta atualização teve estreita colaboração do Pplware na auscultação do que deveria ser uma portal moderno. Vemos nesta atualização muitas das nossas sugestões. Mas já não é de agora que damos a conhecer este portal que consideramos o mais importante do Estado e que deveria funcionar como agregador.
Atualmente, vemos um portal já mais completo, com bastante mais informação ao cidadão e que funciona igualmente como uma homenagem à democracia portuguesa. O utilizador poderá aceder a informação relativa a anteriores executivos e na qual, "de forma gradual, se irá promover a recuperação e publicação de conteúdos antes inacessíveis aos cidadãos".
Uma área muito interessante é o menu Portugal em números que mostra diversos indicadores sobre o país, assim como ligações aos principais portais de serviço público. Esta é também uma novidade a explorar.
Portal da Saúde
O Portal da Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) visa oferecer os melhores serviços aos cidadãos.
Este portal foi renovado recentemente e destaca-se por informar os utentes dos tempos de espera num determinado hospital e centros hospitalares. Para ser mais fácil o seu acesso, este disponibiliza aplicações para ter informações no seu dispositivo móvel, possibilita a marcação de consultas e também tem uma área de notícias dedicadas.
Portal da Segurança Social
A Segurança Social é um sistema que pretende assegurar direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades, bem como, promover o bem-estar e a coesão social para todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam atividade profissional ou residam no território.
Este portal foi criado para facilitar o acesso a informações que outrora só seriam possíveis quando o utente se dirigisse pessoalmente às várias instalações desta entidade, o que por vezes levava horas em filas, sob a pena de não verem o problema resolvido quando a documentação não estava toda reunida.
Portal das Finanças
O Estado Português tem feito um investimento considerável em ferramentas online para servir o cidadão. Os serviços do estado têm sofrido melhoraias, embora nem sempre consensuais e que funcionem à primeira, mas, cada vez mais, cada um de nós pode, através da Internet, ter acesso a melhores serviços.
Um dos mais preponderantes será o Portal das Finanças, por onde passa a vida fiscal dos portugueses, quer ao nível particular, quer ao nível das empresas. Use e abuse das ferramentas deste renovado portal.
Portal de contraordenações
É condutor e não sabe se está para chegar por aí alguma multa de trânsito? Agora já não precisa de esperar pois foi recentemente disponibilizado o Portal de Contraordenações Rodoviárias que permite aos condutores consultarem o cadastro individual mas também os processos associados às contraordenações.
Há muita informação que o poderá ajudar... quem sabe até o "safar" de uma pesada multa.
Portal da Autoridade de Supervisão de Seguros
O Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões apresenta-se como uma forma simples de resolver online, sem qualquer perda de tempo e muito menos sem stressar, alguns problemas que poderiam obrigar no passado a horas de fila.
Este organismo tem como missão assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e fundos de pensões em Portugal, de forma a contribuir para a garantia da proteção dos tomadores de seguro, pessoas seguras, participantes e beneficiários.
Base de Dados de Contas
O Banco de Portugal disponibiliza a consulta à Base de Dados de Contas através da internet, na sua página oficial e no Portal do Cliente Bancário.
A consulta à Base de Dados de Contas pode ser realizada através da Internet utilizando a opção ‘Obter Mapa’. A autenticação pode ser através do cartão de cidadão, credenciais de acesso ao Portal das Finanças ou usando as credenciais do Banco de Portugal. Dessa forma saiba o estado dos seus empréstimos e como está a saúde dos seus cartões de crédito.
Autoridade Tributária e Aduaneira
Por questões de preço, mercado ou disponibilidade, por vezes surge a necessidade de adquirir um produto além-fronteiras. Se for tão além que saia da União Europeia, o processo deixa de ser um simples envio e passa a ter a ação da Autoridade Tributária, havendo a possibilidade de cobrança de taxas alfandegárias.
Saiba todos os detalhes e a melhor forma de proceder dependendo do caso, neste serviço online.
Portagens
Sejam autoestradas ou SCUTS, em Portugal o automobilista tem de pagar par circular nestas vias. Para quem pretender controlar os valores pagos ou em dívida podem aceder ao site da via verde ou ao site dos CTT, respetivamente. À distância de um clique poderá gerir toda a sua conta Via Verde, através de uma série de operações disponíveis. No site dos CTT pode fazer a consulta de movimentos (quando não tem identificador eletrónico).
Livro de Reclamações
Quero o Livro de Reclamações sff! Quantas vezes somos obrigados, num qualquer estabelecimento, a solicitar este meio de reclamação para que nos seja resolvido um problema que de forma directa não está a ser possível resolver?
Online também o poderá fazer. Deixe a sua identificação, a sua reclamação, o motivo pelo qual reclama e contra quem reclama.
Perdidos & Achados
Se encontra algo que não é seu, o normal é entregar num determinado sítio onde alguém possa tentar descobrir a quem pretensa, lugar que serve de fiel depósito dessa "coisa" encontrada e lugar onde se espere que a pessoa que perdeu essa coisa a possa ir procurar.
Sabia que existe um serviço "nacional" de Perdidos & Achas?
Se encontrar objetos, valores ou documentos abandonados em espaços públicos proceda à sua entrega às autoridades ou a outras entidades que possuam estruturas de receção de objetos perdidos, como é o caso de empresas transportadoras ou grandes superfícies comerciais.
Este site faz parte do Sistema Integrado de Informação sobre Perdidos e Achados criado pelo Ministério da Administração Interna através da Portaria Nº 1513/2007 de 29 de novembro.
É possível pesquisar documentos ou objetos achados e consultar o local onde foi entregue o bem que procura para que o possa recuperar mais facilmente.
A data aproximada em que perdeu o bem e uma breve descrição são campos de preenchimento obrigatório
Em resumo...
Estes 12 serviços são importantes em várias vertentes da nossa vida e simplificam as mais diversas ações. De uma forma cómoda e rápida, podemos ter acesso a informação sem a necessidade de nos deslocarmos fisicamente ao respetivo serviço.
Guarde o link destes 12 serviços! Podem não fazer-lhe falta hoje, mas de certeza absoluta que "amanhã" irá necessitar.
Este artigo tem mais de um ano
O Livro de Reclamações é mais aconselhado este link.
https://www.livroreclamacoes.pt/inicio
Não existirá um site Geral onde podemos depois sermos direccionados (se tal for necessário) para esses sites? Tipo um Directório?
Que engraçado. Ou é para pagar ou é para reclamar…
Também é para ler e ficar informado.
Além disso, há o diário da república digital, em que pode consultar as leis. O da assembleia da república também é importante.
ya o diário da republica é bom para consultar leis… mas só se for no dia em que elas sairam em diario da republica, porque no dia seguinte já te obriga a pagar €3,70 ou €2,70 para veres a lei…
e o portal dos centros de emprego que está esquecido na idade da pedra e que muita falta faz a um pais com desemprego ainda alto
Sim faz muita falta faz faz tanta falta se eles num centro de emprego nao arranjam trabalho mas mandam a malta logo ir tirar os cursos do IEFP. O site remodelado vai fazer uma diferença do caneco. So se eles meterem la que as apresentações agora passam a online. Que é o que me dava jeito na altura
Artigo muito fraco….
Foram enumerados apenas os mais conhecidos….
Faltam, entre outros, o
Portal do Cliente Bancário
https://www.bportugal.pt/area-cidadao
De externa utilidade..
Como sabes se está bom ou fraco se tu não leste?
Se lesses irias ler o seguinte: O Banco de Portugal disponibiliza a consulta à Base de Dados de Contas através da internet, na sua página oficial e no Portal do Cliente Bancário. 😉
Concordo que voces são um blog portugues, mas muitos de outros paises tambem acessam.
Seria interessante não focar tanto em Portugal.
É verdade, mas neste tipo de serviços precisamos de ter mais conhecimento no caso brasileiro, por exemplo. Temos de conhecer bem a realidade e usar os serviços para que possamos passar a informação dessa utilidade que falas.
Obrigado pela tua dica.
Não é também mencionado o do IMT online, que não só evita horas de espera nos locais de atendimento como também as taxas administrativas cobradas são mais baixas.
http://www.imtonline.pt
Quando um dia a Segurança Social funcionar de forma tão prática e célere como a Autoridade das Finanças, aí sim teremos modernização! Quando é para se pagar, temos logo cartas, emails e notificações em horas ou dias. Quando é para se receber (do que descontamos, que é muito!) esperamos eternidades.. Aguarda-se reforma urgente da dita Segurança Social!!!
O portal das contra ordenações melhorou em relação a uns meses em que nem dava para logar.
E parece que sou mais um cidadão que escapou à perda de pontos, por erros de sistema.
Não sabia que a via verde era serviço público
É um serviço que está “debaixo” das Estradas de Portugal. Mas faz parte da Brisa.
Porque não um portal que existisse toda a informação do cidadão em vez de uma dúzia?
Muito obrigado Vítor pela compilação, fui muito útil da Espanha!
Bom esforço. Sugiro algumas melhorias, uma vez que o portal das finanças e o site da autoridade tributária e aduaneira são o mesmo e, ainda, que as questões relacionadas com encomendas internacionais são questões aduaneiras e não tributárias ( ou seja, a 9.ª entrada da lista é apenas uma “vista” do portal das finanças – e é a aduaneira e não a tributária).
Sugiro trocar a 9.ª entrada pelo Mapa do Cidadão, que me parece bastante útil e pouco divulgado.
Obrigado pela sugestão. Dividimos em seções o Portsl das Finanças para facilitar o acesso direto a assuntos também eles diretos, dado que o portal das finanças é ainda confuso.
Quando ao serviço que referiu, boa dica para introduzir num update.
Bom dia, indico outro portal que também facilita muito a vida quotidiana de cada um, além de trazer as tradições do passado aí nosso presente. http://Www.paoemcasa.pt experimentem não se vão arrepender
Boas dicas, sem dúvida.
Entretanto deixo mais uma relacionada com o livro de reclamações que permite saber o estado de uma reclamação:
https://rtic.consumidor.pt/rtic/home
custa-me ver o portal das finanças aqui nesta lista. Desde a última atualização deixamos de conseguir encontrar as leis, a procura simplesmente não funciona, manda-nos para páginas inexistentes. O google também não ajuda, pois vai atrás e mostra-nos o mesmo, ou seja nada. Lamento é ter de procurar Leis, para ser cumpridor, mas a AT esconde essas leis…. e o desconhecimento das mesmas simplesmente não serve de desculpa
O que a via verde está a fazer nesta lista?
Já agora alguém sabe como alterar os dados no portal de contraordenações? Sempre dá erro do serviço indisponível.